Como se locomover em Washington DC

Descobri rápido que a melhor forma de conhecer Washington DC é usando as duas formas mais comuns de passear por metrópoles americanas: dobradinha metrô e ônibus com doses generosas de caminhadas.

Só vale dizer que, apesar de caminhar ser uma delícia, se assim como a maior parte dos turistas você tem pouco tempo em Washington DC digo antes que você perceba por conta própria que a cidade é grande e o que parece um pulinho pelo mapa são na verdade horas de caminhada:

Como se locomover em Washington DC

Caminhar em Washington DC é sempre uma ótima opção, mas cuidado com deslocamento entre regiões: é melhor desbravar uma região a pé do que caminhar entre regiões que parecem vizinhas quando olhamos pelo mapa.

Bem, algumas vezes caminhar é mesmo a melhor solução, mas considere o tempo de deslocamento: apesar de estarem na mesma região, uma caminhada entre Union Station e o primeiro museu do National Mall dura uns 40 minutos para quem sabe por onde andar.

Chegando em Union Station…

… junto com um ônibus double decker da Big Bus

Carro em Washington DC não é a melhor escolha, até porque Washington DC tem sina de ser a pior cidade para se dirigir nos Estados Unidos: quando os estacionamentos são caros, os engarrafamentos são comuns e o transporte público é eficiente a gente só usa carro para viagens curtas e passeios de fim de semana.

O metrô de Washington DC tem seis linhas: vermelha, azul, laranja, amarela, verde e prata, sendo que você pode fazer baldeações entre elas, até porque muitas estações recebem mais de uma linha. Cada linha sai de um ponto e segue em uma determinada direção, sendo que no exterior de cada vagão os trens trazem a cor da linha e a estação final daquele percurso.

Essas são as três estações de metrô mais comuns para turistas passeando por Washington DC:

  • Smithsonian (linhas laranja, azul e prata): para sair na parte sul do National Mall, próximo ao Capitólio
  • Federal Triangle (linhas laranja, azul e prata): para sair na parte norte do National Mall, próximo ao Washington Monument e a Casa Branca
  • Gallery Place/Chinatown (linhas vermelha, verde e amarela): para sair bem no miolinho de Penn Quarter, na famosa 7th Street em frente ao Verizon Center

A melhor forma de usar o transporte público de Washington DC é comprando um SmartTrip em quase qualquer estação. Ele pode ser carregado com qualquer valor e o preço da passagem é descontado em função do horário e da estação em que você desce.

Uma viagem pode custar diversos valores entre 1,75 e 5,90 dólares:

Essa é a linha vermelha que começa na Union Station e segue em direção a Glenmont, sua estação final…

… como eu estava indo para lá e optei por comprar um passe de papel válido por uma única viagem precisei olhar na tabela dos guichês eletrônicos qual seria o valor daquele trajeto:

U$ 5,80 em horário comercial ou U$ 4,80 nos horários promocionais

Depois escolhi a opção “single” e adicionei meus U$ 5,80 tendo que inserir os centavos de pouco em pouco, é bem burocrático

O passe é impresso na hora!

Quem compra um passe de papel como o meu deve enfiá-lo e esperar que ele saia, caso seja um SmartTrip basta tocar nesse círculo na parte de cima da máquina

Caso você tenha colocado saldo para um determinado destino e no meio do caminho decidiu ir além existem essas máquinas para completar a quantia necessária

Cuidado com essa onda de excursões em Washington DC, para chegar em grande parte dos passeios mais próximos geralmente é de metrô que a gente vai: eu já contei como chegar em National Harbour e Alexandria usando transporte público e sei que tanto no Cemitério Nacional de Arlington quanto em algumas vinícolas da região se chega de trem, por isso, deixe a preguiça de lado antes de sair procurando excursões no Google sem saber se essa é forma mais prática e barata.

Existem mais de 300 rotas de ônibus em Washington DC, e para todas elas também podemos usar um SmartTrip que facilita a vida de quem precisa fazer um trajeto que envolve metrô e ônibus em uma mesma viagem sem pagar duas passagens. Para saber qual a melhor forma de se chegar entre um ponto e outro use o planejador online.

O DC Circulator também é fantástico: pode parecer só mais uma daquelas mais de 300 linhas de ônibus, mas o DC Circulator é um serviço diferenciado e por apenas um dólar. Suas seis linhas fazem os mesmos trajetos durante a maior parte do dia de forma intermitente e confortável, além de também aceitar SmartTrip como forma de pagamento.

Foi assim que saí de Union Station e conheci Georgetown por um dólar, mas você pode usar outras rotas para conhecer regiões como Dupont Circle, U Street e Capitol Hill.

Se você tem outras dicas de como bater perna por Washington DC compartilhe com a gente!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Washington DC? Paguei pouco pelo Washington Court, um super hotel com vista para o Capitólio. Selecionei também algumas opções no centro de Washington DC.

  Já contratou o seu seguro de viagem? Cote as melhores opções de uma só vez pelo buscador do Seguros Promo que parcela em até 12x no cartão. Leitores do blog ainda levam 5% de desconto com o cupom RODEI5, aproveite!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip de celular internacional com internet ilimitada. Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo!

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'Como se locomover em Washington DC' não tem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2017. Todos os direitos reservados. Termos de uso e política de comentários. Colabore com o blog!