Camden Town para principiantes

Atualizado em

Pirei com Camden em Londres.

Pensei em começar com “pirei em Camden”, mas o certo é dizer que pirei com Camden e os passeios deliciosos que existem ali. Pirei com a comida, pirei com as pessoas e pirei com as fotos, mesmo que no início o tempo estivesse completamente nublado.

Vem pirar também:

Londres - Camden Town 130

Camden Town em Londres

Bem, pirei com a viagem, que não é lá uma viagem: sempre imaginei que chegar em Camden fosse um sacrifício, mas, pelo contrário, é até bem mais prático e rápido do que eu esperava. Camden Town é logo na segunda estação na segunda zona do mapa, saindo do garrafão. Saindo do centro pela linha Northern você não leva mais de 20 minutos para chegar até lá.

Camden já foi um centro industrial no século 18, hoje toda aquela região ali perdeu as suas fábricas e ganhou turistas: nos últimos 20 anos se tornou uma das áreas residências mais valorizadas da cidade, ganhou comércio, turismo e entretenimento alternativo que fizeram dela um dos maiores polos culturais da Europa.

Londres - Camden Town 05

Londres - Camden Town 06 Chegando em Camden, saindo da estação, dobrando a esquina e começando a caminhar por Camden High Street

Mercados de Camden

Hoje Camden é famoso pela quantidade de mercados. e tem todo tipo de mercado, do mercado de pulga ao mercado de genéricos (falsificado é um termo muito forte). Lá você encontra de tudo um pouco e os londrinos morrem de orgulho disso. O primeiro abriu em 1973, depois vieram outros e agora Camden possui diferentes mercados abertos durante todos os dias da semana.

Esse primeiro mercado que aparece logo abaixo tem todas as camisetas que você possa imaginar, além de outros artigos de moda que não fazem muito minha cabeça, mas são vendidos aos montes por lá. Na placa ele é bem presunçoso: O mercado de Camden, como se fosse o único por lá, mas na verdade ele é The Buck Street Market, o primeiro para quem chega de metrô. Ele é relativamente grande e passa tanto pela Camden Street High como pela Buck Street, logo atrás.

Londres - Camden Town 02

No comecinho do dia Camden com chuva, mas depois o tempo foi abrindo

Logo depois tem Camden Lock Village, meu segundo preferido, que vem logo antes de Camden Lock. Como o próprio nome diz, Lock Village é uma vila com mais roupas e as primeiras incursões que você pode fazer no giro gastronômico que é um passeio por Camden Town.

Teoricamente comer em Camden deveria ser uma experiência barata, mas o que fiz foi experimentar de tudo um pouco com muito medo de empanturrar-me antes do fim do dia e, assim, eu acabei gastando muito.

Londres - Camden Town 13

Moral desse esquema de reconhecimento é que de cinco em cinco libras experimentei tudo que eu queria, comendo sempre a metade ou menos de cada porção. Transformei meu almoço numa volta ao mundo, passei inclusive pelo Brasil. Olha só:

Londres - Camden Town 20

Londres - Camden Town 22

Passando pela na entradinha de Lock Village, antes de chegar nos stands com roupas

Londres - Camden Town 17

Londres - Camden Town 21

Logo ao lado dos pastéis fritos, minha primeira escolha do dia: thai!

Londres - Camden Town 14

Londres - Camden Town 23

Bem, não experimentei nem pão de queijo, nem coxinha e nem pastel. Pulei a barraquinha brasileira e comecei pela tailandesa bem ao lado. O franguinho frito era de outro mundo, os noodles também. Tinha uma barraca de crepes logo depois, mas deixei a sobremesa para o fim do dia – santa escolha, fui de panqueca holandesa, mas já, já a gente chega lá.

O legal é que logo na entrada de Lock Village tem esse tanto de scooter lado a lado em frente ao canal Regent que serve como assentos de uma bancada comunal. Bem legal e bem Camden Town.

Embaixo você vê como são os stands de roupas e calçados de Lock Village, mas mesmo tendo passado direto por ali mantendo o foco na fome, dá para perceber o quanto Lock Village é mais organizado e agradável do que Buck Street Market.

Londres - Camden Town 27

Continuando o caminho pela ponte chegamos no terceiro e melhor mercado de lá, Camden Lock, que começou mercado de artesanato local, depois começou a receber artesanato dos imigrantes que passaram a expor ali e virou mercado de artesanato e gastronomia internacional.

Hoje Camden Lock é famoso pela quantidade de barraquinhas com quitutes de todas as partes do mundo. É nele que a gente se esbalda:

Londres - Camden Town 56

Londres - Camden Town 54

Chegando em Camden Lock, olha ele ali na frente

Bem, primeiro tem café etíope e comida etíope, lado a lado. Pulei por motivo de falta de espaço no estômago. Depois, comida peruana. Experimentei um camarão frito, dei bom dia e segui para barraquinha de comida africana, mas, nem, essa vai ficar para uma próxima.

Londres - Camden Town 60 Impressionante o quanto a barraquinha do Peru estava movimentada!

Londres - Camden Town 66

Londres - Camden Town 78

Queijos franceses e falafel

Dei uma mega falta de sorte com o sanduíche argentino: pela primeira vez pão ciabatta e iscas de filé deixaram a desejar, depois de três mordidas foi direto para o lixo. Comi também mini panquecas holandesas que foi a maior surpresa do dia, nunca comi um doce tão gostoso e tão suave! Na verdade eu nunca soube que mini panquecas com Nutella eram famosas na Holanda.

Comprei um cupcake dessa moça simpática que vendia “cupcakes criados do zero”. O blogueiro só deu mole porque não fotografou o cupcake que comeu, de pistache. Muito, muito bom!

Update: amigos, essas últimas fotos fora retiradas porque elas irão aparecer em um surpresa que será lançada em outubro! Prometo que vocês serão os primeiros a saber!

Londres - Camden Town 76

Esse é o canal Regent que passa por parte de Londres e corta Camden. No verão ele é ainda mais popular entre turistas e residentes. Ficou ainda mais bonito com a chegada de um Holiday Inn que deixou tudo ainda mais prático por lá, pena que a tarifa não é das mais baixas.

Londres - Camden Town 33

Começando a rodar por The Stables, que é originalmente The Stables Market

Londres - Camden Town 34

Londres - Camden Town 35 Kebab aos montes por lá, além de muita comida indiana temperada com curry

Londres - Camden Town 46

Londres - Camden Town 39 The Stables tem dezenas de esculturas fantásticas e em tamanho real ao longo de todo o mercado

Londres - Camden Town 37

Stables Market é colado em Camden Lock. Eles se misturam num terreno lado a lado e parecem ser uma coisa só. O lugar foi um estábulo e depósito de mercadorias no passado, por onde passavam linhas férreas construídas para manter o funcionamento do estábulo.

É por isso que muitas lojas estão dentro de arcos, era por ali que o trem passava. Hoje nenhuma cadeia de lojas é permitida em Camden, apenas pequenos produtores locais. O forte são os produtos de moda, mas existe uma área a céu aberto onde você tem mais opções de gastronomia de mercado.

Londres - Camden Town 105

Londres - Camden Town 119

Existe também um outro mercado conhecido como Eletric Ballroom bem próximo a estação Camden, mas eu não lembro de ter visto nada por ali. Ele abre aos domingos e é conhecido como “mercado fashion indoors”. Já o Inverness é um mercado de frutas frescas, mas depois que fecharam a estação de ônibus em frente a ele a visitação caiu e ele deixou de fazer parte da principal rota de mercados.

Camden é muito Londres, tenho certeza que todo mundo gosta!

Londres - Camden Town 89

Uhm, só para constar: meu dia terminou com mais uma passadinha por Lock Village e outra quentinha de thai. Eu poderia viver assim, independente da hora ou do humor do dia. Já pensei até em fazer um meme: mais thai, menos mi mi mi :)

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Londres? Não tem custo benefício melhor do que o do St Giles, um hotel super bem localizado no miolinho do Soho. Para quem tem pouco tempo na cidade vale olhar os arredores da estação King Cross St Pancras.

  Já contratou o seguro de viagem? Seguro é obrigatório na Europa! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet boa de verdade – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e minhas dicas no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Camden Town para principiantes' têm 9 comentários

  1. 23 de maio de 2016 @ 17:01 Nicole

    Thiago, adorei o post!! Adoro mercados… Quanto tempo você acha que acabou gastando em Camden? O que você sugeriria fazer depois?

    Responder

  2. 13 de novembro de 2013 @ 14:05 Do baratinho ao classudão: dicas de onde comer (bem) em Londres | Dondeando por aí...Dondeando por aí…

    […] que, enquanto o meu post não sai, você pode ver esse post completíssimo e bem bacana de lá do Thiago Khoury, do blog […]

    Responder

  3. 11 de setembro de 2013 @ 10:21 Ewerton

    Gostei muito da matéria.
    Visitei candem , mas nao conheci nem metade do que você citou acima.
    Você se guiou por algum mapa ? Estou indo a Londres no final do ano e pretendo novamente ir a Candem. Comi o melhor peixe (Fish n chips) da minha vida. hehe

    Grato desde já

    Responder

    • 11 de setembro de 2013 @ 10:52 Thiago Khoury

      Oi Ewerton, não, eu estava com alguns amigos londrinos, mas saindo da estação basta caminhar por dentro do bairro que você irá passar por todos eles. É só não ter pressa ;)

      Responder

  4. 4 de setembro de 2013 @ 20:29 Ana Paula

    Que delícia de post Thiago! Amei!
    Viajei com vc vendo essas fotos! haha
    Beeijoo

    Responder

    • 5 de setembro de 2013 @ 17:57 Thiago Khoury

      Oi Ana, delícia foi estar lá comendo de tudo! Em breve terão outros textos e fotos de comidas deliciosas de Camden, espero que você goste!

      Responder

  5. 30 de agosto de 2013 @ 12:29 Clarissa Donda

    Eu fiquei morando bem pertinho de Camden. Literalmente, um bairro tudo de bom mesmo!
    Curti muito a parte das barraquinhas de comidas do mundo. Você viu que tinha uma de churros brasileiríssimos e guaraná Antartica??? Foi uma “bença” para matar a saudade!
    Vale dizer que Camden é muito bom para quem tá querendo decorar a casa (várias lojinhas com badulaques doidos) e para curtir a noite!!

    Responder

  6. 29 de agosto de 2013 @ 14:39 Fernanda Scafi

    O post está muito legal! Super explicadinho (pra quem nunca foi) e delicioso rs.

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost