Encontrei com a Luiza no centro de Melbourne porque a gente tinha combinado de subir junto para St Kilda.

Ela provavelmente ficou com medo que eu me extraviasse pelo caminho, então marcamos um horário para que pudéssemos nos encontrar em Federation Square.

De Federation Square (que fica logo ao lado da Flinders Station) pegamos a rota 16 do bonde e em menos de vinte minutos chegamos nesse paraíso de Melbourne:

St Kilda em Melbourne

Chegando na passarela que liga o bairro à praia de St Kilda…

Tudo bem, nem tão paradisíaco assim. Parece com São Paulo em início de feriado.

Fui chegando meio desconfiado, vendo o que aparecia pelo caminho, e as coisas foram melhorando sem muita pressa, como se St Kilda não se importasse muito com o que eu pensava dela:

St Kilda em Melbourne

… e cada vez mais próximo já era possível ver o mar

No início St Kilda parece uma selva de pedras, mas a medida que a gente conhece vai melhorando e a gente começa a ter aquela sensação gostosa de ter chegado na praia.

Vou mostrar um pouquinho de St Kilda, mas vale dizer que de maneira geral as praias de Melbourne não são famosas por suas belezas naturais, são os arredores e o contexto completo que tornam a experiência mais gostosa.

Outras dicas essenciais para planejar uma viagem à Austrália:

Quais as melhores formas de se viajar pela Austrália

Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

Qual o melhor chip de viagem para Austrália?

A praia mais famosa de Melbourne

St Kilda é a praia mais famosa de Melbourne, mas St Kilda é também um subúrbio interno, o que parece louco de se dizer, mas é exatamente isso: um subúrbio dentro dos limites da cidade.

A gente encara St Kilda como um bairro de Melbourne, até porque são só 6 km do centro, o que a gente faz em quinze minutos de bonde:

The Esplanade

The Esplanade em St Kilda

Todas as rotas de bonde com destino a St Kilda (principalmente 16 e 96 que saem do centro de Melbourne) passam pela Esplanade, esse trecho de estrada mais amplo que fica paralelo a estrada que contorna o mar.

Eu desci em um ponto da Esplanade bem próximo de alguns dos prédios mais famosos de lá, como o Novotel e o Luna Park.

Rodei um pouquinho por ali e virei a esquerda em direção ao bairro e não a direita em direção ao mar, que é onde fica o dendê de St Kilda:

Acland Street

É chegando na Acland Street que Kilda fica mais charmosa…

Acland Street

Acland Street em St Kilda

Luiza me chamou para comer no Grill’d, um hambúrguer original de St Kilda e super gostoso, além de ter uma pegada comunitária diferente de tudo que já conheci.

Cada compra te dá direito a uma tampinha para que você coloque em uma determinada jarra que representa uma instituição local, no fim do mês as instituições recebem doações diferentes em função da quantidade de tampinhas recebidas:

Grill'd em Melbourne

Grill'd em Melbourne

Grill'd em Melbourne

O hambúrguer do Grill’d

Depois que você desce do bonde St Kilda é extremamente intuitiva, dá para desbravar sem mapa, só ir seguindo em frente: desceu na Esplanade, caminhe passando pelo dois prédios que mencionei ali em cima e logo depois a Esplanade vira Acland, essa rua charmosinha com o Grill’d bem no meio dela.

Grafite em Melbourne

Beco grafitado que corta a Acland Street…

Grafite em Melbourne

… geralmente é só umas caçambas de lixo, mas eu aproveitei bastante!

Grafite em Melbourne

Coitada da Luiza, que ficou encarregada das fotos…

Grafite em Melbourne

Os becos grafitados de Melbourne

Melbourne-St-Kilda-41

Pistas de skate bem no finalzinho da Acland Street

A praia de St Kilda não é muito grande, ela tem aproximadamente 700 metros que ficam na rota de passagem de uma corrente de vento que faz com que o kitesurfing seja tão popular em Melbourne.

Não acho a praia propriamente dita tão bonita, mas o composée completo faz de St Kilda um dos lugares mais interessantes da cidade.

Essas passarelas que seguem mar adentro são charmosas e ornam muito bem com o lugar, dá para tirar fotos legais sem fazer muito esforço:

St Kilda Beach

Caminhando na areia em direção ao píer…

St Kilda Beach

Olhando para a praia…

St Kilda Beach

… dá para ver um pedacinho do Luna Park a esquerda

St Kilda Beach

Pessoal tomando sol na praia mais famosa de Melbourne

Como chegar em St Kilda

Saindo do centro, ou do CBD como eles chamam, você pode pegar o bonde 96 se estiver saindo da minha dica de apartamento em Melbourne ou o 16 se estiver mais próximo da Flinders Street.

Salte em qualquer uma das paradas da Esplanade: o caminho é bem intuitivo, você saberá quando chegar.

Onde ficar em St Kilda

Já falei muito sobre ficar no centro de Melbourne, mas se você gostaria de se hospedar na praia eu sugiro o Cosmopolitan, da mesma rede da minha dica de hotel em Sydney, que apesar de ter quartos pequenos é super elogiado e tem preços bem baixos.

O que fazer em St Kilda

Aos domingos tem mercado a céu aberto na Esplanade – se for domingo de verão com tempo bom é certeza de um ótimo programa! Eu comi uma sobremesa no St Kilda Sea Baths, que é tipo um clube a beira mar, vale conhecer, é um dos mais tradicionais da Austrália.

No mais, caminhe pela Acland Street, tome sol na praia e entre no mar de Melbourne. Vou deixar a dica do stkildamelbourne.com.au que é uma ótima fonte do que fazer ali durante os seus dias de viagem.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Melbourne? Fiz duas listas com as melhores opções de onde ficar nos arredores da Flinders Station, para quem curte cidade, e em St Kilda, para quem curte praia. Eu fiquei no Somerset e recomendo!

  Não sabe o que fazer na Austrália? Fiz uma lista com as principais atrações, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? O comparador Seguros Promo oferece desconto exclusivo para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*