Londres com chuva é quase uma instituição turística internacional. Sempre imaginei Londres uma cidade cinza com aquela garoa incessante durante a maior parte do tempo.

Bem, isso acontece porque essa Londres chuvosa é um mito. Um mito muito bem difundido, diga-se de passagem.

Londrinos são obcecados pelo tempo e eles tendem a falar muito sobre isso, mas de acordo com o departamento meteorológico britânico a capital não chega a receber nem 30% da chuva do ano, ou seja, você tem sete em dez chances de pegar um dia sem nenhum tipo de chuva.

Se de toda forma você estiver em Londres e pegar chuva pelo caminho, separei dez dicas do que fazer, com pouco ou nenhum planejamento prévio, para encarar essa “instituição” conhecida como Londres com chuva.

10 coisas para fazer em Londres com chuva

Muitos desses passeios requerem pouco ou nenhum planejamento prévio, mas alguns deles são tão interessantes que são feitos mesmo em dias de sol e tempo aberto.

Nesse caso vale contratá-los com antecedência, assim você se planeja melhor e pode pagá-los de forma parcelada.

  • Procure um shopping
  • Conheça os museus de Londres
  • Conheça os mercados cobertos
  • Conheça os estádios de Londres
  • Troque o teatro por uma matinê
  • Conheça a St Paul Cathedral
  • Madame Tussauds com Sea Life London
  • Conheça o Shakespeare’s Globe Theatre
  • Excursão aos estúdios de Harry Potter
  • Conheça um backstage

Procure um shopping

Sei que para muita gente esse não é o melhor programa do mundo, mas se tem um lugar que combina bem com chuva é o tal do shopping – claro que se eu pudesse optar faria minhas compras ocasionalmente à medida que caminho pela cidade, mas, quando não se pode escolher, já sabe:

Conheci o novo Westfield Stratford, o maior shopping de Londres

Outra dica é conhecer a Harrods, uma das maiores lojas de departamento do mundo com aproximadamente 20 mil metros quadrados e mais de 300 marcas.

Londres com chuva
Londres com chuva (imagem de secretldn.com)

Qual o melhor chip de viagem para Europa?

Qual seguro de viagem fazer para Europa? (dicas com cupom de desconto!)

Conheça os museus de Londres

British Museum, Natural History, National Gallery… Principalmente para quem não é lá muito fã de museu, quer oportunidade melhor para conhecer alguns dos museus mais famosos do mundo?

Os prédios, além de lindos, são sempre cobertos e gratuitos:

40 coisas para fazer de graça em Londres

Como o British Museum é o meu museu preferido na cidade, e de muita gente também, minha dica é aproveitá-lo da melhor forma possível, e para fazer isso você precisa de um guia que te acompanhe pelo museu.

Recomendo esse aqui, que é barato, com guia latino e dura duas horas, assim você conhece tudo de melhor e mais famoso.

Conheça os mercados cobertos

Sei que você, eu e todo mundo vai a Londres com Camden na cabeça, mas com chuva é complicado bater perna por ali aproveitando tudo que a região oferece.

Por isso, tente o mercado de Covent Garden ou o mercado Borough para foodies, assim você não se molha (pelo menos não se molha tanto).

No quesito “molha, mas nem tanto” tenho outras duas sugestões de mercado que mesclam espaços fechados e abertos: Coal Drops Yard, na estação King’s Cross, e o delicioso Spitalfields, ao lado do Eataly de Londres.

Bem, vale dar uma lida no post de compras em Londres, acho que combinam bem com essas dicas de como encarar um dia de chuva por lá:

+ Compras em Londres: melhores lojas, shoppings, outlets

Aliás, dica extra para quem curte um drink inusitado: no Spitalfields não deixe de conhecer um speakeasy realmente secreto, acessível só porque atravessa uma… Porta de geledaira.

Coal Drops Yard em Londres (imagem de divulgação)

Conheça os estádios de Londres

Se tem um programa que adoro é conhecer estádios famosos pelo mundo, dito isso, é de se imaginar que qualquer um como eu pire em Londres – e piro mesmo, tem muito estádio incrível na cidade.

Gosto do tour pelo Emirates Stadium, lar do Arsenal, inaugurado em 2006 e desde então um dos maiores e mais tecnológicos estádios do mundo.

Outro que gosto muito é o tour por Wembley, o estádio da seleção inglesa, onde foi a abertura dos jogos Olímpicos de 2012.

Outras sugestões que já pintaram por aqui, e que você pode ler sobre elas, são Wimbledon e O2 Arena.

Troque o teatro por uma matinê

Uma ótima dica é deixar a noite para um bar ou restaurante e tentar encaixar um musical de West End, a Broadway de Londres, para o início da tarde.

As matinês londrinas geralmente começam às duas e meia da tarde e os musicais tem entre duas e três horas de duração.

Thriller Live: Michael Jackson em Londres

Outra ótima dica é curtir um teatro imersivo onde eles usam sensações, projeções e storytelling para fazer com que você faça parte do espetáculo.

Secret Cinema e Punchdrunk são as duas companhias mais famosas de teatro imersivo em Londres.

Se você não conhece nenhuma das duas, posso tentar ajudar dizendo que Punchdrunk é a companhia que fez Sleep no more, diferente do Secret Cinema que tem uma pegada mais Fuerza Bruta.

Se você não pegou nenhuma das duas referências, melhor ainda: sua experiência em qualquer um deles vai ser ainda mais surpreendente.

Chuva em Londres: teatro imersivo do Secret Cinema (imagem de divulgação)

Conheça a St Paul Cathedral

Uma das catedrais mais icônicas do mundo, St Paul em Londres tem quase mil e quinhentos anos de história!

Gosto desse tour guiado porque com ele você não enfrenta fila para entrar na catedral, tem acesso à Galeria de Pedra e à Galeria Dourada, ambas ao redor da cúpula, e ainda desce até a cripta, onde estão os restos mortais de Winston Churchill. 

Madame Tussauds com Sea Life London

Não existe passeio melhor, pelo menos não que combine tanto, com chuva e viagem com crianças do que a dobradinha museu de cera Madame Tussauds e aquário Sea Life London

Madame Tussauds é o museu de cera mais famoso do mundo, sendo que o de Londres é o maior deles, tem até cinema 3D com os personagens da Marvel.

Tem também uma câmara do terror (essa parte não é nada kids-friendly) em homenagem aos crimes mais famosos do Reino Unido (britânico tem uma relação curiosa com os seus serial killers).

Já o aquário Sea Life tem centenas de espécies diferentes de peixes, tubarões e arraias, inclusive você pode alimentá-las.

Comprando pela Civitatis você paga em real e ainda consegue parcelar a compra.

Conheça o Shakespeare’s Globe Theatre

Um programa que adorei fazer foi conhecer o Shakespeare’s Globe Theatre, uma réplica perfeita do antigo teatro onde as obras de William Shakespeare eram representadas.

É um tour rápido e bem dinâmico onde você descobre tudo sobre o teatro original (destruído em um incêndio) e sobre como as peças de William Shakespeare eram encenada há quase 500 anos.

Excursão aos estúdios de Harry Potter

Já falei muito sobre o dia em que conheci os estúdios de Harry Potter nos subúrbios de Londres, mas existe uma forma mais prática de conhecê-los para quem está disposto a pagar um pouco mais ou quer evitar o trampo causado pela chuva.

O tour aos estúdios de Harry Potter é na verdade uma excursão que inclui o valor do ingresso, ou seja, nada mais é do que um facilitador para o pai e mãe que já estão sem forças em uma viagem que ainda nem chegou ao fim

Conheça um backstage

Quase todo teatro londrino oferece um tour pelos seus bastidores, e como toda informação de bastidor é interessante esses passeios geralmente são bem legais: Royal Opera House e Royal Albert Hall são os dois que eu faria primeiro.

Londres com chuva
Londres com chuva (imagem de secretldn.com)

Dica extra: um passeio para cada um

Antes de encerrar a lista, quero dar três sugestões extras para três tipos de turistas diferentes em um dia em Londres com chuva: casais sem filhos, casais com filhos e adultos que curtem um passeio cultural.

Para casais sem filhos ou grupo de amigos, sugiro o The London Dungeon em um dia de chuva, aliás, mesmo que não chova, The London Dungeon é um desses passeios pagos mais tradicionais de Londres.

Para quem ainda não conhece, The London Dungeon é uma mistura de museu com interações sobre os assassinos, os crimes e os mistérios mais famosos da cidade, tem até espetáculo interativo com bebida.

Para casais com filhos, sugiro o Shrek’s Adventure, que fica aos pés da London Eye e é um ótimo substituto ao giro na roda-gigante em dia de chuva.

Por último, para amigos sem crianças e pessoas mais interessadas em programas culturais, sugiro o pouco falado Museu do Transporte de Londres,  em Covent Garden, o que faz dele uma ótima dobradinha com a dica dos mercados cobertos.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Londres? Não tem custo-benefício melhor do que o St Giles, um hotel super bem localizado no miolinho do Soho. Para quem tem pouco tempo na cidade vale olhar os arredores da estação King Cross St Pancras.

  Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva 15% de desconto.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

1 COMMENT

  1. Uma dica também é ficar de olho na previsão do tempo e caso haja um dia chuvoso tentar conhecer uma cidade vizinha, pode ser bem útil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*