9 de agosto de 2022
Para onde vamos agora?

Rio Grande do Norte e Guatemala em Flor do Caribe, a nova novela da Globo

Atualizado em 22 de agosto de 2018 por Thiago Khoury

Quando a Globo se aventura por novas paisagens não é só o público que ganha, os blogueiro pira, porque se a Globo viaja todo mundo viaja junto.

Fui na Central Globo de Produção, o Projac, conhecer a cidade cenográfica de Flor do Caribe, a nova novela das seis que se passa no Rio Grande do Norte e Guatemala. Todo mundo pirou com o clipe de lançamento. Tirando os atores, nenhum de nós já tinha passado pela Guatemala e todos ficaram com aquela cara de “uau, como ninguém me falou sobre isso antes?”.

A novela é uma história de amor, como geralmente são as novelas da seis, mas é (a) uma história de amor no nordeste, (b) uma história de amor no nordeste com reviravolta na Guatemala e (c) uma história de amor no nordeste, com reviravolta na Guatemala e com Grazi Massafera.

Foto da Anna do Nós no mundo. Começando os trabalhos! Calor de matar

Bem, a novela é mais ou menos assim: mocinha e mocinho, interpretados por Grazi Massafera e Henri Casteli, são eternamente apaixonados, mas mocinho tem um melhor amigo do mal que também é apaixonado pela mocinha e irá passar mocinho para trás. Vilão prende mocinho na Guatemala e conquista o coração da mocinha. Mocinho volta. Novela pega fogo.

E o que um blogueiro de viagens tem a ver com tudo isso? Essa é uma das poucas novelas da Globo que se passa exclusivamente fora do eixo Rio-São Paulo. E já que a gente vai sair do miolinho onde tudo acontece, porque não gravar logo em um dos lugares mais paradisíacos do Brasil?

Flor do Caribe tem um aspecto lúdico que não se prende muito ao geográfico. Vila dos Ventos é uma cidade fictícia que compreende muito do Rio Grande do Norte: as cenas foram rodadas em oito cidades com mais de dois mil quilômetros entre elas. Para cumprir o cronograma, seis caminhões partiram do Rio com maquinário, figurino e equipamento. Mesmo assim a maior parte do que você vê na tela é real, produzindo por artesãos locais.

Os vestidos de Ester, personagem da Grazi, foram feitos com rendas e bordados garimpadas em Caicó, cidade a pouco menos de 300 km de Natal. Junto à equipe da Globo foram contratadas dezenas de bordadeiras locais. Todas as pulseiras, brincos e outras bijuterias que você vê foram produzidas na região. Os cuidados são tantos que os personagens do núcleo que representa o cangaço tiveram suas roupas tingidas com terra do local.

Já para a Guatemala foi usada uma equipe com mais de 80 pessoas durante vinte dias de viagem. Para quem é mestre em Guatemala não será difícil reconhecer as paisagens que aparecem em cenas gravadas no vulcão Pacaya e nas cidades de Tikal, Lago Izabal, Antígona e Semuc Champey.

Max Fercondini Tiago Martins

Max Fercondini Tiago Martins

O dia começou com um bate-papo com alguns dos atores da novela que foram incrivelmente legais e receptivos. Os meninos das fotos fazem parte do núcleo da Força Aérea Brasileira, por isso parte de suas cenas foram e continuarão a ser gravadas na base aérea do Rio Grande do Norte.

Não sei se vocês sabem, mas já trabalhei em produção, assessoria e pau pra toda obra em uma produtora mineira de cinema e vídeo. Quem trabalha com gravação sabe qual é a sensação de conhecer um novo equipamento que deixa o trabalho mais rápido ou mais tecnológico.

Com Flor do Caribe a Globo está estreando a técnica day for night, que permite transformar as gravações diurnas em cenas noturnas no pós-produção. Isso faz com que não se perca a riqueza de detalhes das cenas diurnas, nem quando o roteiro pede uma cena noturna.

Globo, valeu pelo convite, Guatemala já entrou na minha bucket list. Um obrigado especial aos atores Tiago Martins, Max Fercondini e Dudu Azevedo. Obrigado também ao fotógrafo Renato Miranda pelas dicas e pelos casos!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página "dicas de hospedagem" e faça a sua escolha!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto!

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Previous Article

Play Hostel Arcos em Palermo Soho, Buenos Aires

Next Article

Downtown Disney prestes a se tornar Disney Springs

You might be interested in …

5 Comentários

  1. Thiago tenho uma grande curiosidade. Será que o Projac disponibiliza passeios para os fãs da TV que desejam conhecer a Globo e como tudo é feito? Saberia informar? Obrigado

  2. O que, sem fotos com a Grazi? Poser! :P
    Brincadeiras a parte, muito bom Thiago! Parabéns pelo reconhecimento e pelo texto.
    Fiquei muito triste qndo vi que teremos não só Grazi Massafera, mas tb Débora Nascimento (fazendo um combo de melhores amigas!) nessa novela e não poderei assistir pq chego tarde do trabalho. =/
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*