Precisei de cinco dias ali para descobrir que Mahè é a ilha menos conhecida de Seychelles: o pessoal chega ali, pelo aeroporto, e vai logo para os seus paraísos exclusivos em Praslin e La Digue, mas nem todo mundo faz como eu que não só se hospedou em Mahè como desbravou a ilha onde vivem os locais.

E olha, sábia decisão: ficar em Praslin e La Digue seria tão incrível quanto, mas ter ficado em Mahè me deu a oportunidade de conhecer praias lindas sem ver um único turista sair do mar.

O que mais vi nas praias de Mahè eram gringos que moravam em Seychelles, cada um com os seus motivos profissionais e suas histórias para contar.

Seja de ônibus, como eu, ou contratando passeios locais, esses são alguns dos lugares que conheci na ilha de Mahè em Seychelles e acho que você deveria conhecer também:

Pontos turísticos mais famosos de Mahè, Seychelles

Esses são alguns dos pontos turísticos mais famosos de Mahè em Seychelles:

  • Cap Lazare
  • Eden Island
  • Centro de Victoria
  • Praias ao redor da ilha

Vou falar um pouquinho sobre eles e contar como foi a minha experiência conhecendo as atrações mais famosas de Mahè, mas antes quero deixar aqui dois posts essenciais para ajudar no planejamento de sua viagem a Seychelles:

+ Qual o melhor chip de viagem para África?

+ Seguro de viagem para África: qual escolher?

A baía de Cap Lazare

Sacanagem começar a lista com Cap Lazare, o único lugar que só se chega contratando um passeio da Creole Travel Services. Tanto a praia como a vila privativa, que geralmente estão ali para festas e casamentos, oferecem uma invejável surra de beleza, aliás, Cap Lazare foi a primeira coisa que vi em Seychelles logo depois que cheguei – essa mistura indecente de azul protegida por pedras e mata:

O que fazer em Mahè, Seychelles

Prainha particiular de Cap Lazare

 O que fazer em Mahè, Seychelles

Isso é um heliponto!

O que fazer em Mahè, Seychelles

Quando disse cercada por pedras eu queria dizer cercada por pedras, mesmo!

Centro comercial Eden Island

Lembro que quando tive a oportunidade de ver Eden Island pela primeira vez, lá de cima do ponto mais alto de Mahè, bem próximos do nosso Avani Barbarons, ouvimos pela primeira vez o boato de que a ilha tem esse nome por ter sido lá onde Eva comeu a maçã que não podia – mentira, é claro: Eden Island é só um empreendimento imobiliário que com marina, shopping e restaurantes.

E que empreendimento: fico imaginando que tipo de pessoa compra uma casa em um lugar como esse e porque não conheço nenhum deles.

O que fazer em Mahè, Seychelles

Eden Island visto do alto de Mahè

O que fazer em Mahè, Seychelles

O shoppingzinho de Eden Island tem restaurantes e uma cervejaria, mas exceto pela Billabong não tem marcas conhecidas, apenas marcas locais

O que fazer em Mahè, Seychelles

Olha um pedacinho da marina e as casas no fundo

Onde comer em Seychelles

Onde comer em Seychelles

Onde comer em Seychelles

Fomos comer no Bravo, um restaurante que tem comida internacional que agradava a todos  – fico imaginando o trampo que deve ser fazer um filé de boi atravessar o mundo e chegar ali. Nenhum prato custava mais de 30 dólares

Praias mais famosas de Mahè, Seychelles

Vou falar um pouquinho sobre as praias mais bonitas de Mahè, que são sempre as mais injustiçadas: por que todo mundo só fala sobre as praias de Praslin e La Digue?

Vou falar sobre Anse Royal e Beau Vallon que são lugares lindos e com pouquíssimos turistas.

Anse Royal

Na minha nada humilde opinião Anse Royal é muito mais paradisíaca do que a próxima da lista, que é a favorita dos gringos que se aventuram por Mahè.

Lembro que o caminho entre o Avani Barbarons e ela já era uma bela aventura: fomos descendo os morros de Mahè e quando chegamos no nível do mar era um trecho de água mais bonito do que outro, queríamos parar em todos!

Nos perguntávamos o que faz com que uma praia seja famosa e outra não, mas soubemos responder sem ajuda de ninguém: em Mahè as praias ficam muito próximas da areia, muitas vezes não existe sequer areia e a água toma as ruas quando não existem paredões que separam a água do asfalto.

Esses pedacinho de areia que a gente vê quando a maré está baixa em Anse Royal faz dela uma ótima pedida de praia em Mahè, além de extremamente discreta, sem quase ninguém por ali:

Anse Royal em Mahè, Seychelles

Chegando em Anse Royal foi só pular do ônibus que já estávamos na praia (e durante a maior parte da manhã dividimos o mar com apenas duas pessoas)

Anse Royal em Mahè, Seychelles

Anse Royal é a maior definição de paraíso urbano: olha a distância da estrada para o mar

Anse Royal em Mahè, Seychelles

Olhando na outra direção

Anse Royal em Mahè, Seychelles

Não sei de onde veio essa pedra, mas ela compôs bem o ambiente

Anse Royal em Mahè, Seychelles

Anse Royal: olha a cor do mar!

Anse Royal em Mahè, Seychelles

É impressionante o tanto de mata que tem em Mahè e o quanto ela embeleza a ilha – é impressionante também como a cor do mar muda em fotos tiradas dentro d’água!

Beau Vallon

Beau Vallon deve ser a praia mais famosa de Mahè em Seychelles. No caminho entre Anse Royal e Beau Vallon a gente foi percebendo como as estradas estreitinhas de Mahè foram se transformando em ruas de paralelepípedos onde pipocavam hotéis pelo caminho.

Em Beau Vallon tinha muito gringo passeando e muitas famílias locais, crianças e barraquinhas de comida. Pensei que tipo de comida inusitada eu encontraria ali e quanto precisaria de pagar por elas, mas acabei me decepcionando quando vi carne de hambúrguer e batata frita:

Beau Vallon em Mahè, Seychelles

Beau Vallon em Mahè

Beau Vallon em Mahè, Seychelles

Beau Vallon é bem maior que Anse Royal e tinha mais gente, apesar de continuar vazia para os nossos padrões

Beau Vallon em Mahè, Seychelles

Precisa fazer um lanchinho e não quer entrar nos restaurantes? Vai de barraquinha na praia!

Victoria, a capital de Mahè

Para não falar que batemos perna pela capital, já a caminho do aeroporto passamos pelo centrinho de Victoria que, sim, apesar de aparentemente pequena é capital de Seychelles.

Essa parte só entra aqui por responsabilidade jornalística, mas no meu roteiro ela é completamente dispensável, até porque aqueles óleos e temperos incríveis do Mercado de Victoria jamais embarcariam em um voo da Emirates:

Atrações em Victoria, Seychelles

O templo hindu recebe diariamente parte da população indiana de Seychelles, que é gigante!

Atrações em Victoria, Seychelles

O Mercado de Victoria

Atrações em Victoria, Seychelles

No andar da rua são os perecíveis, no segundo andar artesanato e lembrancinhas

Mercado Central de Victoria, Seychelles

Mercado Central de Victoria, Seychelles

Óleos e temperos afrodisíacos – tudo extremamente caseiro, queria ter comprado tudo!

Antes de terminar quero deixar claro que tive outras oportunidades de passear pelo centro de Victoria e continuo achando que essa parte de Seychelles não precisa entrar no roteiro de ninguém.

Seychelles é um dos destinos mais distantes e caros do mundo, não faz sentido chegar ali para que ficar pulando de mercado para templo hindu tendo consciência de todos os outros lugares paradisíacos que existem bem próximos dali.

Uhm, outra: quando falarem que o relógio no alto de uma pequena torre bem no meio da principal bifurcação do centro de Victoria é um ponto turístico, desconfie.

(Também passei por ali, jantei ali e, relaxa, não precisa dedicar parte da viagem ao centrinho de Victoria.)

Outra coisa que preciso falar é sobre a locomoção entre estes lugares: como consegui ir de ônibus para todos esses lugares sozinho em Seychelles? Perguntando.

Com meu celular com internet, primeiro eu fazia uma pesquisa no Google Maps, depois perguntava onde o ônibus passava, qual era a rota que eu deveria pegar e onde deveria descer.

Perguntei no hotel, perguntei para o motorista, perguntei para quem estava sentado ao meu lado no ponto e sentado ao meu lado no ônibus. Tudo em inglês, não passei nenhum perrengue.

Foi diferente ser o único homem branco no ônibus de toalha amarrada na cintura e câmera na mão? Foi, mas não me senti intimidado em momento algum.

Na verdade, minto: saindo de Beau Vallon um grupo de meninas europeias entraram no ônibus logo depois de mim.

Pronto, eu já não era mais um estranho no ninho.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Seychelles? Selecionei as melhores opções nas ilhas Praslin e La Digue. Eu fiquei no Avani Barbarons em Mahè e indico porque é lindo e barato!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na África pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*