Qual o melhor seguro de viagem para os Estados Unidos?

Atualizado em 4 de abril de 2019 por Thiago Khoury

Será que existe um seguro de viagem ideal para usar nos Estados Unidos? A dica que dou é que seguro de viagem para Estados Unidos deve ser bom e abrangente, porque se por um lado é obrigatório ter seguro de viagem na Europa, lá ao menos existe saúde pública. Nos Estados Unidos, onde o seguro de viagem não é obrigatório, a saúde pública como nós conhecemos é inexistente.

Existe saúde pública nos Estados Unidos?

Não existe sistema público de saúde nos Estados Unidos. Parece estranho, parece controverso, mas é verdade: nos Estados Unidos não existe sistema de saúde público com atendimento universal como no Brasil (obviamente não irei entrar no mérito da qualidade, mas a verdade é que muito americano adoraria ter o que temos aqui).

Não vou me estender sobre isso, até porque nem tenho o conhecimento necessário, mas o atendimento médico nos Estados Unidos é feito através de pagamento direto ou convênios de saúde, sendo que dois deles, Medicare e Medicaid, atendem a uma pequena parcela carente da população – idosos e quem vive abaixo da linha da pobreza.

Existem outros programas do governo para atender veteranos de guerra e corpo militar.

Como é feito o atendimento médico e hospitalar nos Estados Unidos?

Saúde de forma geral é extremamente cara nos Estados Unidos, inclusive atendimentos não emergenciais (como consulta com especialista, por exemplo). Tirando as exceções que mencionei acima, o atendimento médico e hospitalar é feito através de pagamento direto ou convênio particular.

O problema é que convênio também é muito caro nos Estados Unidos: de acordo com a BBC pelo menos 50 milhões de pessoas não tem nenhum plano de saúde nos Estados Unidos.

E ser atendido também é caro: de acordo com The Kaiser Family Foundation, dependendo do estado uma diária hospitalar ultrapassa 3 mil dólares. Uma consulta médica custa a partir de 200 dólares, uma infecção alimentar aproximadamente 8 mil dólares, uma apendicite 37 mil dólares… E por aí vai.

Qual o melhor seguro de viagem para usar nos Estados Unidos?

Como eu disse lá em cima, um seguro de viagem para os Estados Unidos deve ser bom, ou seja, de empresas renomadas e com apólices que cubram valores altos.

Atualmente estou usando um Assist Trip que cobre 150 mil dólares e é válido por um ano, independente do número de viagens que eu faça.

(update: escrevi mais sobre esse tipo de seguro aqui: Seguro de viagem para quem viaja muito)

De maneira geral fico entre Assist Trip, Assist Card e Travel Ace, mas lembre-se que além da escolha da empresa a escolha da apólice deve ser condizente com a viagem: as mais baixas cobrem 30 ou 35 mil dólares, mas eu nunca viajei com uma apólice que cobrisse menos de 60 mil dólares.

O buscador de seguros Seguros Promo oferece 5% de desconto para leitores do blog através desse link e mais 5% de desconto para quem optar pelo pagamento via boleto bancário. Com 10% de desconto no valor final você pode escolher apólices que cubram valores mais altos, como 60 ou 100 mil dólares.

É só acessar, selecionar o destino e as datas da viagem. Sugiro que você coloque também o seu celular, assim eles ligam durante a compra se houver desconto maior disponível.

[adrotate banner=”22″]

[adrotate banner=”29″]

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

*