Um pouquinho sobre Ottawa: informações, curiosidades e dicas

Atualizado em 1 de novembro de 2019 por Thiago Khoury

Estava procurando informações sobre Ottawa e até achei muita coisa interessante na internet, mas não tem dada como aprender in loco o que só uma cidade surpreendente pode ensinar!

Ottawa divide com Toronto a responsabilidade pela popularidade do estado de Ontário. Diferente da capital cultural, a capital governamental é mais discreta, tem o francês na ponta da língua e as 860 mil pessoas mais bonitas e elegantes do país.

Tudo bem. Vou dar uma maneirada.

Outras dicas essenciais para planejar uma viagem ao Canadá:

Perguntas essenciais sobre o Canadá

Qual o melhor seguro de viagem para o Canadá?

Qual o melhor chip de viagem para o Canadá?

26091104

A aranha de Louise Bourgeois em exposição na praça da Catedral

Informações sobre Ottawa: o que saber antes de ir

Ottawa, em Ontário, e Gatineau, em Quebec, dividem a divisa entre as províncias transformando a região em um novo lugar que compartilha não só o rio Ottawa como as línguas inglesa e francesa.

No século passado as cidades passaram a compartilhar também os seus nomes: Ottawa-Gatineau é um lugar onde cruzamos com pessoas que usam inglês e francês em uma mesma frase.

Ottawa não é grande e você não precisa sequer se hospedar ali para conhecê-la, mas sugiro pelo menos uma noite na capital para você ter a chance de entrar em alguns de seus museus (uns dos mais belos do mundo) sem correr o risco de estragar as caminhadas pela região de Byward e Parliament Hill, que é o que a cidade tem de melhor.

A noite de Ottawa é a menos indicada das grandes cidades do leste canadense, mas você consegue comer e beber com qualidade sem procurar muito.

Não irei contra a maré para defender o direito de Ottawa se tornar destino final: ela continua sendo passagem para quem está indo ou vindo de Toronto – mas, como diriam os poetas, viagem é aquilo que acontece entre um destino e outro.

26091102

Informações sobre Ottawa: a embaixada americana na Embassy Row

Como chegar em Ottawa?

Você pode fazer um dos passeios de carro mais fantásticos do continente americano saindo de Toronto pela estrada 401, pegar a 416 em direção ao norte e depois seguir pela 73, antiga 16. Você estará a beira do canal Rideau enquanto dirige por pouco mais de quatro horas.

Para quem vai de ônibus a Greyhound é a mais confortável e possui dezenas de saídas diárias – saindo e chegando em Montreal e Toronto de hora em hora das seis da manhã à meia-noite.

Cada partida possui um itinerário diferente com mais ou menos paradas, mas quem vem de Toronto geralmente passa por seis horas de estrada e quem vem de Montreal por pouco menos da metade. De Toronto os ônibus saem do Coach Terminal. De Montreal eles saem da Gare d’autocars/Station Centrale.

Em Ottawa os ônibus chegam e saem da Ottawa Central Station na 265 Catherine St.

Quem escolhe ir de trem se aventura pela VIA Rail em viagens diárias que partem da Union Station de Toronto e da Montréal Station entre as paradas de metrô Bonaventure e McGill.

Em Ottawa os trens chegam na estação principal que, de táxi, está a menos de dez minutos do centro, na 200 Tremblay Road.

MacDonald-Cartier International Airport é o principal aeroporto da cidade e foi recentemente reformado. Air Canada e West Jet são as companhias aéreas que fazem o trajeto Ottawa-Montreal e Ottawa-Toronto em 40 minutos e uma hora de viagem, respectivamente.

Se você está vindo de Vancouver, a maneira mais prática e menos cansativa de atravessar o país é de avião – mas acredito que ninguém sai de British Columbia com destino a Ottawa.

De qualquer forma, um shuttle ou um Uber fazem o trajeto entre o aeroporto e o centro por valores muito parecidos.

26091103

Museu das Civilizações

Como se locomover em Ottawa?

O transporte público está concentrado nas linhas de ônibus que cruzam a cidade e atravessam o rio Ottawa para quem precisa se aventurar por Gatineau, mas não acredito que você precisará usá-lo.

OC Transpo é a empresa de transporte público de Ottawa e Societé de Transport de l’Outaouais é a de Gatineau. Todos os trajetos, inclusive entre cidades, possuem bilhetes integrados, mas para sair de um OC Transpo e entrar em um STO você precisa fazer a troca na rua Rideau ou Wellington.

Use moedas e troco exato para comprar o bilhete que funciona como transfer.

Vale pegar um Uber para fazer algum trajeto maior, mas a maior parte de suas aventuras serão feitas a pé. Existem vários grupos que se reúnem para fazer passeios guiados, confira as opções do ottawawalkingtours.com e os mistérios do hauntedwalk.com.

Vale também aproveitar os mais de 180 quilômetros de ciclovia que ligam atrações e parques alugando vários tipos de bicicletas no rentabike.ca – inclusive modelos em fibra de carbono que você adoraria ter um dia.

Informações sobre Ottawa: National Gallery of Canada

Informações sobre Ottawa: National Gallery of Canada

Onde se hospedar em Ottawa?

Você sabe que não precisa de muito tempo ali, mas dormir em Ottawa faz com que você tenha a possibilidade de conhecer mais do que a maioria dos que concentram sua viagem à capital canadense em quatro horas de passeio.

Para se hospedar na cidade é essencial procurar algo que esteja próximo ao “L” formado pelas vias Sussex Drive e Wellington Street.

Fairmont Chateau Laurier geralmente é a escolha dos mais endinheirados. O quarto queen, que também é duplo, sempre tem algumas promoções legais, como os preços camaradas em baixa temporada. Hospedar-se no Fairmont, a rede de hotéis imperiais mais famosa do mundo, não é pouca coisa não!

The Westin tem uma ótima localização, bem próximo ao Byward Market e a poucos metros da Cathédrale Notre Dame. Em uma cidade onde as pessoas geralmente vão a trabalho, os hotéis oferecem preços legais nos fins de semana: consegui diárias de 200 dólares para quartos duplos com apenas um mês de antecedência em baixa temporada – uma pechincha para um hotel quatro estrelas que tem até piscina com água salgada.

Les Suites Hotel é o primo pobre do The Westin mas tem basicamente as mesmas comodidades do vizinho, como piscina, academia e alguns quartos com cozinha totalmente equipada. Consegui um quarto duplo nas mesmas condições do anterior por 150 dólares.

Informações sobre Ottawa: Byward Market

Byward Market em Ottawa

Informações práticas sobre Ottawa

Você perceberá que o inglês muda e começa a sofrer impacto do francês vindo de Quebec. Em Ottawa as pessoas tendem a falar e atender turistas em ambas as línguas com muita desenvoltura.

As quatro estações são muito bem definidas. No inverno a neve geralmente não dá trégua. A cidade enche no verão, que é longo. Em outubro o clima fica ameno, as chuvas diminuem e você aproveita para conhecer a cidade sem sofrer com os excessos da temperatura.

Em Ottawa as pessoas são ricas e geralmente muito generosas na hora da gorjeta – que quase nunca é inferior a 20% e inclui salões, bares e restaurantes.

Roupas, calçados, acessórios e eletrônicos possuem os mesmos preços de Toronto ou são ligeiramente mais caros, o problema é encontrá-los com a mesma facilidade que os encontramos lá.

Se você tem 18 anos fique especialmente atento às regras quanto ao consumo de bebidas alcoólicas: diferente de Gatineau, em Ottawa a maior idade começa aos 19 e não aos 18. Por lei, bares e restaurantes são obrigados a interromper a venda de álcool às duas da manhã.

Só não se esqueça que Ottawa não é Ôtauá, é Órôá.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

*