Como economizar no dia a dia para poder viajar

Atualizado em

Desde que saí da casa dos meus pais eu comecei a fazer uma coisa com muito mais afinco do que eu fazia antes.

Sim, passar roupa também, mas o que eu ia dizer é guardar dinheiro.

É bom sentir a segurança de poder arcar com algo que possa acontecer quando menos se espera, como canos que estouram em janeiro, junto com IPTU e IPVA, mas não tem coisa melhor do que conseguir guardar um pouquinho para as próximas férias.

Como economizar no dia a dia para poder viajar

Não sou o cara das finanças, pelo contrário, sou de Humanas, tenho dificuldade até de dividir conta de bar quando saio com os amigos. O que vou dizer aqui não são dicas de quem estudou sobre isso, são as coisinhas que faço ao longo do ano para conseguir viajar sempre que posso.

Trace um plano, coloque data e monte um roteiro

Eu disse que sou de Humanas, por isso preciso lidar com coisas palpáveis: desejo de viajar é uma coisa, mas planejamento de viagem é outra completamente diferente. Já notou como as pessoas que “sonham” em conhecer a Europa geralmente são as últimas a ir? Eu sonho em acertar pelo menos cinco dos seis números na Sena, mas ir para a Europa não é questão de sonho, é planejamento: quando a gente coloca data o sonho vira objetivo e fica fácil mensurar quanto falta para alcançá-lo.

Conheça quais são os seus gastos

Não importa se você gasta dois, cinco ou dez mil, o importante é saber para onde o seu dinheiro está indo: qual o seu gasto com alimentação, transporte, celular e internet? Para diminuir gastos é preciso conhecê-los.

Sempre soube que o meu gasto com gasolina era alto, mas conversando com amigos descobri que era mais alto do que o de quem trabalha com o carro, coisa que não faço. Sabendo disso larguei mão do posto de bairro em frente ao meu prédio e comecei a fazer um levantamento do preço da gasolina. Depois estipulei um limite de valor pago por litro e passei a economizar quase 50 reais por mês com combustível.

É impressionante como a gente se perde nos pequenos gastos do dia: segui as antigas orientações da minha nutricionista e cortei líquidos durante as refeições, com isso deixei de comprar minha tradicional garrafinha de chá de limão na hora do almoço – e sem ela deixei de gastar 110 reais por mês, uma economia de mais de 1.300 reais por ano!

dinheiro-header-03

+ Dicas para dividir despesas viajando com amigos

+ 10 formas de economizar em sua próxima viagem

Trace metas mensais de economia

Eu me prontifiquei a gastar menos na hora do almoço e consegui atingir a minha meta cortando o chá de limão. Depois comecei a mandar no grupo dos amigos sempre que via um posto com gasolina em promoção e eles começaram a fazer o mesmo, agora eu sempre abasteço assim que a gasolina está barata e não quando o tanque está vazio.

Traçar metas é a melhor forma de conseguir reduzir gastos, a gente transforma em competição interna o que geralmente não passa de pretensões – só não deixe de colocar números: “gastar menos” em alimentação não é meta, mas “reduzir x” ou “não ultrapassar y” sim.

Potencialize os seus gastos, ganhe milhas

Já que gastar é necessário, gaste com quem oferece os melhores benefícios: eu pago tudo, absolutamente tudo no cartão de crédito. Eu não espero nada dele que não seja milhas no fim do mês: só gasto aquilo que tenho, nunca divido a fatura e nunca tenho mais de uma compra parcelada em mesmo mês. Dessa forma tudo vira um facilitador de viagens, desde o café na padaria a gasolina do mês.

Procure também por programas de fidelidade que possuem passagens ou hotéis como parceiros onde você pode resgatar os seus prêmios: eu acumulo pontos, que invariavelmente irão virar milhas, em postos de gasolina, restaurantes, supermercados e vários outros estabelecimentos diariamente.

Poupe!

Se não sobra no fim do mês e não tem de onde tirar, não tem outra solução se não cortar gastos. Eu poderia dizer que é ruim, mas, no meu caso, consegui cortar tanto supérfluo que ainda não deu tempo de sentir na pele.

Sabia que a diferença entre os planos para uma e para cinco pessoas no Spotify é de menos de 5 reais mensais? Com o Netflix é a mesma coisa: com mais 10 reais por mês você pode dividir a conta entre quatro amigos. Quando parei para calcular qual era o meu uso real mensal de tv a cabo eu fiquei impressionado: dificilmente eu passava de 10 horas/mês, um supérfluo pela qual eu pagava 200 reais mensais – incluindo meu telefone fixo da qual eu nunca soube o número.

Enumere as suas despesas e análise formas criativas de substituí-las, diminuí-las ou cortá-las por completo – quando decidi abrir mão da tv a cabo e passei a compartilhar serviços de streaming consegui deixar de gastar 3 mil reais por ano.

O bom é ver que com essa economia, mais a do chá e da gasolina, em um ano conseguirei o suficiente para pagar, com folga!, minha viagem de fim de ano.

Você vai lembrar de mim depois de conseguir bater as primeiras metas: a gente fica louco para bater as próximas e economizar vira um hobby que paga outro.

Ou consertar canos que estouram nos piores momentos.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Leia todas as minhas dicas de hospedagem e faça a sua escolha!

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e minhas dicas no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Como economizar no dia a dia para poder viajar' têm 3 comentários

  1. 26 de outubro de 2016 @ 17:14 Larissa

    É possível se apaixonar por alguém apenas pela forma que ela escreve?
    se sim, deveríamos casar haha :) <3
    obs: o post é muito bom!

    Responder

  2. 18 de agosto de 2016 @ 14:16 Caroline

    Belo post! Dicas práticas e possíveis de serem seguidas. Bora viajar!

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2018. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost