13 de agosto de 2022
Para onde vamos agora?

10 dicas de segurança em aeroportos

Atualizado em 28 de novembro de 2017 por Thiago Khoury

Pontualidade meu caro

Caprichar na antecedência não te traz nenhum benefício extra: o melhor momento para se chegar ao aeroporto é aquele que te possibilita ir em direção ao embarque e fazer o check-in o quanto antes. Quem chega horas antes de poder despachar as malas só potencializa as chances de ser displicente com elas. Confira no site da companhia aérea o horário do check-in, geralmente ele abre quatro horas antes do voo.

Não crie situações fantásticas

É incrível a quantidade de gente que realmente acredita que as últimas malas despachadas serão as primeiras disponíveis na esteira rolante do destino final. Infelizmente, se os últimos forem os primeiros, terá sido mera coincidência já que entre o despachar e a esteira rolante final existem dezenas de paradas pelo caminho. Não se esqueça: chegando no aeroporto, a primeira coisa a fazer é despachar a bagagem.

Cuide do que é seu

Verdadeiras facções sobrevivem de furtos extremamente perspicazes – e uma virada para o lado errado é o suficiente para perder o laptop. Lembre-se que toalete com porta trancada e mala do lado de fora é atestado de burrice.

Olho vivo nos documentos

Dentre todas as coisas que você cuida com unhas e dentes, três merecem atenção especial: passaporte, passagem e dinheiro. Disso não se descuida em momento algum. Jamais ande com eles na mão ou no bolso da calça. Uma dica interessante é usar um porta dólar: simples, discreto e seguro.

Tenha uma mala com cadeados, etiquetas e firulas

Essa é uma dica válida para os aeroportos de embarque e desembarque: cadeados evitam que mal intencionados coloquem coisas em suas malas sem que você perceba, etiquetas funcionam como documentos que comprovam (tudo bem, “indicam”) o dono da mala caso haja uma disputa e, firulas, como fitas coloridas, são ótimas para identificar a mala procurada mesmo que a distância.

Mala Aeroporto

Nunca deixe para depois

Sua mala deve ser desembarcada exatamente como foi despachada. Se ao pegá-la você notar que ela foi avariada, aberta ou teve o cadeado violado, faça a reclamação o quanto antes e deixe para abri-la na frente de um funcionário da companhia aérea.

O seguro morreu de velho

Um sujeito passa mal ao seu lado, pede ajuda e você deixa os seus pertences ali enquanto corre para trazer água ou procurar algum funcionário do aeroporto ou da companhia aérea. Comigo não violão! O seguro morreu de velho: nunca confie os seus pertences a um desconhecido.

Serviços formais, sempre

Todo aeroporto possui as suas empresas credenciadas, certifique-se estar usando uma delas. Taxistas devem estar logo no desembarque enfileirados de maneira formal, terem veículos claramente identificados e oferecerem nota. Nunca ceda as investidas de pessoas que caminham pelo desembarque oferecendo corridas como se fossem drogas.

Cuidado com saques

Esse tipo de crime movimenta muito mais especialistas dispostos a lucrar com o seu descuido do que você pode imaginar – e eles têm sido acontecido cada vez mais: cuidado ao sacar dinheiro, proteja a sua senha, o valor sacado e qual será o destino das notas depois de deixarem o caixa (lembre-se: nunca use o bolso de trás!)

Cuidado com o laptop

Sim, você deve ter cuidado com tudo, mas como furtos em aeroportos geralmente envolvem laptops, vale redobrar os cuidados com ele. Tente usá-lo apenas no portão de embarque e nunca monte uma estação de pesquisa ao redor dele – tem gente que decide ligar todos os periféricos e fazer uma conferência na abarrotada praça de alimentação, um lugar que geralmente é terra de ninguém.

Se cuida (e cuida do que é seu!).

Já sabe onde ficar na Europa? Muita gente fica insegura antes escolher onde ficar porque gostaria de ter o máximo de informações possíveis sobre determinado lugar. Para ajudá-lo, essas são algumas das experiências que tive na Europa:

Amsterdã: Max Brown Barcelona: Hotel Curious Berlin: Adina Apartment
Bruxelas: Hotel La Grand Cloche Dublin: Paramount Hotel Edinburgh: Palace Residential
Frankfurt: Hotel Scala Lisboa: HF Fenix Garden Hotel Londres: Hotel St. Giles
Munique: Hotel Demas City Paris: Hotel Paris Rivoli Praga: Hotel Bile Kuzelky
Roma: B&B da Marlene Viena: Hotel das Tigra

  Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva ligações gratuitas para o Brasil e 15% de desconto!

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Previous Article

Cancún para iniciantes: guia de festas

Next Article

Cancún para iniciantes: guia de hotéis

You might be interested in …

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*