Pedra Furada Jericoacoara

Indicações de passeios em Jericoacoara

Já falei muito sobre Jericoacoara aqui no blog: dei uma super dica de onde ficar sem gastar muito, dei sugestões de onde comer e falei minhas primeiras impressões sobre Jeri, falta só falar sobre os passeios e indicar com quem fazê-los.

Preciso começar dizendo que não utilizei agência alguma em nenhum momento, exceto pelo transfer que me levou do aeroporto à pousada: esse eu fiz como a maioria e logo depois do desembarque entrei em uma daquelas Hilux compartilhadas que cobram 75 reais por pessoa.

No mais, acho que primeiro você deve ler o meu panorama geral sobre os passeios mais comuns de Jericoacoara para entender melhor o que vou mostrar aqui.

Passeio leste em Jericoacoara

O passeio leste é o passeio mais popular de Jericoacoara porque é ele que termina na Lagoa do Paraíso, o cartão postal mais famoso de Jeri.

Antes de chegar na Lagoa do Paraíso a gente geralmente dá uma paradinha na Pedra Furada e na Árvore da Preguiça, depois passa pela Praia do Preá (mas não sei quanto tempo dura o pitstop na praia).

Eu optei por não fazer o passeio leste e fui de transporte público direto para a Lagoa do Paraíso. Fiz isso porque no caminho entre o aeroporto e a pousada acabei passando pela Praia do Preá e não achei lá grandes coisas – ela é linda, mas o mar é forte e parece ter pouca infra para quem quer só curtir o mar.

Mesma coisa com a Árvore da Preguiça que é… Uma árvore. Super linda, super interessante, mas me satisfiz em vê-la pela janela.

Como eliminei a Praia do Preá e a Árvore da Preguiça, optei por tirar uma manhã e caminhar até a Pedra Furada, o que para mim funcionou super bem.

Árvore da Preguiça em Jericoacoara

Essa é minha amiga na Árvore da Preguiça

Como ir para a Lagoa do Paraíso por conta própria

Ir para Lagoa do Paraíso por conta própria é o melhor negócio, assim você chega cedo e fica a maior parte do dia curtindo a mordomia que é deitar em uma daqueles redes molhadas de Jericoacoara!

Acho que quem faz a Lagoa do Paraíso junto com o passeio leste acaba ficando pouco tempo logo na atração principal da viagem.

Enfim, se assim como eu você também se hospedou no La Dolce Vita, basta sair da pousada e pegar o primeiro beco em direção a Rua São Francisco. Você irá encontrar várias jardineiras enfileiradas, basta confirmar se elas estão indo para a Lagoa do Paraíso e subir.

Eles cobram 25 reais por pessoa e elas partem tão logo estejam cheias.

Não deixe de avisar para o motorista em que ponto da Lagoa você deseja descer. Eu desci na Alchymist, a barraca mais famosa (e cara) de Jericoacoara.

Na Alchymist a entrada é paga, custa 20 reais por pessoa. Eu, metido que sou, acabei pagando pelo “camarote”, então minha entrada custou 150 reais.

Indicações de passeios em Jericoacoara: Alchymist

Fiquei em uma dessas camas do “camarote”, mas dá pra ver as barracas normais logo atrás…

 Indicações de passeios em Jericoacoara: Alchymist

… do outro lado não tem nada

Indicações de passeios em Jericoacoara: Alchymist

Almocei filé com purê de batatas e macaxeira por 70 reais

Você não precisa parar na Alchymist, existem outras possibilidades ao redor da Lagoa do Paraíso, mas para quem vai uma única vez eu acredito que a Alchymist seja a melhor pedida.

Quem quiser tentar uma coisa diferente, e menos glamurosa, sugiro a Nova Esperança (é só pedir para o seu motorista fazer uma segunda parada nela, caso contrário você terá que pagar 20 reais para entrar na Alchymist e de lá caminhar até a Nova Esperança).

Outra sugestão que dou, esteja você na Alchymist ou na Nova Esperança, é agendar um almoço na Casa B&B. Não consegui porque a agenda da primeira quinzena de janeiro fecha antes do Ano Novo, mas todo mundo que vai ama – aliás, tem gente que se hospeda ali e divide a viagem em duas: dois dias ali e dois ou três dias na vila de Jericoacoara propriamente dita.

Onde ficar em Jericoacoara

Eu curtindo a Lagoa do Paraíso com o dia ainda nublado…

Indicações de passeios em Jericoacoara: Alchymist

… mas pelo menos não estava chovendo!

Passeio oeste em Jericoacoara

Acredito que o passeio oeste seja mais “obrigatório” do que o leste, primeiro porque é impossível fazê-lo por conta própria, e depois porque estar de buggy nas dunas de Jericoacoara faz toda a diferença.

O passeio oeste começa indo em direção as dunas (o que já envolve uma certa velocidade e adrenalina), depois ele cruza um rio de jangada e a gente passa pelo mangue seco antes de chegar nas dunas propriamente ditas.

Saindo do mangue a gente já começa a percorrer as dunas de Jericoacoara. É inevitável dar uma atoladinha, principalmente se você pede para tirar fotos lá do alto, mas com sorte (e um pouquinho de ajuda de todos), uma hora você desatola e segue viagem.

O passeio oeste termina na Lagoa de Tatajuba, que é menor e menos pomposa do que a Lagoa do Paraíso. O legal é que antes de descer para lagoa o bugueiro passa em um toboágua improvisado que você pode ou não escolher descer por ali.

O preço varia de acordo a temporada e com a necessidade de atrair clientes. Eu paguei 15 reais por duas descidas, mas tem gente que diz ter pago 5 por descida.

Indicações de passeios em Jericoacoara: passeio oeste

Saindo da vila de Jericoacoara de buggy em direção ao oeste…

Indicações de passeios em Jericoacoara: passeio oeste

… chegando na travessia para o mangue seco

Indicações de passeios em Jericoacoara: passeio oeste

No mangue seco do passeio oeste…

Indicações de passeios em Jericoacoara: passeio oeste

… e descendo as dunas de Jericoacoara!

Tatajuba

Encara o escorrega de Tatajuba…

Passeios em Jericoacoara

… ou prefere ficar descansando na rede?

Que banquete foi o almoço na Lagoa de Tatajuba! Comi peixe…

… e camarão empanado com arroz branco, farofa e baião de dois

Só não posso deixar de falar que o almoço na Lagoa de Tatajuba é uma das melhores partes do passeio: ao pedir o cardápio o garçom pede só um minutinho e volta com os peixes, camarões e lagostas disponíveis no dia in natura em uma grande bandeja para você escolher exatamente o que quer.

O peixe alimenta entre duas e três pessoas e custa entre 100 e 150 reais. Essa meia porção de camarão empanado custou 30 reais.

Como chegar na Pedra Furada caminhando

Olha, não tem nem como explicar o óbvio: basta ir pela praia na direção contrária às dunas que uma hora você chega – mas se prepare para uns bons 40 minutos de caminhada.

Lembro que pela maior parte do percurso eu fui por cima, mas em um determinado momento a montanha virou duna e eu resolvi descer para continuar o trajeto pela praia.

Aliás, chegar caminhando na Pedra Furada me fez pensar na furada que deve ser incluí-la no passeio leste: fiquei 45 minutos na fila para tirar uma única foto, imagino que se eu tivesse que ir para a Lagoa do Paraíso depois eu não teria nem duas horas para curtir a Alchymist.

Como chegar nas Dunas do Pôr do Sol em Jericoacoara

As Dunas do Pôr do Sol ficam imediatamente ao lado da praia da Rua Principal, basta subir na primeira e andar um pouquinho procurando por um cantinho menos cheio.

Aliás, quem vem caminhando da La Dolce Vita basta seguir em linha reta, as dunas ficam na continuação da rua da pousada, a Rua das Dunas.

Indicações de passeios em Jericoacoara

Vou fazer o que amigos e seguidores fizeram e repassar os contatos que usei durante a minha viagem, assim você pode fechar diretamente com os motoristas.

Para ir da pousada para o aeroporto eu combinei com o Felipe (88) 99709.4519 que me cobrou os mesmos 75 reais por pessoa que paguei para ir no veículo cooperado do aeroporto para a pousada. Acho que vale tentar combinar com ele um valor mais barato para que ele faça os dois trajetos.

Eu acabei indo para a Lagoa do Paraíso por conta própria, mas se você estiver com um grupo maior de pessoas e quiser fechar um carro só seu vale conversar com o Seu Amâncio (é difícil entendê-lo pelo telefone, talvez ele passe o celular para o irmão que trabalha com ele) (88) 99625.9612.

Para fazer o passeio oeste eu sugiro que você contrate um bugueiro, é muito mais divertido. Eu contratei o Assis (88) 98858.1549. Assis é gente finíssima, extremamente competente e ainda manda bem nas fotos – inclusive acho que vale perguntar se ele ela faz o passeio leste de buggy, pode ser uma boa!

Claro que eu não me responsabilizo e nem possuo nenhum tipo de acordo comercial com o Felipe, Seu Amâncio e Assis, estou apenas compartilhando a experiência que tive.

Por último, não se esqueça da importância de viajar com um seguro de viagem, mesmo que seja no Brasil. Seguro de viagem vai muito além de seguro de saúde: ele te protege de tantas formas (e por um preço tão pequeno) que acho inconcebível viajar sem. Falei mais sobre isso aqui.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Leia todas as minhas dicas de hospedagem e faça a sua escolha!

  Já contratou o seguro de viagem? É essencial viajar pelo Brasil com seguro de viagem porque ele vai muito além do seguro médico. O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Para alugar carro no Brasil pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'Indicações de passeios em Jericoacoara' não tem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2018. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost