Google Maps em viagens

Como usar o Google Maps em viagens

Lembra quando mencionei que uso o My Maps do Google para criar roteiros personalizados de viagem? Então, agora vou usar o Google de outra forma e falar sobre o app Google Maps em viagens, a melhor ferramenta para fazer pessoas se locomoverem em lugares que elas ainda não conhecem.

E antes que me perguntem, lá vai: não existe aplicativo melhor entre Waze e Google Maps, eles são coisas diferentes.

Waze é um aplicativo social que usa os mapas do Google para fazer motoristas interagirem, diferente do Google Maps que é um aplicativo de rotas muito mais abrangente que usa as informações do Waze para notificar acontecimentos no trânsito, como engarrafamentos e paralizações.

Se você está indo para outro país, não se esqueça de pedir um chip de internet ilimitada, só assim você usa o Google Maps ao máximo.

5 formas de usar o Google Maps em viagens

  • Usar o Google Maps como GPS de carro

Essa é provavelmente a função mais conhecida do Google Maps, ser usado como GPS de carro. Tem tempos que não peço um aparelho de GPS quando alugo um carro, e nem é porque ele encarece e muito o valor final, mas porque acho o equipamento em si falho e desatualizado.

Não existe GPS com informações mais atuais do que o Google Maps, inclusive informações do trânsito em tempo real, como já mencionei lá em cima.

5 formas de usar o Google Maps em viagens

Usando o Google Maps como GPS de carro: ele mostra o trajeto sendo cumprido em tempo real, quanto minutos e quantos km faltam para chegar ao destino

  • Usar o Google Maps para se localizar

Na verdade não só para se localizar, mas usar o Google Maps na função “a pé” é na verdade usá-lo como GPS para quem está caminhando.

O princípio é o mesmo do GPS de carro, a diferença é que quando você diz para o aplicativo que está caminhando ele permite novas rotas, até porque você não precisa respeitar a direção dos carros e tem outras opções disponíveis, como passarelas por exemplo.

5 formas de usar o Google Maps em viagens

Usando o Google Maps a pé você se localiza e ainda encontra estabelecimentos próximos

Outro benefício de caminhar com o Google Maps ligado é que você pode pesquisar restaurantes, bares e outros estabelecimentos próximos.

  • Usar o Google Maps para ver o destino

Na verdade usar o Google Maps como Google Earth, assim você pode literalmente ver o seu destino e “caminhar” por ele como se estivesse realmente ali. Isso é possível graças ao Google Earth que foi incorporado ao Google Maps: basta procurar por um determinado lugar ou endereço e depois clicar nessa imagem no cantinho esquerdo da tela.

Se você estiver usando o Google Maps no computador, você terá que arrastar aquele homenzinho amarelo (o “pegman”) e colocá-lo onde você deseja visualizar:

5 formas de usar o Google Maps em viagens

Google Maps sendo usado como Google Earth

Uso muito o Google Maps como Google Earth antes de chegar em um lugar que ainda não conheço, assim consigo visualizar onde preciso descer do ônibus ou por onde preciso passar para chegar onde preciso.

  • Usar o Google Maps para descobrir o tempo de viagem/trânsito

Usar o Google Maps para saber o tempo de viagem é ótimo para planejar o dia, porque muitas vezes a gente jura que vai ser fácil “dar um pulinho ali” antes de chegar a tempo da peça, da reserva do jantar ou de chegar no aeroporto com o mínimo de antecedência.

O Google Maps diz o tempo de viagem entre origem e destino e mostra inclusive em quais trechos o trânsito está livre, moderado e engarrafado através de cores (verde, amarelo e vermelho).

5 formas de usar o Google Maps em viagens

Do meu local até Harvard, em Boston, eu gastaria exatamente 20 minutos usando caminhada e metrô

  • Usar o Google Maps para comparar trajetos

Você pode usar o Google Maps para descobrir qual a melhor forma de fazer um determinado trajeto comparando tempo de viagem e valores entre as diferentes formas possíveis de cumpri-lo, como carro, aplicativo de transporte ou transporte público.

É bem fácil cruzar tempo de viagem e valor antes de fazer um trajeto de Uber ou transporte público em qualquer cidade, como Boston. Jogando o destino no Google Maps você pode descobrir que vale mais dividir um Uber com o amigo ou caminhar até a próxima estação do metrô:

5 formas de usar o Google Maps em viagens

A diferença de tempo de viagem e valor de cada uma das opções disponíveis, e os valores do Uber no app

Ah, esqueci de uma sexta maneira: também uso o Google Maps para acessar os meus mapas personalizados, assim sei exatamente para onde ir, de carro ou a pé.

E você, como você usa o Google Maps em suas viagens?

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Leia todas as minhas dicas de hospedagem e faça a sua escolha!

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e minhas dicas no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Como usar o Google Maps em viagens' não tem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost