Museus em Nova York: os mais famosos e mais visitados

Atualizado em

Enquanto este post vai ao ar existem atualmente duzentos e treze museus em Nova York.

Claro que não conheço nem metade deles, até porque mais de trinta estão em lugares que não vou quase nunca, como Bronx e Staten Island.

Resolvi focar nos que acho vale a pena conhecer, tanto para marinheiros de primeira viagem como para quem já conhece a cidade e topa fugir do óbvio.

Antes disso, para ajudá-lo a programar sua viagem a Nova York, não deixe de ler pelo menos esses três posts principais:

+ Hotéis baratos em Times Square: onde ficar e quais escolher

Qual seguro de viagem fazer para os Estados Unidos?

Qual o melhor chip de viagem para os Estados Unidos?

Os melhores museus de Nova York

Fiz uma lista com alguns dos museus mais populares de Nova York.

Ela atende bem que está indo pela primeira vez, quem já conhece alguns dos museus mais famosos e quem pensa em desbravar outros distritos da cidade, como Brooklyn e Queens:

  • 9/11 Memorial Museum
  • American Museum of Natural History
  • Brooklyn Museum
  • Cooper Hewitt, Smithsonian Design Museum
  • Metropolitan Museum of Art
  • MoMA, Museum of Modern Art
  • Queens Museum
  • Solomon R. Guggenheim Museum
  • Whitney Museum of American Art

Vale saber mais sobre o CityPASS de Nova York antes de comprar os seus ingressos, até porque quem decide conhecer mais de um museu consegue economizar consideravelmente no valor das entradas.

Para ajudá-lo a escolher entre esses e outros museus famosos em Nova York vou falar um pouquinho sobre cada um deles e você me diz qual combina mais com o seu perfil de viagem:

Metropolitan Museum of Art

O Metropolitan Museum of Art foi inaugurado em 1872 e desde então é considerado o segundo maior museu em importância cultural e acervo histórico, só perde para o Louvre em Paris.

Sempre achei o Met um super passeio, mesmo que você não seja lá muito fã de museus: além de fazer parte do CityPASS e ser o segundo museu mais visitado do mundo, sua arquitetura é linda e a gente reconhece muitas de suas salas de filmes famosos como o mais recente “Oito mulheres e um segredo”.

A ala egípcia é sempre a mais movimentada, principalmente o Templo de Dendur que rende ótimas fotos, mas o pátio interno com esculturas gregas e romanas também é incrível.

  • Quais são as obras mais famosas do Metropolitan?

Procure pelo “Autorretrato com chapéu de palha” de Van Gogh ou “A travessia do rio Delaware por George Washington” de Emanuel Leutze.

  • Como encaixar o Metropolitan no roteiro?

A melhor forma de encaixar o Metropolitan no roteiro é começar por ele o dia de compras pela 5th Avenue. Saindo do museu você pode pegar um ônibus e descer em frente a loja da Apple na 59th Street.

Falo mais sobre isso no meu guia de compras em Nova York.

Como o Metropolitan e o Museu de História Natural ficam em extremidades opostas do Central Park, uma segunda forma de encaixá-los no roteiro é fazendo essas três atrações em um mesmo passeio, caminhando por elas.

Museus em Nova York: Metropolitan Museum of Art

Museus imperdíveis em Nova York: Metropolitan

American Museum of Natural History

O mesmo do filme “Uma noite no museu”, o American Museum of Natural History (ou Museu de História Natural que é como a gente geralmente chama) foi inaugurado antes do Metropolitan, em 1869.

Esse é um museu cenário com todo tipo de história retratada através de fósseis, animais empalhados, representações em cera e exibições permanentes e temporárias.

Diferente do Metropolitan, não acho que o Museu de História Natural seja o tipo de passeio que vale repetir, mas é uma boa dica para quem ainda não conhece ou está viajando com crianças.

Apesar de ter entrada com preço sugerido (“pay as you wish”), ele faz parte do CityPASS que também permite acesso ao Planetário Hayden, uma ala bem bacana que não está inclusa no ingresso “pay as you wish”.

  • Quais são as obras mais famosas do Museu de História Natural?

Procure pela ossada da dinossaura Sue, sem sombra de dúvidas o fóssil mais famoso do mundo!

  • Como encaixar o Museu de História Natural no roteiro?

Você pode fazer o American Museum of Natural History passeando por Upper West Side e de lá descer em direção a Columbus Circle.

Como o Metropolitan e o Museu de História Natural ficam em extremidades opostas do Central Park, uma segunda forma de encaixá-los no roteiro é fazendo essas três atrações em um mesmo passeio, caminhando por elas.

Museus em Nova York: American Museum of Natural History

American Museum of Natural History, o Museu de História Natural

Solomon R. Guggenheim Museum, o “Guggenheim”

O mais interessante do Guggenheim é a sua arquitetura: projetado por Frank Lloyd Wright, sua icônica fachada ficou mundialmente famosa, mas para curti-lo por dentro você precisa ter algum interesse por pinturas a óleo.

A gente começa pegando um elevador para o quinto andar e de lá vai descendo em espiral pelas rampas. O ambiente é agradável e visitá-lo é sempre uma nova surpresa: como grande parte do seu acervo é temporária, a próxima visita sempre será diferente da anterior.

O Guggenheim também faz parte do CityPASS, mas como é preciso escolher entre ele e o observatório Top of The Rock as pessoas tendem a ficar com o observatório.

  • Quais são as obras mais famosas do Guggenheim?

Olha, me falta cultura para reconhecer qualquer uma delas. Lembro que gostei muito de uma sala coberta por notas de um dólar, mas já não sei se ela existe mais.

  • Como encaixar o Guggenheim no roteiro?

O Guggenheim fica logo depois do Metropolitan ao longo da 5th Avenue.

Museus em Nova York: Guggenheim

Museus imperdíveis de Nova York: Guggenheim

MoMA, Museum of Modern Art

Aberto desde o final da década de 1920, o MoMA foi o primeiro museu de Nova York inteiramente dedicado à arte moderna.

Além das obras de artistas consagrados, como Van Gogh e Picasso, ele sempre traz mostras temporárias, como a de Tim Burton no final do ano retrasado.

Uma dica que dou é começar do quinto andar e descer à medida que a maior parte dos visitantes faz o contrário.

Você pode comprar o ingresso parcelado e sem IOF, ou pode optar por visitá-lo nos fins de tarde de sexta, quando a entrada é gratuita.

  • Quais são as obras mais famosas do MoMA?

Nossa, são muitas: “A noite estrelada” de Van Gogh, “A persistência da Memória” de Salvador Dalí e “Mulher no espelho” de Pablo Picasso são sem sombra de dúvidas as maiores celebridades da casa.

  • Como encaixar o MoMA no roteiro?

Passeando pela áreas de compras da 5th Avenue basta entrar na 53rd Street.

Museus imperdíveis de Nova York: MoMA

MoMA, Museum of Modern Art

Whitney Museum of American Art

Adoro o Whitney Museum, tanto pelo acervo quanto pelo prédio propriamente dito.

Sua localização também é incrível: Whitney Museum fica bem em cima do início do High Line, na charmosa Gansevoort Street de Meatpacking District.

+ Meatpacking District: Whitney Museum e Gansevoort Market

O museu nasceu da coleção particular de uma mulher que colecionava arte americana e chegou a oferecer todo o seu acervo ao Metropolitan – que inesperadamente declinou a oferta.

Hoje o Whitney Museum tem mais de 21 mil peças de mais ou menos três mil artistas americanos em seu acervo permanente, inclusive as quinhentas e poucas peças que inauguraram o museu (até então estúdio) em 1931.

  • Quais são as obras mais famosas do Whitney Museum?

Nas duas vezes em que estive lá passei por obras de Basquiat e uma exibição itinerante sobre o surgimento do Movimento Feminista nos Estados Unidos.

  • Como encaixar o Whitney Museum no roteiro?

O Whitney Museum é um dos pontos altos de Meatpacking District: você pode tomar café da manhã no Bubby’s, dar um pulinho no museu e de lá descer para Greenwich Village ou encarar o High Line.

Whitney Museum

Whitney Museum em Nova York

9/11 Memorial Museum

Atualmente o 9/11 Memorial Museum é o museu que gosto mais: ele mexe comigo de uma forma que eu jamais imaginei que fosse possível.

Dos telefonemas dos passageiros nas aeronaves a um compilado de antigas entradas ao vivo na programação matinal dos programas americanos, prepare-se, é de perder o fôlego!

O 9/11 Memorial Museum faz parte da Memorial Plaza que é um dos lugares mais bonitos e contemplativos de Manhattan. Escrevi sobre ela aqui:

+ Memorial Plaza e o 9/11 Memorial Museum

  • Como encaixar o 9/11 Memorial Museum no roteiro?

No seu dia de passeio por Battery Park e Financial District. Lembrando que você estará ao lado do Westfield e em frente ao Brookfield Place.

O 9/11 Memorial Museum ao fundo de uma das piscinas da Memorial Plaza

Brooklyn Museum

Um dos maiores trunfos do Brooklyn Museum é fazer parte do Prospect Park, o que faz muita gente chamá-lo de “o Metropolitan do Brooklyn”.

Vale tirar um dia para desbravar o bairro Prospect Heights com conforto: chegue pelo Atlantic Terminal Mall e de lá caminhe até o Prospect Park, que tem não só o Brooklyn Museum como o Brooklyn Botanic Garden.

+ Prospect Park no Brooklyn: Brooklyn Museum e Brooklyn Botanic Garden

Outro ponto alto do Brooklyn Museu é a quantidade de mostras temporárias e itinerantes: é quase impossível estar em Nova York durante uma temporada que não tenha nada de inusitado por lá, não deixe de conferir a agenda de eventos!

Museus imperdíveis de Nova York: Brooklyn Museum

Queens Museum

Gosto muito do Queens Museum, mas não acho que seja essencial conhecê-lo, pelo menos não em uma primeira ida a Nova York.

É longe e fora de mão, mas lembro que adorei a sensação de ter chegado ali pela primeira vez: logo na entrada a gente vê o enorme Unisphere, o globo terrestre que aparece em “Homens de Preto”.

  • Quais são as obras mais valiosas do Queens Museum?

Provavelmente o que ele tem de mais famoso é o Unisphere e a maquete Panorama que retrata os cinco boroughs de Nova York no início do século passado.

  • Como encaixar o Queens Museum no roteiro?

Você precisa ir até ele, é impossível encaixar um passeio pelo Queens em um roteiro qualquer. Dei umas dicas legais sobre como conhecer três museus do Queens em um único dia e como tirar proveito de sua ida até lá:

+ Museus do Queens: quais conhecer e como chegar

Unisphere no Queens Museum

Cooper Hewitt, Smithsonian Design Museum

O Cooper Hewitt, National Design Museum não é o tipo de lugar que alguém decide conhecer em uma primeira ida a Nova York, mas ele flerta especialmente com quem curte a dobradinha decoração e design.

Cooper Hewitt funciona em um enorme casarão onde já morou Andrew Carnegie, o antigo “Rei do Aço”.

Tirando o interesse histórico por decoração e arquitetura, essa é uma ótima oportunidade de conhecer uma tradicional e centenária mansão nova-iorquina.

  • Como encaixar o Cooper Hewitt no roteiro?

O Cooper Hewitt também fica ao longo da 5th Avenue, assim como o Metropolitan e o Guggenheim.

Cooper Hewitt, Smithsonian Design Museum

Museus de Nova York: Cooper Hewitt, Smithsonian Design Museum

Outros museus em Nova York

Existem dezenas de outros museus imperdíveis em Nova York.

Quer fugir do óbvio ainda mais? Então aqui vão outros museus que conheço e que ainda quero conhecer:

  • Museum of The Moving Image e MoMA PS1: escrevi sobre eles em um post que mostra uma forma bem cultural de bater perna pelo Queens.
  • Museum of Jewish Heritage e Skyscraper Museum: ambos ficam ao redor do gramado Robert F Wagner em Battery Park. O Museu do Patrimônio Judaico é rico em acervo e tecnologia, além de trazer mostras incríveis de tempos em tempos. O Museu dos Aranha-céus também é legal, mas é um passeio mais curto.
  • The Frick Collection: lembra uma galeria de arte, faz parte do corredor cultural de museus da 5th Avenue. É super famoso, mas acho bem monótono.
  • New Museum: sou louco para conhecer, fica na divisa entre Soho e Lower East Side.
  • Ellis Island Museum: é aqui que para o ferry da Estátua da Liberdade antes de voltar a Manhattan. Quero falar mais sobre ele assim que o novo museu na Ilha da Estátua for inaugurado.
  • Intrepid Sea, Air and Space Museum: menção honrosa ao museu flutuante que é uma antiga base naval americana. Faz parte do CityPASS de Nova York.
  • Met Breuer: essa segunda unidade do Metropolitan na cidade é inteiramente dedicada à arte contemporânea.
  • Museum at FIT: não conheço, mas é um museu inteiramente dedicado à tecelaria.
  • Museum of Arts and Design (MAD): em Columbus Circle, mas não lembro exatamente onde – só lembro que foi um perrengue para achar a entrada! O acervo segue a mesma linha do Copper Hewitt.
  • Museum of Sex: super famoso na cidade, mas nunca fui.
  • Museum of The City of New York: também não conheço, está na minha lista, pena que fica tão fora de mão!

Você conhece outros museus em Nova York que ficaram de fora dessa lista?

Deixe seu comentário falando um pouquinho sobre como foi a sua experiência!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Se você acompanha minhas viagens sabe que tenho ficado bastante no Hotel Belleclaire de Upper West Side e gostado muito!

  Já contratou o seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O buscador Seguros Promo oferece até 10% de desconto para leitores do blog, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e cupons de descontos exclusivos no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Museus em Nova York: os mais famosos e mais visitados' não tem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost