Finalmente minhas primeiras impressões de Boston estão no ar!

Nem minha mãe acreditou quando falei que aquela era a minha primeira vez em Boston: estive tantas vezes tão perto dali que nem sei explicar porque nunca visitei a cidade antes.

Tão estrategicamente posicionada, a menos de quatro horas de trem de Nova York, Boston tem tudo a ver comigo: é cidade grande (e invejavelmente segura), é muito bem delimitada por bairros cosmopolitas, tem alguns dos melhores restaurantes em ascensão dos Estados Unidos e foi feita para ser desbravada caminhando por ela.

Boston é tão incrível que é dela um dos melhores happy hours do país – logo na cidade onde o happy hour é proibido por lei.

E se essa informação não for capaz de despertar sua curiosidade por Boston eu não consigo pensar em mais nada que o faça.

Informações sobre Boston

Nesse post quero falar sobre o que eu esperava encontrar e o que acabei encontrando em Boston, que tipo de cidade é Boston quando comparada com outras capitais americanas, e informações práticas como clima, melhor época para visitar, transporte público e dicas de onde comer, beber e passear.

Antes de começarmos essa conversa, vou deixar aqui três dicas essenciais para você começar a programar a sua viagem a Boston:

O que esperar de Boston?

Eu não esperava que Boston fosse tantas!

Por fazer parte dessa região americana conhecida como New England, imaginei que Boston fosse o que é Beacon Hill, o bairro histórico que é a melhor tradução do que se espera de uma cidade construída à imagem da Inglaterra original: muros com tijolinhos vermelhos, telhados escuros em escamas, chaminés soprando uma fumaça acinzentada…

Primeiras impressões de Boston
Quando vista de cima, Boston é extremamente (New) England

Que nada, os bairros de Boston são muito diferentes, basta atravessar a ponte para que a sensação seja a mesma de atravessar a fronteira: eu fiquei em Seaport, um bairro novo e em expansão que é surpreendentemente diferente de Downtown Waterfront – e que está a uma ponte de distância!

+ Seaport District de Boston: o que fazer e onde ficar

Será que Boston é cidade grande?

Sim, Boston é cidade grande, apesar de ter um sexto do tamanho de Nova York.

Boston é uma metrópole culturalmente muito rica e com o melhor da dobradinha transporte e segurança pública.

Você pode escolher qualquer um dos bairros mais famosos para se hospedar, como Back Bay, Theatre District, Downtown Waterfront ou, minha escolha pessoal, Seaport District que fica a um túnel de distância do aeroporto.

Como Boston é uma cidade para pedestres nem sempre a gente usa as opções de transporte público disponíveis, na maior parte das vezes é sola de sapato e Uber para dinamizar o processo de desbravar bairros.

Aliás, essa é uma das melhores atrações da viagem, porque à medida que a gente caminha tudo muda: arquitetura, lojas, restaurantes…

Boston é uma nova cidade a cada bairro.

Primeiras impressões de Boston: Downtown Waterfront
O charmoso Boston Harbor Hotel…
Primeiras impressões de Boston: Boston Common
… e o Boston Common, o mais antigo parque público americano

Em Boston chega-se de avião pelo Boston Logan International Airport que, olha que inveja, é conectado com a cidade através da linha prata do metrô – que é gratuita para quem embarca no aeroporto.

No mais, a linha prata tem uma estação em Seaport District bem ao lado da minha dica de hotel em Boston e duas estações depois já é South Station, provavelmente a maior estação da cidade, de onde também saem os trens.

Como é o clima em Boston?

Em Boston os verões são mais tranquilos, mas os invernos são tenebrosos; e a probalidade de ver nuvens no céu é grande de janeiro a janeiro. 

Eu sugiro que você acompanhe a previsão do tempo com mais afinco nas 24 horas que antecedem os seus planos, porque qualquer coisa antes disso não leva o selo Maju Coutinho de qualidade e precisão.

É como dizem os locais: se você não gosta de como está o clima, espere pelos próximos cinco minutos.

Primeiras impressões de Boston: Newbury Street
Lojas novas de marcas europeias contrastam com a Emmanuel Episcopal Church, inaugurada em 1860, no início da Newbury Street
Old State House entre novos arranha-céus em Downtown Boston

Dito isso, fica a dica número dois: tenha sempre um casaco em mãos, em Boston uma rajada de vento (principalmente a medida que o dia avança) nunca deve ser subestimada.

No verão não é incomum precisar de uma blusa com mangas no fim da tarde, principalmente se você pretende se aventurar pelo Boston Harbor Cruises.

Qual a melhor época para visitar Boston?

Os melhores meses para visitar Boston são abril e maio, setembro e outubro, que são os meses de primavera e outono respectivamente.

Além das temperaturas serem mais amenas, o vento da trégua e as médias de dias de chuva são as mais baixas.

O verão é a época mais cheia e é quando pipocam eventos pela cidade, por isso a hotelaria aproveita para cobrar as tarifas mais altas do ano.

Transporte público em Boston

São mais de vinte bairros em Boston ligados por mais de 150 linhas de ônibus e cinco linhas de metrô, sendo que uma delas, a prata, tem cinco ramificações – inclusive a que sai do aeroporto, passa por Seaport District e Downtown Waterfront.

O sistema de transporte público é interligado e inclui até bonde e ferry, então ele cobre toda a cidade e ainda interliga cidades mais próximas.

Primeiras impressões de Boston: Seaport District
O rooftop do Envoy Hotel em Seaport District bombando no fim da tarde…
Primeiras impressões de Boston: Seaport District
… e o “happy hour” do The Barking Crab também, logo embaixo

Tem metrô em Boston?

Sim, e mesmo quem usa só o metrô, conhecido como “T” pelos locais, consegue chegar em todos os pontos mais famosos de Boston e de cidades próximas, como Harvard Square, em Cambridge.

Me arrependi por não ter usado mais o metrô de Boston, acabei gastando muito com Uber – que é prático, principalmente quando se precisa fazer como eu e rodar muito em pouco tempo, mas o dólar está caro e qualquer 10 dólares no app viram 50 reais na fatura do mês seguinte.

Enfim, nada será mais barato do que comprar um CharlieCard, o passe semanal e de uso ilimitado na rede de metrô e ônibus: por 22,50 dólares você corta a cidade em todas as direções (e quantas vezes quiser) por sete dias consecutivos.

Vale a pena fazer compras em Boston?

Ainda estou inseguro para dizer, mas não acho que Boston seja um lugar incrível para quem quer fazer compras.

É incrível porque é uma cidade americana e fazer compra nos Estados Unidos é sempre um ótimo negócio, mas para Boston ser o destino dos sonhos para quem viaja em função das compras é preciso incluir cidades próximas que compõem a região metropolitana.

Em Boston propriamente dita tem a duplinha Boyston Street e Newbury Street, além dos shoppings Copley Place e Prudential Center.

Tudo isso fica imediatamente próximo e em um mesmo bairro, mas lembro que para fazer compras em um Target tive que ir em Fenway.

Primeiras impressões de Boston: Target em Fenway
Impressões de Boston: o bairro Fenway vai muito além do estádio do Red Sox…
Fenway Red Sox
… que também é um ótimo passeio!

Gostei de bater perna pelos arredores do famoso Quincy Market, mas aquilo ali é mais ponto turístico do que opção de compras.

Mesma coisa sobre Beacon Hill, a não ser que você seja colecionador de antiguidades.

No mais, Cambridge tem um shopping ótimo, CambridgeSide, e um Target bem próximo dali.

Soube que o Burlington Mall, um shopping da rede Simon na cidade de Burlington, fica a 30 minutos de carro ou 45 usando a duplinha metrô e ônibus.

Comer e beber em Boston

Comer em Boston é um ótimo programa. Boston é famosa pelos frutos do mar, principalmente pelos pratos típicos da região de New England, como a lagosta e marisco, o “clam”.

“Clam chowder” é um prato que vale experimentar, principalmente por quem reclama da falta de personalidade da comida americana.

Ainda irei dar nome aos bois e mostrar todos os lugares onde comi e bebi nessa viagem, mas não posso mudar de subtítulo sem antes mencionar duas curiosidades, sendo a primeira delas o Dine Out Boston com menu de preços fixos em alguns dos melhores restaurantes da cidade em duas semanas selecionadas do mês de agosto.

Primeiras impressões de Boston: Downtown
O pessoal começando a encher a fila do happy hour do Trillium Garden
Primeiras impressões de Boston: Downtown
… que faz parte do Rose Fitzgerald Kennedy Greenway, um parque linear em blocos que passa por várias partes de Downtown Boston
Bar Boulud
Uma releitura do hambúrguer mais famoso dos Estados Unidos no delicioso Bar Boulud do Mandarin Oriental – e por menos de 30 dólares!

A segunda foi a que mencionei lá em cima: não só em Boston, mas em todo o estado de Massachusetts o happy hour é proibido por lei.

Claro que as pessoas podem frequentar restaurantes no fim da tarde e comer e beber o que quiserem, mas nenhum estabelecimento pode usar a expressão “happy hour” como estratégia de marketing, muito menos oferecer descontos em bebidas por volta das cinco da tarde.

O curioso é que isso fez com que Boston se tornasse um expoente do happy hour em todo o país: existem lugares lindos para comer e beber durante o pôr do sol, inclusive rooftops, que por não oferecerem descontos em bebidas passaram a oferecer ofertas em entradas e outros tipos de comidinhas.

Não sei muito bem em quais circunstâncias rolou o “ban” estadual, mas sei que ele aconteceu na década de 1980 depois de um acidente de carro no fim da tarde causado por alguém para lá de Bagdá.

É engraçado como uma lei tão arcaica continua vigente em um estado americano tão próspero como Massachusetts.

Minhas primeiras impressões de Boston

Boston é uma cidade popular entre brasileiros, e isso não deve mudar tão cedo, principalmente agora com um voo direto que liga São Paulo à ela.

Como Harvard e MIT sempre foram destinos dos sonhos para graduandos e graduados, Boston se especializou em cursos de Inglês e programas de Work and Travel para abocanhar o outro lado da maçã – um terço da população da região metropolitana de Boston é composta por estudantes.

Boston demarca um dos limites territoriais dessa região conhecida como New England, o que por si só já justificaria uma viagem histórica pelos Estados Unidos, mas estar próxima de Washington DC, Nova York e Philadelphia faz de um Boston um destino para roteiros casados, seja de carro, seja de trem.

CambridgeSide
Impressões de Boston: tem um ótimo pertinho do MIT…
Quincy Market
… mas o Quincy Market não é o melhor lugar para fazer compras em Boston

Boston é conhecida por ser a terceira melhor cidade americana para ser desbravada caminhando por ela, o que soa como música para mim.

Rola também um eficiente (porém não tão extenso) sistema de metrô subterrâneo, aliás, foi Boston que inaugurou a primeira linha de metrô do país em 1897.

Boston são muitas e ainda quero voltar para conhecer todas as outras: ela está tão próxima de cidades incríveis e mantem suas particularidades que a distanciam de todas as outras – sabia que Boston é nacionalmente conhecida por não se render a cultura do fast food?

Somando todas as opções da cidade o número não chega a 50.

Boston são muitas, pretendo voltar para conhecer todas, mas estou adorando falar sobre as que já conheço!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Boston? Eu fiquei em Seaport District, um bairro novo cheio de restaurantes e bares. Back Bay e Theatre District são outros dois bairros ótimos e mais tradicionais para se hospedar em Boston.

  Não sabe o que fazer em Boston? Fiz uma lista com as principais atrações, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

4 COMMENTS

  1. Gostei muito desse post, vai me ajudar muito para minha ida a Boston em novembro, mas queria conversar com voce, ou que por aqui mesmo passasse a informação de como faço para comprar os passes do metro em Boston, por favor?!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*