Como pegar ônibus em Nova York

Nova York é uma delícia e um dos motivos que me fazem gostar tanto de lá é essa facilidade gigante de cruzar a cidade usando transporte público. Eu vejo o quanto amigos e leitores fazem como eu e usam metrô constantemente na cidade, mas ainda é incomum ver o pessoal pegar ônibus em Nova York.

Só que não deveria ser assim, até porque apesar do metrô em Nova York ser muito prático e rápido ele tem uma grande limitação: é quase todo vertical, ou seja, as linhas cruzam Manhattan e chegam em outros boroughs no sentido norte e sul, mas atravessar Manhattan no sentido leste e oeste é muito complicado, pouquíssimas linhas fazem isso.

Os pontos de ônibus são tão discretos que a gente quase não percebe que aparecem dois nessa foto!

Olha ele escondido pela árvore

Como pegar ônibus em Nova York

Essa é a primeira dica: use as linhas de ônibus para atravessar Manhattan na horizontal, ou seja, para sair de east side e ir para west side ou o contrário.

Já a segunda dica é saber pegar ônibus em Nova York para poder cumprir as rotas mais rápidas que o Google Maps sugere: o que tem de gente que atravessa o Central Park porque tem receio de entrar em ônibus é inexplicável! Claro que passar por um parque é sempre uma caminhada legal, mas você tem tempo para isso, era o que você planejava fazer?

Outra coisa: o east side não é dos melhores para quem se limita ao metrô, principalmente a região alta do mapa, inclusive nos arredores do Metropolitan por exemplo. Que atire a primeira pedra quem nunca pegou um Uber porque precisou atravessar o Central Park de última hora!

Existem alguns pontos com letreiros digitais como esse que mostram quando o próximo ônibus irá chegar

Dicas para pegar ônibus em Nova York

(1) Use uma das linhas de ônibus sempre que o Google Maps indicar que essa é a melhor solução. Não precisa ficar com medo: geralmente os ônibus seguem em linha reta e não fazem curvas pelo caminho – aliás, você irá notar que mapas de ônibus em Nova York são muito mais práticos e claros do que mapas de metrô. Clique aqui para fazer o download de mapas atualizados.

(2) Na maioria absoluta das vezes tudo o que você precisa fazer é inserir o seu MetroCard e seguir viagem. Já falamos muito sobre o MetroCard aqui, inclusive concluímos que a melhor decisão é comprar logo um bilhete ilimitado.

(3) Caso você não tenha um MetroCard pode entrar em (quase) qualquer ônibus e usar a quantia certa em moedas ou notas. O preço da “passagem” é 3 dólares nesse caso.

(4) Existe um tipo particular de ônibus, inclusive é esse que aparece nas fotos do post, onde você precisa de um recibo para usá-lo, ou seja, você não insere o seu MetroCard ao embarcar, basta entrar na posse do seu recibo e só o mostra caso o motorista ou um policial peça para vê-lo.

Esse tipo de ônibus é o Select Bus Service, ou SBS. Eu não sei muito bem o que o difere dos demais, acredito que seja parar em menos pontos pelo caminho, mas posso estar errado. Usando o recibo você pode embarcar em qualquer uma das três portas e não só na porta da frente, como geralmente é.

Vou mostrar nas próximas fotos como funciona esse negócio de recibo SBS:

Geralmente um ponto de ônibus é só o poste que marca o ponto…

… e a indicação das linhas que passam ali e a direção em que elas vão

Todo ponto de ônibus SBS em Nova York tem que ter obrigatoriamente uma máquina como essa ao lado

A diferença basicamente entre o ônibus comum e o SBS é que no SBS você insere o MetroCard fora do ônibus e anda com um comprovante, que é o que chamo de recibo

Olha o recibo do SBS

Bem, não preciso nem dizer que para parar o ônibus é só dar o sinal puxando a cordinha, certo?

Na verdade não tem nenhum mistério, a maior dica é ter um celular com plano de dados e usar o Google Maps, é ele que vai te dizer qual transporte usar – e não fique receoso caso o ônibus seja a melhor solução: provavelmente todas as linhas de ônibus serão mais vazias e limpas que as linhas de metrô, além de você ter a chance de aproveitar a paisagem lá fora.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções para quem não abre mão de ficar em Manhattan. Se você me segue no Insta sabe que nas últimas viagens tenho ficado no Belleclaire e indico para todo mundo!

  Já contratou o seu seguro médico de viagem? Eu gosto da World Nomads, uma empresa australiana que cota em reais e oferece a maior cobertura que conheço pelo menor preço. Cote também nas melhores empresas nacionais de uma só vez pelo Seguros Promo.

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip de celular internacional com internet ilimitada. Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo!

Compre seu ingresso da Broadway pelo TodayTix e ganhe U$ 10 de desconto com o código TWUNU

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'Como pegar ônibus em Nova York' não tem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2017. Todos os direitos reservados. Termos de uso e política de comentários. Colabore com o blog!