15 de agosto de 2022
Para onde vamos agora?

10 melhores cinemas de Nova York

Os melhores cinemas de Nova York

Atualizado em 11 de agosto de 2022 por Thiago Khoury

Me chamem de louco, mas eu sou o tipo de cara que sempre aproveita um tempinho da viagem para ir ao cinema em Nova York.

Gosto da sensação de assistir esses filmes muito aguardados logo que estreiam e gosto ainda mais de assistir filmes negligenciados no Brasil que só estreiam aqui meses depois de terem estreado lá.

Vou mostrar alguns dos cinemas em Nova York que gosto e vou sempre que posso, mas de forma geral vale dizer que Nova York não é nem de longe o lugar que tem os melhores cinemas do país.

Em Nova York não tem a rede ICON com cadeiras climatizadas e nem tem sala de cinema com serviço dine-in que, aliás, eu adoro e já escrevi sobre a experiência de jantar no cinema:

+ Como é jantar no cinema de Disney Springs.

Os melhores cinemas de Nova York

Existem mais de quinhentas salas de cinemas em Nova York, então eu irei falar não só sobre cinemas grandes e cheios de salas e sessões, mas também sobre os menores, locais e temáticos, onde tem muito filme europeu e cinema independente.

Como eu me hospedo muito no Belleclaire, pertinho do Museu de História Natural, vou dar umas dicas boas de cinema em Upper West Side, uma região residencial que adoro e fica paralela ao Central Park.

Mapa com 10 cinemas em Nova York que vale conhecer

+ Hotéis baratos em Times Square: onde ficar e quais escolher

+ Seguro de viagem para os Estados Unidos com pelo menos 10% de desconto

+ Internet ilimitada no celular durante toda a viagem com 15% de desconto

Links essenciais para programar a sua viagem!

AMC Magic Johnson Harlem

O AMC Magic Johnson Harlem é enorme, e gosto especialmente dele por dois motivos: ele fica na parte nobre do Harlem, a cinco minutos de metrô do Belleclaire e colado em um restaurante delicioso chamado Red Rooster com jazz ao vivo nas noites de segunda.

Olha, essa é uma ótima dica, vai por mim: cineminha no Magic Johnson em uma noite de segunda (em uma sessão que termine por volta das 19h) e depois corre para o Red Rooster, são só dois quarteirões de distância!

AMC Loews Lincoln Square

Para mim esse sempre foi o melhor cinema de Nova York porque ele fica a cinco minutos de caminhada do Belleclaire e sempre tem sessão no início da manhã, o que é ótimo para quem tem um voo para pegar depois do almoço.

Geralmente faço o check-out, deixo as malas na recepção e vou descendo até o cinema. Depois é só voltar caminhando para o hotel, pegar as malas e ir para o aeroporto.

Esse Loews Lincoln Square também é enorme, são dezenas de salas, inclusive duas delas temáticas bem cafonas.

Várias premieres de filmes em Nova York são feitas ali, além de ficar em uma parte de Upper West Side cheia de lojas e restaurantes.

AMC Loews Lincoln Square em Upper West Side
Cinemas de Nova York: Loews em Upper West Side

AMC 84th Street 6

Mesmo esquema do Loews Lincoln Square: o AMC 84th Street 6 também está a cinco minutos de caminhada do Belleclaire, mas tem menos salas.

É outra ótima opção para quem curtiu a ideia de pegar um cineminha antes de ir para o aeroporto.

Lembro que alguns assentos reclinam e tem encosto para os pés, parece bem com o Magic Johnson, mas não tem nada de “sala VIP”.

Regal Union Square ScreenX & 4DX

Só não coloco o link aqui porque o site desse Regal de Union Square não aceita acesso de outros países, mas você consegue acompanhar a programação pelo Google.

O cinema é ótimo, inclusive tem salas com ScreenX, uma tela panorâmica que envolve três das quatro paredes do cinema.

A localização é incrível, gosto muito desse miolinho de Union Square: fica pertinho de um Whole Foods Market enorme e no início da área de compras da Broadway.

Já morei bem próximo dali, então era o cinema que eu mais ia!

Regal Union Square ScreenX
Tela ScreenX que envolve o auditório

The Metrograph

Esse cinema é bem legal, pena que só fui uma vez: o Metro é um cinema retrô para quem realmente curte cinema, independente do gênero.

Se você curte a ideia de experimentar uma sessão de cinema dos anos 1920, vá, nem que seja mais pela experiência do que pelo filme: a bomboniere é um charme, a livraria é um charme, o rooftop onde as pessoas ficam conversando antes e depois dos filmes também é um charme…

Enfim, é tudo um charme!

Na maior parte das vezes são filmes antigos 35 mm, mas sempre tem um lançamento digital que só aparece no Indie Wire.

The Metrograph
Cinemas em Nova York: Metrograph

The Paris

The Paris (que você também só acessa dos Estados Unidos, mas consegue acompanhar a programação pelo Google) é o único cinema de sala única em Nova York e, como o próprio nome sugere, geralmente são só filmes franceses (geralmente).

O legal é que The Paris fica ao lado do famoso hotel The Plaza (aquele de Esqueceram de Mim), no início da região de compras da 5th Avenue.

Para quem ainda não sabe muito bem onde fica, a referência mais democrática deve ser “do outro lado da Apple”. Pronto, agora não tem erro!

(atualização: depois de mais de setenta anos o The Paris foi fechado em agosto de 2019, mas não durou muito tempo: a Netflix o arrendou por tempo indeterminado, agora alguns de seus filmes estreiam lá primeiro).

Cinemas de Nova York: The Paris Theatre
Cinemas de Nova York: The Paris

Angelika Film Center

Não conheço o Angelika, mas já passei por ele várias vezes, apesar de nunca ter entrado: a entrada fica na quina formada pela esquina da Houston com a Mercer, no Soho.

The Angelika é um cinema de filmes independentes onde rolam sessões comentadas com diretores e atores.

Mas sabe por que ele veio parar nessa lista? Porque é em um episódio aleatório de Friends que Phoebe despacha Rachel em um táxi rumo ao “The Angelika”, pertinho do Central Perk.

Inclusive ele fica relativamente perto do apartamento de Friends: Onde fica o apartamento de Friends em Nova York?

Você também só consegue acessar o site do Angelika dos Estados Unidos, mas dá para acompanhar a programação pelo Google.

Outros cinemas de Nova York

Nunca gostei de ir ao cinema em Times Square: acho barulhento e a última coisa que o povo foi fazer ali é assistir filme, então de forma geral não recomendo.

De toda forma não vou deixar de falar que lá tem dois cinema razoavelmente grandes, ambos na 42nd Street, um Regal e um AMC Empire 25.

Por último, preciso falar de um cinema que ainda não conheço, mas parece ótimo: o IPIC Fulton Market abriu recentemente em South Street Seaport.

Ele tem salas pequenas e cadeiras super confortáveis, algumas delas duplas, com serviço de restaurante durante o filme (finalmente!).

Eu disse lá em cima que Nova York não tem cinema estilo “dine-in” e realmente não tem: esse IPIC Fulton Market é outro departamento, parece ser um verdadeiro restaurante.

Quando eu for, volto para dizer o que achei!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto e ligações gratuitas e ilimitadas para o Brasil!

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Previous Article

Quanto custa Uber em Orlando: guia completo com dicas

Next Article

Salas VIP em aeroportos: como ter acesso

You might be interested in …

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*