Queen Victoria Market em Melbourne

Essa foi a primeira coisa que fiz em Melbourne logo depois de deixar minha mala no hotel. Era um dos passeios mais aguardados por mim, porque se tem uma coisa que me deixa animado é o tal do mercado.

Como meus companheiros de viagem não sabiam muito bem até quando ele ficaria aberto, partimos o quanto antes em direção ao incrível Queen Victoria Market:

Queen Vic, o mercado público de Melbourne

Que tristeza blogueiro em início de carreira: dei mole e saí sem a lente simples, levei apenas a super zoom, por isso foi tão difícil conseguir fotos legais de distâncias curtas, eu precisava ficar a pelo menos quatro metros de qualquer coisa que eu quisesse fotografar.

Leia mais para saber o basicão de Melbourne:

Minha dica de hospedagem em Melbourne

Compras em Melbourne

Transporte público em Melbourne: como se locomover em Melbourne

Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

Melbourne-Queen-Victoria-Market-07

Queen Victoria Market a mil em Melbourne

O Queen Vic tem uma história meio macabra e bem polêmica, mas hoje as pessoas não lembram muito desse passado negro: no século 18 existiam dois outros mercados, mas logo depois que eles chegaram ao fim nasceu esse Queen Vic com um terço do tamanho que tem hoje.

Só que isso aconteceu ao lado de um cemitério com mais de 10 mil pessoas enterradas.

O cemitério chegou ao fim e o mercado começou a crescer para os lados até ocupar a primeira parte do cemitério, depois a segunda e a terceira. Quando começaram a vender frutas e verduras, alimentos altamente perecíveis, resolveram tirar os restos mortais de muitos deles e…

Desistiram logo depois. Era caro e trabalhoso. Hoje acredita-se que dos 10 mil enterrados pouco mais de mil foram retirados.

Inclusive dizem que o espírito de um soldado vaga pelo estacionamento do mercado, o engraçado é que todo relato policial de quem diz ter visto o tal soldado acontece na manhã do dia primeiro de novembro – ou seja, o soldado só é visto no dia das bruxas.

Melbourne-Queen-Victoria-Market-19

Como todo mercado, Queen Vic tem comida internacional de todos os cantos do mundo…

Todo tipo de comida no Queen Vic

Por isso a gente cruza com umas coisas meio loucas, como um pato assado dependurado pelas axilas, mas passa também por popetas ao molho de tomate, ou popeta aos quatro queijos que é para agradar os mais gordinhos.

Como chegar no Queen Victoria Market, Melbourne

Da minha dica de hospedagem ao mercado são menos de dez minutos de caminhada em linha reta, é só subir a Elizabeth e entrar a esquerda, na Therry.

Para quem vem do centro e não quer caminhar muito, logo no início da Elizabeth as rotas 19, 57 e 59 param no ponto número 7, o mais próximo do mercado.

Hoje o mercado é uma das atrações mais famosas da cidade, pena que ele fecha as portas toda segunda e quarta, mas para compensar no verão eles fazem uma versão noturna que vai de cinco da tarde às dez da noite em quartas-feiras selecionadas.

O mercado é enorme e, assim como todos os melhores mercados do mundo, vá com fome e disposto a experimentar coisas incríveis que você nunca imaginou comer um dia, como…

Carne de canguru e crocodilo no Queen Victoria Market

Hambúrguer de crocodilo, ou croc para os mais experientes. Se quiser demonstrar intimidade, peça um roo, que é sanduíche com carne de canguru, que é o que aparece na foto sem as fritas ao lado. Claro que minha escolha foi canguru, e não me arrependo, apesar de que provavelmente não irei comer de novo: a carne é salgada e bem densa, a gente precisa mastigar algumas vezes.

O mercado é todo dividido em halls, como fish hall ou meat hall, mas eu não acredito que você precise estudá-los ou usar um mapa, o divertido é ir passeando sem pressa e parar sempre que um cheirinho diferente cruzar o seu caminho.

Melbourne-Queen-Victoria-Market-11

Batata frita de uma forma bem diferente

Essa é uma das coisas mais incríveis que já passaram pelo meu caminho, culinária asiática, só não lembro exatamente de onde: batata cozida e frita, tudo isso no espeto. Não deixe de experimentar, mas pule sem medo de se arrepender a parte em que você deve enfiá-la no tempero.

Melbourne-Queen-Victoria-Market-25

Essas duas meninas ficaram horas para escolher um suco, eu fui no de maçã verde, mas só tomei em casa.

Bem, certifique-se apenas de ter passado pela food court e pelo deli hall, que são suas duas praças de alimentação com muitas opções para comer em um dos bancos ou levar a quentinha na sacola. O mercado tem tudo para que mora ali, para quem como eu se hospedou em algum lugar com cozinha completa e para quem pretende comer ali mesmo.

Tours no Queen Victoria Market

Isso sim você não pode deixar de fazer, eu não fiz por falta de planejamento, e minha agenda em Melbourne teve tantos passeios incríveis que não consegui voltar ali depois do primeiro dia, mas existem tours diários em diferentes faixas de preço disponíveis para todo tipo de faminto – inclusive o Foodie, por 40 dólares, que é o mais concorrido.

Melbourne-Queen-Victoria-Market-34

Eu encerrei o dia assim, com panquecas holandesas, sorvete de creme e chocolate. Esse segurando o prato é o Nate, um dos meus anfitriões em Melbourne – Nate, você sabe como agradar um amigo blogueiro como ninguém: Queen Vic é o meu lugar preferido em Melbourne!

Da próxima vez quero pegar um tour pelo mercado. Sei que existem vários, geralmente entre 50 e 100 dólares por pessoa. O preço é alto porque inclui mais de dez degustações pelo caminho, então você faz um apanhado geral que já vale como almoço.

Um amigo fez esse e adorou.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Melbourne? Fiz duas listas com as melhores opções de onde ficar nos arredores da Flinders Station, para quem curte cidade, e em St Kilda, para quem curte praia. Eu fiquei no Somerset e recomendo!

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece 5% de desconto para leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip de celular com internet ilimitada! Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'Queen Victoria Market em Melbourne' não tem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2018. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost