26 de maio de 2022
Para onde vamos agora?

Como é visitar Nova York em dezembro

Como é visitar Nova York em dezembro

Atualizado em 25 de maio de 2022 por Thiago Khoury

Nova York em dezembro é uma época mágica – literalmente, ou você acha que aquele tanto de Papai Noel na cidade é obra do acaso?

A dobradinha frio e vento é de cortar o nariz do rosto, mas você não pode deixar de passear pela cidade com as vitrines mais bonitas do mundo no mês em que elas competem pela sua atenção.

Esse é o guia de dezembro de 2022 em Nova York com tudo o que você precisa saber para se preparar e planejar sua viagem com informações atualizadas de lá, inclusive esportes, eventos e musicais da Broadway.

Como é Nova York em dezembro

Nova York em dezembro fica cheia e gelada, até porque vem gente do mundo todo passar o Natal e o revéillon na cidade.

É engraçado ver o subterrâneo extremamente movimentado: as pessoas cruzam Manhattan o máximo possível passando por baixo dela, na mesma medida que shoppings e mercados ficam muito mais cheios e disputados.

O frio é grande, mas não tem jeito: Nova York é linda demais em dezembro!

Este post é um resumo de tudo que acontece em Nova York durante o mês de dezembro, então essa é uma ótima forma de dar o pontapé inicial nos seus planejamentos de viagem.

Mesmo com dicas da temporada, informações práticas sobre o clima e uma lista de shows e eventos atualizada, você ainda assim irá precisar consultar outros conteúdos do blog para montar o seu roteiro de viagem.

Como atravessar a ponte do Brooklyn
Atravessando a ponte do Brooklyn em Nova York

Dicas de viagem para quem vai a Nova York em dezembro

Eu adoro Nova York no inverno, e também gosto do frio, só tem uma única coisa que me incomoda em dezembro: o vento.

Por isso que evito corredores de vento formados por aquela infinidade de prédios altos lado a lado na parte mais central de Manhattan: pode parecer loucura, mas é menos frio nas extremidades da ilha (inclusive perto do rio), como em Battery Park, Hudson River Park e Roosevelt Island.

Se a primeira dica é evitar aquele miolinho mais selva de pedras possível, a segunda é curtir espaços fechados que existem aos montes por lá: museus, shoppings e mercados.   

Vou começar sugerindo alguns posts que combinam bem com o mês de dezembro, assim você já sabe onde pode continuar suas pesquisas de viagem:

Atividades de inverno em Nova York

Fiz uma lista com algumas atrações que adoro fazer em Nova York e que acho que combinam bem com o mês de dezembro.

Coloquei o link para compra do ingresso parcelado e em real ao lado, assim você não paga IOF e ainda consegue diluir a compra:

The Ride

Nova York fica cheia em dezembro?

Dezembro duela com outubro pelo título de campeão em visitação da temporada outono-inverno, mas o que muita gente não sabe é que ele, inacreditavelmente, perde.

Juro: todo mês de dezembro Nova York perde pelo menos 150 mil turistas gringos em comparação com o mês de outubro.

Por outro lado, o que é campeão de público é o transporte público subterrâneo que funciona como refúgio do frio no ápice do inverno.

Já dei várias dicas de onde ficar em Nova York aqui no blog, mas uma dica que sempre dou e gosto muito é o Hotel Belleclaire a dois quarteirões do Central Park.

Eu gosto das redondezas do Belleclaire, gosto dos bares e restaurantes que ficam todos muitos próximos e de chegar e sair dali de metrô – e no Natal aquela região, que é bem residencial quando comparada ao buchicho da ilha, fica especialmente mais bonita.

Dezembro é alta temporada em Nova York?

Sim, dezembro é alta temporada em Nova York, tanto a primeira metade do mês quanto a segunda.

Primeiro porque muita gente sonha e paga caro para passar o Natal em Nova York, depois porque americanos geralmente escolhem a semana de Thanksgiving para “voltar para casa”.

No inverno os preços caem sim, principalmente dos hotéis, mas adivinha quando isso acontece? Uhum, isso mesmo: depois do Natal. 

Como economizar em Nova York em dezembro?

Infelizmente não é todo mundo que tem acesso as melhores formas de economizar em uma viagem, como ficar hospedado na casa de amigos ou resgatar a passagem com milhas, mas existem outras maneiras ao alcance de todos, como antecipar gastos, parcelar compras e ficar em contato com os serviços que você pretende consumir.

Dá para economizar em internet e celular quando você já sai do Brasil com um chip americano com internet ilimitada e ligações para o Brasil: com o desconto do blog você gasta menos de 40 dólares por um chip que funciona de maneira ilimitada por dez dias.

Dá para economizar na compra de ingressos: a dica é comprar com antecedência e parcelar a compra no cartão, assim no momento da viagem atrações, peças e shows já vão estar quitados enquanto você só curte a viagem.

Segunda dica para economizar na compra de ingressos: pesquise as atrações que você quer conhecer. Quem pretende conhecer mais de uma atração paga consegue preços muitos melhores quando compra um CityPASS ou Sightseeing Pass.

Dá para economizar em alimentação (essa dica eu morro de vergonha de dar, mas vamos lá): sabe o que faço quando quero comer em algum lugar como Olive Garden ou até mesmo restaurante local? Eu entro no site do restaurante primeiro e espero ele soltar um pop-up me oferecendo desconto.

Sério, tente você também e depois me conta.

Por último, dá para economizar em compras: eu economizo fazendo compras pela internet, geralmente na amazon.com. Outra dica é colocar a viagem na véspera de algum feriado daquele mês, que é quando as lojas fazem queima de estoque.

Tem muito post no blog com dicas de compras nos Estados Unidos e tem o nosso guia de compras em Nova York.

Compras em Nova York em dezembro

Quais são os feriados americanos em dezembro?

Dia 25 de dezembro é feriado nacional e um dos pouquíssimos dias em que o comércio realmente não abre.

O recesso de inverno nas escolas dura uma semana e vai do dia 24 de dezembro de 2022 a 1o de janeiro de 2023, mas isso não influencia muito na visitação de praças e parques públicos, até porque o frio é de rachar!

Como é o clima em Nova York em dezembro?

Nova York se adapta muito bem ao clima, aliás, Nova York é famosa por se reinventar a cada estação sem nunca deixar a peteca cair, mas, não se iluda: você vai sentir frio.

O frio mesmo, o pior frio do ano, acontece em janeiro, mas em dezembro o inverno vem com força total a medida que o mês avança (e a probabilidade de ver neve é alta em qualquer momento do mês).

Para informações atualizadas sobre o clima de Nova York e as últimas previsões, acesse accuweather.com e procure pelo CEP do hotel onde você estará hospedado.

Temperaturas médias em Nova York em dezembro

Em dezembro o frio chega e de repente o termômetro estaciona em algum número entre o três positivo e o três negativo:

  • Máximas: 7oC
  • Mínimas: 0oC

Chuva e neve em Nova York em dezembro

Em Nova York a possibilidade de nevar é altíssima em qualquer momento de dezembro, mas analisando médias históricas ela tende a aparecer primeiro na segunda quinzena do mês.

Nova York apresenta uma média de dez dias com algum tipo de chuva em dezembro, sendo aproximadamente três dias com chuva considerada moderada.

O que vestir em Nova York em dezembro

Com uma mínima média de 0 grau, prepare-se para se vestir em camadas e proteja-se do vento, principalmente quem pretende bater perna a maior parte do dia.

Um bom casaco e uma blusinha de manga por baixo geralmente é tudo o que você precisa (até porque a gente fica naquele tira e põe mil vezes ao longo do dia, então esse processo precisa ser simples).

Leia as minhas dicas de como se vestir no inverno de países frios e não se esqueça de usar calçados impermeáveis, assim você também se protege da neve.

Como vocês podem ver, eu curto muito um casaco, é a peça de roupa que eu mais gosto de ter e comprar, mas eu uso muito (trabalhando, tenho mais invernos do que verões ao longo do ano).

Eu acho que você deveria investir em um bom casaco. Preferencialmente de cor sóbria, assim ele combina com tudo e não chama atenção sempre que aparecer em fotos de dias diferentes.

Mostrei três tipos de casacos aqui em cima: o compacto de pluma de ganso (que não é suficiente para o frio de dezembro e janeiro em Nova York) e os casacos de chino que podem ser forrados com moletom, algodão ou outros tecidos quentinhos.

Tem gente que fica sem graça de usar gorro, luvas e cachecol, mas eu não entendo esse povo, não tem coisa mais chata do que sentir frio!

Pessoalmente, não curto muito gorro porque acho que ele atrapalha o cabelo, mas também não sinto falta (gosto mesmo é de cachecol para proteger garganta e peito).

Também não gosto de usar luvas porque preciso dos dedos para usar o celular o tempo todo (e perco elas na primeira meia-hora do dia), então eu geralmente escondo as mãos no bolso do casaco com um heating pad lá dentro (ou hand warmer, é a mesma coisa). 

Principais eventos em Nova York em dezembro

Em dezembro os eventos de inverno em Nova York, como pistas de patinação no gelo, decoração e espetáculos de Natal, estão a mil, você provavelmente irá enfrentar alguma fila.

Se houver alguma alteração eu faço a atualização do post, mas por enquanto esses são os maiores eventos em dezembro de 2022 em Nova York:

  • Bank of America Winter Village at Bryant Park: a pista de patinação no gelo ao lado de Times Square é gratuita (apenas o aluguel dos patins é cobrado). O lançamento geralmente é no último fim de semana de outubro e a temporada só chega ao fim no primeiro fim de semana de março, mas ainda não foi anunciado o retorno do evento em 2022.  Outras duas dicas de patinação no gelo em Nova York são as pistas do Central Park e da Rockefeller Plaza.
  • Radio City Christmas Spectacular: o famoso musical de Natal do Radio City Musical Hall começa dia 18 de novembro de 2022 e tem a sua última apresentação no dia 2 de janeiro de 2023. São mais de 140 dançarinos e inclui uma participação especial do bom velhinho.
  • The Gingerbread House at Madison Square Park: prato cheio para as crianças é entrar e conhecer a Gingerbread House no Madison Square Park, mas as datas de 2022 ainda não foram anunciadas.
  • Lighting The World’s Largest Hanukkah Menorahs: o primeiro dia de Hanukkah é celebrado com a iluminação dos maiores Menorahs do mundo, os candelabros gigantes que dão o pontapé inicial as festividades judaicas. Um fica em frente ao The Plaza em Manhattan e o outro no Brooklyn.
  • Holiday Markets in NYC: Nova York também tem aqueles tradicionais mercados de inverno que são tão comuns na Europa, mas entre eles destaco os de Bryant Park, Columbus Circle, Union Square e da Grand Central Terminal.
  • New Year’s Eve at Times Square: a virada do ano em Times Square está longe de ser um programão, pelo contrário, troco por qualquer bar em Manhattan sem pensar duas vezes – mas, se a sua vontade for essa, lembre-se de chegar não muito depois das 18h e em grupo para que um guarde o lugar do outro enquanto vocês se revezam para ir ao banheiro.
Revéillon em Times Square

Quais os melhores shows em Nova York em dezembro?

A agenda de shows em dezembro nunca foi grande, mas nesse ano pós-pandemia está menor ainda: tirando esses quatro que selecionei, sobraram outros vinte, ou seja, menos de um show por dia.

O restante desta lista será atualizado a medida que novos nome e datas vão sendo anunciados.

  • 2 de dezembro de 2022: Maneskin às 20h no MCHB (compre aqui!)
  • 2 de dezembro de 2022: Maneskin às 20h no MCHB (compre aqui!)
  • 8 de dezembro de 2022: Daddy Yankee às 20h no Prudential Center (compre aqui!)
  • 14 de dezembro de 2022: Andrea Bocelli às 19h30 no Madison Square Garden (compre aqui!)
Andrea Bocelli no Madison Square Garden em Nova York em dezembro

Uma dica que sempre dou para quem não vai curtir nenhum show em Nova York é fazer o tour no Madison Square Garden.

Em uma hora e meia de tour você conhece as quadras, vestiários, sala de imprensa… É bem legal a experiência!

Quais jogos e esportes acontecem em Nova York em dezembro?

Em dezembro você tem a chance de assistir partidas de NFL, NHL e NBA em Nova York, as Ligas de Futebol, Hockey e Basquete:

  • NBA em Nova York: em dezembro a temporada de NBA está a todo vapor, sua chance de torcer pelos Knicks e pelos Nets!

+ Compre ingressos para os Knicks em dólar ou em real parcelado

  • NHL em Nova York: em dezembro a temporada de NHL está a todo vapor, sua chance de torcer pelos Rangers e pelos Islanders!

+ Compre ingressos para os Rangers em dólar ou em real parcelado

  • NFL em Nova York: em dezembro os Giants e Jets já devem estar se preparando para o Super Bowl!

+ Clique aqui para comprar ingressos para os Giants

Quais os espetáculos da Broadway em dezembro?

Em dezembro os espetáculos da Broadway começam mais cedo, muitos deles às 19h, mas não se esqueça de conferir eventuais sessões de matinê às 14h ou 15h.

Separei os espetáculos mais populares da temporada por categorias: os mais tradicionais, os musicais da Disney, os mais concorridos, as últimas novidades e os espetáculos Off-Broadway.

Coloquei em azul os mais famosos e disputados:

Os musicais mais tradicionais da Broadway:

Os musicais da Disney:

Os mais concorridos da temporada:

As últimas novidades:

Off-Broadway:

Aladdin na Broadway

Outras dicas para viajar a Nova York em dezembro

Não deixe de viajar protegido: use o cupom de até 15% off exclusivo para leitores do blog e cote vários seguros de viagem de uma só vez na Seguros Promo.

Se você precisa saber um pouco mais sobre seguro de viagem antes de comprar o seu, comece por aqui: Qual o melhor seguro de viagem para os Estados Unidos?

Se você ainda está na dúvida se vale a pena ou não comprar chip de viagem com internet ilimitada antes da sua viagem, leia: Qual o melhor chip de viagem para os Estados Unidos? (lá tem cupom de desconto exclusivo também!).

Mesmo que as compras não sejam o atrativo principal da viagem, não deixe de passear pela 5a avenida para ver as vitrines decoradas, essa é uma oportunidade única e imperdível!

Agora, vou sugerir o extremo oposto ao péssimo programa que é passar a virada do ano parado em Times Square: a tradicional e divertidíssima corrida New York Road Runners Midnight Run no Central Park. 

Enfim, como eu disse lá em cima, todas as dicas de Nova York do blog estão na página índice, rodei.com.br/nova-york, lá você encontra todo o conteúdo que já foi publicado, atualizado e conferido.

Nova York tem atrações que agradam quem curte de tudo um pouco e em qualquer época do ano, inclusive no inverno, então capricha no planejamento do roteiro e divirta-se!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto e ligações gratuitas e ilimitadas para o Brasil!

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Previous Article

Como é visitar Nova York em novembro

Next Article

Como é visitar Nova York em julho

You might be interested in …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*