Todas as falhas de um mochileiro romântico

3 Comentários Share:

Atualizado em 23 de novembro de 2021 por Thiago Khoury

Um mochileiro romântico é aquele sujeito que a gente conhece através das rede sociais, é que faz contagem regressiva no status do whatsapp: “uma mochila nas costas e um celular nas mãos: faltam 2 dias”.

Ninguém viaja com as mesmas metas de quem vai à padaria: para mochilar, ou embarcar em uma longa viagem qualquer, é necessário se interessar, se preparar para romper a casca. Atenha-se aos três pontos essenciais para quem pretende ganhar o mundo: tenha planejamento, praticidade e bom-senso.

Planejamento em mochilão para Europa

Planejamento. É impossível viajar pela Europa sem saber ao menos onde ficar. Bem, possível é, mas será que é legal? Mesmo saindo do Brasil com hospedagem garantida, roteiro traçado e dicas de onde comer e conhecer, você não estará traindo o movimento: mochileiro de filme americano nunca é uma boa referência.

Tudo que é essencial antes de embarcar:

– Roteiro. Saiba onde ir, o que visitar e como chegar aos lugares que pretende conhecer. Procure saber a que horas essas atrações abrem, fecham e, o mais importante, se estarão abertas no dia em que você pretende visitá-las.

– Planejamento financeiro. Quanto será gasto diário? Nunca dividi meu gasto diário em diversão, compras e alimentação. Caso eu estipule 50 dólares ao dia, serão 50 dólares para tudo que acontecer naquelas 24 horas (exceto hospedagem). Faça o controle diário em um bloco de notas ou ande apenas com a grana do dia na carteira e um extra para emergências.

– Hospedagem. Tenha a reserva impressa de onde você irá se hospedar e mande um email para o hotel ou albergue na semana do embarque confirmando a sua ida. Tenha sempre uma segunda possibilidade de hotel ou albergue caso haja necessidade. Deixe o Brasil sabendo exatamente quanto você gastará em hospedagem e, para os ainda mais organizados, viaje com com um cartão pré-pago específico para esses gastos.

Já sabe onde ficar na Europa? Muita gente fica insegura antes escolher onde ficar porque gostaria de ter o máximo de informações possíveis sobre determinado lugar. Para ajudá-lo, essas são algumas das experiências que tive na Europa:

Amsterdã: Max Brown Barcelona: Hotel Curious Berlin: Adina Apartment
Bruxelas: Hotel La Grand Cloche Dublin: Paramount Hotel Edinburgh: Palace Residential
Frankfurt: Hotel Scala Lisboa: HF Fenix Garden Hotel Londres: Hotel St. Giles
Munique: Hotel Demas City Paris: Hotel Paris Rivoli Praga: Hotel Bile Kuzelky
Roma: B&B da Marlene Viena: Hotel das Tigra

– Pasta de viagem. Todo mochileiro precisa de uma pasta com cópias de documentos, reservas de hospedagem e de viagem. Não se esqueça de um dos documentos mais importantes em uma viagem gringa, principalmente para quem está embarcando para a Europa: o comprovante de contratação de um seguro médico internacional. Se você ainda não fez o seu, clique aqui.

– Lista de lembretes. Durante a preparação da viagem, faça uma lista com tudo que passa pela sua cabeça. Escreva o que você não pode deixar de por na mala e mantenha-a por perto; assim você poderá atualizá-la constantemente.

– Cópia dos documentos na internet. Tire cópias do passaporte e de tudo que considerar importante e faça o upload em um servidor online.

Praticidade em mochilão para Europa

A mala mais bonita e que cabe o maior número de coisas provavelmente não é mala de Europa. Carregue o mínimo possível. Pode parecer irreal, mas em vários momentos a gente considera a séria possibilidade de andar apenas com a roupa do corpo para ter o mínimo de preocupação possível.

Por isso, seja na mochila, na mala, na pasta… Leve apenas aquilo que for necessário. Com relação as roupas também: sinto-lhe dizer, mas é impossível viajar bem e carregar pouco sem visitar a lavanderia ao menos uma vez.

Bom-senso em mochilão para Europa

Nem sempre aquilo que é melhor é mais barato. Viajar de trem entre Paris e Bruxelas é cômodo e custa pouco, mas se uma viagem de trinta dias começa em Lisboa, passa por Praga e chega em Roma, desista, vá de avião.

Use o bom-senso antes de entrar em um lugar ou passar por uma rua. Uma vez entrei em um bar em Bruxelas que era tão escuro, tinha tanta escada e o teto era tão baixo que eu já sentia Luxemburgo se aproximando. Senti também que era melhor voltar e beber na praça.

Use o bom-senso quando te ofereceram algo na rua, embarcar em uma excursão ou quando for comer em um restaurante.

Deixe o romantismo nas telas de cinema. Com planejamento, praticidade e bom-senso as coisas ainda assim podem dar errado, mas você estará preparado para lidar com a situação da melhor forma possível.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Leia todas as minhas dicas de hospedagem e faça a sua escolha!

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.

Previous Article

7 coisas que você irá aprender viajando sozinho

Next Article

5 melhores formas de se comunicar sem falar a língua do lugar

Agora dá uma olhada nesses aqui:

3 Comentários

  1. Posso fazer contagem regressiva e não ser uma mochileira romântica? hahaha. Ansiedade a mil! Não sei porque esse post não entrou em algum dos 7 links. É um dos meus preferidos!

  2. ORodei sempre dando dicas excelentes e direto ao ponto. não dá pra mochilar bem sem ter umm bom planejamento. Você gasta menos, terá mais segurança, aproveitará mais e sem dúvida alguma terá uma viagem memorável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*