Durante muito tempo eu encarei o passeio à Estátua da Liberdade em Nova York como um programa que não valia o investimento de tempo e dinheiro, até porque Manhattan por si só oferece atrativos suficientes para uma viagem de sete dias.

Só que muita, mas muita coisa mudou desde que fui à ilha da Estátua pela primeira vez: é um passeio barato, rápido e muito menos burocrático do que era antes.

Na verdade, ainda existe alguma burocracia, mas só para quem não abre mão de subir na coroa.

Vale a pena conhecer a Estátua da Liberdade em Nova York?

Sim, vale a pena conhecer a Estátua da Liberdade, mesmo achando que a ilha de Manhattan por si só é capaz de entreter qualquer um por mais de sete dias em uma primeira viagem a Nova York.

Não é fácil tirar uma foto legal com a Estátua ao fundo se você não é um profissional ou manja muito de fotografia em viagens.

Mesmo do gramado de Battery Park ela estará sempre muito pequena e distante.

Ir a Estátua da Liberdade não é caro, principalmente quando faz parte do CityPASS de Nova York, além de não demandar muito planejamento de quem decide conhecê-la à medida que a viagem acontece.

Quanto custa o ingresso para a Estátua da Liberdade?

Na verdade você não paga para visitar a Estátua da Liberdade, você pega pelo ferry que te leva até ela.

Ferry, para quem não sabe, é um barco pequeno que faz o mesmo trajeto diversas vezes ao dia. Devem caber umas duzentas pessoas a bordo.

O ferry custa aproximadamente 30 dólares pelo trajeto completo e ainda inclui uma parada em Ellis Island, uma segunda ilha que funcionava como posto de imigração e quarentena nos séculos passados.

O importante é saber que, apesar de existirem vários ferries que passam próximo da Estátua da Liberdade, apenas um é oficial e pode parar na ilha!

Cuidado para não comprar ingresso errado!

Clique aqui para acessar o parceiro do blog que é a única agência on-line atualmente autorizada a vender o ingresso correto, que é o ingresso de uma empresa chamada Statue City Cruises.

A única alternativa a esse ingresso é usando uma das opções do CityPASS de Nova York, o passe turístico que permite entrada sem filas em algumas das atrações mais famosas da cidade.

Chegando em Liberty Island
Chegando em Liberty Island, a ilha da Estátua da Liberdade

Qual a diferença entre o ingresso tradicional e o CityPASS?

Existem duas diferenças principais:

  • O New York CityPASS permite a entrada sem necessidade de agendamento prévio,
  • O ingresso tradicional permite com que você agende também uma visita ao Pedestal ou a Coroa.

Então, quer dizer que quem tem CityPASS não pode visitar o Pedestal da Estátua da Liberdade? E a Coroa?

Sim, você pode visitar o Pedestal, mas ficará refém da disponibilidade do adicional gratuito que dá direito a ele no dia da troca do cupom do CityPASS pelo ingresso propriamente dito.

Com relação à Coroa, não: para acoplar a visita à Coroa ao ingresso você precisa comprá-lo através desse site com meses de antecedência.

Lady Liberty em Liberty Island
Você não precisa de subir no Pedestal para chegar bem perto dela

Bom, agora depende de você: é melhor ter a liberdade de escolher quando ir à Estatua da Liberdade durante o andamento da sua viagem ou você prefere agendar com antecedência um ingresso que te possibilite conhecer também o Pedestal e a Coroa?

Na minha última viagem marquei pela internet um ingresso com visita ao Pedestal para uma segunda-feira de manhã, mas o tempo estava completamente nublado e chuvoso, acabei optando por não fazê-lo.

Como eu tinha um CityPASS comigo, consegui encaixar uma visita (sem o Pedestal) à ilha da Estátua da Liberdade no meu último dia de viagem.

Vale a pena visitar o Pedestal e a Coroa?

Já fui três vezes à Liberty Island, mas nunca subi no Pedestal ou na Coroa.

Deve ser um passeio interessante, mas como eu disse aqui em cima sempre optei por deixar minha ida livre e fazê-la em um momento da viagem que fosse agradável, o que nem sempre a gente consegue fazer com antecedência.

Imagino que não seja difícil conseguir um ingresso para o Pedestal no dia da visita (o da Coroa é impossível): para quem realmente quer basta chegar cedo.

Qual o melhor horário para visitar a Estátua da Liberdade?

Os ingressos são impressos para horários redondos entre oito da manhã e duas da tarde, mas eles só indicam quando você pode passar pela segurança (como em um aeroporto) antes de entrar na fila do ferry.

O ferry propriamente dito não tem horário marcado: ele é continuo, um depois do outro.

Depois de passar pela segurança é só entrar na fila do ferry.

Independente de ser no início da manhã, ou da tarde, o mais importante é fazer a visita à Estátua da Liberdade em um dia de céu azul, se não o passeio perde parte da graça.

Particularmente acho mais interessante fazer o passeio o quanto antes, assim você fica livre para dar continuidade ao seu roteiro, que pode incluir um passeio por Battery Park ou Financial District.

Essas são algumas dicas que dou para que você inclua a Estátua da Liberdade de uma forma bem legal no seu dia de viagem:

+ Battery Park em Nova York: o que fazer

+ Westfield World Trade Center em Nova York (que shopping lindo!)

+ Brookfield Place em Nova York: Le District e Hudson Eats

Importante: se você pretende passear por ambas as ilhas deve embarcar antes das 14h, depois disso o ferry faz apenas uma parada: ou Liberty Island ou Ellis Island.

Quanto tempo dura o passeio?

O ferry que leva a Estátua da Liberdade sai de Battery Park em Manhattan e chega na Liberty Island em menos de 20 minutos, depois disso você escolhe quanto tempo ficar na ilha.

Vale chegar entre 20 minutos antes do horário marcado no seu ingresso porque a fila de segurança pode atrasar, principalmente no verão.

Lembrando que os ingressos sem horário, como os do CityPASS, depois de trocados vêm com o horário impresso de 8h, mas mesmo assim eles podem ser usados pelos próximos três dias subsequentes.

Onde pegar o ferry para a Estátua de Liberdade?

O ferry sai de dois pontos: um em Battery Park em Manhattan e outro em New Jersey.

Quem está com o CityPASS precisa primeiro trocar o cupom pelo ingresso físico em um lugar chamado Castle Clinton, um antigo forte que fica ao lado do embarque do ferry.

Quem comprou o ingresso antecipado pela internet pode simplesmente imprimi-lo em casa.

Não existe endereço físico do ponto de embarque em Battery Park, mas é só jogar “Castle Clinton” no Google Maps e de lá seguir as placas para o ferry.

A forma mais fácil de chegar no embarque para Liberty Island é de transporte público: basta pegar a linha 1 e descer na estação South Ferry, ou as linhas 4 e 5 e descer na Bowling Green ou as linhas R e W e descer na Whitehall.

De qualquer uma dessas estações você estará a dois ou três minutos de caminhada do embarque para a ilha da Estátua da Liberdade.

Castle Clinton
Saindo de Castle Clinton basta seguir as placas para o ferry

Qual ferry passa pela Estátua da Liberdade?

A Statue City Cruises é a única empresa que de fato desembarca na ilha da Estátua da Liberdade.

Você pode adquirir o ingresso através desse parceiro do blog, assim você não corre o risco de comprar nada errado.

Digo isso porque existem várias empresas que aproveitam a oportunidade para vender “passeios de barco” que passam próximo da ilha, ou seja, são alternativas ao passeio oficial que focam na navegação e não na atração propriamente dita:

Existe também uma forma de conhecer a Estátua da Liberdade e Ellis Island com um guia americano que explica tudo sobre lá:

Vale a pena visitar Ellis Island?

O mesmo ferry que leva à ilha da Liberty Island também passa pela ilha do Ellis Island Immigration Museum, vai de cada um voltar para Manhattan ou dar um pulinho nessa segunda ilha também.

Não é essencial visitá-la, até porque a Lady Liberty é o principal atrativo do passeio, mas se você curte a ideia de rodar por um porto de imigração centenário enquanto descobre tudo sobre ele ouvindo o audio guide (incluso em qualquer ingresso), pode ter certeza que será um ótimo passeio!

Ellis Island Immigration Museum
Chegando no Ellis Island Immigration Museum em Ellis Island

Ellis Island foi um dos postos de imigração e quarentena mais movimentados do século passado.

Foi ali que os sobreviventes do Titanic desembarcaram primeiro, além de celebridades como Charles Chaplin e Albert Einstein.

Guardadas as devidas proporções, lembra o passeio por Alcatraz em San Francisco.

Conclusão

Visitar a Estátua da Liberdade é um passeio barato, rápido e muito menos burocrático do que era antes (ainda existe burocracia, mas só para quem não abre mão de subir na coroa).

Você não precisa agendar o seu passeio com antecedência, aliás, a melhor forma de fazer esse passeio é sem grandes planejamentos: marcar uma data com antecedência pode fazer você encarar o barquinho com céu cinza ou chuvoso, o que não é nada legal.

O valor para visitar Liberty Island e Ellis Island em uma mesma viagem é de aproximadamente 30 dólares.

Lembrando que você paga apenas pelo ferry que te leva até ambas as ilhas, não para visitar a Estátua.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!

  Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

2 COMMENTS

  1. Olá,

    Muito bom dia!

    Estamos com dúvida sobre o site oficial para compra do ingresso. Voce comenta que o único que desembarca lá é o Statue Cruises, porém encontramos sites dizendo que o site oficial é statueoflibertytickets.com. Posso comprar por qualquer um deles? Vi que o statue cruises não cobra taxa e achei estranho pois um é $18 e o outro é $25.

    Outra dúvida é se poderei apresentar direto o voucher para embarque ou se preciso trocar lá por algum outro ticket?

    Muito obrigado!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*