27 de janeiro de 2022
Para onde vamos agora?

Conexão no Aeropuerto Internacional de Tocumen, Panamá

Atualizado em 3 de dezembro de 2017 por Thiago Khoury

Update: esse post é de 2011 e não foi atualizado desde então.

Panamá é o cordão que prende a América do Sul ao resto do continente pela Colômbia. Famoso pelo canal que liga um oceano a outro e por popularizar um chapéu equatoriano ao ponto de chamá-lo de panamense, hoje o país também é conhecido pelo Aeropuerto Internacional de Tocumen (PTY), considerado o principal hub das Américas.

Estrategicamente posicionado entre a América do Sul e a América do Norte, o Aeroporto Internacional do Panamá se tornou a possibilidade mais prática e barata de se conectar com todos os países do continente americano. Sede da Copa, uma empresa aérea do grupo Continental, você logo percebe que são eles quem mandam ali: apesar de trabalhar com várias linhas aéreas com escala ou voo direto em todos os cinco continentes, a Copa é a única com presença maciça no continente americano, seus voos chegam em mais de 50 aeroportos.

E foi assim que fiz minha primeira escala no Panamá: com cinco voos na semana, a Copa faz Belo Horizonte/Panamá em apenas seis horas de viagem. De lá a Copa me ligou a Los Angeles em outro voo de seis horas de duração. Se fosse para Orlando, geralmente o voo mais procurado, a segunda viagem levaria apenas duas horas.

Minhas malas foram despachadas em Belo Horizonte e só voltei a vê-las em Los Angeles. Meu destino final era Las Vegas, mas como o governo americano obriga a realização de imigração e alfândega no porto de entrada todo passageiro é obrigado a pegar sua bagagem despachada assim que chega ao país.

A viagem é cansativa, mas além de sair e chegar em Belo Horizonte o preço fez toda a diferença: ida e volta com todos os trechos internos saíram por apenas R$ 2.100,00 comprados no balcão da loja em BH.

Tocumen recebe quase 5 milhões de passageiros por mês e esse número deve ter crescido bem nos últimos tempos (a estimativa é de 2008, quando a Copa ainda não tinha todas essas possibilidades de voo no Brasil). Não é um aeroporto grande, mas é bem funcional – ele tem apenas um terço da capacidade dos aeroportos internacionais do Rio e de São Paulo.

O aeroporto do Panamá nada mais é do que um enorme hub: mesmo com os resorts panamenses se popularizando entre brasileiros, ninguém parece estar ali como destino final. Tanto é que passageiros em conexão para outros destinos não passam sequer pela imigração: aliás, pela primeira vez cheguei e sai de um mesmo portão.

E dentre tantas opções já conhecidas acabei indo no único lugar que não conhecia, Naturally Fast. Pedi um sanduíche de peito de peru e queijo em pão ciabatta que saiu tão melhor do que o esperado que o que era para ser dividido por dois acabou sendo só meu.

Com relação as compras, não queria parecer do contra, mas… Realmente existe um enorme corredor cheio de lojas, mas o aeroporto do Panamá está longe de ser um shopping center.

A maioria das lojas vendem exatamente os mesmos produtos, inclusive a loja de chocolates que se repete quatro ou cinco vezes em um mesmo corredor.

Passageiros em trânsito não podem deixar as instalações do aeroporto durante o período de conexão. Para sair de lá você teria que obedecer todas as regras normais de um turista em viagem ao Panamá; e mesmo que brasileiros não precisem de visto, você teria que passar pela imigração e pela alfândega – mas lembre-se que você estará sem as suas malas, por isso, trate de ler um bom livro enquanto espera pelo seu voo!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Leia todas as minhas dicas de hospedagem e faça a sua escolha!

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.

Previous Article

O que fazer em Ottawa: roteiro com dicas e mapa

Next Article

Pensando Alto: Las Vegas, primeiras impressões

You might be interested in …

12 Comentários

  1. Olá, Thiago. Vou para Chicago e meu voo faz una conexão em Toronbto e em meu retorno, na Cidade do México. Preciso de visto para o Canadá e México? Não vou sair do as aeroportos, é mesmo só ua conexão. fico no aguardo. Obrigada. Regina

  2. Olá Thiago, estou com uma dúvida. Irei fazer uma conexão de 15 horas no Panamá com destino á Toronto. É necessário pegar as malas para poder passar na imigração e fazer um passeio na cidade?

  3. Eu tenho uma viagem a Cancun, pela companhia Copa, com conexão no Panamá, com um intervalo de apenas uma hora e meia. Vc acha esse período entre os voos muito curto? O meu receio é perder o horário da minha conexão, embora seja realizada pela mesma companhia. O que vc acha?

  4. Ola. vou fazer uma conexão de 11 horas no Panama voando Copa, eu não posso sair do aeroporto para conhecer a cidade e voltar umas 2 horas antes do próximo voo?!

    1. Oi Rodrigo, teoricamente não, mas tanto Copa quanto consulado panamenho tem dito que sim para caso haja algum problema ou situação emergencial em que seja necessária a saída do passageiro do aeroporto.

  5. Ola eu vou para o mexico e meu voo faz escala no panama, mais estou com uma duvida: ao chegar no aeroporto do panama eu preciso mostrar o cartao internacional de vacina?

    1. Olá Paulo, o governo mexicano não exige vacina contra febre amarela ou outras vacinas para passageiros brasileiros que viajam com destino ao México. Quem faz apenas conexão no Panamá não é exigido o certificado, só para quem desembarca no país.

      1. Sem o certificação internacional de vacinação contra a febre amarela eu não poderia descer de cruzeiro em Cozumel/México.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*