Eu sempre quis voar de Emirates, por isso fiquei super feliz quando embarquei no Boeing 777-300 ER da Emirates em São Paulo com destino a Seychelles e conexão em Dubai.

Para quem está acostumado com as companhias aéreas americanas, encarar um 777 da Emirates é uma delícia, mesmo que voando na Econômica.

Uma dica para que você consiga se localizar no mundo das companhias aéreas do Oriente Médio: tanto a Emirates quanto a Etihad são duas das maiores e mais luxuosas companhias aéreas do mundo, a maior diferença entre elas é que a Emirates faz conexão em Dubai e a Etihad em Abu Dhabi.

É por isso que esse post começa em Guarulhos, mas termina no aeroporto de Dubai.

Como é voar de Emirates: classe econômica

Claro que voar de Emirates são coisas diferentes para quem pode investir na qualidade da experiência: eu viajei de Econômica, mas quem vai de Executiva ou Primeira Classe tem experiências completamente diferentes!

Nada muda no processo de check-in para quem viaja de Econômica ou não é (pelo menos) Silver no programa de fidelidade da Emirates: tanto no aeroporto de Guarulhos quanto no aeroporto de Dubai e outros aeroportos pelo mundo, só existe uma opção de fila para quem viaja de Econômica.

Antes de começar a contar como foi a minha experiência logo depois do embarque quero deixar aqui dois posts essenciais para ajudá-lo no planejamento de qualquer viagem para o exterior:

+ Tudo que você precisa saber sobre seguro médico internacional

+ Chip de celular internacional com internet ilimitada

Emirates 777-300ER de São Paulo a Dubai

O Boing 777-300ER é um dos aviões mais populares do mundo. Ele é queridinho das companhias aéreas por dois motivos: ele é grande e econômico, qualidades que muitas vezes não aparecem juntas em uma mesma aeronave.

A diferença entre o antigo 777-300 e o novo 777-300ER é que o ER (“extended range”) tem uma autonomia de voo maior, o que permite viagens mais longas sem a necessidade de reabastecer. 

Na verdade eu encarei um 777-300 ER atrás do outro, porque o voo entre Dubai e Seychelles também foi em um 777-300ER – o que é muito estranho, porque o aeroporto de Seychelles não parece comportar sequer um A320.

Essas próximas duas fotos foram cedidas pela Emirates:

Emirates 777 300
Como é voar de Emirates: o novo interior do 777-300ER da Emirates em tons de champanhe…
Emirates 777 300
… e o entretenimento de bordo da Emirates (ICE), individual e em todas as poltronas

Essa viagem foi feita em parceria com o Seychelles Tourism Board, então eu não precisei pensar muito, a viagem veio amarradinha sem que eu precisasse realizar a compra das passagens, só precisei adquirir o meu próprio seguro.

Eu que não sou bobo me virei no dia anterior ao embarque para tentar alterar o meu assento e conseguir ao menos uma saída de emergência.

Eu não tinha nenhuma informação sobre o voo, liguei para o SAC da Emirates no Brasil e apenas com os meus dados pessoais consegui fazer a alteração. Fui extremamente bem atendido, diga-se de passagem.

Esse era o espaço disponível na saída de emergência da Econômica da Emirates:

Como é voar de Emirates
Eu conseguia esticar as pernas por completo
Como é voar de Emirates
Mesmo na Econômica a gente recebe uma versão menor da necessaire da Emirates
Como é voar de Emirates
Necessaire da Emirates para classe Econômica

Logo no início do voo a gente recebe um conjunto com meias, máscara para dormir, escova de dentes e pasta dentro de uma necessaire exclusiva.

Esse adesivo colorido atrás serve para você destacar e colocar no ombro ou no encosto de cabeça: “por favor me acorde para a refeição”, “me acorde para o free shop” e “não me acorde”

Como é voar de Emirates
O cardápio tinha duas opções de cada prato principal, inclusive café da manhã e jantar
Como é voar de Emirates
Eu pedi frango xadrez com massa e legumes

O voo foi muito tranquilo como geralmente são os voos em aeronaves gigantes, como os 777s e 380s.

O ICE, o sistema de entretenimento de bordo da Emirates, é ótimo e oferece dezenas de filmes, inclusive lançamentos. Para complicar meu sono a primeira hora de internet era gratuita, mas por um dólar você estendia o wifi por toda a duração do voo.

Emirates redefiniu o significado de “valor simbólico”: como esse um único dólar é pago com cartão de crédito, muita gente se pergunta se não deveria ser gratuita, já que a taxa cobrada pelo cartão de crédito deve ser maior do que o valor cobrado pelo serviço.

Uma coisa que não me esqueço foi do segundo em que descobri que tinha Magnum liberado durante o voo.

Levantei para ir ao banheiro e tomar água quando vi aquela bacia cheia de picolés Magnum disponíveis na galley do fundo da aeronave.

Deus abençoe os Emirados Árabes!

Como é fazer conexão no aeroporto de Dubai

É engraçado como voar de Emirates e fazer conexão em Dubai mexe com o imaginário das pessoas, mas na maior parte das vezes isso não representa nada de muito diferente.

Bem, vamos começar pelo visto: não é necessário visto para quem faz conexão no aeroporto de Dubai. Como eu estava em trânsito (a espera do meu voo para Seychelles) não precisei de visto.

Para quem pretende sair e desbravar os Emirados Árabes, o visto é gratuito e pode ser feito online, depois que a passagem foi comprada, pelo site da Emirates.

É um processo bem simples e o visto é válido por até 90 dias para quem viaja uma vez ao ano.

Eu cheguei tão tarde no aeroporto que ele estava vazio: as maiores e principais lojas do Duty Free estavam abertas (elas provavelmente funcionam 24 horas ou durante a maior parte do dia), mas vários bares e restaurantes já estavam fechados.

Conexão no aeroporto de Dubai
Pouquíssimas pessoas esperando seus voos durante a madrugada no DXB, o aeroporto de Dubai
Conexão no aeroporto de Dubai
Corredores vazios no aeroporto de Dubai
Conexão no aeroporto de Dubai
Esse bar de frutos do mar fica bem perto do jardim interno do Terminal 3 (olha o letreiro DXB no fundo da foto!)
Olha ele aqui de perto

Lembro de ter passado por um bar lounge da Heineken que parecia legal, mas como quase tudo que eu estava vendo pela primeira vez ele também estava fechado.

O que estava aberto eram as praças de alimentação com as opções mais rápidas, como McDonald’s e Burger King.

Fazer uma conexão em Dubai não me deu em momento algum aquela sensação de estar andando em um lugar diferente e inusitado: as placas indicativas (inclusive as que mostram os portões) dão mais destaque para o inglês do que para o árabe, e as pessoas que vi andando por mim eram viajantes de todas as partes do mundo.

Dito isso é claro que, sim, você também irá passar por sheiks e mulheres de burca o tempo todo.

Conexão no aeroporto de Dubai
Placas indicando a direção dos gates no aeroporto de Dubai
Conexão no aeroporto de Dubai
Essa é a região central do Terminal 3, tem inclusive um ponto de informação ao turista
Parece que é ali o embarque na linha vermelha do metrô…
Hotel no aeroporto de Dubai
… e é nesse miolinho também que fica a entrada para o hotel do aeroporto de Dubai
Conexão em Dubai
As lojas do Duty Free são enormes no aeroporto de Dubai, e ainda bem que estavam abertas
Conexão em Dubai
É como qualquer outro Duty Free no mundo, mas as lojas são enorme e temáticas…
Conexão em Dubai
… então tem uma só de cosméticos, uma só de perfume, uma só de chocolates e por aí vai
Conexão em Dubai
Na hora de comer, a maior parte dos restaurantes ao longo do aeroporto estava fechada, como esse Olive & Fig
Conexão em Dubai
… esse café estava aberto, mas optei pelo McDonald’s
Conexão no aeroporto de Dubai
Ninguém falava uma palavra de inglês no McDonald’s, mas eles pegavam um cardápio traduzido e gesticulavam que você deveria apontar o que quisesse
McDonalds aeroporto de Dubai
Eu peguei um Big Tasty por 30 dirrãs (ou 30 dirham, que hoje é o mesmo que 30 reais)…
McDonalds aeroporto de Dubai
… era exatamente como em qualquer lugar do mundo: a foto é sempre melhor do que a realidade, mas o gosto era o mesmo do Brasil

Infelizmente não conheci Dubai, cheguei tarde no aeroporto e não tive a chance de notar todas as diferenças que eu esperava encontrar, mas foi uma primeira experiência legal.

Se você quiser ler sobre o resto da viagem, aqui tem os posts feitos sobre o destino final, Seychelles.

Só não se esqueça de viajar com um bom seguro de viagem, principalmente para países da Ásia, África e Oriente Médio onde é essencial estar protegido por um bom seguro.

O buscador Seguros Promo é nosso parceiro e oferece pelo menos 10% de desconto exclusivo para leitores do blog, então clique aqui para cotar o seu com desconto!

Ps.: antes que eu me esqueça: como a conexão em Dubai no voo de volta durou a manhã inteira, perguntei para um funcionário da Emirates se eu tinha direito a alimentação gratuita e ele disse que sim.

Fui acompanhado até uma senhora que, em inglês, me recebeu e me deu um voucher que podia ser trocado por um “pacote de alimentação” em vários restaurantes do aeroporto, mas ele não tinha um valor definido (juro, era meio que “livre” desde que usado uma única vez).

Enfim, voar de Emirates e fazer conexão em Dubai foram duas ótimas experiências. Como foram as suas?

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Seychelles? Selecionei as melhores opções nas ilhas Praslin e La Digue. Eu fiquei no Avani Barbarons em Mahè e indico porque é lindo e barato!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na África pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

19 COMMENTS

  1. Olá, tudo bem? Eu queria saber se nessa conexão é necessário despachar a mala novamente ou se ela acompanha até o destino final do voo.

  2. Olá Thiago! Muito bacana suas dicas! Em fevereiro voltarei de Londres para São Paulo com Conexão em Dubai de 13 horas e pretendo sair do aeroporto e dar uma pequena passeada por Dubai!!
    Gostaria de saber como funciona a imigração nestes casos de conexão e saída do aeroporto.

  3. Obrigada pelas dicas, Thiago.
    Vou para o Egito em maio, com conexão em Dubai. Você acha viável escolher uma conexão maior para dar um giro pela cidade?

  4. Ano que vem vou ao Egito e vi uma passagem com conexão de 3 horas em Dubai. Sabe me dizer se esse tempo é suficiente? Estou com esta dúvida porque vi que é um aeroporto muito grande.

  5. Estou indo pro Brasil, e preciso fazer uma conexão no aeroporto de Dubai. É a primeira vez que viajo só! Estou muito nervosa e com medo de perder o voo

  6. Olá amigo, Eu gostei muito do seu eu trabalho em comentar e postar as fotos aí por onde você passou, Eu também devo passar pelo aeroporto de Dubai voando também pela emirates indo com destino a Tailândia espero também poder ter boas experiências como você teve um abraço.

  7. Olá Thiago, tudo bem?
    Parabéns pelo post, bem explicativo!
    Você tem alguma informação sobre lugar para tomar banho no aeroporto de Dubai?
    O destino final do vôo do meu marido é Shanghai, e ele vai fazer uma conexão de 4 horas em Dubai, e pela maratona gostaria de saber se tem algum lugar para tomar banho lá rs

  8. Estou viajando para Omã dia 14, domingo agora. Tenho uma conexão em Dubai e vou de Flydubai para Muscat (Omã). Vc pode me dar mais dicas de como chegar até o terminal 2? Vi q tenho de pegar um ônibus até lá, mas como meu inglês é fraco, fico com medo de perder a conexão. Tenho duas horas de conexão.

  9. Obrigada pelas dicas Thiago, atualmente moro na Australia e vou viajar para Italia pela emirates, com uma conexao de quase 4 hs, vc conhecendo o aeroporto, acha que é suficiente para se locomover e encontrar o proximo portao? obrigada Cheers!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*