Sei que é engraçado começar um post assim, mas tem coisa que a gente precisa saber sobre Nova York antes da viagem.

É que Nova York é um destino dos sonhos, e destinos dos sonhos mexem com a gente.

Nova York sempre mexeu comigo. Tive a sorte de ter realizado quatro sonhos em Nova York: conhecer Nova York, viver em Nova York e trabalhar com e em Nova York.

Não existe cidade no mundo que eu conheça mais ou goste mais: Nova York não me cansa, não me desaponta e nunca me enfadonha.

Em Nova York estou sempre satisfeito. Esse deve ser o único lugar do mundo que não tenho urgência em saber a última novidade ou desbravar lugares novos: eu me realizo e me satisfaço sem nenhum esforço, mesmo que eu vá aos mesmos lugares ou repita os mesmos programas.

+ 10 coisas que não canso de fazer em Nova York

5 coisas que você deve saber sobre Nova York
5 coisas que você deve saber sobre Nova York

5 coisas que você deve saber sobre Nova York

Fiz uma lista com cinco coisas que aprendi em Nova York e que acho que você deveria saber também:

Não se irrite com o taxista

Não que ele vá esquartejá-lo e jogar o que sobrou no Hudson, mas você irá se zangar por muito pouco: os taxistas nem sempre são atenciosos, nem sempre são educados e nem sempre falam inglês.

Ponto.

Acostume-se com a ideia de que é comum recusar uma corrida e diferente do que dizem isso não está acontecendo porque você é latino ou tem cara de brasileiro: taxistas trabalham à mercê de suas vontades e é impossível tentar entendê-las.

Dito isso, fica a dica: o letreiro que aparece em cima do veículo possui três luzes, uma central e duas laterais.

Quando apenas as laterais estão acesas o taxista não está trabalhando. Quando apenas a central está acesa ele possui passageiro. Quando nenhuma luz está acesa ele está livre para uma nova corrida.

Quer uma ótima dica?

Prédios geralmente possuem uma lâmpada sobre o toldo da portaria principal que serve para alertar taxistas que alguém espera por um carro ali dentro – por isso, no inverno, peça um carro na portaria em vez de congelar na esquina.

Por fim, saiba que andar de táxi em Nova York é seguro e enrolar passageiro não faz parte da cultura local.

Não se irrite com os chineses no balcão

Nova York é uma capital multicultural onde vários imigrantes vivem, mas nem sempre são felizes.

Você pode conhecer a melhor deli para tomar o melhor café e comer o melhor bagel da cidade, mas nada impede que ela pertença à chinesa mais mal-humorada de Manhattan.

Relaxe, usufrua do lugar e se despeça em português se quiser irritá-la na mesma proporção, mas não estrague o seu dia depois de um café bem tomado.

Não se irrite at all

Se você está acostumado com Orlando ou com o norte da Califórnia, saiba o quanto antes que Nova York é completamente diferente: aqui as pessoas andam com pressa, as coisas acontecem em um minuto e nem sempre os atendentes fazem questão de atendê-lo.

É exatamente isso que faz de Nova York um dos destinos mais visitados do mundo: a Califórnia é linda e inesquecível, mas ninguém precisa de duas no mesmo país.

Se Nova York gritar, grite com ela! Não seja frágil e ande pela cidade like you own it, porque Nova York não pertence aos nova-iorquinos.

Cuidado ao atravessar as ruas

Mesmo com extenso transporte público, milhares de carros andam pela superfície e a qualquer momento podem provocar grandes congestionamentos.

Fique atento às ruas e não confie nos semáforos: mesmo que a luz vermelha esteja acesa, carros não só podem como devem fazer conversões para impedir engarrafamentos homéricos.

Provavelmente eles diminuirão a velocidade e passarão com mais cautela, mas, ao passar pela faixa, lembre-se: caminhe, não desfile.

Metrô não é para os fracos

Entre rápido e saia depressa, principalmente entre às 16h e 18h.

Claro que se você está na plataforma é bom esperar alguns segundos para que as pessoas saiam do vagão, mas deixe o espírito de escoteiro no hotel ou você irá perder o trem.

Outra: em Nova York é complicado ser um especialista em linhas de metrô sem errar muitas vezes antes. Elas são muitas, se misturam e nos confundem. Relaxe, se perder faz parte do jogo.

Saiba sempre onde está o seu destino final: seja Uptown ou Downtown, caminhe em direção às escadarias corretas para otimizar o seu tempo.

+ Metrô de Nova York: quando, como usar, quanto custa

E uma informação bônus que você deve saber sobre Nova York…

Caminhe no ritmo da cidade. Existem bairros e bairros, sinta a atmosfera de cada um para se encaixar no ritmo dos nova-iorquinos e aproveitar melhor a cidade.

A melhor forma de descer a 5a Avenida é no mesmo ritmo frenético de quem passa por ela, deixe para bater perna sem pressa quando estiver passeando pela Bleecker.

Todo mundo ama Nova York, mas vá com o coração aberto.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!

  Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

13 COMMENTS

  1. Obrigada, garoto, por tanta generosidade. Abril 2014 será minha primeira vez na América do Norte, eu, que amo Europa. Anotei tudo q vc indicou.

  2. Estou adorando ler tudo que você escreve, seus relatos são muito inspirados e inspiradores! E olha que para eu elogiar o que alguém escreve…
    Acrescentei várias coisas à minha lista “Things to do before I die: NY”:
    1-Fettuccine alfredo
    2-Falar português com o balconista chinês
    3-Comer uma carne que vem com uma samambaia
    4-Compreender que o taxista é imcompreensível e gostar dele assim mesmo
    5-Tomar cerevja ecologicamente correta
    6-Ver o Peter Parker em sua versão Mary Poppins
    7-Andar em NY como quem tbm é dono dela.

    Thanks for the tips, and keep the good work.
    xxx

  3. Na minha viagem faltou a sua primeira dica!! Tive problemas com taxistas estressados!! rsrsrs Em compensação, sobrou a última… andar, andar, andar. É isso q respondo quando me pergunto qual é a melhor coisa a fazer em NY!
    Muito legal o post.
    Abraços

  4. Não conheço NY, mas decidi que será uma viagem que farei quando eu estiver no clima. Afinal, pouco adiantaria conhecer por conhecer, sem experimentar a cidade de forma apropriada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*