13 de agosto de 2022
Para onde vamos agora?

Como pegar ônibus em Nova York: o que você precisa saber

Atualizado em 18 de novembro de 2021 por Thiago Khoury

Vamos falar de ônibus em Nova York, porque um dos motivos que me fazem gostar tanto de lá é essa facilidade gigante de cruzar a cidade usando transporte público.

Sempre vejo o quanto amigos e leitores fazem como eu e usam metrô constantemente na cidade, mas ainda é incomum ver o pessoal pegar ônibus.

Só que não deveria ser assim: apesar do metrô de Nova York ser muito prático e rápido ele tem uma grande limitação, que é ser quase todo vertical, ou seja, as linhas cruzam Manhattan no sentido norte-sul, mas um número muito menor de linhas fazem o sentido leste-oeste.

Nova York

Os pontos de ônibus são tão discretos que a gente quase não percebe que aparecem dois nessa foto!

Nova York

Olha ele escondido pela árvore

Dicas importantes para ajudá-lo no planejamento de sua viagem a Nova York:

Qual seguro de viagem fazer para os Estados Unidos?

Qual o melhor chip de viagem para os Estados Unidos?

Como pegar ônibus em Nova York

A primeira dica é dar preferência as linhas de ônibus sempre que precisar atravessar Manhattan na horizontal, ou seja, do leste para o oeste ou do oeste para o leste.

Se você ainda se confunde com noções de leste e oeste, vale dar uma lida nesse post:

+ Os bairros de Manhattan: quais são e o que conhecer em cada um

A segunda dica é saber e estar apto a pegar ônibus em Nova York para poder cumprir as rotas mais rápidas que o Google Maps sugere: o que tem de gente que atravessa o Central Park a pé porque tem receio de pegar ônibus é inexplicável!

Claro que passar por um parque é sempre uma caminhada legal, mas você tem tempo para isso, era o que você planejava fazer? Se não, pega logo um ônibus!

Outra coisa que não posso deixar de dizer: o east side não é dos melhores para quem se limita ao metrô, principalmente a região alta do mapa, como os arredores do Metropolitan.

Que atire a primeira pedra quem nunca pegou um Uber porque precisou atravessar o Central Park de última hora!

Ônibus em Nova York

Existem alguns pontos com letreiros digitais como esse que mostram quando o próximo ônibus irá chegar

Dicas para pegar ônibus em Nova York

(1) Use uma das linhas de ônibus sempre que o Google Maps indicar que essa é a melhor solução. Não precisa ficar com medo: geralmente os ônibus seguem em linha reta, aliás, você irá notar que mapas de ônibus em Nova York são muito mais práticos e claros do que mapas de metrô. Clique aqui para fazer o download de mapas atualizados.

(2) Na maioria absoluta das vezes tudo o que você precisa fazer é inserir o seu MetroCard e seguir viagem. Já falamos muito sobre o MetroCard aqui, inclusive concluímos que a melhor decisão é comprar logo um bilhete ilimitado.

(3) Caso você não tenha um MetroCard pode entrar em (quase) qualquer ônibus e usar a quantia certa em moedas ou notas. O preço da “passagem” é 3 dólares nesse caso.

(4) Existe um tipo particular de ônibus, inclusive é esse que aparece nas fotos do post, onde você precisa de um recibo para usá-lo, ou seja, você não insere o seu MetroCard ao embarcar, insere na máquina disponível no ponto e apresenta o recibo ao motorista.

Esse tipo de ônibus é o Select Bus Service, ou SBS. Eu não sei muito bem o que o difere dos demais, acredito que seja parar em menos pontos pelo caminho, mas posso estar errado. Usando o recibo você pode embarcar em qualquer uma das três portas e não só na porta da frente, como geralmente é.

Vou mostrar nas próximas fotos como funciona esse negócio de recibo SBS:

Ônibus em Nova York

Geralmente um ponto de ônibus é só o poste que marca o ponto…

Ônibus em Nova York

… e a indicação das linhas que passam ali e a direção em que elas vão

Ônibus em Nova York

Em toda parada de ônibus SBS tem uma máquina como essa…

MetroCard

MetroCard

… basta inserir o seu MetroCard em uma delas e retirar o comprovante, ou recibo

MetroCard

Olha o recibo do SBS

Bem, não preciso nem dizer que para parar o ônibus é só dar o sinal puxando a cordinha, não é?

Na verdade não tem nenhum mistério, a maior dica é ter um celular com plano de dados e usar o Google Maps, é ele que vai te dizer qual transporte usar – e não fique receoso caso o ônibus seja a melhor opção: provavelmente todas as linhas de ônibus serão mais vazias e limpas que as linhas de metrô, além de você ter a chance de curtir a paisagem lá fora.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto e ligações gratuitas e ilimitadas para o Brasil!

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Previous Article

Cervejarias e destilarias de Washington DC

Next Article

Capitol Riverfront em Washington DC – guarde esse nome!

You might be interested in …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*