Gold Coast

Mods and Rockers: uma barbearia incrível em Surfers Paradise

Atualizado em

Vim falar sobre a Mods and Rockers e como meu cabelo cresce rápido, muito rápido! Minha mãe diz que isso é excesso de alguma vitamina no sangue, apesar de achar que não como nada em excesso.

E provavelmente minha mãe não sabe nada a respeito de vitamina.

Enfim, o que quero dizer é que esse papo de cortar cabelo em todo país que conheço não foi algo planejado, pelo contrário, tem pouco tempo que percebi que tinha pinta de coleção – só que depois que vira coleção a gente não consegue parar, você sabe.

Foi nesse mix de necessidade de aparar a juba com curiosidade de conhecer lugares completamente diferentes que entrei no Mods and Rockers Retro Barber Shop, uma barbearia em Surfers Paradise, Gold Coast, onde você pode fazer “qualquer tipo de bigode possível”, que é o que diz a placa.

E quem sou para duvidar do que diz a placa, pelo contrário, provavelmente os bigodes possíveis são os menos pedidos ali, devem ser dos impossíveis que eles gostam mais.

Leia mais para saber o basicão de Gold Coast:

+ Primeiras impressões de Gold Coast

Onde ficar em Surfers Paradise, Gold Coast

Onde ficar em Broadbeach, Gold Coast

+ Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

Como se locomover em Gold Coast

Onde cortar o cabelo em Gold Coast

Meu bigode estava muito bem, obrigado, fui ali para cortar o cabelo. No dia anterior eu já tinha passado pela porta, mas como não tinha nenhum cliente resolvi deixar para o dia seguinte.

Não que eu quisesse esperar na fila, mas quando estive ali pela primeira vez aquilo não parecia um salão: Jake, com seu boné florido e sotaque americano, estava na calçada com outros dois amigos tentando repetir um movimento de skate.

Gold-Coast-Mods-and-Rockers-Retro-Barbershop-01

Jake fechando o meu avental…

Gold-Coast-Mods-and-Rockers-Retro-Barbershop-09

… e o corte em andamento

Gold-Coast-Mods-and-Rockers-Retro-Barbershop-55

Jeremy e Jake da Mods and Rockers

Já o Jeremy, esse tatuado da esquerda, estava tentando fazer uma lambreta funcionar.

O cenário era completamente diferente do que eu imaginava: um salão australiano tocando Lynard Skynard na altura máxima, três meninos andando de skate na entrada, um barbudo sujo de graxa e, lá dentro, um magrelo alto com uma cerveja na mão dentro de um paletó vermelho.

Um homem, uma cerveja e um jornal. Como se aquilo não fosse segunda-feira.

Gold-Coast-Mods-and-Rockers-Retro-Barbershop-58

Jeremy, Lee e Jake da Mods and Rockers

Mods and Rockers Barber Shop

Pronto, olha os três juntos: Jeremy, Lee e Jake. Os três e um engravatado que você irá conhecer nas próximas fotos tocam o Mods and Rockers Barbershop de segunda a sábado, das 9:30 às 18:30, sendo que aos sábados você pode querer chegar mais cedo.

Barba e cabelo por 35 dólares australianos cada. Esse é o preço padrão de um corte em um lugar não-simples no exterior, é difícil encontrar algo por menos do que isso.

No Mods and Rockers Barber Shop então nada é muito simples, é uma atenção surpreendente aos detalhes, nem mesmo o tecido que protege o cliente: existem várias estampas diferentes, eu fiquei com a dos pássaros, mas prefiro deixar com que você descubra a sua por conta própria.

Nem a forma de limpar os pelos do ombro, nem a forma de aparar os pelos da orelha, nada, absolutamente nada é feito da forma mais simples e tradicional, pelo contrário, eles geralmente optam por tudo que é teatral, artesanal e pirotécnico.

Gold-Coast-Mods-and-Rockers-Retro-Barbershop-13

O senhorzinho também não estava muito confiante com o fogo tão perto da orelha…

São quatro personagens muito diferentes trabalhando em um mesmo lugar. Parecem fazer parte de um reality americano. Quem vê apenas a foto dos três no fundo vermelho arriscaria algo como mecânica ou tatuagem, mas não, aquele lugar daria um programa incrível dentro de um salão que faz todo tipo de bigode.

Um salão que só atende homens dispostos a terem seus bigodes artesanalmente cortados por 35 dólares, preço que inclui quantas cervejas você tomar durante o processo.

Passa a passo do fogo na tesoura na Mods and Rockers

Essa técnica que eles usam para cortar pelos da orelha e nuca chama hair singeing e provavelmente nasceu na Espanha há mais de cem anos. Eles precisam de um determinado treinamento para usá-la tanto ali quanto na Nova Zelândia.

Nada de máquina ou tesoura: eles embebem um chumaço de algodão no álcool, ateiam fogo e batem ao redor do cliente até os pelinhos queimarem por completo.

Eles sempre sobem umas fotos de cortes com hair singeing, mas pelo que percebi quem manda bem na parada é o Jeremy.

Aliás, se você quiser saber mais sobre essa ou outras técnicas loucas (e caras) para cortar cabelo e fazer a barba em Gold Coast, aqui tem uma lista com os melhores lugares.

Gold-Coast-Mods-and-Rockers-Retro-Barbershop-35

Na Mods and Rockers o corte é finalizado com uma toalha girando

Para finalizar o corte, é claro que eles jamais usariam um simples pincel para tirar os pelos do ombro: pelo menos dois deles ficam atrás do cliente e começam a rodar uma toalha branca para fazer um ventilador natural e limpar ombro, nuca e roupa.

Claro que quem passa pela rua para para olhar. E antes de virar ventilador essa toalha vem quente e úmida para limpar rosto e nuca com uma massagem rápida que quase me fez pegar no sono ali mesmo.

Gold-Coast-Mods-and-Rockers-Retro-Barbershop-60

O engravatado que não conheci…

Mods and Rockers Barbershop foi uma das coisas mais diferentes que fiz na viagem. Meu corte com o Jake durou quase uma hora e eu consegui descobrir muito sobre todos eles: apesar do Jeremy ter essa pinta de contrabandista gringo, ele é tão tranquilo quanto o Jake, que é tímido e vem de outro paraíso bem longe dali, San Diego, na Califórnia.

Lee tem o inglês mais rápido da Austrália, quem perde o bonde por mais de um segundo pode não pegar absolutamente nada do que ele diz, mas quem fica esperto pode achar incrível a conversa. E o corte também: todos mandam muito bem.

Mods and Rockers Barbershop

35 Orchid Avenue, Surfers Paradise

(07) 5667 9880

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Gold Coast? Fiz uma lista com as melhores opções nas duas praias mais famosas: Surfers Paradise e Broadbeach. Já fiquei duas vezes no Meriton e recomendo, o custo-benefício é imbatível!

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e cupons de descontos exclusivos no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Mods and Rockers: uma barbearia incrível em Surfers Paradise' têm 2 comentários

  1. 1 de abril de 2014 @ 14:55 Karla Alves Leal

    Adorei o post! Sua cara essas descobertas!

    Bjs,
    Karla

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost