Como pegar ônibus em Nova York: o que você precisa saber

Atualizado em 3 de outubro de 2019 por Thiago Khoury

Vamos falar de ônibus em Nova York, porque um dos motivos que me fazem gostar tanto de lá é essa facilidade gigante de cruzar a cidade usando transporte público.

Sempre vejo o quanto amigos e leitores fazem como eu e usam metrô constantemente na cidade, mas ainda é incomum ver o pessoal pegar ônibus.

Só que não deveria ser assim: apesar do metrô de Nova York ser muito prático e rápido ele tem uma grande limitação, que é ser quase todo vertical, ou seja, as linhas cruzam Manhattan no sentido norte-sul, mas um número muito menor de linhas fazem o sentido leste-oeste.

Nova York

Os pontos de ônibus são tão discretos que a gente quase não percebe que aparecem dois nessa foto!

Nova York

Olha ele escondido pela árvore

Dicas importantes para ajudá-lo no planejamento de sua viagem a Nova York:

Qual seguro de viagem fazer para os Estados Unidos?

Qual o melhor chip de viagem para os Estados Unidos?

Como pegar ônibus em Nova York

A primeira dica é dar preferência as linhas de ônibus sempre que precisar atravessar Manhattan na horizontal, ou seja, do leste para o oeste ou do oeste para o leste.

Se você ainda se confunde com noções de leste e oeste, vale dar uma lida nesse post:

+ Os bairros de Manhattan: quais são e o que conhecer em cada um

A segunda dica é saber e estar apto a pegar ônibus em Nova York para poder cumprir as rotas mais rápidas que o Google Maps sugere: o que tem de gente que atravessa o Central Park a pé porque tem receio de pegar ônibus é inexplicável!

Claro que passar por um parque é sempre uma caminhada legal, mas você tem tempo para isso, era o que você planejava fazer? Se não, pega logo um ônibus!

Outra coisa que não posso deixar de dizer: o east side não é dos melhores para quem se limita ao metrô, principalmente a região alta do mapa, como os arredores do Metropolitan.

Que atire a primeira pedra quem nunca pegou um Uber porque precisou atravessar o Central Park de última hora!

Ônibus em Nova York

Existem alguns pontos com letreiros digitais como esse que mostram quando o próximo ônibus irá chegar

Dicas para pegar ônibus em Nova York

(1) Use uma das linhas de ônibus sempre que o Google Maps indicar que essa é a melhor solução. Não precisa ficar com medo: geralmente os ônibus seguem em linha reta, aliás, você irá notar que mapas de ônibus em Nova York são muito mais práticos e claros do que mapas de metrô. Clique aqui para fazer o download de mapas atualizados.

(2) Na maioria absoluta das vezes tudo o que você precisa fazer é inserir o seu MetroCard e seguir viagem. Já falamos muito sobre o MetroCard aqui, inclusive concluímos que a melhor decisão é comprar logo um bilhete ilimitado.

(3) Caso você não tenha um MetroCard pode entrar em (quase) qualquer ônibus e usar a quantia certa em moedas ou notas. O preço da “passagem” é 3 dólares nesse caso.

(4) Existe um tipo particular de ônibus, inclusive é esse que aparece nas fotos do post, onde você precisa de um recibo para usá-lo, ou seja, você não insere o seu MetroCard ao embarcar, insere na máquina disponível no ponto e apresenta o recibo ao motorista.

Esse tipo de ônibus é o Select Bus Service, ou SBS. Eu não sei muito bem o que o difere dos demais, acredito que seja parar em menos pontos pelo caminho, mas posso estar errado. Usando o recibo você pode embarcar em qualquer uma das três portas e não só na porta da frente, como geralmente é.

Vou mostrar nas próximas fotos como funciona esse negócio de recibo SBS:

Ônibus em Nova York

Geralmente um ponto de ônibus é só o poste que marca o ponto…

Ônibus em Nova York

… e a indicação das linhas que passam ali e a direção em que elas vão

Ônibus em Nova York

Em toda parada de ônibus SBS tem uma máquina como essa…

MetroCard

MetroCard

… basta inserir o seu MetroCard em uma delas e retirar o comprovante, ou recibo

MetroCard

Olha o recibo do SBS

Bem, não preciso nem dizer que para parar o ônibus é só dar o sinal puxando a cordinha, não é?

Na verdade não tem nenhum mistério, a maior dica é ter um celular com plano de dados e usar o Google Maps, é ele que vai te dizer qual transporte usar – e não fique receoso caso o ônibus seja a melhor opção: provavelmente todas as linhas de ônibus serão mais vazias e limpas que as linhas de metrô, além de você ter a chance de curtir a paisagem lá fora.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

*