10 motivos para conhecer Washington DC

Washington DC é uma cidade incrível para quem curte museus…

Quem é do tipo que ama museu já deve ter lido algo a respeito: só o complexo de museus do Smithsonian Institution tem mais de vinte unidades na cidade e aproximadamente 150 milhões de artigos expostos em suas coleções. O legal é que do National Air and Space Museum ao National Zoo são todos gratuitos, além de abrirem diariamente e ficarem muito próximos um dos outros ao longo do National Mall.

E ainda tem o novíssimo National Museum of American History and Culture, o último museu a ser inaugurado no National Mall sem que nenhum outro tenha que sair. O prédio é lindo e ao lado do Washington Monument.

+ Clique para conhecer os museus Smithsonian, ou expanda a sua busca e veja a lista completa de museus em Washington DC

… mas os monumentos de Washington DC são ainda mais legais!

Falei dos museus, mas quando penso em Washington DC é o Lincoln Memorial que me vem a mente: estrategicamente posicionado na extremidade de um histórico espelho d’água, o presidente Lincoln fica protegido por 36 colunas gregas e no alto de 145 degraus de mármore. Se ele ficasse em pé teria quase nove metros de altura, mas como está sentado tem pouco menos de seis.

+ Mapa com todos os memoriais e monumentos em Washington DC

Lincoln Memorial

Washington DC é um poço de história americana

Tem gente que acha que o charme de Washington DC está na pinta de metrópole americana, mas eu acho que está na relação que ela tem com o seu passado: um passeio pelos monumentos da capital é ainda mais legal quando a gente conhece o mínimo sobre eles. Mesmo que você seja como eu e adore bater perna sem amarras, se tem um lugar que combina com um Google bem dado é Washington DC – e não se esqueça: a cidade é grande e as pessoas geralmente ficam pouco tempo nela, por isso não caia na tentação de tentar cruzar National Mall em um dia caminhando por ele.

+ Old Town Trolley é bem bacana, mas Big Bus Tour é o mais famoso da cidade

Washington DC nunca é só Washington DC

O DC de Washington significa Distrito de Columbia, uma cidade sem estado em uma das regiões mais incríveis do país: colada nos estados que doaram terreno para a criação da capital federal, Maryland e Virgina, você estará sempre a poucas horas de carro ou trem de dezenas de cidades históricas e capitais estaduais que por si só valem a viagem.

+ Região da capital dos EUA: como fazer de Washington DC uma super viagem

+ Trinca delícia: Washington DC, Alexandria e National Harbor

O charme de National Harbour | Por Chopper Shots

Washington DC é uma cidade fácil de se virar

Washington DC é muito convidativa para quem está a pé: as ruas são amplas e as mais famosas possuem faixas com trânsito em ambas as direções, mas o sem número de bares, lojas e atrações pelo caminho encurtam qualquer caminho. Mesmo que os locais não concordem, em 2016 o transporte público de Washington DC foi considerado o melhor do país: o metrô tem mais de 90 estações espalhadas pela cidade e o sistema de ônibus tem mais de 300 linhas que, destas, seis cobram apenas um dólar por pessoa.

+ Como se locomover em Washington DC

Todo o charme de malemolência de Georgetown

Saindo de Union Station em uma linha circular do Circulator você não precisa de mais de 30 minutos para chegar em Georgetown, o subúrbio que já foi cidade e hoje faz parte de Washington DC (a parte mais gostosa, diga-se de passagem):

+ Georgetown em Washington DC merece um enredo de escola de samba

Passeando por Georgetown

O Capitólio dos Estados Unidos é um passeio para todos

Toda família tem aquele tio chato que diz não gostar de Estados Unidos, mas eu o desafio a passar pelo tour do Capitólio de Washington DC sem arregalar os olhos pelo menos uma vez pelo caminho. Ele é lindo e teve o domo todo reconstruído nos últimos anos, mas além da imponência é a quantidade de histórias incríveis que surpreende:

+ Como é o passeio pelo Capitólio dos Estados Unidos em Washington DC

Washington DC tem flores por todos os lados

Lá no início do século passado os japoneses deram milhares de cerejeiras para os americanos – e o tempo só fez bem para aquelas 3 mil mudinhas plantadas em 1912: Washington DC é nacionalmente conhecida pelo festival de cerejeiras que toma conta da cidade no finalzinho de março, início de abril. O urbanismo da cidade, que faz dela um jardim a olhos vistos, pinta a cidade de rosa na primavera e no verão.

Washington DC é a cidade do happy hour

Posso até estar errado, mas a impressão que tive é que Washington DC não vai pra cama muito tarde: estive lá pela primeira vez durante um fim de semana que começou na quinta e fiquei impressionado como o horário mais disputado dos bares é o happy hour – que inclusive começa cedo, entre cinco e seis da tarde. Voltei agora, no final da primavera, e não fui atrás de balada, mas os happy hours simplesmente pipocam por todos os lados sem que você procure por eles.

Washington DC tem sempre um novo bairro bombante para a sua próxima viagem

Sempre gosto de pesquisar onde as pessoas mais gostam de curtir a noite das cidades que ainda não conheço – geralmente é no mesmo lugar onde rolam feiras pela manhã e restaurantes de administração familiar. O problema é que Washington DC tem tantos bairros do momento que é muito fácil chegar uma temporada atrasado: ontem foi Dupont Circle, depois Foggy Bottom e, quando cheguei lá, quase perdi a onda de U Street.

Se você não comer mosca ainda pode chegar a tempo de curtir os restaurantes da 14th Street, a rua do momento.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Washington DC? Paguei pouco pelo Washington Court, um super hotel com vista para o Capitólio. Selecionei também algumas opções no centro de Washington DC.

  Já contratou o seu seguro de viagem? Cote as melhores opções de uma só vez pelo buscador do Seguros Promo que parcela em até 12x no cartão. Leitores do blog ainda levam 5% de desconto com o cupom RODEI5, aproveite!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip de celular internacional com internet ilimitada. Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo!

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'10 motivos para conhecer Washington DC' tem 1 comentário

  1. 19 de June de 2017 @ 20:42 Claudia Beatriz

    Adorei! DC tem muita noitada sim, mas é pra quem está dobrando o cabo da boa esperança, happy hour é a melhor pedida!

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2017. Todos os direitos reservados. Termos de uso e política de comentários. Colabore com o blog!