Memorial Plaza: as piscinas e os 9/11 Memorial Museum

Olha, agora é oficial: sou um apaixonado por toda essa região das antigas Torres Gêmeas! É que antes eu era um careta e disse, mais de uma vez, que a antiga Freedom Tower, que agora é One World Trade Center, jamais teria o borogodó necessário para se transformar em um ícone urbano e marco turístico.

Hum, sei.

O tempo mostrou que eu estava redondamente enganado: essa que agora é a torre mais alta da cidade ornou maravilhosamente bem com o skyline de Nova York, e se hoje ela ainda não alcançou toda a iconoclastia das antigas torres, a região financeira ficou um desbunde, que é para combinar com o borogodó do parágrafo anterior.

Nova-York-Financial-District-09-Memorial-Plaza

Os prédios ao redor de uma das piscinas

As piscinas já eram um charme, mas desde meados do ano passado todos os arredores colaboram para que a experiência mereça um dia só seu: agora é impossível passar uma semana em Nova York sem incluir esse pedacinho da cidade que já não é só parte da zona financeira, é uma super atração turística!

Nova-York-Financial-District-11-Memorial-Plaza

Um pedacinho do One World Trade Center

Memorial Plaza

One World Trade Center e 9/11 Museum

Pensei em começar dizendo o que você pode fazer ali, e você pode decidir conhecer a praça como se conhece uma atração ou pode incluí-la em um roteiro maior:

(a) Vá para conhecer a Memorial Plaza, essa que tem as piscinas em homenagem as vítimas do atentado, e duas de suas atrações principais: o observatório no alto do prédio que substituiu as antigas Torres Gêmeas e o novo museu em memória dos atentados.

(2) Encare a Memorial Plaza e suas atrações principais como parte de um passeio pelo distrito financeiro ou faça um roteiro ainda maior e conheça também Battery Park em um mesmo dia.

Quem quer incluir Battery Park começa por esse post aqui e termina na dobradinha praça com Brookfield Place.

Lilian-Barbosa-Nova-York-Financial-District-13-One-World-Trade-Center

O observatório fica no 102o andar do prédio mais alto da cidade

Lilian-Barbosa-Nova-York-Financial-District-14-One-World-Trade-Center

O prédio recebeu vários prêmios eco-friendlies: quase toda a fachada foi feita com materiais recicláveis

Nova-York-Financial-District-03-Memorial-Plaza

O distrito financeiro está em constante atualização, mas finalmente tudo que faz parte da praça já está pronto. Leia mais sobre as piscinas aqui

Nova-York-Financial-District-10-Memorial-Plaza

Depois de passear pela praça, ver as piscinas, procurar pela Survivor Tree e conhecer o observatório, faça como eu e conheça o 9/11 Memorial Museum: o lugar é imperdível e não é psicologicamente exaustivo, pelo contrário, é um passeio agradável apesar do tema.

O museu fica em um nível subterrâneo e a entrada é feita através de escadas rolantes sob uma pirâmide de vidro, por isso a medida que a gente vai descendo vamos ficando cada vez menores e o One World Trade Center cada vez maior:

Nova-York-Financial-District-13-9_11-Memorial-Museum

Logo depois de descer a gente vê esse enorme painel feito com as cores do céu na manhã do dia 11 de setembro (de arrepiar isso, eim?). No meio dele tem essa frase de Virgil, um poeta romano que bebeu das águas de Homero: nulla dies umquam memori vos eximet aevo, ou “nenhum dia deve apagá-lo da memória do tempo”.

Nova-York-Financial-District-15-9_11-Memorial-Museum

“Nenhum dia deve apagá-lo da memória do tempo”

Nova-York-Financial-District-17-9_11-Memorial-Museum

O museu é dividido em alas e em quase todas se pode fotografar a vontade, mas existem algumas mais restritas que envolvem audiovisual que mal pegar no celular eles deixam. Em uma dessas eles mostram projeções com o minuto a minuto de todos os acontecimentos daquele dia.

É estranho ir caminhando e ver a programação ao vivo de diversos canais sendo invadida pelo que até então parecia ser um acidente aéreo: a mesma repórter que no início do dia dizia que um avião comercial tinha se chocado contra um prédio da cidade horas depois aconselhava as pessoas a não saírem de casa e estocar alimentos.

Nova-York-Financial-District-19-9_11-Memorial-Museum

É um passeio que mexe com a gente, principalmente com quem viveu os atentados em tempo real ou tem uma relação de carinho com a cidade, mas não senti mal estar, coisa que já aconteceu comigo em outras situações, principalmente na Europa.

Caminhar pelos escombros não foi tão tocante quanto caminhar pela sala de reprodução dos acontecimentos, essa sim mexe com a gente!

Para fazer a parte paga desse passeio incrível reserve cerca de 60 dólares, sendo que pela internet você consegue gastar 24 com o museu e 34 com o observatório. Ou economize escolhendo um outro observatório da cidade e deixe apenas as piscinas e o museu para a Memorial Plaza.

Para chegar de metrô, pegue as linhas 1 e 2 e desça Chambers.

Salvar

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções para quem não abre mão de ficar em Manhattan. Se você acompanha minhas viagens sabe que tenho ficado bastante no Hotel Belleclaire e gostado muito!

  Já contratou o seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nosso leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada! Aplique o cupom exclusivo RODEI10 e leve 10% de desconto – se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'Memorial Plaza: as piscinas e os 9/11 Memorial Museum' não tem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2018. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost