Londres: Canary Wharf e London Docklands

Atualizado em

Um dos lugares que mais gostei de conhecer nessa minha última viagem a Londres foi Canary Wharf. Fiquei hospedado bem pertinho de lá e foi fantástico conhecer um lugar completamente diferente da imagem que eu tinha da capital inglesa.

Não se esqueça que já pintaram por aqui duas santas dicas de restaurantes por lá, ambos na Reuters Plaza: Smollesnky’s em cima, Carluccio’s embaixo.

Londres - Canary Wharf 01

Nosso ponto de partida, a estação Canary Wharf. Procure por ela na quarta foto e localize-se

Canary Wharf em Londres

Bem, vamos continuar rodando: venha pela Jubilee e desça na estação Canary Wharf, essa que aparece aqui em cima. Existe também uma estação de mesmo nome alguns metros a frente, a diferença entre elas é que uma recebe a linha Jubilee de transporte subterrâneo e a outra é de transporte rápido de superfície, uma linha complementar conhecida como Docklands Light Railway, mas já, já falamos sobre ela.

É na estação principal onde tudo começa: saindo por ela você estará de frente para o canal central, que é esse trecho do Thames que corre em direção a Greenwich. Do seu lado direito está Reuters Plaza, onde estão os restaurantes Carluccio’s e Smollensky’s.

Londres - Canary Wharf 02

Londres - Canary Wharf 03

Foi a construção da estação Canary Wharf e a extensão da linha Jubilee que deram o pontapé inicial a transformação desse lugar no novo centro financeiro de Londres no início da década de 1990. É aqui que estão os maiores prédios da cidade, com a exceção do The Shard que é o maior de todos e está bem longe dali.

Canary Wharf pertence ao grupo de mesmo nome que tem quase metade de todo o espaço imobiliário da região. Um milhão de pessoas trabalham ali, a grande maioria em conglomerados bancários e conglomerados de mídia.

É meu amigo, Canary Wharf é o centro oficial dos engravatados e você está prestes a turistar por ali:

Londres - Canary Wharf 07

Tá vendo esse pequeno prédio entre os dois gigantes lá na frente? É por ali que você passa para margear o Thames em direção a Greenwich

Prometo, vai por mim: Canary Wharf vale uma visita, principalmente quando você o coloca como ponto de partida em um dia de passeios por Greenwich. O lugar é fantástico e defendo sua entrada nos próximos roteiros de viagem. Comer bem e fotografar são duas coisas fáceis de se fazer por ali, um lugar que geralmente não aparece na rota dos viajantes comuns.

Logo atrás da estação tem o parque Jubilee com um gramado simpático e a entrada subterrânea para o shopping Jubilee Place com farmácia, supermercado e lojas famosas de roupas e calçados. Tem também uma praça de alimentação com redes inglesas de restaurantes italianos, japoneses e mexicanos. Inclusive em novembro agora eles irão inaugurar a primeira expansão de lá.

Londres - Canary Wharf 10

Cabot Place logo atrás das escadarias onde foram tiradas a foto anterior a essa

Londres - Canary Wharf 09

Olha ele aí!

Canary Wharf para principiantes

(1) Tem a Reuters Plaza com as minhas duas dicas de onde comer, Smollensky’s e Carluccio’s

(2) Tem o Jubilee Park logo atrás da estação de metrô e, ao lado dele, tem um outro parque menor, Canada One, com gramado cheio de esculturas gigantes. No verão rolam filmes em telas infláveis

(3) Tem outro shopping subindo as escadarias da Reuters Plaza, Cabot Place, é só desbravar aquilo ali sem pressa. Do lado oposto a Reuters você também pode caminhar sem rumo, mas indo naquela direção você estará a caminho dos docks dos quais iremos falar agora

Londres - Docklands 05

Essa foto foi tirada passeando por Docklands, bem próximo da estação Madchute

London Docklands, as docas de Londres

É aqui que Londres fica ainda mais bonita.

Eles já tiveram o maior porto do mundo, mas hoje ele já não carrega grandes responsabilidades pela economia da cidade. O que ficou daquele período foram as suas docas que transformaram Docklands em uma região residencial muito charmosa que poucos turistas conhecem.

Saindo da estação Canary Wharf vire à esquerda e atravesse a rua indo em direção ao menor prédio do quarteirão. Depois de passar por ele tudo o que você tem a fazer é continuar seguindo em frente. O Thames aparecerá novamente e depois é só seguir o fluxo do rio para passear pelos lugares que aparecem nas próximas fotos:

Londres - Docklands 06

Tirando o passeio em si você não tem muito o que fazer ali, mas nos arredores da estação West India Quay existem vários restaurantes charmosos e um dos maiores cinemas da cidade, mas, cuidado: essas fotos foram tiradas nos docks a esquerda do mapa, mas West India Quay está na direção contrária, praticamente em Canary Wharf.

Então, continuando: além do cinema, West India Quay tem também uma rua bem charmosa com os restaurantes La Tasca, Henry’s e Curve. Caminhando por ela você acabará caindo no London Museum of Docklands, que além de fazer parte do London Pass é um museu local que mostra como aquilo tudo foi criado em menos de um ano!

Londres - Docklands 14

Sim, isso é Londres! – e pode acreditar: isso é uma parte do Thames!

Tudo isso existe por causa das possibilidades criadas pelo Docklands Light Railway, mas você irá chamá-lo de DLR, um sistema de trilhos suspensos complementar ao underground londrino. Ele abriu em 1987 para chegar onde o metrô não chegava, um transporte auxiliar que vem para acompanhar o crescimento da cidade.

Ele está interligado a todo o transporte público de Londres, tem 40 km de extensão, 45 estações e chega até as proximidades do centro com a estação Bank. Você poderá usá-lo para chegar tanto em Stratford, que pintou ontem por aqui, como em Greenwich.

Londres - Docklands 16

Dá pra ver a The O2 Arena de Docklands!

Londres - Docklands 15

Quer se hospedar ali? Bem, existem vária opções nos arredores da estação Canary Wharf e caminhando em direção a Greenwich, mas se você quer ficar bem no coração de West India Quay te sugiro todo o luxo dos apartamentos Marriott Executive ou um lugar tão bacana quanto por um quinto do preço: Circus by Bridgestreet.

Do outro lado do canal, mas ainda de frente para Canary Wharf, tem o Britannia International com preços realmente muito bons. É a melhor escolha para quem chega pela estação carregando malas – mas em breve uma linha que liga Canary Wharf ao aeroporto será inaugurada.

Pertinho dessa última foto aqui de cima tem um Hilton bem disputado, mas ainda assim com preços bem salgados!

dlr-route-map

E você, conhece Canary Wharf, tem outras dicas de lá? E as docas, quem conhece? Escreva nos comentários!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Londres? Não tem custo benefício melhor do que o do St Giles, um hotel super bem localizado no miolinho do Soho. Para quem tem pouco tempo na cidade vale olhar os arredores da estação King Cross St Pancras.

  Já contratou o seguro de viagem? Seguro é obrigatório na Europa! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet boa de verdade – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e cupons de descontos exclusivos no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Londres: Canary Wharf e London Docklands' têm 6 comentários

  1. 23 de dezembro de 2015 @ 11:00 Carina (nina)

    Rodei sempre salvando com ótima dicas!
    4ª vez em Londres e ainda não conheço Canary Warf. Dessa vez eu vou seguindo seus passos.
    Valeu pelas dicas Thiago Khoury.

    Responder

  2. 29 de julho de 2014 @ 5:12 Jani

    Só dica bacana! Estou morando em Londres, hoje vou a Canary Wharf e Docklands e adorei a página.

    Responder

  3. 4 de setembro de 2013 @ 18:23 Renata Gomes

    Bem interessante o seu passeio por Canary Wharf. Não fui ao bairro, mas lembro como se fosse hoje avistá-lo do barco quando fazia a travessia de volta de Greenwich há quatro meses.Essa foto que mostra uma parte do Thames é demais! Me emocionei! Que vontade de voltar à LOndres!

    Responder

    • 5 de setembro de 2013 @ 17:57 Thiago Khoury

      Oi Renata, Canary Wharf é mesmo fantástico! Passear a pé pelos docks é outra experiência linda que vale a ida! Obrigado pelo comentário ;)

      Responder

  4. 27 de agosto de 2013 @ 12:26 Mirella (@mikix10)

    Dessa última vez que fomos a LOndres em Abril tb ficamos em Canary Wharf, pois o Kiko ia trablhar duas semanas nessa área. Nós decidimos alugar um apê e foi uma boa decisão também, pois tomávamos café da manhã em casa e depois eu saia para passear e ele pra trabalhar :)

    De Canary Wharf tb é legal, pois de DLR ou barco você chega em Greenwhich que é outro bairro bem característico e completamente diferente de Canary :) … dá tb para pegar o metro e continuar até o O2 para ver a estrutura dessa “casa” de show e quem quiser pegar o bondinho para ver east london por cima.

    Em Canary, gostei de comer burger no All Bar One no happy hour e acho que no Carluccio’s que tinha uma promoção das 6-8pm na comprar de um drink vc ganhava dois :)

    O bom do Canary Wharf é que ele é servido pela Jubilee Line que é a mais novinha e te leva para o centro rapidinho. Mas confesso que o bairro não tem o charme de Londres… mas para quem gosta de coisa moderna (eu), é uma boa!

    Adorei o post :)

    Responder

    • 27 de agosto de 2013 @ 13:07 Thiago Khoury

      Ei Mirella, obrigado pela presença no brogue :) Dicas de uma profissa em Londres!

      Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost