Smorgasburg no Brooklyn: melhor feira gastronômica de Nova York

Atualizado em

Smorgasburg é uma feira de comidinhas de rua que surgiu em maio de 2011 depois do sucesso do Brooklyn Flea, o mercado de pulgas mais tradicional de Nova York.

Smorgasburg foi criada com o intuito de ser a versão gastronômica do Brooklyn Flea: são mais de cem fornecedores oferecendo produtos de todos os boroughs da cidade por preços camaradas, principalmente quando comparamos com produtos similares em Manhattan.

Só que antes de falar sobre comidinhas de rua quero deixar dois posts essenciais para quem está planejando uma primeira viagem a Nova York:

Qual seguro de viagem fazer para os Estados Unidos?

Qual o melhor chip de viagem para os Estados Unidos?

O que comer em Smorgasburg, Brooklyn

Sou um apaixonado por feirinhas de rua, e apaixonados por feirinhas de rua se dão muito bem em Smorgasburg, onde fornecedores nova-iorquinos vendem todo tipo de comida, inclusive lanches assados, grelhados e fritos ali, na hora.

Pode parecer loucura, mas o meu maior ponto fraco em Smorgasburg é o famoso Ramen Burger, um hambúrguer feito com blend de carnes nobres e duas massas japonesas (o bom e velho miojo) em substituição aos pães.

Prepare-se para enfrentar uma fila considerável para conseguir o seu Ramen Burger:

Nova-York-Williamsburg-64-Smorgasburg-at-East-River-State-Park-90-Kent-Avenue

Smorgasburg em um dia de sol…

Nova-York-Williamsburg-71-Smorgasburg-at-East-River-State-Park-90-Kent-Avenue

… a barraquinha de Keizo Shimamoto, o criador do Ramen Burger

Nova-York-Williamsburg-73-Smorgasburg-at-East-River-State-Park-90-Kent-Avenue

Ele ali, na grelha, sobre uma camada de ramen, ou lámen

Smorgasburg tem uma qualidade incrível que é também um grande problema para quem curte repetir delícias: existe uma rotação de fornecedores e alguns deles nem sempre estarão disponíveis no dia de sua visita.

Se por um lado isso renova os expositores e faz com que a gente conheça novas comidinhas que serão ótimas dicas no futuro, por outro é capaz que você visite Smorgasburg em um dia sem hambúrguer de miojo ou sem aquele determinado doce, sorvete ou qualquer outra coisa que você tenha visto no Instagram.

Vou mostrar outras comidinhas famosas em Smorgasburg ao longo do post, mas a grande dica é chegar cedo (enquanto as filas ainda não estão grandes) e passear pelas barracas antes de fazer suas primeiras escolhas.

Com certeza você será surpreendido e voltará cheio de dicas para dar.

Ou você acha que gostar de hambúrguer de miojo foi de caso pensado?

Onde fica Smorgasburg

Smorgasburg é a maior feira a céu aberto dos Estados Unidos com quase 30 mil visitantes por fim de semana. Essas quase 30 mil pessoas se dividem em três edições diferentes de Smorgasburg que acontecem nas sextas, sábados e domingos:

  • Smorgasburg WTC: uma versão compacta em Manhattan com apenas 30 fornecedores. Acontece às sextas-feiras das 11h às 19h.
  • Smorgasburg Williamsburg: é a versão original no East River State Park com pouco mais de cem fornecedores. Acontece aos sábados das 11h às 18h.
  • Smorgasburg Prospect Park: ligeiramente menor, é uma edição paralela a versão original. Acontece aos domingos das 11h às 18h.

Se você pretende conhecer a maior e mais tradicional Smorgasburg precisa ir na edição de sábado em Williamsburg, no charmoso (e com vista para Manhattan) East River State Park.

Também gosto da edição de domingo, mas ela é ligeiramente menor e o lugar não é tão incrível quanto o outro. Mesma coisa com a edição de Manhattan: é um passeio que você pode fazer caso esteja passeando por lá na sexta-feira, mas será uma experiência completamente diferente da proposta original.

Quando começa a temporada de Smorgasburg

Geralmente a temporada de Smorgasburg começa no primeiro fim de semana de abril e segue até o último fim de semana de outubro, mas cada uma de suas três edições acontecem em dias e horários diferentes.

O Smorgasburg de Manhattan acontece às sextas, o de Williamsburg (no East River State Park) aos sábados e o de Prospect Park aos domingos.

Agora existe uma versão de inverno de Smorgasburg, mas assim como a edição de Manhattan é uma experiência bem diferente da proposta original: ela começa no primeiro fim de semana de novembro e vai até o início da temporada de verão do Smorgasburg original, mas é um evento menor e em espaço fechado.

Na edição de inverno o Smorgasburg acontece aos sábados e domingos, mas são poucas barracas que dividem espaço com barracas da edição de inverno do Brooklyn Flea.

Nova-York-Williamsburg-67-Smorgasburg-at-East-River-State-Park-90-Kent-Avenue

Se tem uma coisa que não falta em Smorgasburg é cookie…

Nova-York-Williamsburg-68-Smorgasburg-at-East-River-State-Park-90-Kent-Avenue

… infelizmente depois da Levain qualquer cookie perde a graça

Nova-York-Williamsburg-85-Smorgasburg-at-East-River-State-Park-90-Kent-Avenue

Por isso sugiro pegar logo um sanduíche de sorvete

Nova-York-Brooklyn-15-Brooklyn-Heights-Smorgasburg-at-Brooklyn-Bridge-Park-Pier-5

Misto-quente gourmet foi a sensação da temporada 2017

Pipoca trufada feita na hora

Dicas importantes

Eu não queria usar uma expressão tão clichê quanto “orgia gastronômica”, mas a verdade é essa: o segredo é ir comendo um pouquinho em cada barraca e fugir de uma refeição completa.

Por isso é tão bom ir acompanhado a Smorgasburg, assim a gente divide os gastos e tem a chance de experimentar um pouquinho de tudo.

Lembre-se de ir protegido do calor que muitas vezes beira o insuportável: especialmente em junho, julho e agosto, além das altas temperaturas o sol pede por boné e muito protetor.

Atualmente acredito que todos os fornecedores aceitem cartão de crédito, mas existe um caixa-rápido para que você possa sacar dinheiro caso precise.

Por último, chegue cedo para evitar filas e dê uma panorama geral antes de fazer suas primeiras escolhas. Dê preferência ao que parece melhor e mais inusitado.

Nova-York-Williamsburg-81-Smorgasburg-at-East-River-State-Park-90-Kent-Avenue

Sim, aquilo lá na frente é Manhattan!

Lilian-Barbosa-Nova-York-Brooklyn-Williamsburg-46-Smogasburg

E essa é a visão na direção contrária, olhando para a feira

Como chegar em Smorgasburg

Para chegar na edição de Williamsburg de Smorgasburg você pode pegar a linha East River do NYC Ferry e descer na estação North Williamsburg. O East River State Park fica literalmente ao lado.

Também dá para chegar de metrô sem nenhum mistério: a linha L sai de Manhattan, para na estação Bedford e de lá são só três quarteirões de caminhada até o parque.

Para chegar na edição de Prospect Park você pode pegar qualquer linha que passe pelo parque, mas a B, Q e S param mais próximas de onde acontece o Smorgasburg.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Se você acompanha minhas viagens sabe que tenho ficado bastante no Hotel Belleclaire de Upper West Side e gostado muito!

  Já contratou o seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O buscador Seguros Promo oferece até 10% de desconto para leitores do blog, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e cupons de descontos exclusivos no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Smorgasburg no Brooklyn: melhor feira gastronômica de Nova York' tem 1 comentário

  1. 2 de setembro de 2016 @ 18:52 Daiana Araújo

    que delícia, deu até água na boca! Risos

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost