Os diferentes tipos de hospedagem

Atualizado em 4 de fevereiro de 2019 por Thiago Khoury

O que é um hotel

Hotel é aquele lugar bacana onde você terá uma toalha nova sempre que deixar a sua no chão. Você também terá as chaves do seu quarto (aliás, você terá um quarto, o que já é legal), não irá dividi-lo com ninguém que não queira e terá também uma recepção onde poderá tirar dúvidas e requisitar serviços.

Claro que como tudo nesse mundo existem hotéis e hotéis: você pode cair em um lugar super badalado ou em um pardieiro frequentado por todo tipo de gente, isso depende do valor da diária e da tradição em hotelaria que a cidade tem ou deixa de ter.

O que é um hostel (ou albergue)

Albergue é aquele lugar onde você aluga uma cama em determinado quarto. Cada quarto possui um número diferente de camas, provavelmente beliches. Alguns quartos são divididos por gêneros, mas é mais comum dividi-los tanto com homens quanto com mulheres. Albergues possuem banheiros ou vestiários divididos entre os integrantes do quarto, do andar ou de todo o albergue.

Claro que aqui também existem albergues e albergues: você pode cair em lugares ótimos onde os lençóis e toalhas são gratuitos e trocados diariamente, outros não. Em alguns você encontra quartos com vinte camas, em outros apenas duas. Alguns albergues possuem quartos individuais com banheiros compartilhados. O importante é lembrar que uma vez escolhido o albergue, o nível de privacidade é igual a zero.

Amigos estonianos dividindo um albergue em Genova, por @rivos

O que é hostal (ou albergue espanhol)

Essa mania espanhola acabou se espalhando pelos países latinos: um albergue espanhol é um hotel de categoria um, estabelecimentos extremamente simples, com quartos e banheiros exclusivos (mas nem sempre). Um albergue espanhol costuma ter administração familiar e raramente pertence às grandes corporações. As tarifas costumam ser duas ou três vezes as tarifas de um albergue.

O que é um Bed and Breakfast (ou BnB)

São empreendimentos muito comuns em grandes centros turísticos: donos de casas e apartamentos disponibilizam um determinado número de quartos para alugar. A diferença entre um “B&B” e um albergue é que aqui você aluga o quarto e não uma cama – e, como o próprio nome diz, você também tem direito ao café da manhã!

Lembre-se que todo BnB deve ser um lugar registrado e que anuncie seus preços formalmente. Nada de se aventurar sem garantias!

[adrotate banner=”29″]

4 comentários sobre “Os diferentes tipos de hospedagem

  1. Felizmente a ideia de que o hostel não tem privacidade não é verdade. Grande parte dos hosteis oferece quarto privado. Entendo também que o leitor não leu sobre o benefício de compartilhar um quarto, que na maioria das vezes tem armário e banheiro dentro do quarto, é sobre a interação que existe em um hostel. Eu viajo sozinha e vivo cheia de companhia para todo programa que faço, além de sempre levar na bagagem novos grandes amigos. Vale muito a pena!

    • Oi Carol, quem divide quarto em hostel não tem privacidade, isso é indiscutível – claro que quem pega um quarto individual (o que foge da proposta inicial de um hostel), tem privacidade porque isso é como ficar em um hotel.

  2. Ola,
    Estou adorando seu blog e resolvi na loucura ir pra Europa em agosto, realizar um sonho, porem vou me aventurar por hostel e uma duvida me persegue. Todos possuem armarios para guardarmos bagagem? Estou indo sozinho nessa viagem, entao qualquer duvida besta é uma duvidona.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

*