Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade em Nova York: como ir e quanto custa

Atualizado em

Durante muito tempo eu encarei o passeio à Estátua da Liberdade em Nova York como um programa que não valia o investimento de tempo e dinheiro, até porque Manhattan por si só oferece atrativos demais para uma semana de viagem.

Na verdade eu dizia isso tendo em mente a visita que fiz ao Cristo quando fui ao Rio pela primeira vez, mas mesmo agora essa comparação continua injusta: visitar a Estátua Liberdade em Nova York é mais barato, mais rápido e menos burocrático.

Vou responder as principais perguntas sobre a Liberty Island, a ilha da Lady Liberty, mas antes preciso deixar quatro posts importantes para quem está programando sua primeira viagem à Nova York:

Os bairros de Manhattan: quais são e o que conhecer

+ Museus de Nova York: os mais famosos e mais visitados

Qual o melhor chip de viagem para os Estados Unidos?

Qual seguro fazer para os Estados Unidos?

Vale a pena conhecer a Estátua da Liberdade em Nova York?

Mesmo achando que Manhattan por si só é capaz de entretê-lo por sete dias de viagem, minha resposta é sim, vale a pena conhecer a Estátua da Liberdade.

Não é fácil tirar uma foto legal com a Estátua ao fundo se você não é um profissional ou manja muito de fotografia em viagens. Mesmo do gramado de Battery Park ela estará sempre muito pequena e distante.

Ir a Estátua da Liberdade não é caro, principalmente quando faz parte do CityPASS de Nova York, além de não demandar muito planejamento de quem decide conhecê-la a medida que a viagem acontece.

Quanto custa o ingresso para a Estátua da Liberdade?

Na verdade você não paga para visitar a Estátua da Liberdade, você pega pelo ferry que te leva até ela.

Ferry, para quem não sabe, é um barco pequeno que faz o mesmo trajeto diversas vezes ao dia. Devem caber umas duzentas pessoas a bordo.

Enfim, atualmente esse ferry custa 18,50 dólares pelo trajeto completo e ainda inclui uma parada em Ellis Island, uma segunda ilha que funcionava como posto de imigração e quarentena nos séculos passados.

Atenção: statuecruises.com é a única empresa que de fato desembarca na ilha da Estátua da Liberdade, qualquer outro passeio pode até passar por ela (com uma certa distância), mas só eles desembarcam ali.

A única alternativa a esse ingresso é usando uma das opções do CityPASS de Nova York, o guia que permite entrada sem filas em seis atrações da cidade.

Chegando em Liberty Island

Chegando em Liberty Island

Qual a diferença entre o ingresso tradicional e o CityPASS?

Existem duas diferenças principais: a primeira é que o CityPASS permite a entrada sem necessidade de agendamento prévio, e a segunda é que o ingresso tradicional permite com que você agende também uma visita ao Pedestal ou a Coroa.

Então quer dizer que quem tem CityPASS não pode visitar o Pedestal da Estátua da Liberdade? E a Coroa?

Sim, você pode visitar o Pedestal, mas ficará refém da disponibilidade do adicional gratuito que dá direito a ele no dia da troca do cupom do CityPASS pelo ingresso propriamente dito.

Com relação a Coroa, não: para acoplar a visita à Coroa ao ingresso você precisa comprá-lo através do site statuecruises.com com meses de antecedência (esse adicional é o único que tem custo extra, 3 dólares).

Lady Liberty em Liberty Island

Você não precisa de subir no Pedestal para chegar bem perto dela

Bom, agora depende de você: é melhor ter a liberdade de escolher quando ir à Estatua da Liberdade durante o andamento da sua viagem ou você prefere agendar com antecedência um ingresso que te possibilite conhecer também o Pedestal ou a Coroa?

Na minha última viagem marquei pela internet um ingresso com visita ao Pedestal para uma segunda-feira de manhã, mas o tempo estava completamente nublado e chuvoso, acabei optando por não fazê-lo.

Como eu tinha um CityPASS comigo, consegui encaixar uma visita (sem o Pedestal) à ilha da Estátua da Liberdade no meu último dia de viagem.

Vale a pena visitar o Pedestal e a Coroa?

Já fui três vezes à Liberty Island, mas nunca subi no Pedestal ou na Coroa.

Deve ser um passeio interessante, mas como eu disse aqui em cima sempre optei por deixar minha ida livre e fazê-la em um momento da viagem que fosse agradável, o que nem sempre a gente consegue fazer com antecedência.

Imagino que não seja difícil conseguir um ingresso para o Pedestal no dia da visita (o da Coroa é impossível): para quem realmente quer é só chegar cedo, entre 7h30 e 8h.

Qual o melhor horário para visitar a Estátua da Liberdade?

Os ingressos são impressos para horários redondos entre oito da manhã e duas da tarde, mas eles só indicam quando você pode passar pela segurança (como em um aeroporto) antes de entrar na fila do ferry.

O ferry propriamente dito não tem horário marcado: ele é intermitente, um depois do outro.

Depois de passar pela segurança é só entrar na fila do ferry. Independente de ser no início da manhã, ou no início da tarde, o mais importante é fazer a visita à Estátua da Liberdade em um dia de céu azul, se não o passeio perde parte da graça.

Particularmente acho mais interessante fazer o passeio o quanto antes, assim você fica livre para dar continuidade ao seu roteiro, que pode incluir um passeio por Battery Park ou Financial District.

Essas são algumas dicas que dou para que você inclua a Estátua da Liberdade de uma forma bem legal no seu dia de viagem:

+ Battery Park em Nova York: o que fazer

+ Westfield World Trade Center em Nova York (que shopping lindo!)

+ Brookfield Place em Nova York: Le District e Hudson Eats

Importante: se você pretende passear por ambas as ilhas deve embarcar antes das 14h, depois disso o ferry faz apenas uma parada: ou Liberty Island ou Ellis Island.

Quanto tempo dura o passeio?

O ferry que leva a Estátua da Liberdade sai de Battery Park em Manhattan e chega na Liberty Island em menos de 20 minutos, depois disso você escolhe quanto tempo ficar na ilha.

Vale chegar entre 20 e 30 minutos antes do horário marcado no seu ingresso porque a fila de segurança pode atrasar, principalmente no verão.

Lembrando que os ingressos sem horário (como os do CityPASS) depois de trocados vêm com o horário impresso de 8h, mas mesmo assim eles podem ser usados pelos próximos três dias subsequentes.

Onde pegar o ferry para a Estátua de Liberdade?

O ferry sai de dois pontos: um em Battery Park em Manhattan e outro em New Jersey.

Quem está com o CityPASS precisa primeiro trocar o cupom pelo ingresso físico em um lugar chamado Castle Clinton, um antigo forte que fica ao lado do embarque do ferry. Quem comprou o ingresso antecipado pela internet pode simplesmente imprimi-lo em casa.

Não existe endereço físico do ponto de embarque em Battery Park, mas é só jogar “Castle Clinton” no Google Maps e de lá seguir as placas para o ferry.

A forma mais fácil de chegar no embarque para Liberty Island é de transporte público: basta pegar a linha 1 e descer na estação South Ferry, ou as linhas 4 e 5 na estação Bowling Green ou as linhas R e W na estação Whitehall.

De qualquer uma dessas estações você estará a dois ou três minutos de caminhada do embarque para a ilha da Estátua da Liberdade.

Castle Clinton

Saindo de Castle Clinton basta seguir as placas para o ferry

Vale a pena visitar Ellis Island?

O mesmo ferry que leva à ilha da Estátua da Liberdade (Liberty Island) também passa pela ilha do Ellis Island Immigration Museum, vai de cada um voltar para Manhattan ou dar um pulinho nessa segunda ilha também.

Não é essencial visitá-la, até porque a Lady Liberty é o principal atrativo do passeio, mas se você curte a ideia de rodar por um porto de imigração centenário enquanto descobre tudo sobre ele ouvindo o audio guide (incluso em qualquer ingresso), pode ter certeza que será um ótimo passeio!

Ellis Island Immigration Museum

Chegando no Ellis Island Immigration Museum em Ellis Island

Ellis Island foi um dos postos de imigração e quarentena mais movimentados do século passado. Foi ali que os sobreviventes do Titanic desembarcaram primeiro, além de celebridades como Charles Chaplin e Albert Einstein.

Guardadas as devidas proporções, lembra o passeio por Alcatraz em San Francisco.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Se você acompanha minhas viagens sabe que tenho ficado bastante no Hotel Belleclaire de Upper West Side e gostado muito!

  Já contratou o seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O buscador Seguros Promo oferece até 10% de desconto para leitores do blog, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e minhas dicas no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Estátua da Liberdade em Nova York: como ir e quanto custa' não tem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost