Union Station em Denver

O que fazer em Denver bairro a bairro

Decidi fazer um “o que fazer em Denver” separado por bairros, porque diferente de delimitações geográficas, os bairros de Denver são muito fáceis de serem reconhecidos pela arquitetura e pelo tipo de atração que eles oferecem: se você procura arte, restaurante, bar, cervejaria… Enfim, não importa, basta encontrar um que todos os outros estarão muito próximos.

Com um pouquinho de disposição (e bons sapatos), a maior parte desses bairros pode ser percorrida a pé, mas para alguns vale mais pedir um Uber para que você possa investir o tempo do deslocamento no passeio propriamente dito.

Só me permita dizer que não tenho a menor pretensão de esgotar o assunto por aqui: esses não são todos os bairros de Denver, são só os que conheci e mais próximos do centro.

Denver bairro a bairro

O que fazer em Denver

Partindo do pressuposto de que você estará hospedado na região central, Lower Downtown, Downtown e Capitol Hill/Golden Triangle são muito próximos e com o mínimo de instinto desbravador você acabará passando por todos eles. Five Points também, apesar de que só rodei por ali de carro porque só fui e voltei de happy hours.

River North e Lower Highlands também se chega caminhando, principalmente se você está hospedado mais próximo da Union Station. Eu só deixaria Cherry Creek e City Park a cargo do Uber.

Lower Downtown, ou Lodo

Eu queria usar uma outra expressão que não fosse “que gracinha”, mas é isso que Lower Downtown, ou “Lodo”, é: prepare-se para querer ficar por ali o resto da viagem, porque Lodo é a parte baixa da 16th Street, os arredores de Union Station, logo o pedacinho mais charmoso do centro de Denver.

Desconsidere a voz que parece sair pelo nariz e veja como foi meu passeio por lá:

  • Principais ruas de Lower Downtown para bater perna: 16th Street, Blake Street, Wazee Street, Market Street e Larimer Street
  • O que fazer em Lower Downtown: Union Station, Rockmount Ranch, Tattered Cover Bookstore, Larimer Square, Coors Field e Museum of Contemporary Art

Antes de mudar de subtítulo vale dizer que entre Lower Downtown e Highlands existe um cinturão que concentra três parques públicos lado a lado: Crescent Park, Confluence Park e Commons Park. Você pode ou não imaginar esse “limbo” geográfico como parte de Lower Downtown, mas essa é a região das atrações familiares que você provavelmente só irá conhecer se estiver em Denver com crianças.

De toda forma, é nesse cinturão de parques entre Lower Downtown e Highlands que está o Children’s Museum of Denver, o Elitch Gardens e o Downtown Aquarium.

Downtown Denver

Ainda tendo a 16th Street como referência, Downtown Denver começa mais ou menos na altura da Larimer Street (que é onde, por sua vez, mais ou menos termina Lower Downtown) e vai até a Broadway, onde começa o Civic Center Park. Em outras palavras, podemos dizer que Lower Downtown é a parte baixa da 16th Street e Downtown é a parte alta da 16th Street, ou seja, os arredores do shopping Denver Pavilions.

  • Ruas principais de Downtown Denver para bater perna: 16th Street e 14th Street
  • O que fazer em Downtown Denver: Denver Pavilions, Denver Performing Arts Complex e Colorado Convention Center

Capitol Hill/Golden Triangle

Capitol Hill é essa parte logo que a 16th Street chega ao fim e começa o Civic Center Park. O nome provavelmente vem do Capitólio do Colorado na outra extremidade do parque – tudo muito fotogênico, diga-se de passagem. A região dos museus, ancorada pelo Denver Art Museum, é conhecida como Golden Triangle.

Se a sua viagem acontece entre maio e outubro, meu conselho é bater perna por ali nas terças e quintas, que é quando sempre rola alguma coisa especial no Civic Center Park, como foods trucks e apresentações de músicos e grafiteiros.

Repare na história do Kirkland Museum que aparece no final desse Stories:

  • Ruas principais de Capitol Hill/Golden Triangle para bater perna: 13th Street e a N Broadway por serem o coração do Golden Triangle, mas a gente geralmente chega pelo Civic Center Park e de lá vai caminhando para o museu escolhido
  • O que fazer em Capitol Hill/Golden Triangle: Civic Center Park com o Colorado State Capitol, History Colorado Center, Kirkland Museum, Molly Brown House Museum, Denver Art Museum e Clyfford Still Museum

River North, ou Rino

Eu comecei apaixonado por Lower Downtown, mas foi só conhecer River North, ou Rino, que virei folha rapidinho: ô lugarzinho bacana esse! Em um dia de sol não tem celular que aguente, o passar do tempo é calculado em “selfie por minuto”. Rino é o distrito do grafite, do Central Market, das cervejarias lado a lado e das baladas assim que anoitece. Imagine o Wynwood de Miami, porém menos quente no verão (e mais frio no inverno).

Leia meu post sobre Rino: River North: grafite e cerveja artesanal em Rino.

  • Ruas principais de River North para bater perna: Walnut Street, Chestnut Street e Larimer Street
  • O que fazer em River North: os mercados Denver Central Market e The Source, o beco grafitado The Alley e qualquer uma das mais de vinte cervejarias do bairro – além do Infinite Monkey Theorem, a primeira (e provavelmente única) vinícola urbana de Denver

Cherry Creek North

Gostei bastante de Cherry Creek North porque foi o primeiro bairro completamente diferente dos outros que conheci em Denver. Cherry Creek North é um distrito de compras com 16 quarteirões de lojas locais e internacionais, sendo que sete em cada dez lojas são de marcas independentes, por isso o bairro é tão famoso no país – ele é o maior centro de lojas independentes dos Estados Unidos, são mais de 160 marcas.

Leia meu post sobre Cherry Creek North: O que fazer em Cherry Creek North, Denver

O que fazer em Denver: Cherry Creek North

Caminhando em direção ao shopping Cherry Creek pela Fillmore Plaza

Cherry Creek, que é ancorado por um shopping enorme com o mesmo nome do distrito, tem um super JW Marriott e aproximadamente 50 bares e restaurantes, então não deixa de ser um destino gastronômico também.

  • Principais ruas de Cherry Creek North para bater perna: 1st Avenue, 2nd Avenue e 3rd Avenue, além dos quarteirões que as cortam entre a University Boulevard e a Steele Street
  • O que fazer em Cherry Creek North: nossa, difícil… Bem, além do shopping a minha sugestão é que você desbrave as lojas e restaurantes que parecem mais interessantes, esse site é um ótimo início de pesquisa

City Park

Apesar do Washington Park, que não conheço, ser bem popular entre locais, o parque mais famoso de Denver é o City Park. Não conheci por falta de tempo, mas teria conhecido mesmo sem interesse pelas “family attractions”: City Park é um destino por si só, onde estão Denver Zoo, Denver Museum of Nature and Science, dois lagos, uma “boathouse” com aluguel de pedalinhos e alguns festivais gratuitos ao longo do ano, sendo provavelmente os dois maiores o de jazz e o Farmers Market.

O que fazer em Denver: Denver Museum of Nature and Science, City Park

Vista do City Park do Denver Museum of Nature and Science (Foto de Visit Denver por Evan Semón)

  • O que fazer no City Park de Denver: além do parque propriamente dito, Denver Zoo e Denver Museum of Nature and Science

Five Points

Apesar de Five Points ficar bem pertinho da parte alta da 16th Street, não bati perna por ali durante o dia porque durante o IPW tive tantos compromissos lá, a noite, que quando organizei meu roteiro achei que essas festinhas e happy hours seriam suficientes – bem, não foram. Five Points é conhecido como o “Harlem do oeste”, principalmente pelo jazz que atraiu Billie Holiday, Miles Davies e outros músicos famosos no país. Ah, Five Points é cheio de coffeehouses e é outro polo de cervejarias artesanias.

  • Principais ruas de Five Points para bater perna: o cruzamento de cincos vias (que é a origem do nome do bairro), principalmente a Welton Street – e os primeiros quarteirões que a cortam entre a 25th Street e 28th Street
  • O que fazer em Five Points: admirar a arquitetura do bairro (como a casa do Black American West Museum), o centro cultural Cleo Parker Robinson Dance e várias das cervejarias de lá, como a Spangalang Brewery

Lower Highlands, ou Lohi

Por favor, vingue minha (falta de) inteligência e dedique pelo menos uma tarde com happy hour a Highlands, um bairro bem zona sul que é dividido em três: Highlands Square, Tennyson Street e Lower Highland. Fui descobrir Highlands no fim da viagem e só tive tempo de conhecer Lower Highlands, ou Lohi, que é bem o tipo de lugar que gosto – ele é uma mistura de casas vitorianas com restaurantes e bares bem inovadores, aliás, depois volto para mostrar o pouco que sei sobre eles.

Lower Highlands Denver

Olhando para Downtown Denver do Avanti, em Lower Highlands

  • Principais ruas de Highlands para bater perna: Tennyson Street, West32nd Avenue e Lowell Boulevard
  • O que fazer em Highlands: Highlands é um bairro de lojas locais, restaurantes inéditos, pubs familiares… Você pode começar sua pesquisa por aqui

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Denver? Para fazer tudo a pé a dica é se hospedar nos arredores da 16th Street ou da Union Station. Eu fiquei no Hilton Denver City Center e recomendo!

  Já contratou o seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece 5% de desconto para leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip de celular internacional com internet ilimitada – o frete é por minha conta! Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

  Para alugar carro no Colorado pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'O que fazer em Denver bairro a bairro' não tem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2018. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost