Emirates 777-300 ER

Como é voar de Emirates e fazer conexão no aeroporto de Dubai

No ano passado embarquei no Boeing 777-300 ER da Emirates em São Paulo com destino a Seychelles e conexão em Dubai. Para quem está acostumado com as companhias aéreas americanas, encarar um 777 da Emirates é uma delícia, mesmo que voando na Econômica.

Uma dica para que você consiga se localizar no mundo das principais companhias aéreas do Oriente Médio: tanto a Emirates quanto a Etihad são duas das maiores e mais luxuosas companhias aéreas do mundo, a maior diferença entre elas é que a Emirates faz conexão em Dubai e a Etihad em Abu Dhabi.

É por isso que esse post começa em Guarulhos, mas termina em Dubai.

Como é voar na classe Econômica da Emirates

Emirates 777-300 ER de São Paulo a Dubai

Na verdade eu encarei um 777-300 ER atrás do outro, porque o voo entre Dubai e Seychelles também foi em um 777-300 ER – o que é muito estranho, porque o aeroporto de Seychelles não parece comportar sequer um A320.

Essas próximas duas fotos foram cedidas pela Emirates:

Emirates 777 300

O novo interior do 777-300 ER da Emirates em tons de champanhe…

Emirates 777 300

… e o entretenimento de bordo da Emirates (ICE), individual e em todas as poltronas

Essa viagem foi feita em parceria com o Seychelles Tourism Board, então eu não precisei pensar muito, a viagem veio amarradinha sem que eu precisasse realizar a compra das passagens.

Eu que não sou bobo me virei no dia anterior ao embarque para tentar alterar o meu assento e conseguir ao menos uma saída de emergência. Eu não tinha nenhuma informação sobre o voo, liguei para o SAC no Brasil e apenas com os meus dados pessoais consegui fazer a alteração. Fui extremamente bem atendido, diga-se de passagem.

Esse era o espaço disponível na saída de emergência da Econômica da Emirates:

Como é voar de Emirates

Eu conseguia esticar as pernas por completo

Como é voar de Emirates

Mesmo na Econômica a gente recebe uma versão menor da necessaire da Emirates

Como é voar de Emirates

Nela vem um conjunto com meias, máscara para dormir, escova de dentes e pasta. Esse adesivo colorido atrás serve para você destacar e colocar no ombro ou no encosto de cabeça: “por favor me acorde para a refeição”, “me acorde para o free shop” e “não me acorde”

Como é voar de Emirates

O cardápio tinha duas opções de cada prato principal, inclusive café da manhã e jantar

Como é voar de Emirates

Eu pedi frango xadrez com massa e legumes

O voo foi muito tranquilo como geralmente são os voos em aeronaves gigantes, como os 777s e 380s. O ICE, o sistema de entretenimento de bordo da Emirates, é ótimo e oferece dezenas de filmes, inclusive lançamentos. Para complicar meu sono a primeira hora de internet era gratuita, mas por um dólar você estendia o wifi por toda a duração do voo.

Emirates redefiniu o significado de “valor simbólico”. Como esse um dólar é pago com cartão de crédito, muita gente se pergunta porque cobram at all – quem souber a resposta, por favor, deposite aqui.

Uma coisa que não me esqueço foi do segundo em que descobri que tinha Magnum liberado durante o voo. Levantei para ir ao banheiro e tomar água quando vi aquela bacia cheia de picolés Magnum disponíveis na galley do fundo da aeronave.

Deus abençoe os Emirados Árabes!

Como é fazer conexão no aeroporto de Dubai

Hoje o visto é gratuito para turistas brasileiros que ficam até 90 dias nos Emirados Árabes desde que ele faça uma viagem por ano. O visto pode ser feito pela internet, depois que a passagem foi adquirida, pelo site da Emirates. Basta entrar com os dados do passageiro e do voo.

Eu estava em trânsito a espera do meu voo para Seychelles e não precisei de visto.

Infelizmente cheguei muito tarde e o aeroporto estava vazio: as maiores e principais lojas do Duty Free estavam abertas (elas provavelmente funcionam 24 horas ou durante a maior parte do dia), mas vários lounges e restaurantes já estavam fechados.

Conexão no aeroporto de Dubai

Pouquíssimas pessoas esperando seus voos durante a madrugada no DXB, o aeroporto de Dubai

Conexão no aeroporto de Dubai

Corredores vazios no aeroporto de Dubai

Conexão no aeroporto de Dubai

Esse bar de frutos do mar fica bem perto do jardim interno do Terminal 3 (olha o letreiro DXB no fundo da foto!)

Olha ele aqui de perto

Lembro de ter passado por um bar lounge da Heineken que parecia legal, mas como quase tudo que eu estava vendo pela primeira vez ele também estava fechado. O que estava aberto eram as praças de alimentação com as opções mais rápidas, como McDonald’s e Burger King.

Não tive em momento algum aquela sensação de estar andando em um lugar diferente e inusitado: as placas indicativas, inclusive as placas mostrando as direções dos portões, dão mais destaque para o inglês do que para o árabe, e as pessoas que vi andando por mim eram viajantes de todas as partes do mundo.

Dito isso é claro que, sim, você também irá passar por sheiks e mulheres de burca o tempo todo.

Conexão no aeroporto de Dubai

Placas indicando a direção dos gates no aeroporto de Dubai

Conexão no aeroporto de Dubai

Essa é a região central do Terminal 3, tem inclusive um ponto de informação ao turista

Parece que é ali o embarque na linha vermelha do metrô…

… e é nesse miolinho também que fica a entrada para o hotel do aeroporto de Dubai

Conexão no aeroporto de Dubai

As lojas do Duty Free são enormes no aeroporto de Dubai, e ainda bem que estavam abertas

Conexão no aeroporto de Dubai

É como qualquer outro Duty Free no mundo, mas as lojas são enorme e temáticas…

Conexão no aeroporto de Dubai

… então tem uma só de cosméticos, uma só de perfume, uma só de chocolates e por aí vai

Conexão no aeroporto de Dubai

Na hora de comer, a maior parte dos restaurantes ao longo do aeroporto estava fechada, como esse Olive & Fig

Conexão no aeroporto de Dubai

… esse café estava aberto, mas optei pelo McDonald’s

Conexão no aeroporto de Dubai

Ninguém falava uma palavra de inglês no McDonald’s, mas eles pegavam um cardápio traduzido e gesticulavam que você deveria apontar o que quisesse

McDonalds aeroporto de Dubai

Eu peguei um Big Tasty por 30 dirrãs (ou 30 dirham, que hoje é o mesmo que 30 reais)…

McDonalds aeroporto de Dubai

… era exatamente como em qualquer lugar do mundo: a foto é sempre melhor do que a realidade, mas o gosto era o mesmo do Brasil

Infelizmente não conheci Dubai, cheguei tarde no aeroporto e não tive a chance de notar todas as diferenças que eu esperava encontrar, mas foi uma primeira experiência legal. Se você quiser ler sobre o resto da viagem, aqui tem os posts feitos sobre o destino final, Seychelles.

Ps.: antes que eu me esqueça: como a conexão do voo de volta durou a manhã inteira, perguntei para um funcionário da Emirates se eu tinha direito a alimentação gratuita e ele disse que sim. Fui acompanhado até uma senhora que, em inglês, me recebeu e me deu um voucher que podia ser trocado por um “pacote de alimentação” em vários restaurantes do aeroporto, mas ele não tinha um valor definido.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Seychelles? Selecionei as melhores opções nas ilhas Mahè e Praslin. Eu fiquei no Avani Barbarons que é lindo e barato!

  Já contratou o seu seguro de viagem? Cote as melhores opções de uma só vez pelo buscador do Seguros Promo que parcela em até 12x no cartão. Leitores do blog ainda levam 5% de desconto com o cupom RODEI5, aproveite!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip de celular internacional com internet ilimitada – o frete é por minha conta! Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na África pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou no boleto com desconto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'Como é voar de Emirates e fazer conexão no aeroporto de Dubai' têm 2 comentários

  1. 28 de julho de 2018 @ 18:25 Valmir Santos

    Parabens. . Suas dicas sao muito importantes . Eu li e. Gostei como explicou e. Se Dedicou a Mostrar as coisas . Parabens

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2017. Todos os direitos reservados. Termos de uso e política de comentários. Colabore com o blog!