10 regras para quem pretende pedalar em Amsterdã

Atualizado em

Você pode alugar uma bicicleta em qualquer uma das várias locadoras espalhadas por Amsterdã, mas a que eu escolhi foi a Hotel Scooters (74 Spuistraat), só não sei se ela é a melhor ou mais barata.

Acredito que a mais famosa seja essa, mesmo que as bicicletas pareçam mais antigas. Os preços variam de acordo com o tempo do aluguel – quanto maior, menor a tarifa.

10 dicas para pedalar em Amsterdã

1. Esqueça o capacete. As pessoas irão olhar, rir e bater fotos. #bullying

2. Sempre que passar por calçadas e pedestres, desça da bicicleta e empurre-a ao seu lado. O transporte via bicicleta é levado a sério por aqui, a cidade não é um enorme parque a céu aberto.

3. Respeite o tráfego como qualquer outro motorista. Furar sinal vermelho aqui vale para todos, esteja você de carro ou bicicleta. Locais podem não respeitar sinais vermelhos e provavelmente irão cutucar sua traseira.

4. Confira se sua bicicleta possui farol, olho de gato traseiro e buzina. Mesmo que a dos locais não tenha, faça questão de tê-los na sua.

5. Fique atento aos trilhos de bondes pela cidade e fuja de suas rotas. Mesmo para os mais espertos, pneus de bicicleta tendem a prender nos trilhos quando menos se espera. Isso já aconteceu comigo e foi o pior vexame que já passei na vida: o bonde freou a centímetros de mim, mas a inércia fez com que ele estoureasse o pneu da bicicleta. O barulho foi enorme e o quarteirão inteiro olhou. #bullyingmesmo

6. Tranque sua bicicleta sempre que deixá-la na rua e tire tudo que você carregava nela. Até as mais antigas podem ser roubadas, inclusive as alugadas.

7. Para quem pedala devagar, mantenha-se na extrema direita da via. Lembre-se que bicicleta é meio de transporte. Para passear tranquilamente, escolha um parque.

8. Mantenha-se sempre no mesmo sentido dos carros. Sei que algumas vezes pode parecer assustador encarar uma avenida a bordo de uma bicicleta, mas é proibido pedalar contra o tráfego. Carros e caminhões respeitarão a sua passagem.

9. Preste atenção nos sinais: sempre que houver uma placa proibindo o tráfego em determinada região ou sentido, procure pelo aviso “uitgezonderd” e o símbolo de uma bicicleta. Isso significa que a lei não se aplica a você.

10. Pedale, muito, porque assim que sua viagem chegar ao fim você irá sentir saudade!

Bem, agora eu sugiro que você leia Como não se perder em Amsterdã

Amsterda-holanda-canais-bicicletas

Por Shutterstock.com

Salvar

Salvar

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Amsterdã? Gosto muito da região do Museum Quarter, que compreende os arredores de Museumplein e Leidesplain. Nessa região o Tulipa tem o melhor custo-benefício! Selecionei também as melhores opções de Jordaan, um dos bairros centrais mais charmosos.

  Já contratou o seguro de viagem? Seguro é obrigatório na Europa! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet boa de verdade – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e cupons de descontos exclusivos no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'10 regras para quem pretende pedalar em Amsterdã' tem 1 comentário

  1. 28 de maio de 2010 @ 16:49 Lu

    Thiago, virei fã! Amsterdam tb está no meu roteiro. O blog está muito bom! Parabéns! bjs

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost