Falei muito sobre Mahè e agora quero mostrar um pouquinho de Praslin e La Digue, as duas ilhas mais famosas de Seychelles, esse arquipélago de cair o queixo, que é para não dizer cair algo de outro lugar bem menos educado.

Na verdade eu iria dizer que Praslin e La Digue eram as ilhas mais populares de Seychelles, mas sei que poderia soar irônico.

O que quero dizer é que, quando comparadas às outras ilhas do país, Praslin e La Digue são as mais conhecidas, mais visitadas e mais faladas ilhas do continente africano.

Outras dicas essenciais para planejar uma viagem a Seychelles:

+ Seguro de viagem para África: qual escolher?

+ Qual o melhor chip de viagem para África?

+ Dicas de Seychelles: saiba o essencial antes de viajar

Como conhecer Praslin e La Digue, Seychelles

A melhor forma de ir para Praslin e La Digue saindo de Mahè é através do catamarã Cat Cocos.

Para Praslin são três horários todos os dias e a viagem dura uma hora. Para La Digue são dois horários todos os dias e a viagem dura uma hora e meia (geralmente com pitstop em Praslin).

Como fiz as duas ilhas em um único dia (sim, foi a toque de caixa, jamais faça como eu) saí de Praslin para La Digue em um Inter Ferry que faz o trajeto em 15 minutos e em pelo menos cinco saídas diárias.

O valor das viagens entre Mahè e Praslin varia entre 47 e 63 euros por trecho. Entre Mahè e La Digue o valor é mais alto e o trecho varia entre 61 e 76 euros. Entre Praslin e La Digue o valor é único, 14 euros por trecho.

Até onde sei esse é o único valor realmente alto de Seychelles da qual é impossível fugir.

Catamarã Cat Cocos Seychelles

Esse é o catamarã Cat Cocos de Mahè para Praslin

Catamarã Cat Cocos Seychelles

Olha a passagem que foi trocada pelo voucher comprado pela internet

Catamarã Cat Cocos Seychelles

Fernanda curtindo a brisa no rosto a caminho de Praslin

Como é Praslin em Seychelles

Praslin é a segunda maior ilha de Seychelles, só perde para Mahè. Em uma ilha enorme e com aproximadamente sete mil habitantes, a maior parte das pessoas que você irá encontrar por ali são turistas.

Como fiz diferente da maioria que se hospeda em Praslin e passeia em Mahè, eu estava acostumado a cruzar com locais e vê-los nas praias, mas em Praslin a sensação foi outra, porque pela primeira vez vi europeus em abundância, por todos os lados, inclusive nas praias.

Praslin em Seychelles

Essa chegada em Praslin é de uma beleza arrebatadora! Esse porto é conhecido com Baie St Anne

Praslin em Seychelles

O mar da Baie St Anne é cheio de peixes coloridos!

Tour em Praslin em Seychelles

Dave do Dave’s Tour fez nosso transporte por lá e foi nosso guia, mas você pode alugar o seu próprio carro já que uma corrida de táxi custa o mesmo que um dia de aluguel

Vallée de Mai em Praslin

Fomos primeiro em Vallée de Mai conhecer o famoso coco de mer

Se por um lado eu jamais colocaria o centro de Victoria como parada turística em um roteiro por Mahè, visitar Vallée de Mai e andar entre os coqueiros que dão a maior semente do mundo (o coco de mer, ou coco do mar), é um passeio que vale fazer porque você não terá outra chance de ver um super coco como esse!

Coco esse que durante muitos anos acreditou-se crescer no fundo do mar, uma vez que só eram vistos flutuando:

Vallée de Mai em Praslin

Passeando pelas florestas de Vallée de Mai, uma reserva natural que é patrimônio histórico da Unesco

Vallée de Mai em Praslin

Camilla segurando a maior semente do mundo, o coco de mer, que tem o formato de coxas humanas

Anse Lazio e Anse Geogette são as duas praias mais visitadas de Praslin, mas nós só conhecemos Anse Lazio, frequentemente considerada uma das praias mais bonitas do mundo.

Que delicia chegar ali, na praia que é o sonho de consumo de qualquer apaixonado pelo mar, e descobrir que estava praticamente deserta! É possível fazer como eu e chegar antes das vans, dos grupos de excursões e da instauração completa da farofa: chegue cedo!

Anse Lazio em Praslin

Anse Lazio tem mar geralmente tranquilo a maior parte do tempo, mas pode ficar agitado quando menos se espera

Anse Lazio em Praslin

Se tinha vinte pessoas em Anse Lazio era muito…

Anse Lazio em Praslin

Anse Lazio tem aproximadamente 600 metros de cumprimento, areia branca e fina, mas são as pedras enormes que mais chamam atenção

Anse Lazio em Praslin

Olha eu com cara de bobo em Anse Lazio

Anse Lazio em Praslin

Existem pedras gigantes em toda a extensão da praia, mas nas duas extremidades elas são maiores e mais frequentes

Anse Lazio em Praslin

Atenção, mineiro ao mar!

Saímos de Anse Lazio com aperto no peito: que triste deixar a ilha mais famosa de Seychelles sabendo que existem pelo menos outras doze praias paradisíacas bem próximas dali. Sei que Anse Lazio é a mais esperada por quem conhece Praslin, mas beleza é um conceito relativo e eu teria adorado descobrir outras praias por ali.

Como é La Digue em Seychelles

Seguimos em direção a La Digue em uma viagem de aproximadamente vinte minutos. La Digue parece mais jovem do que Praslin, até porque existem pouquíssimos carros e estradas na ilha, então para se locomover é mais comum panturrilha ou bicicleta.

Existem boas opções de hospedagem em La Digue, mas são guest houses ou empreendimentos locais, as redes mais famosas estão em Mahè e Praslin.

Catamarã de Praslin para La Digue

Indo de catamarã de Praslin para La Digue

La Digue em Seychelles

Chegando em La Digue pelo vilarejo de La Passe

La Digue em Seychelles

É engraçado ver os mantimentos chegando na ilha em lotes

La Digue em Seychelles

Bicicletas estacionadas em La Passe, na entrada da ilha

La Digue em Seychelles

Em  La Passe fomos caminhando em direção ao primeiro restaurante do caminho…

La Digue em Seychelles

… pena que por decreto nenhum consigo lembrar o nome do lugar!

Saímos de La Passe de carro e fomos em direção ao sul da ilha de La Digue. Estávamos prestes a conhecer a praia mais famosa de Seycheles, Anse Source d’Argen em L’Union Estate.

Estou usando tanto as expressões “a mais famosa” e “a mais bonita” para falar das praias de Praslin e La Digue que você deve estar me achando o maior vira folha da internet, mas durante minha viagem eu também estranhei usarem os mesmos adjetivos para praias em ilhas diferentes.

Descobri que Anse Lazio em Praslin é considerada uma das praias mais bonitas do mundo, quando não a mais bonita, porque ela é uma só e é muito bem delimitada.

Já Anse Source d’Argen em La Digue é dividida por vários trechos de mata pelo caminho, e muitas vezes seus pedacinhos mais bonitos são mínimos – mínimos, porém famosos: quando a gente joga Seychelles no Google as imagens que mais aparecem são de Anse Source d’Argen.

Anse Source d'Argen em La Digue, Seychelles

Caminhando pelas trilhas de Anse Source d’Argen

Anse Source d'Argen em La Digue, Seychelles

Alguns trechos dessas trilhas não ficam exatamente ao lado do mar, mas a maior parte sim

Anse Source d'Argen em La Digue, Seychelles

Quando menos se espera é só virar a direita e encontrar uma brecha, maior ou menor, para cair no mar

É muito difícil fotografar os vários pedacinhos de praia que compõem Anse Source d’Argen porque é tudo muito pequeno, a profundidade é pequena para conseguir encaixar na foto.

Depois seguimos para Grand Anse, ou Praia Grande, que foi uma verdadeira chave de ouro para encerrar qualquer viagem por Seychelles: que me perdoem a mais bonita e a mais famosa, mas Grand Anse põe todas duas no chinelo!

Grand Anse em La Digue, Seychelles

Grand Anse com seu bar improvisado cheio de espanhóis, italianos e franceses

Grand Anse em La Digue, Seychelles

O bar improvisado improvisa também barracas de praia…

Grand Anse em La Digue, Seychelles

… por 50 rúpias!

Grand Anse em La Digue, Seychelles

Olha esse lugar!

Ficamos uma hora em Grand Anse e gostaríamos de ter ficado muito mais. Na verdade, entrando de carro em Grand Anse vimos uma casa de frente para a praia a venda por 250 mil dólares, e você sabe que com 250 mil dólares não se compra nem um apartamento de 50 metros quadrados na região central de São Paulo.

Uma hora em Grand Anse é muito pouco, mas infelizmente 250 mil dólares é muito – mesmo que para São Paulo seja tão pouco!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Seychelles? Selecionei as melhores opções nas ilhas Praslin e La Digue. Eu fiquei no Avani Barbarons em Mahè e indico porque é lindo e barato!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na África pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*