15 diferenças entre a Disneyland e a Walt Disney World

Depois de quatro dias nos parques da Califórnia posso dizer que o passatempo favorito do jornalista que habita em mim foi se surpreender com as diferenças entre a Disneyland e a Walt Disney World.

Será que você notou outros aspectos diferentes de mim? Eu poderia ainda incluir outro que não aparece nessa lista: o preço. Para nós, brasileiros, visitar a Disney de Orlando é mais barato do que visitar a Disney de Los Angeles.

E o que mais, heim?

15 diferenças entre a Disneyland e a Walt Disney World

  • Walt Disney World é muito maior do que a Disneyland

Chega a ser fofo o quanto a Disneyland na Califórnia é menor do que a Walt Disney World. Não vou me prender em medidas métricas porque não acredito em nenhuma das informações que encontrei na internet, mas a Disneyland é 100% caminhável, o que é impossível na Disney de Orlando que só pode ser percorrida de carro.

Outra coisa que a gente não pode esquecer é que pelo menos um terço de todo o terreno que pertence a Disney de Orlando ainda é de mata virgem ou áreas abandonadas, como um parque aquático e um aeroporto bem pertinho de Magic Kingdom literalmente entregue às moscas.

  • A Disneyland tem metade do número de parques da Walt Disney World

Vamos continuar falando de tamanho? Em Orlando são quatro parques: Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom. Na Califórnia a Disney tem apenas dois parques: Disneyland e California Adventure. Os parques também são bem menores (os dois da Califórnia caberiam no estacionamento de Magic Kingdom), mas em número de atrações é possível que eles sejam mais densos.

15 diferenças entre a Disneyland e a Walt Disney World

Algumas atrações são exatamente iguais, como a Star Tours

  • Não existem parques aquáticos na Disneyland

Eu vivo sem tranquilamente, mas sei que para muito gente os tradicionais Blizzard Beach e Typhoon Lagoon podem fazer muita falta! Existem vários parques aquáticos espalhados pela Califórnia, mas eles não fazem o mesmo sucesso que fazem na Flórida: provavelmente o mais tradicional é o Hurricane Harbour da Six Flags, mas o Knott tem o Soak City pertinho da Disneyland.

  • O número de hotéis é assustadoramente diferente

Existem 30 hotéis no Walt Disney World Resort e apenas três na Disneyland: Grand Californian Hotel, Disneyland Hotel e Paradise Pier Hotel. Outra coisa que é muito diferente: não existe hotel econômico na Disneyland, na melhor das hipóteses você irá conseguir a tarifa dos sonhos no Paradise Pier que é a mesma de um dos hotéis de categoria moderada em Orlando.

  • Os hotéis do Walt Disney World são muito diferentes e específicos, mas na Disneyland não

Calma, deixa eu explicar: é claro que Grand Californian e o Paradise Pier são completamente diferentes, até porque um é spa e outro não, mas quando a menor diária de cada um deles varia entre 270 e 420 dólares não tem como diferenciá-los tanto assim – para efeito de comparação, em Orlando a menor diária entre hotéis extremos varia entre 60 e 600 dólares. Fica a dica: na Disneyland, independente da sua escolha, você sempre estará em um bom hotel.

Disneyland Park Mission Space

Diferenças entre a Disneyland e a Walt Disney World: a Space Mountain tem dois assentos por fileira…

Disneyland Park Haunted Mansion

… já a Haunted Mansion é igual por dentro, mas completamente diferente por fora

  • Organizar uma viagem para Walt Disney World é bem diferente de organizar uma viagem para Disneyland

Essa é uma das diferenças mais significativas: se você quiser aproveitar cada dia ao máximo de uma viagem a Orlando, inclusive refeições dos sonhos e atrações disputadas, é recomendável começar o planejamento seis meses antes. Já na Disneyland é o planejamento pode começar 30 dias antes, até porque eles não lançam a agenda dos parques com muita antecedência. Eu mesmo passei por um perrengue danado: fiz todas as reservas de restaurantes de um determinado parque em um determinado dia, mas duas semanas antes da minha viagem tive que desfazer tudo porque resolvi trocar a ordem dos parques por motivo de divulgação (aos 45 do segundo tempo) de horário de Extra Magical Hours. Depois fiz uma segunda troca, quando resolveram por fim divulgar os horários dos shows de encerramento.

Ps.: fica desde já o spoiler de um post futuro: a situação da Universal Hollywood é ainda pior, lá eles liberam a programação dos parques apenas uma semana antes.

  • Conseguir uma uma reserva em restaurante da Disneyland é bem mais fácil do que conseguir uma reserva em restaurante da Walt Disney World

É quase impossível não conseguir comer nos restaurantes dos sonhos com o mínimo de antecedência se você tem o mínimo de flexibilidade de horário, principalmente se você está viajando sozinho ou em dupla, que é quando uma mesa de dois lugares atende a demanda. Claro que em feriados americanos e nas férias de julho vale caprichar um pouco mais na antecedência.

  • Não existe FastPass previamente agendado na Disneyland

Esse é o segundo motivo que faz com que você não precise correr para programar a sua viagem: como na Disneyland o FastPass ainda é de papel (ou o MaxPass, a versão digital paga que só pode ser contratada no dia da visita), você não precisar acordar mais cedo 30 ou 60 dias antes da sua viagem para concorrer com milhares de pessoas ao redor do mundo os melhores horários das melhores atrações.

Disneyland Park Rivers of America

O Rivers of America do Magic Kingdom é discreto, quase passa batido pelo parque, mas o da Califórnia é onde acontece o Fantasmic

  • Os parques da Disneyland são bem mais vazios do que os parques da Walt Disney World

Nunca estive na Califórnia em fins de semana de julho, o que provavelmente movimenta os parques infinitamente mais, mas de forma geral não tem como comparar: os parques da Walt Disney World são incrivelmente mais cheios do que os parques da Disneyland. E isso porque…

  • Existem menos turistas nos parques da Disneyland

O mercado interno americano é muito importe para a Walt Disney World, mas é o mercado internacional que transformou a Disney de Orlando em um dos destinos mais visitados do mundo. Já para a Disneyland a principal fonte de renda vem do mercado local: são os californianos que mais movimentam os parques.

  • Não existe Memory Maker na Disneyland, mas existe PhotoPass

O Memory Maker da Disneyland é basicamente o PhotoPass, a diferença é que ele é bem mais barato: pode ser contratado na hora através do aplicativo e custa 10 dólares por dia, um valor que inclui também o MaxPass, o FastPass digital. Por ser bem mais barato acostume-se com ideia de que existem muito menos fotógrafos disponíveis. E já que falamos em aplicativo, vale lembrar que…

  • Não existe My Disney Experience na Disneyland

Existe um aplicativo da Disneyland muito parecido com o My Disney Experience de Orlando, a diferença é que ele é mais restrito: se por um lado é nele que se contrata a dobradinha PhotoPass com MaxPass, não existe Mobile Order, não existe chave digital, a reserva de restaurantes não contempla dining packages…

Main Street USA Disneyland Park

Diferenças entre a Disneyland e a Walt Disney World: no fim da Main Street da Califórnia tem um Castelo muito mais discreto

  • Não existe MagicBand na Disneyland

Não só não existe MagicBand como não existe biometria no cadastro: sabe quando em Orlando a gente vai logo tocando o ingresso (ou a MagicBand) e depois toca no sensor com o dedo cadastrado? Então, na Disneyland o ingresso deve ser inserido e a foto, que é tirada no primeiro uso do ingresso, conferida no melhor estilo “cara-crachá”.

  • Na Disneyland tudo é feito caminhando

É impressionante como o dia dura mais na Disneyland, principalmente para quem se hospeda ali: a gente vai caminhando para os parques e volta caminhando para os hotéis, qualquer outro meio de transporte é dispensável – e é incrível como a gente consegue usufruir mais do hotel ao longo da viagem: na Disneyland os hotéis funcionam como uma extensão do parque, é fácil ir e vir ao longo do dia para usufruir das comodidades do quarto, da piscina, da academia ou do spa.

Disneyland Park Main Street Railroad Station

A icônica estação de trens na entrada do Disneyland Park

  • A maior das diferenças entre a Disneyland e a Walt Disney World: uma viagem à Disneyland é sempre mais tranquila!

O ritmo de uma viagem à Disneyland é completamente diferente do ritmo de uma viagem a Orlando. Menos correria, um planejamento mais frouxo que contempla surpresas pelo caminho, filas menores, mesas de última hora em restaurantes disputados… O fim do dia depois de horas de parque na Disneyland é uma experiência incrível para quem está acostumado com Orlando: depois de assistir aos fogos, voltar para o hotel não é nenhuma jornada, pelo contrário: a gente não precisa de mais de dez minutos de caminhada para chegar de volta ao quarto.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Los Angeles? Selecionei as melhores opções em Hollywood, West Hollywood e Santa Monica. Se você está de passagem por Los Angeles ou quer economizar, a dica é pegar um dos hotéis do aeroporto.

  Já contratou o seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece 5% de desconto para leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip de celular americano com internet ilimitada – o frete é por minha conta! Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na Califórnia pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'15 diferenças entre a Disneyland e a Walt Disney World' tem 1 comentário

  1. 5 de junho de 2018 @ 19:44 Kamila

    Muito bom!

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2018. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost