Rock in Rio pela primeira vez

Rock in Rio pela primeira vez: como é e onde ficar

Atualizado em

Nunca fui um fanático por festivais de música, mas sempre gostei do Rock in Rio! Fui ao Rock in Rio a primeira vez a convite do Visit Britain na edição em 2013, mas depois voltei na de 2015 e agora já estou com tudo fechado para o Rock in Rio deste ano!

Em 2013 fui por causa da Florence, mas acabei indo em dois dias de festival porque tinha Justin Timberlake na noite seguinte.

Já em 2015 eu economizei e fui um uma noite só, a de OneRepublic.

Aliás, duas coisas que você não sabia sobre mim: sou fã número um de OneRepublic e já fui em uns dez shows do Justin Timberlake, inclusive na gravação do DVD no Madison Square Garden – onde eu apareço por um segundo se você prestar atenção no sujeito pulando de camisa vermelha!

Como é ir ao Rock in Rio pela primeira vez

Vou falar um pouquinho sobre a experiência de ir ao Rock in Rio do ponto de vista de alguém que não mora no Rio, até porque cariocas de forma geral não precisam de grandes planejamentos, o Rock in Rio é só mais um dia na cidade maravilhosa.

Só que para todo o resto o Rock in Rio é um verdadeiro acontecimento! Ele envolve o planejamento de uma viagem com hospedagem, gasto de grana e ingressos.

Como existe a possibilidade de ficar sem, eu sempre começo pela compra dos ingressos. Com os ingressos comprados vou atrás de hospedagem e por ultimo passagens, até porque nem sempre conseguimos resgatar passagens com pontos durante a pré-venda dos ingressos.

Como escolher ingressos para o Rock in Rio

O Rock in Rio é um festival de sete dias em dois finais de semana que tendem a ser os dois últimos de setembro.

Este ano o Rock in Rio acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de setembro (sexta, sábado e domingo) e 3, 4, 5 e 6 de outubro (quinta, sexta, sábado e domingo).

Rock in Rio

Para se ter uma ideia do tamanho do evento! Imagem oficial, todos os direitos reservados

Os ingressos são vendidos separadamente, dia a dia, então você deve escolher os dias que possuem os line ups mais interessantes para você.

Esse ano os ingressos serão vendidos a partir das 19h de amanhã, dia 11 de abril, no site rockinrio.com.

Cada ingresso dá direito a um dia de festival e todas as atrações daquele dia em ambos os palcos (Mundo e Sunset), além de outras atrações e espaços musicais na Cidade do Rock, que é como é chamado o local onde acontece o Rock in Rio.

Claro que se você ama uma determinada atração do dia 27 de setembro e ama uma atração do dia 6 de outubro precisará fazer duas viagens ao Rio ou ficar lá por pelo menos dez dias, por isso é mais comum ver turistas de outras cidades escolhendo apenas um fim de semana.

Programação do Rock in Rio 2019

27 de setembro

  • Palco Mundo: Drake, Cardi B, Bebe Rexha e Alok
  • Palco Sunset: Seal com Xenia França, Lellê com Blaya, Mano Brown e convidado, Karol Conka com Linn da Quebrada & Gloria Groove
  • New Dance Order: The Martinez Brothers, Nic Fanciulli, Gui Boratto, Leo Janeiro x Albuquerque, L_Cio, Eli Iwasa, Roland Leesker x Bruce Leroys, Rara Djs

28 de setembro

  • Palco Mundo: Foo Fighters, Weezer, Tenacious D e CPM 22 + Raimundos
  • Palco Sunset: Whitesnake, Whitesnake, Titãs com Ana Cañas, Edi Rock & Érika Martins, Detonautas com Pavilhão 9, Ego Kill Talent e Paulo Miklos
  • New Dance Order: Nervo, Kvsh, Kura, Diego Miranda, Dubdogz, Cic, Barja, Kamala, Van Breda

29 de setembro

  • Palco Mundo: Bon Jovi, Dave Matthews Band, Goo Goo Dolls e Ivete Sangalo
  • Palco Sunset: Jessie J, Iza & Alcione, Elza Soares com As Bahias e a Cozinha Mineira, Kell Smith e Jéssica Ellen, Plutão Já Foi Planeta e Mahmundi
  • New Dance Order: Vintage Culture, Illusionize, Bhaskar, Bruno Be, Dashdot Feat Ashibah, Volkoder, Jørd, Evokings

3 de outubro

  • Palco Mundo: Red Hot Chili Peppers, Panic! At The Disco, Nile Rodgers & CHIC e Capital Inicial
  • Palco Sunset: Encontro Pará Pop (Dona Onete, Gaby Amarantos, Lucas Estrela, Fafá de Belém e Jaloo, Francisco el hombre e Mounsier Periné), Hip Hop Hurricane (Nova Orquestra, Rael, Agir, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência), Emicida & Ibeyi
  • New Dance Order: Robin Schulz, Cat Dealers, Bruno Martini, Felguk, Gustavo Mota, Beowülf, Liu, Breaking Beattz, Make U Sweat

4 de outubro

  • Palco Mundo: Iron Maiden, Scorpions, Megadeth e Sepultura
  • Palco Sunset: Slayer, Anthrax, Torture Squad e Claustrofobia com Chuck Billy, Nervosa
  • New Dance Order: Vini Vici, Infected Mushroom, Gareth Emery, Vegas, Wrecked Machines, Mandragora, Devochka, Claudinho Brasil, Roger Lyra, Morttagua

5 de outubro

  • Palco Mundo: P!nk, Black Eyed Peas, Anitta e H.E.R.
  • Palco Sunset: Charlie Puth, Anavitória e Saulo, Kane Brown e Giulia Be, Funk Orquestra com Ludmilla, Fernanda Abreu, Buchecha e MC Sapão
  • New Dance Order: Alesso. Tropkillaz, Jetlag, Dj Meme X Dj Marlboro, Santti, Scorsi, Shapeless, Rodrigo S, Baile Do Saddam, 2fab

6 de outubro

  • Palco Mundo: Muse, Imagine Dragons, Nickelback e Os Paralamas do Sucesso
  • Palco Sunset: King Crimson, Carolina Deslandes e Melim, O Terno e Capitão Fausto, Lulu Santos e Silva
  • New Dance Order: Claptone, Chemical Surf, Dennis Ferrer, Kolombo, Gabe, Flow & Zeo Feat. Mari-Anna, Fractall & Rocksted, Nepal, Blancah, Maz

Rock in Rio: onde ficar hospedado

Para muita gente o Rock in Rio é inevitavelmente uma viagem cara, até porque do valor dos ingressos é impossível fugir. Eu tenho bons amigos no Rio, mas nenhum mora na Barra que para mim é a localização ideal para quem vai ao Rio por um fim de semana de Rock in Rio, assim você fica mais próximo da Cidade do Rock.

Existe um transporte oficial do Rock in Rio que faz o trajeto entre diversos pontos do Rio de Janeiro e a Cidade do Rock. Eu sempre uso o transporte oficial (que custa 100 reais por dia, ida e volta) porque essa é maneira mais rápida, segura e certa de ir e vir do evento.

Na verdade, como quero evitar perrengue e não vou viajar para ficar fazendo malabarismo, já compro o transporte logo depois de pagar pelo ingresso.

Os pontos de encontro de onde saem os ônibus oficias do evento ficam próximos a estes hotéis:

Mapa com os hotéis parceiros separados por bairros

Rock in Rio: hotéis separados por bairros

Dentre os hotéis parceiros dou preferência para os que ficam na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá/Riocentro.

Ficar em um desses três bairros significa que o caminho entre eles e a Cidade do Rock será mais curto, ou seja, você não só chega no festival em menos tempo como volta mais rápido no fim do dia – que é quando tudo que você quer é cair na cama o quanto antes.

Com relação a esses três bairros:

  • Os hotéis de Jacarepaguá/Riocentro ficam realmente muito próximos do evento (alguns a distâncias caminháveis da Cidade do Rock), mas ficam longe da praia, por isso não me pegam.
  • Os hotéis do Recreio dos Bandeirantes ficam ilhados para quem está sem carro, não tem muita vida social durante o dia, só praia. Para ficar ali recomendo estar de carro.
  • Gosto dos hotéis na Barra da Tijuca que ficam entre os Postos 2 e 4 e próximo ao mar, assim consigo pegar praia sem nenhum sacrifício e ainda fico perto do miolinho cheio de opções da Barra.

Gosto de ficar nos bairros da Zona Sul (Copacabana, Ipanema e Leme) quando o propósito da viagem não é Rock in Rio, principalmente Ipanema que é o que gosto mais (mas Copacabana geralmente tem os melhores preços, então tendo a ficar na parte de Copacabana mais próxima de Ipanema, já que na mais próxima do Leme acho longe demais).

Claro que se essa é a sua primeira vez na cidade e o Rock in Rio será só parte da viagem aí já são outros 500: nesse caso acho que vale sim ficar nos bairros da Zona Sul.

Com relação a ficar no Flamengo, acho meio fora de mão para quem está indo em função do Rock in Rio e pretende curtir a praia de manhã – como todo bom mineiro que vai ao Rio, para mim ficar próximo da praia é fundamental.

Hotéis para o Rock in Rio na Barra da Tijuca

No mapa que postei ali em cima coloquei todos os hotéis parceiros, inclusive os da Zona Sul, Flamengo e Centro, além de Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá/Riocentro, então você pode clicar em cada um deles através dos pins do mapa e descobrir valores durante as datas desejadas.

Vou colocar aqui embaixo só os que ficam na Barra da Tijuca, que é onde eu geralmente fico:

Gosto bastante do Windsor Oceânico porque comparado com os outros da região ele tem melhor localização e geralmente o melhor preço, além de ter piscina, café da manhã e ser um ótimo hotel!

Perguntas e respostas sobre o Rock in Rio

Se você tiver alguma pergunta de marinheiro de primeira viagem sobre o Rock in Rio pode deixá-la nos comentários que na próxima atualização eu adiciono ao post já com a resposta!

Essas são algumas das perguntas que ouvi de quem está indo ao Rock in Rio pela primeira vez:

Dá para fazer tudo em um dia de Rock in Rio?

É bem difícil conseguir fazer tudo em um dia de Rock in Rio. Apesar de serem dois palcos principais, Mundo e Sunset, as atrações de cada um deles nunca são simultâneas, o máximo que pode acontecer é você ter que correr um pouquinho para pegar o início de um show sem perder o fim do outro.

Só que existem outras atrações além dos palcos principais, muitas delas oferecidas pelos patrocinadores do evento, e obviamente você irá enfrentar alguma fila em muitas delas, principalmente no primeiro fim de semana onde tudo é novidade.

Rock in Rio

Portões abertos! Imagem oficial, todos os direitos reservados

Além dos palcos Mundo e Sunset, quais são as outras atrações do Rock in Rio?

O Palco Mundo (onde se apresentam as atrações principais) e o Palco Sunset (onde rolam novos artistas, encontros inesperados ou convidados especiais) são os mesmos e tem as mesmas propostas todos os anos, mas a cada edição os organizadores trazem novas atrações em parceria com os patrocinadores.

Algumas delas se repetem e já são bem tradicionais, como a Street of Rock (uma rua temática cheia de atrações de uma determinada parte do mundo) e o palco de música eletrônica (que agora se chama New Dance Order).

Além dos palcos principais, da Street of Rock (que esse ano será da Ásia!) e do New Dance Order, essas são as novidades do Rock in Rio em 2019:

  • Arena de Games (ainda não foram dadas informações sobre ela)
  • Rock District (estreiou na última edição, são várias apresentações musicais, aqui tem todas elas)
  • Espaço Favela (estreia esse ano com música, dança e outras manifestações culturais das favelas cariocas, aqui tem todas elas)
  • Nave (estreia esse ano, uma instalação sensorial de arte, música e tecnologia multimídia, leia mais)
  • Fuerza Bruta (estreia esse ano, espetáculo argentino incrível que acontecerá cinco vezes ao dia)
  • Gourmet Square (uma praça de alimentação inspirada no Mercada da Ribeira de Lisboa)
  • Rota 85 (estreia esse ano, rua temática inspirada na Rota 66 contando a história do festival)
  • Roda-gigante, montanha-russa, mega drop e tirolesa (dispensa apresentações!)

Que horas chegar no Rock in Rio?

Isso depende de cada um, mas os portões abrem às 14h e os shows dos palcos principais geralmente começam no fim da tarde, por volta das 18h.

O fim do evento nunca é muito depois da 1h, e quem contratou o transporte oficial vai saindo a medida que os ônibus enchem (apenas o horário de partida é previamente marcado). Geralmente as saídas começam às 22h e terminam uma hora depois do fim da última apresentação do Palco Mundo.

O que mais preciso saber sobre o Rock in Rio?

O Rock in Rio é um evento delicioso porque muita coisa rola enquanto os shows acontecem nos palcos principais. Existem várias possibilidades de lanchinhos rápidos e refeições mais elaboradas (principalmente agora com a Gourmet Square), então você pode escolher curtir sua banda favorita o mais próximo possível do palco ou passear pela Cidade do Rock experimentando novidades.

No mais, cuidado com o ingresso (que é, na verdade, uma pulseira que funciona por tecnologia de aproximação) e por segurança coloque-o no braço apenas quando estiver prestes a entrar no evento. Uma vez colocado é impossível tirá-lo sem inutilizá-lo.

E não se esqueça de viajar com um seguro de viagem, mesmo que o destino seja o Rio de Janeiro: seguros de viagem no Brasil são baratos e protegem em caso de perda e atraso de voo e bagagem, além de oferecer atendimento médico e hospitalar. É um investimento muito pequeno que geralmente não chega a 5 reais por dia!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Leia todas as minhas dicas de hospedagem e faça a sua escolha!

  Já contratou o seguro de viagem? É essencial viajar pelo Brasil com seguro de viagem porque além de oferecer serviços médicos ele protege e indeniza em caso de perda e atraso de bagagens e voos. O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Para alugar carro no Brasil pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e minhas dicas no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Rock in Rio pela primeira vez: como é e onde ficar' têm 6 comentários

  1. 22 de maio de 2019 @ 10:29 Inágela

    Nas edições que vc foi os brinquedos eram pagos a parte ou o ingresso deu acesso?

    Responder

  2. 23 de abril de 2019 @ 9:50 Elisangela

    Queria saber se para entrar na arena games, Fuerza Bruta, Nave, ir nos brinquedos ( roda gigante, montanha russa, tirolesa,etc…) pagamos a parte ? Ou já está tudo incluso ?

    Responder

    • 23 de abril de 2019 @ 10:01 Thiago Khoury

      Essas informações ainda não foram divulgadas, mas são políticas diferentes para cada atração. Nave e Fuerza ruta provavelmente fazem parte do ingresso

      Responder

  3. 13 de abril de 2019 @ 15:54 Nayara

    Qual o portão mais próximo ao palco mundo? A que horas começam a ter pessoas na fila?

    Responder

    • 13 de abril de 2019 @ 18:17 Thiago Khoury

      Só existe um portão de entrada. Sempre tem alguém que é muito fã de alguma banda e chega de manhã cedo, mas na maior parte das vezes as pessoas vão sem pressa

      Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost