Para começar a rodar em Amsterdã

Atualizado em

Update: 17 de setembro de 2015

A charmosa Amsterdã, e a badalada Amsterdã, são cortadas pelo rio Amstel, que em holandês arcaico significa “água em abundância” – e não tem nada que defina melhor a cidade: são mais de 100 km de canais e quase duas mil pontes para cruzá-los.

Uma das metrópoles mais tolerantes do mundo, Amsterdã é o lugar onde as minorias representam quase 40% de sua população: são mais de 700 mil habitantes representados por mais de 150 diferentes etnias. Pessoas de todas as raças e origens unidas por uma paixão local: a cidade possui oficialmente 600 mil bicicletas em circulação, mas pedalando por suas ruas ouvimos as pessoas dizerem que a proporção real supera uma por habitante.

Horário: quatro horas a mais | Língua: Holandês | Moeda: Euro | Emergência: 112

Oi: Hoi | Tchau: Dag | Por favor: Alsjeblieft | Obrigado: Bedankt

Consulado Honorário: 2 Reimersbeek 1082AG. Fone: (020) 301.5555

Sites turístico do país, da cidade, do transporte público e do aeroporto internacional.

Ligação a cobrar para o Brasil via Embratel discando 0800 0220.655 ou use um chip internacional.

amsterdam-header-01

Para começar a rodar em Amsterdã

Clima em Amsterdã

Em Amsterdã é impossível contar com um tempo claro e sem garoas. O calor raramente é insuportável, mesmo que no verão. Neve não é uma coisa muito comum por lá e o inverno é moderadamente frio, principalmente quando comparado com o de outras capitais europeias. O país das tulipas fica lindo na primavera e ventoso durante o outono.

O verão é conhecido por suas pancadas de chuva que antecedem um céu limpo e ensolarado – e, assim como eu, os locais acreditam que 25 graus é um dia extremamente quente!

Dinheiro em Amsterdã

Amsterdã não é uma capital cara. Você tem várias opções para despistar a fome ou pode se render aos terríveis restaurantes com letreiros de neon ao longo da Damrak. Se você se aventurar pelos canais e comer nos típicos restaurantes de esquina melhor ainda – e na conta a diferença não é grande.

Não é difícil encontrar preços convidativos para se hospedar no centro, na região da estação central e em direção a praça Dam, mas também não é difícil cair em ciladas que te farão repensar seu amor pela cidade. Preço justo por lugares deliciosos, porém geralmente pequenos, são cobrados de quem fica nos canais. Leia minhas dicas de hospedagem na cidade, tenho certeza que você irá se surpreender com os preços.

Com relação aos passeios turísticos, as entradas não costumam passar dos 15 euros – exceto pelo turismo badalado, como o Heineken Experience.

24041004

Por @fisherbray

Transporte público em Amsterdã

Com seus 165 canais, é o transporte de superfície que interliga os pontos mais distantes da cidade, seja através de ônibus ou metrô. Para ser sincero, nunca usei nenhum deles por motivo de “bicicleta é muito mais divertido”. Alugue a sua e divirta-se.

Só não se esqueça que a cidade realmente é pequena, mas para quem está de bicicleta – andar é uma delícia, mas só quando se cansa de pedalar.

Hospedagem em Amsterdã

Então, sobre hospedagem: os albergues são os mais divertidos da Europa, muito parecidos com os de Londres. Enquanto grande parte dos hotéis proíbe o uso de maconha em qualquer parte de suas dependências, os albergues tendem a permitir nas áreas de convívio.

Como sempre tive uma imagem muito louca de Amsterdã, em minha primeira ida escolhi ficar bem próximo a estação central, que foi por onde cheguei. Meu hotel estava poucos metros depois ela, ao lado de um enorme Grasshopper. Fui parar justamente no olho do furacão!

Acontece que descobri que a minha Amsterdã é a dos canais, mesmo que lá os hotéis sejam um pouco mais caros do que os da Dam. Gastando um pouco mais é possível achar ótimas opções no canal Singel. Nas proximidades do parque Vondel você encontras lugares ótimos e descolados – e os melhores albergues da cidade também estão ali.

Segurança em Amsterdã

A primeira coisa a ficar atento: cuidado ao chegar pela estação central. Cuidado com a mala, com a mochila, com a máquina e com a carteira. Prometo que Amsterdã não se resume a primeira impressão que temos quando chegamos à cidade.

Caminhando em direção ao hotel, lembre-se de conferir a mala: se possível, empurre-a à frente em vez de puxá-la pelas costas. Amsterdã é uma cidade bem segura, mas existem crimes cometidos por quem entra em “bad trip”: sim, você verá vários drogadões perambulando, principalmente durante a noite, e é ainda mais provável nas proximidades da Dam.

24041003

O grande problema de Amsterdã é justamente esse: tem gente que se assusta com os drogados de rua – tem gente que se assusta até com as prostituas! Só que ninguém te forçará a fazer o que não quer: dizer “não” e continuar seguindo em frente dificilmente te trará problemas.

O Red Light District é um lugar tranquilo até determinada hora, mas não é legal bater perna por ali sozinho – vale a regra “da família”: assim que se torna tarde para as famílias, o lugar deixa de ser tão turístico assim.

Respeite os seus instintos: se andando pelas ruas de Red Light você cair em um beco deserto com apenas um homem queimando um proibido, fica ao seu critério seguir ou voltar pelo caminho que chegou.

Comer e se divertir em Amsterdã

Quanto mais escrevo sobre Amsterdã, menos gosto do centro e mais saudade sinto dos canais! Se ainda não ficou claro, lá vai: Damrak e Red Light District não são os lugares mais descolados da cidade. As carnes, pizzas e doces dos restaurantes entre a estação central e a Praça Dam devem ser evitados. Pegue sua bicicleta ou caminhe até os bares e baladas de Rembrandtplein e Leidseplein.

Existem bairros deliciosos e poucos explorados em Amsterdã, como De Pijp, um bairro lindo que vale a pena ser visitado, tanto de dia quanto de noite.

Em todos os bairros você tem opções para disfarçar a fome com preços camaradas e claro que existem as opções um pouco mais salgadas, nada diferente das outras capitais.

Gorjeta em Amsterdã

O “serviço” provavelmente virá incluso. Quando isso não acontecer, é comum arredondar a conta para o próximo valor inteiro – e taxistas também esperam ser “arredondados”!

Turismo em Amsterdã

O turismo em Amsterdã é extremamente explorado, é uma bela de uma indústria mantida pelo governo – basta lembrar que uma das atrações turísticas mais visitadas, e insuportavelmente fotografadas, é o letreiro “I Amsterdam”.

Grande parte dos turistas é jovem e os nativos falam inglês perfeitamente bem: até mesmo nas atrações típicas da cultura holandesa, como o mercado de flores e o mercado de pulgas, ninguém passa dificuldade alguma.

Você terá sempre diversas atrações culturais disponíveis, mas não enlouqueça: escolha as que mais te motivam a conhecê-las e não se mate se deixar de conhecer um dos mais de 50 museus que a cidade oferece.

Seja bem-vindo a Amsterdã!

24041001

Salvar

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Amsterdã? Gosto muito da região do Museum Quarter, que compreende os arredores de Museumplein e Leidesplain. Nessa região o Tulipa tem o melhor custo-benefício! Selecionei também as melhores opções de Jordaan, um dos bairros centrais mais charmosos.

  Já contratou o seguro de viagem? Seguro é obrigatório na Europa! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet boa de verdade – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e cupons de descontos exclusivos no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Para começar a rodar em Amsterdã' têm 3 comentários

  1. 3 de fevereiro de 2015 @ 14:45 Keila

    Parabéns pelo post !
    irei usar algumas dicas na minha viagem semana que vem !

    Responder

  2. 4 de fevereiro de 2013 @ 11:45 Andreia Pereira

    Oi, estava passeando pela web quando achei o seu blog… eu, meu marido e nossa filha de 3 anos vamos passar 4 dias em Amsterdam no início de Junho… estou olhando aptos para alugar e achei 2 que me pareceram interessantes, 1 fica a uns 50m do Nieuwmarket em frente ao Canal (Kloveniersburgwal
    Amsterdam, Noord-Holland 1012 CT) e o outro fica no Jordaan (Rozenstraat
    Amsterdam, Noord-Holland 1016), resolvi te perguntar qual seria o local mais adequado depois que li o que escreveu sobre a zona central de Amsterdam.. Você poderia me ajudar? Muito obrigada pela atenção. Bjs. Andréia e Família

    Responder

  3. 27 de abril de 2010 @ 11:39 Dudu

    Obviamente eu ja esperava que vc não tivesse ido ao Amesterdam Arena! hahaha
    O estádio do Ajax, maior e mais tradicional time da Holanda é mto bonito, e vc ainda pode entrar e conhece-lo sem problemas. O tour pelos vestiarios, salas de imprensa e lugares que vc nem imagina que exista em um estadio de futebol é bem legal e custa apenas 10 Euros (bom pelo custava em 2006).
    Ah, ainda tem a loja oficial do Ajax, que se vc der sorte de pegar uma promoção ou ir lá no início da temporada vc pode comprar camisas e material esportivo da temporada passada por preços bem acessíveis!
    Pra quem curte o bom e velho futebol, é uma otima opção!
    fotos pra ilustrar:

    http://img687.imageshack.us/img687/7195/ogaaaebdlbc8ldgjotprmlz.jpg – Vista de longe

    http://img337.imageshack.us/img337/2203/ogaaagehikrenob6es4h7gn.jpg – Eu dando entrevista na sala de imprensa! hahaha…

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost