12 de agosto de 2022
Para onde vamos agora?

Salas VIP em aeroportos: como ter acesso

Sala Vip da Gol em Guarulhos

Atualizado em 11 de agosto de 2022 por Thiago Khoury

Estou escrevendo da sala VIP da Gol no aeroporto de Guarulhos, o campeão em salas VIP em aeroportos no Brasil: atualmente, contando com um espaço de coworking, são dez salas espalhada pelos três terminais.

Salas VIP existem em aeroportos do mundo inteiro e possuem acesso restrito a determinados clientes ou para quem está disposto a pagar pelo acesso único, o que nem sempre é possível.

Ter acesso a uma sala VIP (ou “airport lounges” para os gringos) é uma ótima forma de passar o tempo entre uma conexão e outra, além de oferecer amenidades como lanches, refeições, chuveiros, entretenimento e um lugar de descanso quando a espera é longa.

Sala Vip da Gol em Guarulhos
Sala VIP da Gol em Guarulhos
Gol Lounge
Sala VIP da Gol em Guarulhos

A viagem de hoje é um ótimo exemplo de uso de sala VIP: cheguei no aeroporto às onze da manhã e só embarco às nove da noite, tem coisa melhor do que ficar comendo lanchinhos enquanto a hora de embarcar não chega?

Como ter acesso às salas VIP dos aeroportos?

Na esmagadora maioria das vezes é impossível pagar para ter acesso imediato a uma sala VIP, você precisa pagar por um programa ou ser um cliente especial de alguma forma para ter acesso gratuito (ou pago) a uma sala VIP de aeroporto.

De maneira geral existem quatro formas de se conseguir acesso a uma sala VIP:

  • através do seu cartão de crédito,
  • através da companhia aérea,
  • através de programas como Dragon Pass, Lounge Key ou Priority Pass,
  • pagando pelo acesso sob demanda (quando possível).

Vou falar sobre cada uma delas, mas antes quero deixar um link para você ter acesso a seguro de viagem com até 10% desconto no Seguros Promo, comparador de seguros de viagem parceiro do blog.

Lembrando que quem quiser receber cupons maiores pelo WhatsApp (para seguro, aluguel de carro ou qualquer outro serviço relacionado a viagens), clique nesse link e depois adicione o número do Rodei aos seus contatos!

Cartões de crédito dão acesso às salas VIP em aeroportos

Infelizmente não são todos os cartões de crédito que permitem acesso às salas VIP em aeroportos, geralmente apenas os top de linha, como Platinum e Black, oferecem esse benefício.

Cheque diretamente com o atendimento ao cliente do seu cartão quais os benefícios ele oferece para titular e dependentes.

O que posso dizer é que, independente do banco, todo Mastercard Black e Visa Infinity permite acesso a algum tipo de sala VIP, independente de cobrar individualmente pelo acesso ou não.

Como alguns bancos cobram e outros não, você pode ter um Mastercard Black do banco X com acessos ilimitados e gratuitos enquanto seu amigo, com um Mastercard Black do banco Y, tem apenas dois, quatro ou nenhum acesso gratuito por ano.

Os cartões Elo Diners Club, Elo Nanquim e Elo Grafite da Elo e os cartões The Centurion e The Platinum Card da American Express também oferecem acesso à salas VIP.

Mastercard Black oferece acesso à salas VIP em aeroportos?

Sim, todo Mastercard Black oferece acesso a mais de mil salas VIP em aeroportos de todo o mundo através do programa Lounge Key, mas se essas visitas serão pagas (32 dólares por visita) ou gratuitas irá depender do banco emissor do seu Mastercard Black.

Outro benefício do Mastercard Black é que ele possui uma sala VIP própria no Terminal 3 do aeroporto de Guarulhos. Nessa sala VIP você tem acesso ilimitado e gratuito quantas vezes quiser ao longo do ano.

Se o seu Mastercard Black for fruto de uma parceria entre o banco e uma companhia aérea, provavelmente você também terá acesso à sala VIP daquela companhia aérea (se houver).

Visa Infinity oferece acesso à salas VIP em aeroportos?

Sim, todo Visa infinity também oferece acesso a mais de mil salas VIP em aeroportos de todo o mundo através do programa Lounge Key, mas, assim como na Master, se essas visitas serão pagas (32 dólares por visita) ou gratuitas irá depender do banco emissor do seu Visa Infinity.

Lembrando que se o seu Visa Infinity for fruto de uma parceria entre o banco e uma companhia aérea, provavelmente você também terá acesso à sala VIP daquela companhia aérea (se houver).

Cartões Elo oferecem acesso à salas VIP em aeroportos?

Sim, os cartões Elo Diners Club, Elo Nanquim e Elo Grafite da Elo oferecem acesso às salas do programa Priority Pass em aeroportos de todo o mundo, mas se os acessos serão gratuitos ou não você precisa checar com o banco emissor do seu cartão.

O que sei é que o cartão Elo Diners Club oferece, por definição, acesso gratuito e ilimitado para salas VIPs tanto para o seu portador quanto para um acompanhante.

Importante lembrar que independente de qual desses três cartões top de linha você tenha, a sala Elo VIP no aeroporto de Congonhas permite acesso gratuito e ilimitado para todos eles sem descontar no limite anual de acessos.

Cartões American Express oferecem acesso à salas VIP em aeroportos?

Sim, os cartões The Centurion e The Platinum Card da American Express oferecem acesso às salas VIP em aeroportos de todo o mundo, mas no Brasil eles possuem acordos diferentes em função do banco emissor, que pode ser Bradesco ou Santander.

Tanto os cartões emitidos pelo Bradesco quanto pelo Santander oferecem acesso ilimitado aos Lounges Centurion ao redor do mundo, inclusive ao American Express Lounge no terminal 3 do aeroporto de Guarulhos, mas apenas os cartões Bradesco oferecem acesso gratuito e ilimitado aos Bradesco Cartões Lounges.

Companhias aéreas também dão acesso às salas VIP

Independente do seu cartão de crédito, quem viaja de Executiva ou Primeira Classe provavelmente terá acesso à sala VIP daquela companhia aérea (ou companhia aérea parceira e de uma mesma aliança).

Clientes top de linha dos programas de fidelidades de companhias aéreas também tem acesso às salas VIP destas companhias e companhias aéreas parceiras, como quem conquista o status Diamante na Azul, Ouro na Gol ou Platinum na Latam.

Salas Vip em aeroportos: Star Alliance
Sala VIP da Star Alliance em Guarulhos (imagem: Elite Magazine)

Importante: se você conquistou um status elevado em uma companhia aérea internacional você terá acesso não só as salas VIP dela como de outras companhias aéreas parceiras ou que fazem parte de sua aliança.

Por exemplo: suponhamos que eu nunca tenha viajado de Latam, mas como sou um cliente Sapphire da American Airlines eu tenho acesso a qualquer sala de companhia aérea da aliança OneWorld.

Esse é um ótimo benefício das alianças aéreas: alcançar um status em uma determinada companhia aérea equivale a um status global em todas as outras companhias aéreas que fazem parte daquela aliança.

Quando uma companhia aérea não faz parte de uma aliança ela provavelmente faz parte de alguma parceria aérea, como a Azul: quem é Diamante na Azul pode usufruir das salas VIP da United, o mesmo para quem é Gold na United.

Programas de acesso às salas VIP

Existem diferentes programas que funcionam através do pagamento de anuidades que dão diferentes tipos de acesso às salas VIP em aeroportos.

De acordo com o programa você pode ter um número (limitado ou não) de acessos gratuitos ao longo do ano. Os acessos excedentes são pagos à parte.

Os programas mais famosos são Priority Pass e Lounge Key, mas existe também o Dragon Pass que é maior e mais presente nos aeroportos da Ásia.

Aliás, é através do Lounge Key que portadores dos cartões Mastercard Black e Visa Infinity têm acesso às salas VIP: o que um portador do Black ou Infinity tem, na verdade, é a isenção da anuidade do Lounge Key.

(atualização: o Visa Infinity tem migrado cada vez mais para o Dragon Pass)

A principal diferença entre o Lounge Key e o Priority Pass é que o Priority Pass possui quase o dobro de salas VIP disponíveis em seu catálogo, mas nos aeroportos do Brasil a gente não sente muito essa diferença.

Se você não quer ou não pode arcar com os custos de um cartão Black, vale mais se associar diretamente ao Priority Pass, assim você tem o mesmo benefício de acesso às salas VIP sem ter que arcar com a anuidade de um cartão Black.

Através deste link você consegue se associar ao Priority Pass com 10% de desconto em qualquer plano.

Diferente do Priority Pass, é impossível se associar ao Lounge Key não sendo através de um cartão Black.

Salas VIP com entrada paga

Nem sempre isso é possível, mas algumas salas VIP permitem que qualquer passageiro entre mediante pagamento de uma taxa de entrada.

Essa taxa muitas vezes é um “day use”, mas é mais comum que seja por acesso (saiu, não entra de novo).

Salas VIP Admirals Club da American Airlines geralmente permitem acesso day use por 69 dólares.

Salas VIP American Express para portadores do cartão The Centurion Card geralmente não permitem entrada paga, mas no lounge de Guarulhos parece que sim, preciso confirmar essa informação.

Enfim, tem que pesquisar para saber se é possível ter acesso a uma determinada sala VIP mesmo que você não se enquadre em nenhum dos perfis que mencionei acima.

Uma ótima forma de fazer isso é através do app LoungeBuddy. Nele você coloca o seu cartão de crédito e as informações do voo para ter acesso a uma lista com todas as possibilidades de salas VIP pelo caminho, inclusive as com entrada paga.

Bom, é isso. Espero que eu tenha ajudado a você viajar com mais conforto!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página "dicas de hospedagem" e faça a sua escolha!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto!

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Previous Article

10 melhores cinemas de Nova York

Next Article

Krispy Kreme em Nova York: donuts em Times Square!

You might be interested in …

4 Comentários

  1. Olá, tenho um cartão infinite do Bradesco. Posso usá-lo em qualquer sala VIP de Guarulhos? A sala VIP do Bradesco é no terminal 2 e meu voo é no 3 . Já tenho o app do Visa AirPort.

    1. Olá Tetuo, você pode usar seu Visa Infinite apenas nas salas que o aceitam, cheque a info atualizada no app – mas eu iria para a sala da GOL no Terminal 2 (parece que tem um hotel agora no Terminal 3 que aceita também, só dá uma olhada nisso antes).

  2. Bom dia, muito bom o post.

    Mas, tenho uma duvida, eu tenho o cartão de credito Platinum Smiles, onde o mesmo da acesso a sala vip da gol apresentando o cartão juntamente com o cartão de embarque, porem eu vou chegar no aeroporto de guarulhos em um voo da Gol, porem minha conexão não é com a Gol e sim com a Latam, o fato de eu ter chegado no aeroporto em um voo gol e ter o cartão, isso me da o direito de usar a sala? ou é apenas em caso de eu esta decolando via o aeroporto?

    obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*