Check list para se preparar para o seu primeiro cruzeiro

Atualizado em

Um dos posts mais acessados do blog é o 21 coisas que eu não sabia sobre cruzeiros. Se você está interessado em como se preparar para o seu primeiro cruzeiro, não deixe de ler o 21 coisas que é um super pontapé inicial para quem está prestes a se aventurar nesse mundo pela primeira vez.

Hoje escrevi outras 15 dicas essenciais para ajudá-lo a ser programar para um primeiro cruzeiro. É uma check list que você deve ticar por completo antes da viagem, ela irá ajudar na organização que antecipa o embarque e nos preparativos da viagem.

Como se programar para o seu primeiro cruzeiro

Check list de preparativos para o primeiro cruzeiro

  • Programe e pague antecipadamente por eventuais passeios e excursões 

No meu cruzeiro pelo Caribe eu não fiz nada que precisasse de um planejamento maior ou contratação de passeio, tudo que fiz foi pegar um Uber e curtir uma praia antes do horário limite de retorno ao navio, mas em cruzeiros pela Europa ou por paisagens insólitas, como fiordes ou geleiras, vale pesquisar um pouco mais atentamente as opções de passeios disponíveis e pagar por elas antecipadamente, assim você não corre o risco de ficar sem.

  • Será que você está devidamente vacinado?

Em tempos de doenças erradicadas que voltam a pipocar pelo mundo, leia meu post sobre vacinas e viagens e certifique-se estar viajando não só protegido pela febre amarela, que muitas vezes requer vacina obrigatória, mas também por surtos locais que podem estar vigentes nos portos de parada.

Alugando pedalinhos e triciclos em Castaway Cay, a ilha da Disney nas Bahamas

O Disney Fantasy ancorado em Castaway Cay

  • Documentos, formulários e reservas preenchidas e impressas

Durante o processo de reserva e de check-in você preenche vários formulários e tem acesso a documentos essenciais que adoro carregá-los comigo. Quero muito me organizar para evitar o desperdício de papel (e tenho melhorado!) mas adoro viajar com uma pasta com todos os comprovantes impressos.

Não se esqueça de imprimir vouchers e recibos de reserva, principalmente de excursões contratadas e de hotéis e carros reservados antes e depois da viagem.

  • Previna o enjoo durante o cruzeiro

Sempre imaginei que ficaria enjoado durante todo o cruzeiro, mas uma vez a bordo não me senti mareado em momento algum – nem bebendo, nem correndo na academia e nem durante mar instável. Caso acontecesse, eu estava preparado: além de levar medicamentos receitados para previnir e remediar situações de enjoo, comprei remédios “for motion sickness” em farmácia americana e ainda levei uma dessas pulseiras antienjoo. Conheço amigos que usam o adesivo antienjoo atrás da orelha regularmente e adoram.

Meu guia do cruzeiro com as etiquetas de mala e os documentos impressos

  • Comida para levar ou para pedir que façam

Toda companhia marítima tem suas regras com relação a trazer alimentos e bebidas a bordo – saibam quais são para usufruir de todas elas. Se você está acostumado a tomar uma determinada bebida de manhã, ou se você não abre mão disso ou daquilo, não importa, verifique se é possível levar e leve.

Se você faz parte do time dos que curtem uma cervejinha, espumante, vinho ou destilado, certifique-se se há alguma restrição com relação a quantidade de garrafas que é possível levar na bagagem de mão e na bagagem despachada.

Por outro lado, se você tem alguma restrição alimentar médica ou religiosa, com certeza a empresa do cruzeiro disponibiliza opções específicas para fazer com que sua viagem transcorra bem, mas para isso eles precisam ser avisados o quanto antes.

  • Você irá precisar de vistos para a viagem e para os portos de parada?

Não se esqueça de pesquisar se as paradas portuárias previstas ao longo do cruzeiro requerem visto para o passaporte que você estará usando. Em algumas ocasiões onde o visto é necessário para desembarque aéreo, para desembarque portuário podem existir acordos que eliminam a sua necessidade de apresentação.

Minha parada no Paradise Beach de Cozumel, México

  • Contrate um bom seguro de viagem para cruzeiros

Eu já falei sobre isso algumas vezes, mas se contratar um seguro de viagem é essencial independente do destino, quando se trata de cruzeiros o seguro de viagem passa a ser essencial: qualquer atendimento médico em alto mar será mais caro do que no continente, principalmente se o problema requer encaminhamento de urgência para um hospital local, já que muitas vezes isso é feito de helicóptero.

O buscador de seguros Seguros Promo é parceiro do blog e oferece 5% de desconto para leitores do blog, além de outros 5% de desconto caso você efetue o pagamento via boleto bancário. Aproveite esse desconto total de 10% para fazer apólices mais altas e garantir uma viagem livre de qualquer problema.

É só acessar, selecionar o destino “Marítimo” e as datas da viagem. Sugiro que você coloque também o seu celular, assim eles ligam durante a compra se houver desconto maior disponível. Eu geralmente escolho apólices que cobrem, no mínimo, 60 mil dólares.

  • Prepare o seu celular para usar a internet a bordo

Antes de contratar o pacote de internet do cruzeiro, certifique-se que seu celular está apto a lidar com a (cara) internet em alto mar: desabilite todas as funções automáticas de atualização em segundo plano, principalmente e-mail, redes sociais e atualização de aplicativos e sistema operacional. Isso irá otimizar o gasto do pacote de internet contratado.

Independente de contratar pacote de internet a bordo (a única forma de ficar conectado em alto mar), eu sempre viajo com chip local ou internacional para ter acesso a internet durante as paradas do navio.

  • O que levar para um primeiro cruzeiro

Primeira coisa a dizer: vista-se de acordo com a viagem. Se você está fazendo um cruzeiro pelo Caribe ou pelo norte da Europa, pela costa Amalfitana ou pelos fiordes noruegueses, não importa: parece bobagem dizer, e realmente é, mas meu principal conselho é vista-se de acordo com o seu destino, sem se esquecer de que existem paradas portuárias e aquele tradicional frio de ar condicionado ao longo da viagem.

O segundo conselho: vista-se de acordo com a programação. Não deixe de montar a sua mala de acordo com a agenda a bordo, lembrando-se que geralmente existem ocasiões com diferentes níveis de “dress code” necessários, como jantares com o capitão e restaurantes mais ou menos formais.

Luciana, Claudia e eu vestidos para a noite de gala no Disney Fantasy

Terceiro: não deixe de fazer uma lista com todos os acessórios que serão úteis a longo da viagem, principalmente tudo que a gente usa no mar e na piscina, na academia, cuidados estéticos e necessaire de medicamentos.

Por último, tente ao máximo não levar coisa demais: na maior parte das vezes as cabines são menores do que a gente imaginava (principalmente quando as dividimos com crianças) e todas as malas devem viver em harmonia com seus donos durante toda a viagem.

  •  Passaporte em mãos

Na verdade não estou aqui para lembrá-lo de levar o seu passaporte, até porque caso você o esqueça provavelmente o cruzeiro sequer irá começar, mas vim lembrá-lo da importância de andar com ele durante as paradas do navio – e por isso lembrá-lo de carregá-lo em um porta-passaporte sob a roupa, provavelmente o item de segurança mais importante da viagem.

Durante as paradas muitas vezes não é necessário desembarcar e embarcar novamente mediante apresentação de passaporte, mas já pensou que horrível seria perder o navio e lembrar que o passaporte está dentro dele?

  •  Leve dinheiro para gorjetas

Principalmente para cruzeiros na costa americana ou que saem dos Estados Unidos, não deixe de levar dinheiro trocado para custear eventuais gorjetas de serviço de quarto. Já as gorjetas obrigatórias (geralmente um valor diário, por pessoa) provavelmente foram acopladas ao valor final do cruzeiro.

  • Antecipe gastos extras

Não existem cruzeiros all-inclusive. Apesar de não ser necessário arcar com despesas extras caso você não queira, você sempre terá um milhão de opções disponíveis para incentivá-lo a gastar mais durante o cruzeiro. Antecipe-se e programe os seus eventuais gastos extras ao longo da viagem: restaurantes restritos não inclusos na alimentação disponível, bebidas alcoólicas, pacote de internet, tratamentos relaxantes e cosméticos, lavanderia e salão de beleza são alguns dos mais comuns.

Degustação de espumantes paga a parte

  • Cheque quais são as especificações elétricas da cabine

Não tem coisa pior do que descobrir que nenhum eletrônico seu foi feito para ser plugado nas tomadas da cabine – principalmente nós, brasileiros, provenientes da República dos Três Pinos. Lembre-se de checar qual o padrão adotado pelas tomadas do navio e leve adaptadores, mas lembre-se que extensores geralmente são proibidos.

  • Acompanhar a programação e fazer a sua própria

Santo conselho para quem embarca pela primeira vez em uma nova rota, navio ou companhia: fique de olho na programação e monte o seu próprio planejamento. Claro que muita coisa (entre atrações, cursos, brincadeiras…) aparece diariamente em programações disponibilizadas com o mínimo de antecedência (como de um dia para outro ao logo da viagem), mas conheça as facilidades do navio e faça um planejamento de tudo que você gostaria de ver, conhecer e fazer – cruzeiros são verdadeiras cidades flutuantes, não deixe para ser surpreendido ao longo da viagem ou você irá perder ótimas oportunidades.

A agenda com as atividades do navio disponíveis para o dia seguinte

  • Prepare-se acompanhando outras viagens

Uma ótima dica é acompanhar pelas redes sociais as hashtags e localizações do navio ou de determinada rota, principalmente os Stories do Instagram, assim você consegue ver quem está fazendo a mesma rota que você dias antes da sua viagem. Procure o calendário de saídas do seu navio e da rota que você irá fazer para acompanhar a viagem de outras pessoas – além de descobrir muita gente legal, você fica por dentro da sua viagem de uma maneira muito inusitada!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Leia todas as minhas dicas de hospedagem e faça a sua escolha!

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e minhas dicas no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Check list para se preparar para o seu primeiro cruzeiro' não tem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost