Onde esquiar em Vancouver: Grouse Mountain e outras dicas

Atualizado em 7 de novembro de 2019 por Thiago Khoury

Quer dicas de onde esquiar em Vancouver? Bem, as montanhas ficam nas redondezas mais próximas, mas, sim, British Columbia de maneira geral é um ótimo lugar para quem pediu o casaco de frio do irmão mais velho e não vê a hora de começar a descer montanhas.

Os dois esportes mais tradicionais de inverno continuam sendo ski e snowboard, mas em uma montanha com neve o que não falta é criatividade e gente muito rica com seus equipamentos inusitados: quem já ouviu falar em skal, sled, skijoring ou skibobbing?

Todos esses esportes ou brincadeiras de inverno são mais ou menos comuns de acordo com o público que frequenta determinada montanha: adultos geralmente ficam com os mais tradicionais, mas montanhas e resorts populares entre famílias com crianças inovam em esportes e equipamentos coletivos.

Outras dicas essenciais para planejar uma viagem ao Canadá:

Perguntas essenciais sobre o Canadá

Qual o melhor seguro de viagem para o Canadá?

Qual o melhor chip de viagem para o Canadá?

Onde esquiar em Vancouver

É muito comum dirigir duas horas em direção ao norte e chegar em Whistler, a cidade que possui mais de uma montanha para prática de esportes radicais na neve, mas as duas mais famosas são Whistler e Blackcomb.

O que posso dizer sobre Whistler é que essa é uma viagem incrível para quem curte esquiar: só Whistler e Blackcomb somam 38 lifts até o topo, inclusive uma gôndola famosa que liga dois cumes lado a lado.

O que você talvez não saiba é que não é necessário viajar até Whistler para esquiar, pelo contrário, Vancouver oferece três ótimas montanhas que você pode conhecer mesmo viajando no auge do verão:

  • Grouse Mountain
  • Cypress Mountain
  • Mt Seymour

Quero falar um pouquinho sobre cada uma delas, inclusive Grouse Mountain que é a maior e mais popular.

Onde esquiar em Vancouver: Grouse Mountain

Onde esquiar em Vancouver: Grouse Mountain no inverno

Grouse Mountain

Grouse Mountain tem as pistas mais famosas de Vancouver, além de ficar incrivelmente próxima, basta atravessar a ponte que liga Downtown Vancouver e North Vancouver.

Para chegar de carro siga a Georgia Street pelo Stanley Park e atravesse a Lions Gate Bridge. Fique de olho na saída para North Vancouver e depois pegue a Capilano Road por cinco quilômetros.

Eu jamais faria isso sem um celular com internet, assim fica tudo muito mais fácil e bem mais seguro.

Para ir de transporte público os ônibus 232 e 236 deixam exatamente na porta, mas você pode buscar informações na internet, inclusive no site da Translink.

Para quem chega por volta da hora do almoço ou precisa dar uma paradinha para se abastecer, Grouse Mountain tem três ótimos restaurantes além de uma Starbucks e um BeaverTails:

  • Altitudes Bistro
  • Lupins
  • The Observatory

Eu comi no Altitudes Bistro e adorei, além dos preços serem bem mais acessíveis quando comparados com as outras duas opções. Tente sentar em uma das mesas no fundo do restaurante à esquerda, dali a gente almoça com vista para o skyline de Vancouver.

Comi filé com legumes, uma amiga comeu salmão com massa e fomos todos muitos felizes nos pedidos (aqui o menu com preços), mas da próxima vez quero comer no The Observatory:

Onde esquiar em Vancouver: Grouse Mountain

Observatory em Grouse Mountain

Para quem pretende esquiar o preço pela entrada não é dos mais salgados: são 72 dólares para visitantes que chegam durante o dia e 52 dólares para visitantes que chegam depois das quatro da tarde.

Esse valor dá direito a subir e descer uma vez no bondinho que liga a entrada de Grouse Mountain a base das pistas.

Se você pretende só passear (e essa é uma ótima dica para quem visita Vancouver no verão, geralmente entre maio e outubro) e fazer caminhadas, encontrar ursos e comer em um dos três restaurantes, o preço é 59 dólares.

Infelizmente a tirolesa é paga a parte e não é nada barata, são 89 dólares por pessoa.

Grouse Mountain é uma ótima dica para quem vai no inverno, mas é também um super passeio para quem vai fora da temporada de neve: a subida no teleférico é uma delícia e a descida é bem vertiginosa, mas ainda assim é indicada para visitantes de todas as idades

Cypress Mountain & Mt Seymour

Outras duas alternativas para Grouse Mountain em Vancouver são Cypress Mountain e Mt Seymour.

Cypress Mountain é quase tão visitada quanto Grouse Mountain, mas ela é ainda mais popular entre locais e visitantes americanos. Em tamanho ela leva a melhor e possui mais pistas.

Para a maior parte dos turistas ela não é a melhor opção porque não é uma alternativa para quem viaja no verão ou quer curtir o lugar propriamente dito, o foco é mesmo em esportes de neve.

O preço é razoavelmente mais baixo quanto comparado com Grouse Mountain, mas como ele é dinâmico (altera todos os dias em função das vendas e do dia da semana) é impossível colocá-lo aqui.

Mt Seymour tem preços bem parecidos com os de Grouse Mountain, mas imagino que ela seja a menos popular entre turistas. Parece que no verão eles só oferecem atividades pagas, mas você precisa agenda-las com antecedência.

4 comentários sobre “Onde esquiar em Vancouver: Grouse Mountain e outras dicas

  1. Gosto muito da maneira que você escreve, é bastante envolvente, carismática. Aliás, pelo menos através de fotos e dos textos, você aparenta ser o carisma em pessoa! Minha irmã disse que suspeita que você seja gay, mas espero que ela esteja errada! haha
    Eu, com uns amigos, pretendemos viajar para um local assim, montanha, neve no topo, floresta de coníferas, rios, estradas sinuosas, ursos, acampamento e etc. Porém, nós queríamos fazer uma viagem dessa num local mais afastado, menos frequentado, menos urbanizado, com uma natureza mais intocada, mais selvagem. Pensamos no estado de Washington, Idaho, Montana, Oregon, nos Estados Unidos, e Lake louise, Jasper, Banff, no Canadá, mas ainda estamos decidindo para onde devemos ir. De acordo com a descrição do tipo de viagem que a gente quer ter, você poderia nos sugerir um destino com essas características? Muito obrigada! E parabéns pelo site, é sensacional. Um dos melhores sites de viagem que eu já acessei.

    • Hahaha, Sandra, troféu joinha pro seu comentário como o melhor de 2013 até agora! Fico feliz por saber que sou o comentário da família na hora do jantar. Não vou nem defender minha heterossexualidade que é para não acabar com o momento família que tá rolando, rs. Bem, sobre sua dúvida, eu realmente não sei, não conheço nenhum desses lugares que você mencionou, mas sei que Banff é lindo e parece ser um dos pontos mais phodas do Canadá, apesar de já não ser mais tão desconhecido assim. Para não ver turista nenhum e só montanha, urso e rio, você tem que chegar nos territórios e não nas províncias: Yukon, Territórios do Noroeste ou Nunavut. Boa viagem!

  2. Olá, Gostaria de saber sobre as roupas para poder esquiar, são oferecidos botas, óculos, etc, para aluguel? Pode informar aproximadamente os valores? No caso de adquirir um casaco qual a loja mais indicada com preços bons? Preciso da resposta até amanhã.

    Obrigada pela atenção

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

*