O metrô de Nova York é quase um personagem da cidade, não tem como deixar de conhecê-lo se você tem o mínimo de espírito aventureiro e curte se deslocar em menos tempo e pelo menor preço.

É engraçado como ele faz parte de dois mundos muito próximos e tão distantes: não tem morador que não reclame e não tem turista que não ache incrível a ideia de atravessar a cidade passando por baixo dela.

Essas são as minhas dicas para tirar o metrô de Nova York de letra e começar a entrar e sair de estações como um local, mas antes preciso deixar duas dicas essenciais para quem está planejando sua primeira viagem a Nova York:

New York City Subway: o metrô de Nova York

Criado em 1904, o sistema de metrô nova-iorquino é cheio de superlativos: o maior, o mais denso e o com maior número de estações.

Se todos os seus trilhos fossem colocados em linha reta, teríamos uma ferrovia com pouco mais de mil quilômetros capaz de ligar Nova York a Chicago!

O metrô é o meio de transporte mais usado por turistas e locais. Funciona 24h por dia, sete dias por semana e, sim, é extremamente seguro – mas pode ficar bem cheio nos horários de pico.

Trens em ambas as direções dos dois lados da plataforma

Quando usar metrô em Nova York?

Sempre que você precisar percorrer grandes distâncias, se deslocar com mais rapidez em distâncias mais curtas, trocar de borough ou evitar o trânsito.

Lembrando que a maioria absoluta das linhas cortam a cidade no sentido norte-sul, e é por isso que nova-iorquinos usam o metrô quando precisam se descolar entre as partes altas e baixas do mapa.

Em uma linha expressa do metrô é possível sair de um ponto central de Upper West Side e chegar em Battery Park (dois extremos da ilha de Manhattan) em menos de meia-hora.

Para efeito de comparação, se realizado ao meio-dia, o mesmo trajeto levaria 40 minutos de carro e duas horas caminhando.

Como usar metrô em Nova York?

O metrô de Nova York é considerado de trânsito rápido, ou seja, é um meio de transporte para encurtar distâncias e se deslocar dentro do perímetro urbano.

Isso significa que o maior objetivo do metrô de Nova York é te transportar de um ponto a outro dentro dos limites da cidade.

E para fazer isso você precisa fazer duas escolhas: qual linha usar e em que direção seguir.

Para descobrir qual linha usar é só jogar ponto de partida e de destino no Google Maps (ou fazer como os maias faziam e comprar um mapa de papel).

Para saber em qual direção seguir basta saber se você pretende descer (ou seja, ir para o sul) ou subir (ir para o norte).

Para quem quer descer a direção é “downtown” e para quem quer subir a direção é “uptown”.

Como saber em qual estação entrar?

As estações de metrô seguem o mesmo padrão, não importa em que borough você esteja: elas mostram logo na entrada da escadaria quais linhas passam ali, em qual sentido elas vão e se é possível comprar um passe naquela estação ou não.

Se você está entrando em uma estação que não mostra o sentido da linha é porque ela é um hub com plataformas em ambas as direções, mas geralmente as estações são para uma única direção: uptown (norte) e downtown (sul).

Por isso, ao entrar em uma estação menor, certifique-se ter escolhido a estação correta: depois de passar o cartão ele é cobrado e o valor não pode ser ressarcido!

Digamos que você esteja na 14th Street e deseje ir para a 26th Street. Em qual direção você deve ir? Para cima, em direção ao norte, ou seja, uptown.

Se você não sabe exatamente qual linha pegar, imagine que para subir qualquer trem para uptown pode ser útil (e para ir na direção contrária basta procurar na calçada oposta a entrada da estação para downtown).

Viu como saber a direção é mais importante do que saber exatamente qual linha pegar?

Como ir para outros distritos de metrô?

Geralmente a gente sai de Manhattan para outros distritos, ou boroughs, de metrô.

A maior parte da rede de linhas de metrô de Nova York estão concentradas e possuem seu maior número de estações em Manhattan e, em um segundo lugar distante, Brooklyn.

É por isso que depois de “chegar” em um novo borough é mais comum se deslocar dentro dele de ônibus.

Quando a gente está em Manhattan é bom ter a noção geográfica de onde os outros boroughs estão: se uma linha segue em direção ao Brooklyn ela está indo para downtown. Se uma linha vai para o Queens, ou Bronx, ela está indo para uptown.

Metrô de Nova York
Essa é a entrada de uma estação sem indicação do sentido dos trens, então você já sabe que lá dentro existem plataformas com trens para ambas as direções

Quanto custa o metrô em Nova York?

O valor base do passe de metrô é U$ 2,75, sejá através de um MetroCard ou de pagamento com cartão de crédito através do sistema OMNY.

Cartões MetroCard de uso único, ilimitados ou reutilizáveis podem ser adquiridos em guichês eletrônicos.

Já o sistema OMNY não requer instalação de nenhum aplicativo ou cadastro prévio, basta tocar com o cartão de crédito ao passar pela catraca que o valor será debitado.

Desde que você não precise sair e entrar passando por uma nova catraca, independente do quão longe você vá, paga-se apenas um tíquete; mesmo mudando de borough, fazendo transferência para uma linha de ônibus ou permanecendo em uma mesma linha por mais de uma hora, não importa, o preço é o mesmo.

Fazer transferência para um ônibus e seguir viagem, ou o inverso, é gratuito desde que em, no máximo, duas horas depois de utilizado o passe pela primeira vez.

Vale a pena usar OMNY?

Sim, vale a pena usar cartão de crédito através do sistema OMN, isso faz com que você não corra risco de desperdiçar dinheiro.

O benefício do sistema OMNY é que ele reconhece o dono do cartão: basta usar o mesmo cartão doze vezes que a partir da décima terceira as viagens passam a ser gratuitas até o início da próxima semana (a contagem do sistema reinicia toda segunda-feira).

Antes, para comprar um passe MetroCard ilimitado de uma semana, você precisava fazer a compra antes de fazer a primeira viagem. Agora, com o OMNY, assim que o gasto semanal atinge o valor de um MetroCard ilimitado o sistema para de fazer novas cobranças.

Vale mais a pena usar ônibus ou metrô em Nova York?

As linhas de ônibus e metrô em Nova York são complementares. A forma mais prática e rápida de se deslocar na cidade é caminhando por ela ou usando o meio de transporte sugerido pelo Google Maps.

De toda forma vale lembrar que o metrô corta a cidade no sentido norte-sul, enquanto os ônibus possuem mais linhas no sentido leste-oeste.

+ Como pegar ônibus em Nova York: o que Você precisa saber

Metrô de Nova York
Essa e a imagem de destaque por Mario Cuitiño/Flickr

Quais as linhas mais usadas do metrô de Nova York?

Para quem se hospeda do lado esquerdo do mapa, as linhas 1, 2, e 3, A, C e E serão usadas com maior frequência – aliás, as linhas 1 e 2 ajudam, e muito!, todo marinheiro de primeira viagem em Nova York.

Para quem se hospeda do lado direito do mapa, as linhas 4, 5 e 6 serão as mais usadas.

Outra dica: as linhas N, Q e R são boas alternativas para cruzar o mapa no sentido leste-oeste.

Quais as estações mais famosas do metrô de Nova York?

A estação mais famosa é provavelmente a maior e mais movimentada, 42nd Street – Times Square. Só por ela passam mais de 65 milhões de pessoas todos os anos.

E ela também é famosa por ser um importante hub por onde passam mais de dez linhas, além de ser tão grande que tem várias obras de artes expostas, como um mural de Roy Lichtenstein, responsável por alguns dos pop arts mais famosos do mundo.

Eu pessoalmente adoro a estação 72nd Street em Upper West Side, uma das mais antigas da cidade, criada na década de 30.

Uma outra estação muito bonita é a Oculus, até porque fizeram um shopping em cima dela.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!

  Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*