12 coisas que aprendi sobre viajar sozinho

Atualizado em

Update: 15 de março de 2017

Planejamento é tudo. Não aposte no romantismo das viagens sem rumo, não é todo mundo que tem a sorte e o jogo de cintura dos mais experientes. Reservar hotel quando não se conhece o destino é essencial, da mesma forma que se tenta evitar ao máximo chegar depois do anoitecer em uma nova cidade. Saiba os lugares onde você pretende ir e saiba também como dizer e escrever o nome de estações, monumentos e pontos turísticos em inglês e na língua local. Você pode poupar horas preciosas se souber que a estação sul de Bruxelas chama zuid para uns e midi para outros.

Mantenha uma pasta de comprovantes organizada. Carregue uma pasta com as reservas, passagens, notas fiscais de pagamentos realizados no Brasil e tudo que deponha a seu favor na hora de pagar o menor preço combinado.

Sem exagero: cuidado para não transformar sua pasta e arquivo!

Mantenha um caderno de anotações. Tenha sempre em mãos não só o destino final de seu trem, mas também o horário de chegada e as últimas duas ou três paradas que antecedem a sua. Saber o itinerário completo da linha não deixará ninguém parar em uma cidade completamente diferente da planejada, mesmo que você decida dar uma cochilada.

Escolha o gostinho de quero mais. Opte por conhecer as mais ou menos cidades em um tempo justo, sem medo de deixar algumas estátuas, fachadas e fontes passarem despercebidas. Se você não tiver objetivos específicos, para grandes cidades bastam três ou quatro noites. Para cidades lindas, porém pequenas, bastam duas noites: Brugges é uma das cidades mais bonitas da Europa, porém é uma das menores, acredite.

Saiba dizer as palavras mágicas, mas lembre que inglês é essencial. É impressionante como um “por favor”, “bom dia” ou “com licença” na língua local podem fazer milagres. De resto, não se preocupe: nos grandes centros turísticos da Europa quem não fala inglês não atrai turista e quem não atrai turista não fatura.

Tenha sempre dinheiro vivo em mãos. Não importa quantas pessoas tentem te convencer do contrário, cash é sempre o melhor negócio e o que provem mais segurança. Que o tal do cartão pré-pago é uma delícia ninguém discorda, mas às 11 da noite em uma estação deserta nada melhor do que o bom e velho dinheiro vivo. Nunca deixe de entrar em um país sem o mínimo de moeda local: a segurança de poder pegar um táxi ou transporte público o quanto antes não tem preço. Outra: antes de sair do Brasil, saiba exatamente quanto você tem/pretende gastar ao dia. Pergunte aos amigos que já viajaram, mas lembre-se: calcule sempre 20% a mais do que a maioria o aconselha a levar, nem que seja dinheiro de resguardo para emergências.

Confira tudo, sempre. Confira o que você deixou exposto no quarto do hotel, o que leva na mala e o que saiu carregando nos bolsos antes de começar o dia – mas, principalmente, confira o troco, a conversão e a nota do cartão antes de assiná-la. A capital de República Checa é maravilhosa, mas passar turista para trás é uma forma carinhosa de dizer “sorria, você está em Praga”.

Em estação de trem, todo cuidado é pouco. Se for possível deixar a mochila para frente, faça. Nunca ande com carteira nos bolsos de trás da calça, aliás, bolso de trás foi usado para guardar mapa descartável e nada mais. Carteira e celular vão nos dois bolsos da frente. Não é necessário chegar com aquela tradicional antecedência brasileira de quem desconfia de transporte público: a plataforma da qual seu trem sairá dificilmente estará disponível com mais de 30 minutos do embarque. Com ciganas, mal-encarados e todo tipo de pidão, o melhor é mal responder. Murmure um “no” com ar de quem não fala inglês e continue seguindo em frente. Nunca dê papo: dar papo e negar dinheiro é falta grave.

Dois conversores e alguns cadeados. Tirando Londres que estraga o esquema de todo o resto, os países da Europa possuem a mesma tomada nas paredes – dois furos redondos e um pino no meio (ou variações adaptáveis disso, como no caso da Itália, que apesar de serem diferentes não requerem transformador). Enfim: tenha sempre dois conversores Europa-América para não precisar optar entre carregar o celular ou usar o laptop. Sobre cadeados, lembre de não deixar de usá-los no hotel ou albergue. Não existe cofre melhor do que uma mala fechada e lacrada. Outra coisa: para quem vai embarcar em longas viagens de trem, tenha também aqueles cadeados com barbantes de ferro para prender a mala em estruturas fixas. É mais confortável dormir 16 horas em um vagão e a sua mala em outro quando não existe o risco de ser roubado.

Todo cuidado é pouco em estações de trem, por @stuckincustoms

Celular? Celular! Nada melhor do que poder mandar e receber mensagens para o Brasil via SMS. Acredite: não existe chocolate quente que supere uma mensagem recebida depois de um dia vagando por uma Coimbra deserta e chuvosa (update: é impressionante como as coisas mudam com os passar dos anos: antes celular servia só para passar SMS).

Livro, iPod, iPad, caderno com lápis e borracha. Tem gente que é de escrever, tem gente que é de ler. Como em vários países não existe a lei da gorjeta, não existe também aquela cultura do comer rápido e liberar a mesa, aliás, metade do prazer está no que você faz antes ou depois de chegar o prato. Lembre-se: o melhor ponto turístico é aquele que te faz bem.

Camisa da Seleção na mala. Pintou solidão? Taca logo uma camisa verde e amarela no corpo e parta para a região mais turística da cidade. Conte até dez e faça um novo amigo! Coração aberto, sempre: ofereça-se para tirar fotos e peça que tirem a sua. Converse. Hotel que disponibiliza internet no conforto do quarto é uma delícia, mas lembre-se que é no lobby que a gente faz as melhores amizades.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Leia todas as minhas dicas de hospedagem e faça a sua escolha!

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e minhas dicas no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'12 coisas que aprendi sobre viajar sozinho' têm 35 comentários

  1. 4 de junho de 2014 @ 14:19 Elmar

    Olá,

    Seu site está servindo de referência para minhas pesquisas, vou pra Europa em agosto e irei fazer algumas viagens de trem, e essa ideia do cadeado com barbante foi ótima, mas estou com dificuldade de encontrar aqui na rede. Me ajuda aí!

    Responder

  2. 22 de agosto de 2012 @ 23:03 Emily

    Adorei as dicas! Como faço pra mandar foto pro rodei?

    Responder

  3. 17 de março de 2012 @ 17:59 Camilew

    adorei teu blog!! otimas dicas, podia escrever um livro!

    Responder

  4. 11 de março de 2012 @ 22:52 Vanessa

    Perfeito! O site está ótimo!

    Responder

  5. 10 de março de 2012 @ 20:29 Ana Catarina

    Logo Coimbra, a minha cidade amada!? :-)

    Responder

    • 11 de março de 2012 @ 12:13 Thiago Khoury

      Xi Ana, logo Coimbra! Mas eu sou uma metamorfose ambulante, estive em Coimbra uma vez apenas, e com 16 anos!

      Responder

  6. 1 de outubro de 2011 @ 3:10 Railton Cardoso

    Olá, Tiago.

    Gostei muito do seu blog, temuma linguagem simples, direta e muito divertida, da gosto ler. eu estou indo de férias com mais 4 amigos para Paris, Londres e Roma. Vou seguir suas dicas. Depois passo pra falar como foi lá.
    Sou brasileiro mas moro em Portugal. Falo ingles e arranho bem no espanhol. e estou estudando frances pra nao chegar em paris todo crú.

    mas, valeu pelas dicas

    Um Abraço grande.

    Ray

    Responder

  7. 18 de setembro de 2011 @ 10:19 Amanda Diniz

    Oi Thiago,

    Adorei o site, sou advogada e irei sozinha para Suécia no dia 22/09, é que meu namorado foi a trabalho, pela empresa q trabalha no Brasil e voltará comigo no dia 08/09. Ocorre que não falo inglês e descerei no aeroporto Frankfurt, gostaria de dicas para eu saber me situar no aeroporto, bem como dicas a respeito da migração, perguntas que poderão ser feitas, vez que só falo potuguês.

    Vou munida com as passagem de ida e volta, seguro viagem e reserva do hotel, será q é interessante meu namorado redigir uma carta explicando q irá me esperar na Suécia?

    Aguardo retorno.

    Grata!!!

    Responder

  8. 28 de agosto de 2011 @ 22:40 Kleber

    Muito interessante, adorei as dicas, estou me preparando pra minha primeira viagem à Europa, vou sozinho, mas vou ficar na casa de um amigo em Madrid. De lá pretendo ir para França, Inglaterra e Portugal. Como não sei se meu amigo poderá me acompanhar a esses outros países, é bom ter umas dicas legais de como me comportar por lá rsrsrs. Pelo menos inglês e espanhol eu já sei falar rsrsrs
    Abração e obrigado!

    Responder

  9. 17 de junho de 2011 @ 15:59 Lívia

    AMEI essas dicas!!! Vou ver se terei coragem p/ partir alone!! :D

    Responder

  10. 18 de janeiro de 2011 @ 12:01 Josi

    Olá, gostaria de saber onde encontrar o cadeados com barbantes de ferro. Achei uma idéia maravilhosa, podes me ajudar? bjo

    Responder

  11. 12 de novembro de 2010 @ 16:37 Flavia

    Oi! Adorei seu site… suas dicas!

    Parabéns!

    Responder

  12. 14 de outubro de 2010 @ 22:34 Claudia Noronha

    OLA,
    Nem sei como comecar,mas vou arriscar estou planejando fazer a minha primeira viajem ao exterior,finalmente filhos criados,viuva sem rumo e com mt vontade de viver td que tenho direito….
    Estou com 55 anos bem vividos,porem sempre vividos para os outros;marido e filhos….
    foi mt bom enguanto durou,mas agora ta minha hora,quero viver o que me resta so viajando pelo mundo…MEU GRANDE SONHO!!!!
    Entao estou aqui para lhe pedir uma dica por onde comecar e como????
    Por favor me ajude….
    ah tem um porem nao falo nada de ingles….rsrsrsr
    espero ansiosa suas dicas….
    Claudia

    Responder

    • 14 de outubro de 2010 @ 22:44 Thiago Khoury

      Olá Claudia, que bom que decidiu recomeçar viajando! Mande suas dúvidas, você não disse nem para onde pretende ir, rs! Você já começou no caminho certo, que é o planejamento. Um abraço e ótimas viagens

      Responder

    • 18 de dezembro de 2010 @ 10:44 Luciene

      Claudia,tambem estou planejando uma viagem para Europa ,nao ‘e a minha primeira viagem internacional pois estou morando na Australia .
      Meus filhos tambem ja estao criados e eu estou separada ,sem marido e filhos para cuidar tambem quero continuar com o pe no mundo conhecendo novas culturas.
      Vamos trocar informacoes.
      meu email e’ lucienemasironi@hotmail.com

      Responder

  13. 11 de outubro de 2010 @ 14:34 Adri

    adorei as dicas, muito boas! valeu! :)

    Responder

  14. 29 de junho de 2010 @ 2:33 Jose Satoru

    Essas dicas sao otimas…

    Principalmente, a de levar uma camisa do Brasil, essa e universal, vale para qualquer pais

    Responder

  15. 17 de junho de 2010 @ 22:05 Ivanilde

    Cara vc é D+ brilhantes suas dicas ….

    Responder

  16. 7 de maio de 2010 @ 16:38 Cida

    Parabéns, seu site é super bacana e muito útil.
    Traz dicas bem práticas e aplicáveis.
    Apesar de já ter viajado bastante e já ter passado dos 50, nunca me aventurei em uma viagem sozinha. Vou encarar sozinha a minha próxima viagem, pois além de todas as suas dicas, será um prazer muito grande ir para onde quiser, acordar a hora que der, ficar “horas” em museus, comer onde achar melhor e outras coisas assim.
    Parabéns, mais uma vez e muito sucesso.

    P.S.: Parabéns para a orgulhosa mãe…..

    Responder

  17. 26 de abril de 2010 @ 0:00 Ricardo Lima

    Congratulations on your new site!
    So happy for you!
    I am still waiting for those tips, don’t forgete them, ok???
    Ricardo.

    Responder

  18. 25 de abril de 2010 @ 3:05 Patrícia Christo

    Querido Thiago,

    O Rodei está maravilhoso! Eu sabia muito bem que você ia nos mostrar alguma coisa assim: super bem feita, ótimos textos, lindas fotos, tudo com bom gosto dicas incríveis.
    Você merece todo o meu carinho e parabéns sempre por tudo que faz!
    Mesmo estando em São Francisco, Rodei fácil, fácil pela Europa e amei!
    Beijos e sucesso,
    Patrícia

    Responder

  19. 24 de abril de 2010 @ 18:22 Thiago Khoury

    Valeu pelos comentários pessoal! Continuem rodando por aqui!!

    Responder

  20. 24 de abril de 2010 @ 2:40 Isaque

    Irmao, o site ta mto show! Ótima interface, grande texto, grandes dicas, Grande Thiago Khoury!

    Sucesso hoje e sempre cara, tu é o melhor!

    Responder

  21. 24 de abril de 2010 @ 2:24 "Alê" les Bleus

    Sensacional!

    Zoropa, zoropa!

    Mas e Uruguai, Argentina, Chile, Peru… quando vamos?!

    Depois do D23?! haha

    Abraço!

    Responder

  22. 24 de abril de 2010 @ 4:49 Paty Ferreira

    Thiiiiii…amei!!!Parabéns, amigo!!!
    Sucesso demais pra ti.
    Saudadeee absurda de vc.
    Bjãoo

    Responder

  23. 24 de abril de 2010 @ 0:38 Dayse

    Amado Thi, pra mim não foi novidade…

    Ao ler seu blog, percebo quanta coisa precisamos aprender. Nada como a experiencia.

    Vá em frente, Deus com certeza está com você.

    Beijo e o meu amor de sempre.

    Responder

  24. 23 de abril de 2010 @ 22:20 Cláudia

    É muito gostoso ler o que vc escreve.
    Sucesso!

    Responder

  25. 23 de abril de 2010 @ 21:31 Rafael Pelosi

    PARABÉNSSSSSSS pelo site!

    Responder

  26. 24 de abril de 2010 @ 0:19 Ju Roten

    Como sempre, você se supera Thi!

    Só orgulho!

    PARABENS!

    Responder

  27. 23 de abril de 2010 @ 21:18 Lorena Tárcia

    Muito legal, Thiago! Parabéns :-)

    Responder

  28. 23 de abril de 2010 @ 23:55 Paula Foscarini

    vc disfarçou bem hein?…. escondeu todo esse talento rsrsrsrs
    parabéns Thi, ficou “baum” demais o seu blog!

    bjs

    Responder

  29. 23 de abril de 2010 @ 19:51 Maria de Paiva

    Thiago!! Adorei o site, adorei as dicas, adorei as fotos, tudo lindo meu querido!
    Muito sucesso para voce.
    Beijos

    Responder

  30. 23 de abril de 2010 @ 19:27 Nathália Mattos

    Você brilhou com estas dicas!

    Te amo muito!

    Beijinhos.

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2018. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost