Como usar o My Maps para fazer roteiros de viagem

Muita gente não sabe que a melhor ferramenta para criar roteiros de viagem é gratuita, basta ter uma conta no Google e acessar o My Maps, o serviço de criação de mapas do Google Maps.

Essa é uma super dica para quem curte trabalhar no planejamento da viagem: primeiro você pesquisa todas as coisas incríveis que podem ser feitas em um determinado destino, depois põe no mapa as que selecionou e ao longo da viagem o acessa pelo celular, assim você se guia entre os pontos que escolheu através do Google Maps.

Usando o My Maps para criar roteiros de viagem

Como criar um roteiro de viagem no My Maps

Primeiro acesse google.com/mymaps e clique em + Criar um novo mapa. O mapa base para você começar a trabalhar será igual a esse:

Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem

Vou fazer um mapa local com cinco pontos interessantes em Upper West Side, Nova York. Será bem no estilo dos que faço quando preciso rodar em uma determinada região de uma cidade que ainda não conheço.

Geralmente é dessa forma que uso os mapas que crio no My Maps: faço mapas locais que me ajudam a desbravar uma determinada região caminhando por ela, mas nada impede que você  faça mapas mais abrangentes, como “Praias no litoral da Flórida” ou “Coisas para fazer em Miami”.

Primeiro, clique em Mapa sem título e Camada sem título para dar nome ao mapa e a camada. O processo é esse:

Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem

Cliquei em “Mapa sem título” e preenchei as informações acima…

Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem

… depois cliquei em “Camada sem título” e dei nome a camada

Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem

O mapa ficou assim, com título (“Nova York”) e uma camada (“Upper West Side”)

Eu nunca importo dados, sempre começo um mapa do zero. Vou começar buscando o Belleclaire, minha dica de hotel em Upper West Side, e adicioná-lo ao mapa. O processo é esse:

Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem

Começo pesquisando o nome do hotel até o sistema me sugeri-lo. Depois clico nele

Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem

O sistema vai mostrar o ponto procurado no mapa através de um pin verde, mas não vai adicioná-lo. Você precisa clicar em “+ Adicionar ao mapa” para de fato adicionar o pin ao mapa

Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem

Pronto, depois de clicar o pin ficará azul e isso significa que ele foi adicionado ao mapa. Se quiser, clique no balde de tinta para mudar a cor do pin ou o formato

Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem

Pronto, mudei a cor e o símbolo do pin – e o Hotel Belleclaire já aparece na camada “Upper West Side”

Bem mais fácil do que você imaginava, não é? Agora vou fazer a mesma coisa que fiz com minha dica de hospedagem e adicionar outras quatro localizações no mapa:

Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem

Mapa pronto com cinco localizações pinadas

Pronto, mapa de Upper West Side em Nova York com cinco lugares adicionados para desbravá-los em uma tarde na cidade! Você consegue ver os cinco locais listados na camada “Upper West Side”, mas de qualquer forma são eles:

  • O Hotel Belleclaire com pin amarelo,
  • Os restaurantes Maison Kaiser e Chopt Creative Salad com pins laranjas,
  • A academia de spinner SoulCycle com o pin azul,
  • A loja Lululemon com pin verde

Eu acho que nunca faço isso, acabo desbravando os pontos da forma que parece mais lógica, mas de qualquer forma vou mostrar como adicionar uma rota aos pontos do mapa:

Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem

Clique em “Adicionar rotas”

Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem

O My Maps irá adicionar automaticamente uma nova camada (“Camada sem título”) e irá pedir para que você indique dois pontos já pinados no mapa a serem ligados. Não se esqueça de trocar “Carro” por “A pé”

Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem

Pronto: essa rota é possível de ser cumprida a pé (se ainda estivesse na função carro a rota daria a volta no quarteirão). Caso queira você pode clicar em “Adicionar destino” e conectar todos os pontos do mapa

Seu mapa já está pronto e como você está logado as modificações são salvas automaticamente a medida que são realizadas. Se você quiser que outra pessoa tenha acesso a ele, clique em “Compartilhar” e mude as opções de compartilhamento para que qualquer um com o link possa ter acesso a ele.

Não se esqueça disso, caso contrário só você poderá acessá-lo desde que você tenha o aplicativo Google Maps e ele esteja logado com o seu nome de usuário do Google.

Dei três prints no celular para mostrar como abrir um mapa personalizado do My Maps no Google Maps:

Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem

No Google Maps, clique em “Seus lugares” e selecione o mapa que você criou. Pronto!

Viu como é fácil? Agora você pode chegar em Upper West Side e acessar o seu mapa para saber por onde andar e o que não deixar de conhecer.

Outra dica é usar esses mapas personalizados com rotas traçadas entre um ponto e outro como GPS. Foi assim que fiz minha viagem pela Flórida, lembra? Só acessar o mapa pelo Google Maps em um celular com chip de internet e obedecer as indicações da rota.

Ficou alguma dúvida? Se quiser, compartilhe o mapa da sua última viagem aqui nos comentários!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece 5% de desconto para leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip de celular internacional com internet ilimitada - o frete é por minha conta! Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

  Para alugar carro no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'Como usar o My Maps para fazer roteiros de viagem' têm 2 comentários

  1. 29 de julho de 2018 @ 15:41 Luiz

    Legal, estou montando meu roteiro desta forma, também utilizo o site/aplicativo Sygic maps. Uma pergunta, conseguiu de alguma forma calular a km total para um roteiro criado no MyMaps?

    Responder

    • 30 de julho de 2018 @ 11:32 Thiago Khoury

      Oi Luiz, sim: basta clicar naqueles três pontinhos ao lado do nome da camada e depois clicar em “Rotas detalhadas”. Ele vai te mostrar a distância entre cada ponto e as direções

      Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2018. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost