Whole Foods Market: supermercado de produtos naturais e orgânicos

Atualizado em 16 de outubro de 2019 por Thiago Khoury

Você já deve ter ouvido falar em Whole Foods Market, uma rede americana de supermercados com foco em produtos naturais e orgânicos.

O Whole Foods nasceu em Austin, no Texas, e demorou um pouquinho até se espalhar pelos Estados Unidos, mas em março de 2019 eles comemoram a inauguração da loja número 500!

Uma coisa que adoro fazer é me hospedar próximo de um Whole Foods Market, principalmente quando a distância é caminhável, como aconteceu recentemente em Los Angeles.

Minhas viagens são muito intensas e eu tendo a fazer muita coisa em pouco tempo, então não é raro eu estar exausto no fim dia e sem forças para encarar um restaurante – nessa horas um Whole Foods cai super bem, vou explicar porque.

Como é um Whole Foods Market

O Whole Foods Market é um supermercado geralmente grande e razoavelmente mais caro do que outros, até porque produtos naturais e orgânicos tendem a ser mais caros.

Ele é bem amplo e com muita informação, um lugar onde a gente encontra de tudo: produtos para abastecer a dispensa e a cozinha, utensílios essenciais para preparar e servir alimentos, versões mais saudáveis de comidas industrializadas e, dependendo do tamanho do mercado, produtos de higiene, cosméticos, produtos para pets e produtos de limpeza.

Para mim a melhor seção é o self-service que tem ficado cada vez maior e melhor, o que é ótimo para o paladar de brasileiro.

A gente pega uma das caixinhas disponíveis, enche da forma que quiser e pesa ao passar pelo caixa. Em Las Vegas paguei 15 dólares por aproximadamente 350 gramas de comida. Escolhi frango desossado, arroz de forno e brócolis cozido no vapor.

Dessa forma eles também servem pizzas pela fatia, sopas e saladas, é bem prático e o preço não é caro, até porque a qualidade da comida é realmente muito boa.

Whole Foods Market

Entrada de um Whole Foods em Chicago…

Whole Foods Market

A variedade de sucos é gigante, são muitas marcas disponíveis

Whole Foods Market

Tem coisa que a gente geralmente não come em uma viagem aos Estados Unidos…

Whole Foods Market

… tem todo tipo de produto oleaginoso a granel

Recentemente a Amazon comprou o Whole Foods Market e agora eles são uma empresa só, mas ambas irão manter os seus nomes originais. Foi uma fusão histórica que custou quase 14 bilhões de dólares.

Pouca coisa mudou depois que as empresas se uniram, a maior diferença é que agora é possível comprar produtos Whole Foods através do Amazon Prime com entrega imediata.

Onde encontrar Whole Foods Market

Atualmente existem supermercados Whole Foods Market nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, mas o maior número de lojas é nos Estados Unidos, quase todo estado americano possui mais de uma unidade.

Enquanto este post é atualizado, existem atualmente 89 supermercados da marca na Califórnia. Em Nova York são apenas 23, mas, desses, nove ficam em Manhattan.

Para encontrar o Whole Foods Market mais próximo de onde você está ou uma lista de unidades por cidade é só clicar aqui.

Dicas de Whole Foods Market

Vou dar algumas dicas para você curtir mais sua próxima visita ao Whole Foods Market, mas antes quero deixar duas dicas importantes de viagens aos Estados Unidos de maneira geral:

Qual seguro de viagem fazer para os Estados Unidos?

Qual o melhor chip de viagem para os Estados Unidos?

Como já falei muito sobre outros mercados famosos em Nova York, vou deixar também outros quatro posts que você não pode deixar de ler:

Eataly: mercado italiano e restaurantes

Brookfield Place em Nova York: Le District e Hudson Yards

+ Chelsea Market: restaurantes e dicas

Agora vamos ao Whole Foods Market, que atualmente possui nove unidades em Manhattan e três no Brooklyn:

Coloquei em um mapa todos os Whole Foods Market de Nova York, em Manhattan e no Brooklyn, assim fica mais fácil para você localizá-los.

Mas, vamos as dicas para aproveitar melhor uma visita ao Whole Foods Market:

  • Bakery

Toda unidade tem uma bakery que serve produtos assados ali mesmo sem conservantes, sem corantes, sem adoçantes que não seja açúcar e com ovos de galinhas de granja. Tem todo um departamento gluten-free também. Experimente o bolo de chantilly que é famoso.

  • Cerveja artesanal

Poucas lojas oferecem chope artesanal por motivos legais, mas em Manhattan em quase todas você encontra “tap beer” de produtores locais.

  • Produtos 365

Whole Foods Market tem uma marca própria chamada 365. São versões produzidas por eles de produtos que já existem no mercado, mas o preço tende a ser melhor na maior parte das vezes.

Inclusive existem lojas nos Estados Unidos chamadas 365: elas são menores do que um Whole Foods tradicional e você resolve tudo pelo aplicativo do celular, inclusive o pagamento.

  • Whole Body

Whole Body é o departamento de beleza e cosméticos, mas com produtos veganos em sua maioria, sem testes em animas e sem mais de cem tipos de produtos químicos geralmente presentes em outras marcas. Tem de tudo, de shampoo a maquiagem.

  • Departamento de pets

Eles tem duas marcas próprias super famosas de produtos para pets, Whole Paws e Tender and True. Vale dar uma olhada porque a seleção de produtos é enorme e eles são ótimos, com várias certificações. Sempre trago um lanchinho diferente para a cachorrinha dos meus pais, mas obviamente eles são mais caros do que os comprados em um Target ou Walmart.

Deixei alguma coisa de fora?

Se você quiser saber mais sobre lá, é só deixar um comentário que a gente continua o papo!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

*