Os melhores apps de viagem

Atualizado em

Update: essa lista está desatualizada, além de muitos desses apps terem chegado ao fim, naquela época Instagram ainda era novidade. Consegui resumi meus apps de viagem em cinco: 5 apps de viagem essenciais para todo viajante.

Todo mundo sabe a delícia que é encontrar um app novo, só de viagem tenho mais de cem instalados –  mesmo que nem todos sejam úteis, diga-se de passagem: tenho compulsão por colecionar aplicativo de hotel e companhia aérea; e olha que nunca voei ou me hospedei na maioria deles!

Enfim, decidi compartilhá-los em várias listas e essa é a primeira delas, a lista essencial com os melhores apps de viagem, mas rolando a página até o fim você ainda encontra outras três listas muito legais que podem facilitar e muito a vida de quem viaja com uma certa frequência: aplicativos de companhias aéreas, redes de hotéis e sites de viagem.

Tenho um iPhone 4 com conta na App Store americana, que foi onde testei os aplicativos que aparecem aqui. Não sei dizer se todos eles estão disponíveis na loja do Brasil.

Os melhores apps de viagem

AllSubway é uma mega coleção de mapas de metrô. São mais de 130 cidades em todos os continentes com mapas que podem ser acessados mesmo sem internet. U$ 0,99.

AroundMe é o localizador mais baixado e o mais popular. Basta você dizer o que procura (farmácia, hotel, restaurante, cinema, teatro, bar…) que ele te diz onde está o mais próximo de você. O Google Places também é legal e funciona da mesma forma. Gratuitos.

Convert Clothes é bem útil quando a gente decide levar roupas e calçados para quem não pode experimentá-los ali. Converte diferentes medidas entre dezenas de países. Já o Convertbot converte todo tipo de medida geográfica e espacial. De quebra ainda converte moedas também. O primeiro é gratuito, o segunda custa U$ 1,99.

Cor.kz Wine Info é legal tanto para quem entende de vinho quanto para entusiastas: com um banco de dados com mais de um milhão de rótulos cadastrados, com ele você consegue fazer a sua escolha em um restaurante ou antes de trazer uma garrafa na mala. U$ 2,99.

FlightAware monitora voos e avisa sempre que houver uma mudança de horário, atraso, cancelamento ou mudança de portão. São centenas de companhias aéreas disponíveis em todo o mundo. Gratuito.

Free Wi-Fi Finder manda muito bem quando você é daquele tipo de viajante que está sempre atrás de um hotspot: basta ligar o app e descobrir quando o próximo irá aparecer pelo caminho. Gratuito.

GateGuru, Airport Info & Flight Status também faz rastreamento de voos, mas ele funciona mesmo como informativo de infraestrutura em centenas de aeroportos em todo o mundo. Gratuito.

Google Earth dispensa apresentações. É a forma mais próxima do real de conhecer onde você vai andar antes mesmo de chegar lá. Gratuito.

Google Tradutor também traduz através da fala: basta segurar o botão enquanto a conversa rola que ele ele te diz (e escreve) a tradução em mais de 30 idiomas disponíveis. Gratuito.

Hotel Tonight é um buscador de quartos de última hora: hotéis disponibilizam acomodações ociosas com até 70% de desconto para quem faz check-in até a meia-noite do dia da oferta. Gratuito.

Instagram é a revolução do fotógrafo amador: é só apontar, clicar e aplicar um filtro que ela aparece em uma rede social que só existe ali. É completamente viciante e deixa a arte do fotografar (e compartilhar) bem mais dinâmica. Gratuito.

E aproveite para seguir @rodeiviagens também no Instagram!

On The Menu é uma forma legal de tentar entender aquelas palavras esquisitas que aparecem no menu, mas ele não faz traduções e sim explicações em inglês ou mostra pratos equivalentes. U$ 1,99.

OpenTable/Urbanspoon/Yelp são todos bem úteis para quem gosta de conhecer restaurantes novos e não correr o risco de dar com a cara na porta (o sistema de reservas é bem prático e super confiável). Funcionam como central de opiniões de turistas e locais. Gratuitos.

Photosynth é um aplicativo gratuito que te ajuda a fazer imagens em 360 graus sem muita técnica ou nenhum equipamento mais elaborado. Ótimo para tirar foto de quarto de hotel ou de paisagens a céu aberto. Eu prefiro o 360 Panorama porque os resultados geralmente são melhores. U$ 0,99.

Share-a-bill é bem útil porque não se restringe a dividir a conta do bar, mas ele divide também todos os gastos ao longo da viagem e depois dá o veredito de quem deve o que a quem. Gratuito.

Trip It é um dos mais famosos dessa nova leva de aplicativos de viagem. Ele é um organizador que trabalha em sintonia com os itinerários e confirmações de reserva que você recebe no e-mail cadastrado. Um sincronizador automático monta um itinerário para cada nova viagem. Gratuito.

Existem outros apps que trabalham com esse sistema de organizar itinerário, mas nem todos possuem sincronizador automático: alguns você deve adicionar as informações por conta própria, outros você precisa encaminhar os e-mails recebidos para um endereço fornecido por eles. Tente também o TripCase (que tem controlador de despesas), o TripDeck e o Kayak que aparece lá embaixo.

USB Photo me constrange um bocado: você acredita que antes dele eu passava cada foto do iPhone para o computador através do aplicativo de e-mail? Com ele eu seleciono as fotos e vídeos que quero e transfiro tudo pelo iTunes. Gratuito.

World Lens é de uma tecnologia que impressiona, mas ainda não está disponível em português: você mira a câmera para textos e imagens que possuam texto que ele faz a tradução simultânea do/para o inglês, francês e espanhol. O aplicativo é gratuito, mas cada pacote de tradução custa U$ 9,99.

XE Currency é o meu conversor de moedas preferido. Basta jogar o valor que você precisa que ele te oferece cotações atualizadas de minuto em minuto em centenas de moedas. Oanda é outro que todo mundo gosta. Gratuitos.

Aplicativos de companhias aéreas

Air Asia

Air Berlin

Air Canada

Air China

Air France

Alaska Airlines

Alitalia

American Airlines

Austrian Airlines

British Airways

China Airlines

Continental Airlines

Israel Airlines

Delta

Turkish Airlines

GOL Linhas Aéreas

KLM

Lufthansa

OneWorld (aliança)

Qantas Frequent Flyer

Singapore Airlines

SkyTeam (aliança)

Southwest Airlines

Star Alliance FareFinder (aliança)

SWISS

TAP Portugal

United Airlines

Virgin Atlantic

Aplicativos de redes hoteleiras

Accor Hotels

Best Western To Go

Candlewood Suites

Club Carlson

Crowne Plaza Hotels & Resorts

DoubleTree

Embassy

Fairmont Hotels & Resorts

Four Seasons Hotels & Resorts

Gaylord Hotels

Hilton

Hilton Garden Inn

Holiday Inn Express Hotels

Holiday Inn Hotels & Resorts

Homewood Suites

Hyatt Hotels

InterContinental Hotels & Resorts

La Quinta Hotels

Marriott International

MO Hotels – Mandarin Oriental

Priority Club Rewards (InterContinental Hotels Group)

Staybridge Suites

W Hotels Worldwide

Wardolf Astoria Hotels & Resorts

Aplicativos de sites de viagem

Quem estava atrás de apps que buscam diversas passagens no mesmo trecho pelos menores preços o segredo é ir nos aplicativos dos sites que você já conhece:

Airbnb

Booking.com

Expedia

Hipmunk

Hostelworld.com

Hoteis.com

Kayak

Orbitz

Priceline

Skyscanner

Travelocity

TripAdvisor

Tripwolf

Viator

Aplicativos de guias de viagem

Existem centenas de guias de viagem, mas os mais populares ainda são em inglês. Os da Lonely Planet custam cerca de U$ 6 cada e são os mais famosos. Sei que não é legal ficar atento a isso, mas de qualquer forma fica a dica: sempre que acontece algum pepino homérico que interrompe ou paralisa as operações aéreas o pessoal da Lonely Planet oferece parte de seu catálogo de guias gratuitamente.

Clique aqui http://www.lonelyplanet.com/mobile/ para conhecer todos os aplicativos da Lonely Planet, inclusive dicionários bilíngues, livros de frases comuns e audio-guides. Quem tem iPad também se diverte: alguns guias foram totalmente reformulados e ficaram de babar, clique para conhecê-los http://shop.lonelyplanet.com/ebooks.

Outra editora famosa que acaba de lançar seus guias em formato de app é a Wallpaper. U$ 5 cada.

Para quem não quiser gastar nada, o TripAdvisor resolveu reunir todos os seus guias em uma banca só: depois de baixar o aplicativo você só faz o download daqueles que quer. Os guias são limitados, mas ainda assim são interessantes e gratuitos.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Leia todas as minhas dicas de hospedagem e faça a sua escolha!

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e cupons de descontos exclusivos no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Os melhores apps de viagem' têm 6 comentários

  1. 8 de abril de 2012 @ 22:41 Fabiana

    Oi Thiago, tudo bem! Não consegui baixar o OpenTable na loja do Brasil, só na dos EUA! Fica a dica…
    PS. Amooo seu blog, o melhor disparado! Beijo

    Responder

    • 9 de abril de 2012 @ 8:11 Thiago Khoury

      Oi Fabiana, obrigado pelo elogio e pela dica do OpenTable! ;) E vou checar o seu agora.

      Responder

  2. 15 de março de 2012 @ 1:06 100 apps para viagem | Hotel California Blog

    […] [Translate] Para que fazer de novo o que já está super bem feito na web? Então aqui vão as 100 melhores apps pra usar em viagem by […]

    Responder

  3. 13 de março de 2012 @ 12:56 Alex

    O skyscanner é ótimo e o FareFinder da Star Alliance é muito parecido, uso os dois pra consultar preços.

    Quando fui pra Toronto, comprei o guia de iphone da Lonely Planet. O mais legal é que ele tem um mapa da área principal da cidade com todos os locais do guia marcados e usa o GPS pra te ajudar na localização (o que não precisa de sinal de internet)!

    Responder

  4. 3 de janeiro de 2012 @ 23:36 Robson

    Fala Thiago, cara primeiro parabéns pelo seu blog… é muito bom!!!! Vou fazer meu primeiro mochilão agora em março, pra Europa e pra ajudar eu vou sozinho!! Ehh, preciso coletar o máximo de dicas possíveis pra me virar por lá… vou passar 1 mês por lá e suas dicas estão me ajudando… Seus vídeos também são muito legais e caramba cara, como você viaja??? (que inveja… mas é inveja boa.. ahhaha)…

    Agora sobre esse post: Muitoooo bomm cara!! Parabéns de novo!!! Vou começar a baixar vários desses apps.. Conforme eu fui fazendo o planejamento da minha trip eu também fui buscando alguns…. Dois que eu encontrei e acho que serão muito úteis na minha trio são: o “Paris Metro” e o “London Tube”. Eu acho que os dois são feitos pela mesma empresa, pois são idênticos e têm a mesma função: se localizar e traçar rotas de metrô, cada um na respectiva cidade. E o melhor é que eles são apps que não precisam de conexão wi-fi. Você consegue pesquisar estações, traçar rotas e visualizar a rota em um mapa de metrô sem estar conectado. Eu acho isso muito válido!!! Ainda mais que eu não sei os lugares que vou ter internet e ainda não descobri a melhor maneira de ter internet no meu iPhone pois o preço do pacote de dados internacional da operadora é absurdamente caro… Eu achei um tal chip “pré-pago” que parece funcionar na maioria dos países pela Europa e da pra comprar aqui mesmo do Brasil… mas isso é assunto pra outro post… rsrsrsrs

    Sobre a conta americana… a melhor solução é ter tanto a conta brasileira quanto a americana.. é bem simples de fazer, mas vai ter que usar um endereço residencial falso…. mesmo assim vale a pena e nunca tive problemas. Na conta americana existe muitas coisas que não temos na conta brasileira.

    Bom, é isso.. grande abraço!!

    Responder

    • 4 de janeiro de 2012 @ 14:42 Thiago Khoury

      Oi Robson, obrigado pelo elogio e valeu pelos comentários! Vou subir em breve um texto com apps de Europa e Nova York, você vai gostar. Um abraço! :)

      Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost