O shopping Westfield de Nova York: Westfield World Trade Center

Eu já tinha entrado no shopping Westfield de Nova York em janeiro, mas não consegui bater perna ali dentro e nem ver o tipo de loja que esse novo shopping que faz parte da Memorial Plaza oferece. Agora fui com minha mãe e enquanto ela comprava uma única maquiagem eu tive tempo para dar umas 20 voltas por ali.

Só não sentei porque não tem um único banco. Também não tem uma única lixeira – é que eles não querem criar “oportunidades para falhas de segurança”.

Não se esqueça: nada de entrar carregando copo do que quer que seja porque a lixeira mais próxima dali só em Brookfield Place.

Westfield World Trade Center visto das piscinas da Memorial Plaza

Westfield World Trade Center em Nova York

Lembro quando a gente dizia que Nova York não tinha shopping como se isso fosse parte do charme da cidade (e quando digo cidade me refiro a Manhattan, é claro), um fato bem atípico quando lembramos estar falando logo de quem e onde.

Mas vamos combinar que isso nunca afetou a viagem de quem encara Nova York como destino de compras, pelo contrário, talvez seja por isso que o novo Westfield World Trade Center veio com um propósito bem diferente: o primeiro shopping de Nova York (posso chamá-lo assim ou Brookfield merece esse título?) não entra no roteiro como parte do dia de compras, ele faz parte de um programa contemplativo e cultural que é passear em Memorial Plaza, Brookfield Place e Battery Park.

O shopping é lindo e todo mundo se sente motivado a tirar uma selfie logo que entra, mas não sei se é o paraíso de compras que brasileiro geralmente espera de uma viagem aos Estados Unidos – com certeza uma tarde descendo a Broadway renderia muito mais.

Eu precisava trocar meu celular na Apple e foi ótimo fazer isso ali: a loja tem dois andares, muito funcionário e estoque disponível, mas não sendo a Apple pouca coisa ali era útil para mim. Abriu um Forever 21 e uma H&M que provavelmente são as duas lojas mais cheias de lá (até porque para encher a Apple precisaríamos fazer uma convocação pelas redes sociais), mas tirando isso, por serem lojas mais caras ou não tão populares quanto, Westfield World Trade Center vale mais como passeio.

Westfield World Trade Center é o ápice dessa onda americana de transformar todo tipo de shopping em uma experiência completamente agradável e distinta. Arquitetonicamente ele é de babar: todo clean, branco e com esse enorme espaço vazio no meio você nunca diria estar em um shopping.

Esse “enorme espaço vazio no meio” tem nome: chama Oculus e ele consegue ser mais interessante do que a arquitetura externa inspirada nas asas de um pássaro prestes a ser libertado. Santiago Calatrava é o cara por trás de tudo isso, o mesmo homem responsável pelo Museu do Amanhã no Rio de Janeiro e pela Puente de la Mujer em Buenos Aires, dentre outras obras ainda mais famosas na Europa.

Verdade seja dita vira e mexe rolam exposições ou ações publicitárias que preenchem parte do Oculus, mas na maior parte do tempo ele serve como passagem para a antiga PATH, historicamente uma das maiores se não a maior estação e rede de conexões de metrô da cidade.

Bem, como eu disse, Westfield World Trade Center é um shopping para transeuntes, até porque ele foi feito ao redor de uma antiga estação de metrô (aliás, por 4 bilhões de dólares, ela é oficialmente a mais cara estação de metrô do mundo). Nada ali foi feito para recebê-lo e admirar o tempo passar – ou você consegue uma mesa no novo Eataly do terceiro piso ou faz como as mais de 300 mil pessoas que passam por ali todos os dias: simplesmente passa.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções para quem não abre mão de ficar em Manhattan. Se você me segue no Insta sabe que nas últimas viagens tenho ficado no Belleclaire e indico para todo mundo!

  Já contratou o seu seguro médico de viagem? Eu gosto da World Nomads, uma empresa australiana que cota em reais e oferece a maior cobertura que conheço pelo menor preço. Cote também nas melhores empresas nacionais de uma só vez pelo Seguros Promo.

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip de celular internacional com internet ilimitada. Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo!

Compre seu ingresso da Broadway pelo TodayTix e ganhe U$ 10 de desconto com o código TWUNU

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'O shopping Westfield de Nova York: Westfield World Trade Center' não tem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2017. Todos os direitos reservados. Termos de uso e política de comentários. Colabore com o blog!