Como é viajar de trem nos Estados Unidos

Atualizado em

Queria tanto fazer essa viagem que quando aconteceu eu nem acreditava que estava atravessando parte dos Estados Unidos em pouquíssimo tempo. Isso sem ir para aeroporto com sei lá quantas horas de antecedência, passar por segurança, despachar malas e descer em um lugar que nem Manhattan é.

Na verdade o melhor dessa experiência, que com certeza irei repetir outras vezes, é saber que entre o embarque e o desembarque eu ainda tive a chance de passar por Baltimore e Philadelphia – e na direção contrária estava Boston, que ainda não conheço.

Não adianta, a verdade é que avião foi feito para encurtar distâncias, trem foi feito para quem gosta de viajar.

Update: antes de continuar, deixa eu fazer um jabá: agora leitores do blog tem 5% de desconto em qualquer seguro de viagem cotado pelo Seguros Promo, basta acessar pelo link.

Como comprar passagens de trem nos Estados Unidos

Passagem de trem pela Amtrak

Tudo que você deve fazer é colocar cidade de partida e destino no site amtrak.com. Eu o aconselho a fazer isso com pelo menos cinco semanas de antecedência porque os preços ficam proibitivos em cima da hora – podendo chegar a dez vezes o menor valor, que geralmente é 50 dólares para uma viagem de três horas.

Quando fui comprar a minha passagem, com exatamente cinco semanas de antecedência, descobri que os preços variavam entre 50 e 300 dólares. Um dos motivos da variação de preço é o tempo de viagem: as mais rápidas duram pouco menos de três horas, outras com mais paradas são 30 minutos mais longas.

Também existe diferença de classe, sendo que na maior parte das vezes são duas: Executiva e Coach. Não acredito que exista diferença significativa entre elas, principalmente em trajetos curtos como esse.

Uma coisa que me deixou apreensivo foi ler essa linha que aparece embaixo do número do trem:

Que papo é esse de no checked bags, será que isso significa que não posso viajar com malas?

Não, isso é só uma informação dada da pior forma possível: no checked bags significa que você não despacha as suas malas, mas pode entrar com elas no vagão, exatamente como seria na Europa.

Minha mala era muito pesada para, sozinho, eu conseguir carregá-la ao ponto de colocá-la no compartimento em cima do assentos, mas ela coube no final do vagão. O espaço é bem menor do que o espaço para malas em trens europeus, mas aparentemente eu era o único ali com uma mala daquele tamanho.

Como é viajar de trem nos Estados Unidos

De Washington DC a Nova York de trem

É tão tranquilo que você jura estar fazendo algo errado. Comprei a minha passagem de ida que saia de Union Station em Washington DC e chegava na Penn Station de Nova York passando por Baltimore, Philadelphia e Newark em New Jersey.

Ô lugar bonito essa Union Sation de Washington DC! Linda e geralmente cheia, naquela manhã de quinta ela estava surpreendentemente vazia:

Saguão de entrada da linda Union Station de Washington DC

Coloquei a mala vinho no final do vagão e a preta no compartimento sobre o assento

Na verdade eu sabia que tudo que eu precisava era procurar a entrada da minha plataforma, porque o bilhete que imprimi quando comprei a passagem já era o necessário para fazer o embarque. Procurei a informação no painel eletrônico, descobri que minha plataforma era a D17 e vi umas vinte pessoas enfileiradas próximos a uma porta com da letra D em cima.

Faltavam 30 minutos para 9:20, o horário de saída do trem, mas eu que não sou bobo peguei o meu lugar na fila e fiquei meia-hora ali, parado, que nem um dois de paus:

É só olhar o painel de partidas, descobrir a letra da sua plataforma e atravessar essa porta a procura dela

Essa parte depois dos painéis de partidas não é tão bonita como o saguão principal…

Fiquei meia hora ali parado de bobo que fui, poderia ter ficado sentado e ido para a fila faltando 10 minutos ou menos para a partida do trem. Caminhei para a plataforma 17 e ele já estava lá, esperando pela gente.

Os primeiros vagões são da classe Business, então tive que caminhar um pouquinho para chegar nos vagões da classe Coach. Os assentos não eram enumerados, sentei na primeira poltrona que vi, mas quase todas estavam vazias, pude colocar minha mochila no assento ao lado.

Quisera eu dizer como foi a viagem, mas apaguei assim que o trem começou a andar. Só fui acordar na Penn Station de Nova York:

Muito mais espaço do que em um avião…

Muito assento disponível no vagão…

Nos primeiros cinco minutos de viagem alguém passou checando as passagem e colocou essa filipeta com o círculo vermelho sobre o meu assento…

Eu chegando em Nova York descansado e com sorriso no rosto

Você reconhece uma pessoa que ama Nova York quando ela abre um sorriso desse depois de desembarcar ali: ô lugarzinho feio e mal cuidado essa Penn Station de Manhattan!

Essa minha experiência de andar de trem nos Estados Unidos não poderia ter sido melhor. Se você tiver alguma dúvida mande nos comentários que prometo tentar ajudar.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Se você acompanha minhas viagens sabe que tenho ficado bastante no Hotel Belleclaire de Upper West Side e gostado muito!

  Já contratou o seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O buscador Seguros Promo oferece até 10% de desconto para leitores do blog, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e minhas dicas no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Como é viajar de trem nos Estados Unidos' têm 22 comentários

  1. 5 de julho de 2019 @ 16:29 RUBENS VIEIRA BARBOSA

    Thiago, pode informar se posso ir de trem de Miami-FLO a Sacramento-CAL?

    Responder

    • 6 de julho de 2019 @ 3:12 Thiago Khoury

      Sim, mas é uma viagem muito longa e cara, porque são passagens separadas e independentes

      Responder

  2. 8 de maio de 2019 @ 16:48 Lavínia Santos

    Oi Tiago obrigada pelas suas dicas. Pretendo viajar em julho de Miami até Boston parando em antes em 2 locais um deles com certeza NY
    Qual outra cidade vc me sugere?

    Responder

  3. 2 de abril de 2019 @ 11:34 Vania

    Bom dia Thiago,
    Gostaria de fazer a costa oeste até a leste, mas gostaria de dormir em uma cidade do caminho, existe esta possibilidade?
    Obrigada,
    Vânia

    Responder

    • 4 de abril de 2019 @ 10:06 Thiago Khoury

      Olá Vania, claro, você vai comprando os trechos que te interessam e pernoita onde quiser.

      Responder

  4. 6 de outubro de 2018 @ 10:46 Idenir

    Oi Tiago, espero que você veja meu comentário e me responda.
    Eu meu esposo vamos viajar de trem de Los Angeles a São Francisco e vamos ousar um pouco mais, indo de São Francisco a Chicago. Já comprei o primeiro trecho, mas fiquei preocupada porque não vi reserva de assento no site da Amtrak. Como é que funciona? Na retirada do ticket é possível marcar assento?

    Responder

  5. 10 de julho de 2018 @ 11:44 Marcos

    Oi Thiago você sabe me dizer quantas horas de trem uma saída de Boston até Los angeles duraria? E em média qual valor?

    Responder

    • 10 de julho de 2018 @ 13:17 Thiago Khoury

      Oi Marcos, essa viagem não existe, você teria que fazer várias viagens para sair de Boston e chegar em Los Angeles de trem, e duraria dias

      Responder

  6. 7 de junho de 2018 @ 17:56 Aluisio

    Oi Thiago, tudo bem?

    Eu pretendo viajar de trem de NYC para Washington no proximo mês de Agosto, como eu vou com a familia toda estou preocupado com a questão das bagagens, imagine, seremos 7 pessoas cada um com 2 malas gigantes. Eu verifiquei, e o trem que pretendemos viajar aparentemente tem a opção de Checked Baggage. Neste caso, você poderia me dizer se é fácil despachar e recuperar a bagagem após a viagem, e ainda, caso o trecho não ofereça Checked Baggage, há espaço reservado e/ou suficiente para esta bagagem no vagão.

    Agradeço antecipadamente por qualquer informação, muito obrigado.

    Responder

    • 8 de junho de 2018 @ 14:46 Thiago Khoury

      Oi Aluisio, eu nunca viajei nos EUA com checked baggage, realmente não sei como funciona, mas os trens não possuem muito espaço no mesmo vagão para tantas malas não, mas você pode procurar em vagões diferentes

      Responder

  7. 10 de maio de 2018 @ 8:00 Luiz Henrique Pereira

    Olá Thiago, blza?
    Estou programando pra ir aos EUA, estou querendo viajar de Washington até Chicago de trem, 17hrs de viagem pelo site da AMTrak. A passagem de trem está exatamente a metade do preço de Avião.
    A estação em Washington fica muito longe do centro? Pois quero só ver a Casa Branca e tentar ir no museu aeroespacial de Washington.
    Vi que no trem tem alguns vagões com camas. Tem conhecimento do preço desses vagões?

    Responder

    • 10 de maio de 2018 @ 12:32 Thiago Khoury

      Olá Henrique, não conheço os vagões com cama, mas a Union Station é colada no Capitólio, aue por sua vez fica no início do National Mall, onde estão os museus (a Casa Branca fica mais ou menos no meio para o final). Tem muita dica de DC aqui: https://rodei.com.br/washington-dc

      Responder

  8. 7 de maio de 2018 @ 9:57 Italo

    Bom dia ! Já viajaste de trem pelo Mississipi e louisiana ? Tens informações?

    Responder

  9. 3 de maio de 2018 @ 20:38 Mary

    Olá Thiago!!! Já fez outro trajeto? Pela Flórida e Georgia?

    Responder

  10. 25 de março de 2018 @ 12:54 Vivian

    Oi Thiago, você lembra quantas horas durou a viagem e quanto vc pagou?

    Responder

  11. 19 de dezembro de 2017 @ 1:39 Valter Pires

    Olá Thiago, gostei muito do seu post e já me ajudou, porém ainda tenho uma duvida, vou em janeiro para NY e de lá para Washington e que ir de trem e vamos levar duas malas grandes vc acha que posso ter algum problema para embarcá-las?

    Obrigado.

    Responder

    • 19 de dezembro de 2017 @ 13:52 Thiago Khoury

      Oi Valter, mala grande sempre é um problema em trem, mas de uma forma ou de outra a gente sempre se fira e dá um jeito.

      Responder

  12. 31 de outubro de 2017 @ 16:33 Alexandre S de Oliveira

    Olá! Bacana seu post! Você saberia dizer se é possível descer nas cidades entre a origem e destino e pegar outro trem com o mesmo bilhete?

    Responder

    • 31 de outubro de 2017 @ 16:36 Thiago Khoury

      Olá Alexandre, obrigado! Não é possível, destino único apenas.

      Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost