Wynwood em Miami

Wynwood em Miami: o charmoso Wynwood Art District

Wynwood é uma das regiões mais incríveis dos Estados Unidos e um dos motivos principais que fazem de Miami uma cidade sensacional; mas para entender o quanto Wynwood é legal você precisa entender que Wynwood Walls, com seus lindos paredões grafitados, é só uma atração de Wynwood.

Wynwood é um distrito de Miami coladinho em outros distritos tão famosos quanto, como Midtown Miami e Miami Design District. A parte mais vibrante de Wynwood é a sua parte conhecida como Wynwood Art District, onde fica Wynwood Walls.

Wynwood Art District

O bairro do Wynwood Walls em Miami

Wynwood já foi Little San Juan devido a onda migratória porto-riquenha no início dos anos 1950, mas com a chegada dos artistas na década de 1990 o bairro começou a se transformar completamente.

Como não conhecia nada ali joguei no Google Maps “Wynwood Walls”, que seria o meu ponto de partida, mas acabei parando na Veza Sur, uma cervejaria bem descolada que tinha acabado de ser inaugurada!

O lugar é lindo, e se assim como eu você adora ser surpreendido por lugares lindos e inesperados, pode começar seu passeio por Wynwood jogando “Veza Sur” no GPS.

Wynwood em Miami

Veza Sur pertinho do Wynwood Walls

Wynwood em Miami

Incrível a decoração industrial da Veza Sur!

Wynwood em Miami

Era início de tarde, o calor estava de matar, e tinha pouca gente passeando na rua

Wynwood em Miami

Gostei muito da decoração e dos produtos licenciados!

Wynwood em Miami

Vou falar um pouquinho da marca Veza Sur logo mais…

Wynwood em Miami

… vamos só beber alguma coisa antes?

Wynwood em Miami

São oito tipos de cerveja regulares

Veza Sur é uma cervejaria local, mas por trás dela está a Anheuser-Busch InBev e duas marcas que foram recentemente compradas pelo conglomerado: a americana 10 Barrel Brewing e a colombiana Bogota Beer Company. Por isso a Veza Sur é gigante, mas tem pinta de cervejaria artesanal.

Eles fazem vários eventos com convidados especiais, inclusive produtores locais que vendem suas cervejas artesanais em barris itinerantes.

No Dia Internacional da Mulher fiquei sabendo que eles apresentaram várias marcas locais criadas por mulheres, que convidaram amigas influentes em suas respectivas áreas para tocar, cantar e palestrar.

Wynwood em Miami

The Lunch Box em Wynwood

Depois passei pela The Lunchbox, que já é super tradicional em Wynwood – se é que pode se chamar assim um lugar que tem toda uma preocupação ambiental e só compra ingredientes locais.

O restaurante abriu em 2015 com uma pegada exclusivamente espanhola servindo tapas feitos com frutos do mar, mas hoje o cardápio tem itens individuais como hambúrgueres, tigelas de poke e um recomendado paillard de carne.

Wynwood em Miami

Style Saves em Wynwood

Style Saves. Você com certeza já viu ou vai ter que esperar alguém acabar a sua selfie antes de passar pelas portas da Style Saves, uma ONG local famosa por combinar moda e filantropia. Lá eles reunem dezenas de crianças e adolescentes que foram literalmente “salvos pela moda”: com recursos vindos de marcas gigantes e de doadores em geral, os meninos desenham, produzem e costuram roupas que podem ser compradas ali.

Style Saves tem pelo menos um lançamento por ano com desfile e palestras.

Wynwood em Miami

Jugofresh em Wynwood

Essa era a melhor porta de entrada para Wynwood Walls, mas infelizmente, e de forma 100% inesperada, o dono da Jugofresh resolveu fechar todas as suas lojas na cidade e se desfazer da marca que em tão pouco tempo explodiu em Miami.

Ninguém acreditou quando a notícia se espalhou no início do mês passado.

Jugofresh nasceu em Sunset Harbour e fazia sucos integrais e prensados, além de servir uma super tigela de açaí bem próxima daquela que estamos acostumados a tomar cá no Brasil. Um belo dia Beyonce parou seu carro na entrada, pediu um suco, postou no Snap e, pronto, Jugofresh virou mania na cidade.

Só que o sucesso foi tão grande (principalmente dessa icônica unidade na entrada de Wynwood Walls) que Matthew Sherman, criador da Jugo, viu seu negócio ir na direção contrária da proposta inicial: ingredientes frescos e locais, com importância regional e sem desperdício.

Quando foi anunciado que a Jugofresh iria se aliar a rede de supermercados Whole Foods Market ele voltou atrás e um só golpe fechou todas as lojas da cidade.

Wynwood em Miami

Matthew Sherman não gostava das embalagens plásticas…

… mas os sucos da Jugofresh eram deliciosos

Wynwood em Miami

O açaí mais famoso da casa era o Sunset Harbor por 9 dólares: creme de açaí, banana, morango, coco ralado e mel

Não sei como está a entrada (gratuita, vale lembrar) de Wynwood Walls nesse momento, mas não deve demorar muito para que outra coisa qualquer e inusitada abra ali, onde antes era o antigo Jugofresh.

Em Wynwood Walls a dica é caminhar sem pressa e, se possível, em um dia que não esteja insuportavelmente quente. Essa minha visita foi exatamente isso: insuportável. Fazia tanto calor, mas tanto calor, que as pessoas não tinham paciência para sair do ar condicionado de seus carros e enfrentar o céu aberto de Wynwood Walls.

Infelizmente tirei essas fotos a toque de caixa e as em que eu apareço fiz cara de doente, com suor escorrendo pelo rosto.

Wynwood em Miami

Uma coisa interessante é que os painéis de Wynwood Walls são todos temporários…

Wynwood em Miami

… então uma visita nunca é igual a outra, apesar de que alguns deles duram mais do que outros

Wynwood em Miami

Como vocês podem ver em nem todos pode se interagir e tocar…

Wynwood em Miami

… muitos são separados por um gramado com correntes

Wynwood em Miami

São poucos, como esse, em que se pode até tocar

Quem pergunta sobre as obras dos brasileiros Kobra e Os Gêmeos, bem, elas existem, só não posso afirmar que elas estarão lá durante a sua viagem. Essa foto aqui em cima não é do Kobra que, enquanto estive lá e enquanto esse post vai ao ar, não tinha nenhuma obra em Wynwood Walls, mas tem um quarteirão inteiro, de fora a fora, bem pertinho dali.

Já essa aqui de baixo é super paulista, dos Gêmeos:

Wynwood em Miami

Os Gêmeos em Wynwood Walls

Wynwood em Miami

Um panorama mais amplo de Wynwood Walls

Wynwood em Miami

O paredão colorido de Maya Hayuk na saída do antigo Jugofresh…

Wynwood em Miami

… e eu já quase desistindo de tentar sorrir

No geral Wynwood é lugar super legal, mas para aproveitar você deve ir preparado para caminhar, desbravar e pronto para comer comidinhas pelo caminho. Lembro que a Renata experimentou os picolés artesanais da Cielito logo ali em frente ao Wynwood Walls. Com pinta de paleta mexicana alguns são verdadeiras esculturas.

Eu, se tivesse forças, queria ter comido no Wynwood Kitchen and Bar, que apesar de ter esse clima anárquico de Wynwood tem chef renomado e se encaixa melhor no roteiro de quem tem reserva:

Wynwood em Miami

Estou louco para voltar em Wynwood, já não acho que uma ida a Miami sem um pulinho ali seja 100% proveitosa.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Miami? Selecionei as melhores opções em Downtown Miami e Miami Beach. Se você é como eu e prefere praia, o Circa 39 é bem localizado, tem ótimas tarifas e me recebeu super bem!

  Já contratou o seu seguro de viagem? Cote as melhores opções de uma só vez pelo buscador do Seguros Promo que parcela em até 12x no cartão. Leitores do blog ainda levam 5% de desconto com o cupom RODEI5, aproveite!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip de celular internacional com internet ilimitada. Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo!

  Para alugar carro na Flórida pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'Wynwood em Miami: o charmoso Wynwood Art District' têm 2 comentários

  1. 30 de April de 2018 @ 15:03 Natalie

    Oi, Thiago. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2017. Todos os direitos reservados. Termos de uso e política de comentários. Colabore com o blog!