26 de maio de 2022
Para onde vamos agora?

Qual o melhor seguro de viagem para Europa?

Atualizado em 27 de abril de 2022 por Thiago Khoury

De maneira geral, o melhor seguro de viagem para Europa é aquele oferecido por uma empresa grande, que você conheça ou receba indicação, e que cubra pelo menos 30 mil euros em assistência médica e hospitalar, que é o que o Tratado de Schengen exige.

O que é Tratado de Schengen?

Tratado de Schengen é um acordo firmado entre 26 países europeus que visa a livre circulação de turistas entre eles

Além de desburocratizar a circulação de turistas entre os países signatários, o tratado exige a apresentação da contratação de um seguro de viagem que cubra pelo menos 30 mil euros.

O objetivo dessa regra é garantir que o turista, que vem de fora da área do Tratado, possa pagar eventuais despesas médicas ao longo da viagem, inclusive repatriação em caso de óbito.

Sim, você deve ficar atento à essa cobertura: seu seguro precisa cobrir repatriação em caso de óbito.

Quais são os países que fazem parte do Tratado de Schengen?

Atualmente os países participantes do Tratado de Schengen são:

  • Alemanha
  • Áustria
  • Bélgica
  • Dinamarca
  • Eslováquia
  • Eslovênia
  • Espanha
  • Estônia
  • Finlândia
  • França
  • Grécia
  • Holanda
  • Hungria
  • Islândia
  • Itália
  • Letônia
  • Lituânia
  • Luxemburgo
  • Malta
  • Noruega
  • Polônia
  • Portugal
  • República Tcheca
  • Suécia
  • Suíça
  • Liechtenstein
  • Chipre

Os únicos países europeus que não fazem parte do Tratado de Schengen são: Reino Unido, Irlanda, Croácia, Romênia e Bulgária.

O que é necessário em um seguro de viagem para Europa?

O mais importante é contratar um seguro de uma empresa idônea, então foque nas mais famosas: Assist Card, Universal Assistance, Affinity, Intermac…

Geralmente a gente compra qualquer um desses seguros que mencionei acima através de um corretor ou agência de viagem, porque nem sempre eles são vendidos para o cliente final (pessoa física).

Eu gosto de comprar os meus através de um comparador de preços, como o Seguros Promo, assim olho todos de uma só vez e consigo compará-los lado a lado.

Então, continuando: escolha uma apólice que cubra pelo menos 30 mil euros ou o equivalente em dólares, mas, como disse antes, gosto de coberturas maiores, de pelos menos 150 mil dólares.

É que já vi muita gente acionar o seguro por motivos sérios (e extremamente prováveis, como rompimento de tendão) e se surpreender com o valor da conta, então nada melhor do que a segurança de que a cobrança não será maior do que a cobertura contratada.

Por último, lembre-se de checar se há cobertura em caso de morte acidental, repatriação e evacuação.

Se você ainda não sabe do que essas coisas se tratam, dê uma olhada nesse post. Claro que existem outras coberturas interessantes, mas não essenciais, como cancelamento de viagem, extravio e atraso de bagagem, assistência odontológica, passagem de ida e volta para um familiar, assistência jurídica…

E por último, mas não menos importante,  é interessante contratar um seguro de viagem para Europa que proteja em caso de Covid-19. Essa cobertura, infelizmente, encarece o seguro, mas em muitas situações ela é extremamente importante.

Iremos falar mais sobre isso já, já.

Como escolher o melhor seguro de viagem para Europa?

O mais importante é escolher um seguro de uma empresa reconhecida que cubra pelo menos 30 mil euros em caso de atendimento médico ou hospitalar.

Como eu disse ali em cima, para escolher entre todas as opções disponíveis no mercado o melhor é usar um comparador de preços, assim você não precisa fazer a pesquisa de preços individualmente.

O Seguros Promo é parceiro do blog e oferece pelo menos 5% de desconto para quem acessa através de um dos nossos links, além de mais 5% de desconto para quem opta por pagamento à vista (mas ao entrar no site eles informam se existe desconto maior disponível).

Gosto da Seguros Promo porque todos os seguros oferecidos quando se busca “Europa” possuem cobertura de pelo menos 30 mil euros ou o equivalente em dólares – e dessas opções eu geralmente escolho alguma da Assist Card ou Universal.

Enfim, é só acessar, selecionar o destino e as datas da viagem.

Seguro para Europa com cobertura contra Covid-19

Fique atento antes de escolher o seu seguro para Europa: seguros que cobrem hospitalização e atendimento médico no caso de Covid-19 são claramente identificados como tais, você não precisa sequer procurar pelas letras miúdas, eles trazem em destaque a palavra “Covid”.

Uma coisa que você precisa saber: por mais alto que seja a cobertura do seu seguro (150 mil dólares, ou até mesmo 1 milhão de dólares), caso o atendimento ou hospitalização seja por Covid-19, o valor da cobertura cai drasticamente para 30 ou, com muita sorte, 50 mil dólares.

Infelizmente, pelo menos por enquanto, essa é a realidades de absolutamente todos os seguros que oferecem proteção em caso de Covid-19.

É importante seguro para Europa cobrir Covid-19?

O Tratado de Schengen não obriga a contratação de um seguro com cobertura para Covid-19, essa é uma escolha pessoal. 

Infelizmente, esse “adicional” (prestar atendimento para o assegurado em caso de positivo para Covid-19) custa caro – não é nenhum valor absurdo não, mas encarece o preço final em relação ao seguros tradicionais que eram vendidos até então (antes do surgimento da Covid-19).

Ah, uma coisa que é importante dizer: apesar de pessoas vacinadas terem uma tendência a não apresentar sintomas preocupantes caso peguem Covid-19, atualmente o Brasil não permite o embarque de retorno enquanto o teste não der negativo de novo

Nesse caso, caso você queira uma proteção (reembolso) para a extensão da sua viagem enquanto o teste não der negativo, você precisa ficar atento não só se há cobertura para Covid-19, mas se há cobertura em caso de quarentena (na Seguros Promo, seguros que oferecem cobertura de quarentena trazem a palavra “quarentena” em letras garrafais).

Enfim, fica a seu critério: pessoas que já tiveram Covid e que possuem parentes ou amigos no destino geralmente optam por seguros simples, sem cobertura para Covid e quarentena, mas quem gosta de viajar 100% protegido não abre mão.

Conclusão: seguro de viagem para Europa

Para contratar um seguro de viagem para Europa você deve ficar atento aos três fatores mais importantes:

  1. Contratar um seguro renomado através de um canal seguro e idôneo;
  2. Contratar um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros ou o equivalente em dólares;
  3. Escolher se você quer um produto que proteja no caso de Covid-19 e quarentena.

Se ficou alguma dúvida, já sabe, só deixar um comentário aqui embaixo :)  

Já sabe onde ficar na Europa? Muita gente fica insegura antes escolher onde ficar porque gostaria de ter o máximo de informações possíveis sobre determinado lugar. Para ajudá-lo, essas são algumas das experiências que tive na Europa:

Amsterdã: Max Brown Barcelona: Hotel Curious Berlin: Adina Apartment
Bruxelas: Hotel La Grand Cloche Dublin: Paramount Hotel Edinburgh: Palace Residential
Frankfurt: Hotel Scala Lisboa: HF Fenix Garden Hotel Londres: Hotel St. Giles
Munique: Hotel Demas City Paris: Hotel Paris Rivoli Praga: Hotel Bile Kuzelky
Roma: B&B da Marlene Viena: Hotel das Tigra

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto! Para saber como escolher o seu, leia isso!

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Previous Article

Café da manhã do Grand Californian Hotel, Disneyland

Next Article

20 curiosidades sobre o Hawaii que me fazem gostar ainda mais de lá

You might be interested in …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*