Aulani, o resort da Disney no Hawaii

Eu não imaginava que tão poucas pessoas sabiam da existência de um resort da Disney no Hawaii. Pois quem acompanhou minha viagem mês passado agora sabe: Aulani, a Disney Resort & Spa fica na ilha principal do Hawaii, O’ahu, mas não necessariamente em Honolulu e sim em Kapolei, nas redondezas da região do aeroporto.

Kapolei é um município com censo designado, uma nomenclatura que não existe no Brasil, mas isso não quer dizer muita coisa: Aulani fica em Kapolei, na comunidade de Ko Olina (outro conceito difícil de ser explicado, mas vamos encarar como “bairro”), mas é como se fosse subúrbio de Honolulu.

E, olha, nem tão distante assim: Aulani não fica a mais de 30 minutos de carro das praias de North Shore. Waikiki Beach talvez leve um pouco mais, 40 minutos no máximo, mas isso por causa das construções que estão aumentando ainda mais o número de faixas da estrada que levam ao aeroporto.

Sim, a Disney tem um resort no Hawaii!

Desde 2011 a Disney tem um resort no Hawaii e desde 2007 meu maior sonho é conhecê-lo. Quando o Aulani foi anunciado, em outubro de 2007, foi divulgado que o projeto, até então sem nome, custaria aproximadamente 800 milhões de dólares, mas é possível que ele tenha custado o dobro quando foi inaugurado em agosto de 2011.

Aulani Disney Hawaii

Essa é a vista do mazanino do Maka’ala, o lobby do Aulani

Aulani Disney Hawaii

Tudo isso que você vê entre as torres é conhecido como Waikolohe Valley

Aulani emprega aproximadamente mil funcionários e tem 835 quartos espalhados em 16 andares de duas torres separadas pelo Maka’ala, o lobby do hotel.

Destes 835 quartos apenas 359 são quartos disponíveis para reserva, os outros 460 são exclusivos para membros do programa Disney Vaction Club.

Se você é bom em matemática deve ter percebido que faltam 16 quartos para que essa conta feche – e esse 16 quartos são 16 suítes dos sonhos que podem ser usadas tanto por hóspedes comuns, como eu e você, quanto por membros do programa DVC.

Que tipo de resort é o Aulani?

Aulani é do tipo que só se vê no cinema. Haha, mentira, prometo deixar o lado babão de lado e ser mais informativo: a melhor forma de explicar o que é o Aulani é compará-lo com um tradicional resort all-inclusive, a diferença é que nenhuma alimentação está inclusa na tarifa.

“Mas nem o café da manhã?”, não, nem o café, aliás, diferente do Brasil, geralmente a primeira refeição do dia nunca está incluso em um resort americano deste padrão.

Aulani Disney Hawaii

Esse é o Maka’ala visto de baixo…

Aulani Disney Hawaii

… essas são as torres ao lado do Maka’ala…

Aulani Disney Hawaii

… e o lago cheio de carpas, de onde tirei as duas fotos anteriores

Mesmo que sequer o café da manhã esteja incluso, assim como os resorts all-inclusive do nordeste o que não faltam são atividades diárias que fazem parte da estada, é mais ou menos como acontece nos cruzeiros Disney: todas as noites é liberada a agenda do dia seguinte e você pode programar como se entreter sozinho, a dois, com os amigos ou com as crianças.

São brincadeiras na piscina com a presença dos personagens, alongamento na praia, assar marshmallow no espeto…

Ou você pode optar por curtir a praia e a piscina como se não houvesse amanhã, dando breaks ao longo do dia para curtir uma refeição rápida ou em grande estilo.

Aliás, já que falei em “piscina e praia como se não houvesse amanhã”, o Aulani, como eu disse, fica em Ko Olina, o litoral de Kapolei. E sabe o que Ko Olina tem de mais interessante? Dias lindos de sol: Ko Olina é a parte mais seca da ilha, geralmente o único lugar que, nos dias de chuva, faz sol.

O que o Aulani oferece?

Todas as dependências do Aulani estão inclusas na diária, ou seja, você pode usufruir de (quase) tudo que encontra pelo caminho, mas tem que pagar pelas refeições.

O entretenimento, os personagens, as piscinas, as aulas e brincadeiras que constam no Daily ‘Iwa (a agenda que é liberada todas as noites com as atrações do dia seguinte) e o acesso ao mar fazem parte da hospedagem.

Você não precisa pagar pela toalhas que usa fora do quarto, mas equipamentos de mergulho são pagos, porém não são caros – principalmente quando se aluga para estada completa: independente do número de dias, o valor para quem aluga ao dia é quase o mesmo de quem aluga para a estada completa.

Aulani Disney Hawaii

É desse vulcão no meio do rio lento que saem os toboáguas Volcanic Vertical e Tubestone Curl

Aulani Disney Hawaii

Olha o pessoal subindo o vulcão para descer no Tubestone Curl (fila da direita) e no Volcanic Vertical (fila da esquerda)

Aulani Disney Hawaii

Waikolohe, a piscina principal, onde existem várias atividades com a presença dos personagens

Rainbow Reef Aulani

Rainbow Reef, a piscina de corais onde a gente nada entre peixes

Existem cinco jacuzzis no Aulani, mas essas duas, no ‘Alohi Point, além de borda infinita ficam de frente para o mar – adults only!

O Aulani tem dois restaurantes com serviço completo (sendo um deles buffet), um restaurante com serviço de balcão, três bares (um na parte seca, dois a beira das piscinas) e três quiosques (dois a beira da piscina, um na praia) com comidinhas rápidas como sucos, sorvetes e chips.

Piscinas aparecem por todos os lados e quando menos se espera. Sugiro ver o resort de cima, do corredor de um dos andares mais altos, para ter a certeza que passou por todas elas.

É bobagem tentar explica-las ou dar nome a cada uma delas, mas é um verdadeiro emaranhado de opções que atendem a todos: tem piscina e jacuzzi exclusiva para adultos, tem rio lento, tem dois toboáguas (um para até duas pessoas em uma boia, outro individual), um playground molhado (no mesmo nível da piscina) e um verdadeiro parquinho molhado (com pontes e escorregas), além de piscina de mergulho com peixes e, claro, a piscina principal.

Só vou dar o nome de uma delas com intuito de dizer o quanto o lugar é grande, mesmo que eu faça papel de bobo: só agora descobri que a Ka Maka Grotto tem uma jacuzzi escondida dentro dela!

Aulani Disney Hawaii

A linda praia do Aulani, mesmo com dia nublado

Aulani Disney Hawaii

Lembre-se: para direita o Four Seasons, para esquerda todos os outros hotéis e as outras três lagoas de Ko Olina

No dia seguinte teve aula de stand-up paddle no mar

O mar atrás de mim…

… e o Aulani atrás de mim!

Como o Aulani é um resort pé na areia você estará sempre a um elevador de distância do mar do Hawaii – que é lindo de tantas formas que te faz pensar qual a melhor forma de dividir o seu tempo entre o resort propriamente dito e as espreguiçadeiras na areia.

Thiago, mas o mar do Aulani é bonito?

Eu não devo ter sido suficientemente claro: é maravilhoso! Eles chamam a Kohola Lagoon de “Aulani Lagoon” porque a praia do Aulani é uma das quatro lagoas que compõem o trecho completo de praias de Ko Olina.

Essas quatro lagoas podem ser percorridas em 20 ou 30 minutos de caminhada por uma orla linda que termina na Marina de Ko Olina. Como as praias de Kapolei foram alteradas para se tornarem lagoas, o mar do Aulani é um mar com pouquíssimas ondas e sem a presença indesejada de tubarões.

Thiago, tem lojinhas no Aulani?

Como em todo hotel Disney o Aulani tem aquela tradicional lojinha da Disney onde você também encontra artigos de farmácia e supermercado, a Kalepa’s Store. O curioso é que existe uma outra loja, Hale Manu, que vende produtos de outras marcas como roupas, bolsas e óculos de sol.

No mais, Aulani tem um spa com preços salgadíssimos, uma academia, clubinho para as crianças, sala de jogos e outras coisas que eu com certeza esqueceria de colocar aqui se me propusesse a elencar todas elas.

Como é comer nos restaurantes do Aulani?

A experiência gastronômica que o Aulani oferece merece um post só seu, aliás, um não, vários, e eles já estão no forno. O que posso dizer é que a Disney do Hawaii também conquista pelo estômago: nem no Disney Fantasy tive uma experiência tão completa e acima de média em absolutamente todas as refeições.

E olha que fui extremamente eclético: em cinco dias de viagem consegui comer as três refeições do dia no Ulu Cafe (o restaurante com serviço de balcão), jantei no ‘Ama ‘Ama (o restaurante havaiano à la carte com vista para o mar) e experimentei o buffet com personagens de café da manhã e de jantar do Makahiki, um lugar que por só já vale a viagem.

Depois que anoitece o Aulani é um espetáculo a parte, pena que não tenho a capacidade necessária para tirar uma foto que faça jus a noite

Aulani Disney Hawaii

Meu quarto com duas camas queen…

… e as amenidades do banheiro – exclusivas do Aulani

O dourado dos corredores do décimo andar

E sabe o que é mais interessante? Comer no Aulani está longe de ser uma experiência cara. Pelo contrário: caro é chegar no Hawaii e pagar cinco noites ali, mas uma vez hóspede come-se muito melhor do que nos parques por preços equivalentes.

Explico: a comida econômica é farta, e pelo preço do tradicional hambúrguer com fritas dos parques de Orlando a gente come purê de batatas com meio galeto desossado no Ulu Cafe.

Mesma coisa no Makahiki que, pelo preço padrão de um buffet dos parques de Orlando, vai muito além do que se espera de um all you can eat e só na baia das carnes oferece carangueijo, camarão, filé e picanha.

Claro que se você é o arrimo de uma família de quatro arcar com um jantar em família no Makahiki sai por aproximadamente 250 dólares, mas casais e amigos não sofrem tanto – ou você opta pelo Ulu Cafe e janta maravilhosamente bem por 15 dólares por pessoa.

O Ulu Cafe também tem as famosas mugs que dão acesso à máquina de refrigerantes…

… e todas as noites eles oferecem pelo menos duas opções de pratos: eu optei pelo galeto com purê de batatas e brócolis por 15 dólares

O ‘Ama ‘Ama também não é dos mais baratos, mas isso a gente diz depois de comparar um prato à la carte com a fartura de um buffet all-inclusive. Lembre-se: caro, no Aulani, é o serviço de quarto. Um prato de macarrão entregue em mãos custa o mesmo que um jantar com buffet completo no Makahiki.

Já postei alguns artigos sobre alimentação no Aulani, clique neles para saber mais sobre valores e cardápios:

Ulu Cafe: o restaurante econômico do Aulani

‘Ama ‘Ama: o restaurante à la carte do Aulani

Vale a pena se hospedar no Aulani?

Aulani deve ser, junto com o Four Seasons ao lado, um dos resorts mais caros de O’ahu. Para piorar a tarifa (que nunca é inferior a 500 dólares/dia) não inclui a taxa diária de 37 dólares pelo estacionamento – e, sim, é indispensável ter um carro se você pretende conhecer o resto da ilha.

+ Vale a pena alugar carro no Aulani?

O problema não é estar prestes a se hospedar na Disney, geralmente a opção mais cara dentre todas as outras, é se hospedar no Aulani, a Disney mais exclusiva do mundo: tão exclusiva que apenas três em cada dez pessoas ali são hóspedes pagantes como eu e você, todas as outras são membros do programa DVC.

Em cinco noites de Aulani não encontrei nenhum brasileiro hospedado ali, aliás, não ouvi sequer espanhol – e você sabe o quanto isso é difícil em qualquer lugar do mundo.

Disney Aulani

Encontrando velhos amigos no café da manhã do Makahiki

Pronto, agora pode você responder a si mesmo: vale ou não vale? Para mim valeu até demais: o lugar é paradisíaco, a comida é deliciosa e o quarto era maravilhoso, tudo isso imerso na cultura Disney de uma forma que nunca vivi antes (o que para pessoas como eu é o melhor dos argumentos).

Difícil é ficar no Aulani e ter que bater perna pelo Hawaii como quem desbrava um novo destino. Eu fiquei cinco noites tendo em mente que tiraria dois dias para conhecer outras praias e restaurantes, mas pessoas normais geralmente dividem a estada em dois hotéis diferentes para poder se dar ao luxo de aproveitar o Aulani durante 100% do tempo.

Existe vida fora do Aulani?

Sim, e você irá perceber isso passeando pela orla das lagoas de Ko Olina: Marriott’s Ko Olina Beach ClubFour Seasons Resort Oahu at Ko Olina são dois lugares que oferecem restaurantes deliciosos que você pode inserir no seu roteiro mesmo que não seja hóspede de nenhum deles.

Ko Olina faz parte de Kapolei, uma cidade planejada com pinta de cenário de filme onde tudo é muito novo e padronizado, inclusive o Kapolei Commons, um centro comercial a céu aberto a cinco minutos de carro do Aulani.

As simpaticíssimas anfitriãs do Aulani recebem novos hóspedes com colar havaiano e água aromatizada

Kapolei Commons foi recentemente inaugurado e está crescendo. Hoje ele é ancorado por um Super Target, uma T.J. Maxx, uma Ross Dress For Less e um complexo Regal de salas de cinema.

Acredito que de forma geral os únicos lugares onde é possível ir sem carro e a qualquer momento do dia (e da noite) são o Four Seasons e o Ko Olina Station & Center que fica em frente ao Aulani, todos os outros ficam fora de mão depois que anoitece.

O Ko Olina Station & Center tem um bar super animado nos fins de semana, uma cafeteria famosa na cidade (que serve um creme de açaí decente) e uma deli que se passa por mercadinho onde encontra-se de tudo um pouco.

Essa dica é boa, pode anotar: Ko Olina Station & Center é uma mão na roda para quem está sem carro.

Qual é a sensação de se hospedar no Aulani?

Aulani é tudo aquilo que eu esperava, aliás, Aulani superou minhas expectativas porque foi ele que me proporcionou a melhor e mais completa experiência Disney.

Já fui dezenas de vezes e já me hospedei em vários hotéis da Walt Disney World, Disneyland e Disneyland Paris, além de um cruzeiro de sete dias pelo Caribe no Disney Fantasy, mas eu nunca vivi a Disney de forma tão completa e satisfatória como aconteceu no Aulani.

Antes de pegar as toalhas para usar fora do quarto você precisa pegar a pulseirinha do dia…

Infelizmente não existe MagicBand no Aulani, mas eu entrei no mar e na piscina todos os dias com o cartão do quarto no bolso de trás da bermuda e ele continuou funcionando normalmente

O Daily ‘Iwa com as atrações do dia seguinte divididas por faixa etária

Se você não é um apaixonado pela Disney ou não está viajando com crianças existe um Four Seasons literalmente ao lado, vale comparar preços. Eu amei ter ficado em Ko Olina, a experiência foi incrível e agora já sei que não quero ficar em Waikiki em uma próxima viagem – é que Kapolei oferece uma experiência bem mais discreta e menos turística (mas, obviamente, bem mais cara).

E, sim, ficar no Aulani é como ficar na Disney: os personagens, a atenção aos detalhes, o cuidado com a experiência do hóspede, com a qualidade do serviço e com a satisfação final são constantes.

A única diferença é que no Aulani a cultura local havaiana sobrepõe a cultura Disney: diferente dos parques e dos cruzeiros, pela primeira vez a Disney criou um storytelling onde o Mickey não é um anfitrião – no Aulani ele é um hóspede, assim como a gente.

É difícil explicar (posso soar estranho tentando), mas a Disney (que é sempre tão Disney) deixou que a arquitetura havaiana, a cultura havaiana e a gastronomia havaiana falassem mais alto do que a cultura Disney. Prova disso é fazer com que o Mickey e outros personagens não sejam os personagens principais desse storytelling e sim o local onde ele está.

Enfim, Aulani é extremamente Disney, mas é ainda mais “aloha” do que Disney.

Mahalo!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Honolulu? Uma das melhores praias para procurar hospedagem é Waikiki, que é central e ótima para quem vai pela primeira vez. Eu sugiro que você dê uma olhada na rede Outrigger, como o Outrigger Waikiki Beach Resort e o Outrigger Reef Waikiki Beach Resort.

  Já contratou o seu seguro de viagem? Cote as melhores opções de uma só vez pelo buscador do Seguros Promo que parcela em até 12x no cartão. Leitores do blog ainda levam 5% de desconto com o cupom RODEI5, aproveite!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip de celular americano com internet ilimitada – o frete é por minha conta! Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

  Para alugar carro no Hawaii pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'Aulani, o resort da Disney no Hawaii' têm 2 comentários

  1. 13 de junho de 2018 @ 11:39 Marcela

    Parabéns pelo post! Está excelente!!
    Também compartilho o mesmo amor pelo Aulani!! Quando fui a primeira vez em 2014, o Resort era tão desconhecido dos Brasileiros como ainda é hoje! Mas fico feliz de saber que, pouco a pouco, mais brasileiros descobrem esse paraíso da Disney em Oahu!

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2017. Todos os direitos reservados. Termos de uso e política de comentários. Colabore com o blog!